terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nº 1174-1ª Página - (24-2012) - 24 de JANEIRO DE 2012 - SANTOS DE CADA DIA - 4º ANO

NOTA DE AUTOR:
A integração dos textos editados MMI IMP S.r.l./IMP BV – impressa na União Europeia (Ver blogue nº 1153 – 3/1/12) que se refiram a alguns dos Santos hoje incluídos, continuara a ser efetuada diariamente desde que eu possua as respectiva pagelas na Coleção de Histórias de Santos que nos inspiraram, intitulada “Pessoas Comuns – Vidas Extraordinárias” pelo que peço as minhas desculpas. AF. – HOJE, POR EXEMPLO serão incluídos como complemento na vida de FRANCISCO DE SALES Santo Estrela
Nº 1174 – 1ª Página – 2012
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Será esta porventura,
a nova imagem do €uro de agora em diante,
ao contrário…(?)
– se calhar …
Feliz Ano de 2012
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SÃO FRANCISCO DE SALES

Bispo, Doutor da Igreja (1567-1622)

Francisco de Sales, Santo

Francisco de Sales, Santo

Nasceu no castelo de Sales, no ducado de Saboia, em 1567. A Condessa sua mãe quis encarregar-se por si mesma da educação do filho e de o formar na virtude. A compassiva ternura com que o menino olhava para os pobres, foi presságio da sua extraordinária caridade. Os progressos que fez nas ciências corresponderam aos que fazia na piedade. Seus pais enviaram-no para o colégio dos Padres da Companhia de Jesus, em Paris. Aí estudou filosofia e teologia, e aprendeu as línguas grega e hebraica. Entrou na Congregação de Nossa Senhora, de que foi em seguida Presidente. Não é fácil referir os grandes bens que naquela piedosa juventude produziram os seus belos exemplos. Querendo consagrar-se a Deus mais perfeitamente, fez voto de perpétua virgindade. O demónio acometeu-o com uma tentação que era a mais capaz de o abater. Sugeriu-lhe com a máxima viveza que em vão se fatigava, pois pertencia ao número dos precitos, dos condenados, portanto, fizesse o que fizesse, infalivelmente havia de ser condenado. O considerar-se no infeliz estado dos réprobos, o espanto e a perturbação que isto lhe causou, encheram-no de profunda melancolia, que pouco a pouco o ia consumindo. Estava prestes a sucumbir à tentação, quando um dia, fixando os olhos numa imagem da Santíssima Virgem, exclamou: «Senhora, se é tanta a minha desventura, que tenho de ser condenado e hei-de estar eternamente fora da graça do meu Deus depois da minha morte, ao menos quero ter a consolação de O amar com toda a alma durante a minha vida». Assim ficaram dissipadas todas as nuvens. Passou depois à cidade de Pádua, em cuja Universidade estudou direito. Escolheu para diretor de consciência o Padre António Possevino, insigne jesuíta. A óptima reputação de Francisco incitou os companheiros a tentarem-lhe a virtude e a armarem-lhe laços terríveis à castidade. Mas ele venceu sempre. Ao voltar à Saboia, quis visitar a santa casa de Loreto, onde renovou o voto de perpétua virgindade feito em Paris e a resolução, que tomara em Pádua, de abraçar o estado eclesiástico. Foi o que levou a efeito apenas chegou a Annecy. Ordenado sacerdote, só pensou em desempenhar com o máximo fervor os deveres do seu ministério. Por mandato do Bispo, começou o Santo a pregar, e fê-lo com tal resultado que o seu primeiro sermão foi seguido de três conversões que motivaram a admiração de todos. Em breve se disse comummente que não havia obstinação que pudesse resistir ao seu fervor no altar ou à sua eloquência no púlpito. Andava incessantemente de aldeia em aldeia e de choça em choça, instruindo inúmeros ignorantes que viviam no Cristianismo quase sem o conhecerem. Foi em breve nomeado missionário do Chablais, onde imperava a heresia nas suas próprias trincheiras. Entrou em Tonon, desprezando generosamente os insultos dos protestantes. A paciência, a modéstia e a doçura foram as únicas armas de que se valeu. Foram-se amansando aqueles ânimos apóstatas. fala, convence, comove; escutam-no e há inúmeras conversões. Mas há também a tentativa de o assassinar. Aparecem os assassinos e a sua presença basta para os desarmar. Fecham-lhe as hospedarias e pousadas, e ele passa as noites ao ar livre. Divulgam que é mago, feiticeiro… Mas o Santo, firmando-se na confiança em Deus e na paciência, desarma todo o inferno. Tendo o barão de Hermance notícia de conspirações contra a vida do Santo, quis dar-lhe uma escolta para defesa; recusou-a dizendo, que tinha entrado no Chablais como missionário, e como tal se manteria. Muitas vezes viu-se tão só, no meio da cidade, como se estivera no deserto, em virtude das rigorosas penas com que os protestantes tinham proibido que o acompanhassem, recolhessem ou escutassem. Mas nem por isso deixou de ir todos os dias a Tonon. Deste modo, foram excessivos os seus trabalhos, mas também inúmeras as conquistas. Teve várias controvérsias; oito ou dez vezes se ofereceu para disputar ou conferenciar com os ministros protestantes sobre os pontos contestados; mas estes mantiveram-se longe de aceitar o repto. O Sumo Pontífice enviou-lhe um breve em que ordenava que fosse a Genebra disputar com Teodoro Beza. Recebeu-o este famoso intelectual com grandes honras, ouviu-o com muito prazer, confessou-se convencido das suas razões, a ponto de derramar lágrimas. Mas Beza não se converteu, porque diferiu demasiadamente tal passo. Mal se pode compreender como um só homem, e em tão pouco tempo, pôde fazer tantas maravilhas sem sucumbir ao peso do trabalho. Tal era Francisco de Sales, quando o bispo de Genebra o pediu para ser seu coadjutor. A resistência do Santo foi o único obstáculo. Afinal teve de obedecer, o que o obrigou a ir a Roma. Recebeu-o Clemente VII como o Apóstolo do Chablais, admirou-o como um dos prelados mais sábios do seu tempo. E, em seguida, proclamou-o coadjutor e sucessor do bispo de Genebra. Algum tempo depois, os interesses da religião obrigaram-no a ir a Paris. Lá foi recebido por Henrique IV e por toda a corte com grande veneração; o Rei ofereceu-lhe benefícios, pensões e até o Bispado de Paris, mas o santo recusou tudo. A piedade, a doçura e as maneiras distintas de Francisco de Sales encantaram, os cortesãos. Grandes foram as conversões, todas fruto da eloquência e dos assombros exemplos. Quando ia de volta para a sua Igreja, recebeu no caminho a notícia da morte do Bispo de Genebra. Preparou-se logo para a sagração, pois ainda não possuía a plenitude do sacerdócio. Quis visitar desde logo o seu Bispado, o que fez sempre a pé. Atravessou Genebra sem temor algum. Como anjo da paz, reconciliou os Arquiduques de Áustria com o clero do Franco-Condado; como legado da Santa Sé, reformou várias abadias; como Bom Pastor, apascentou as suas ovelhas com o pão da divina palavra. Mas renunciou ao chapéu de cardeal que Leão XI lhe destinava. De todas as partes o consultavam como oráculo. E uma multidão de tantas e tão graves ocupações não o estorvaram de pregar muitas quaresmas e de fazer todos os anos o seu retiro espiritual. Não se contentou Francisco de Sales com que o seu zelo fosse imenso; quis em certo modo fazê-lo eterno, compondo o excelente livro da Introdução à vida devota, que, no sentir de tantos homens eminentes, vale por todos os livros espirituais que se têm escrito. Nenhuma empresa, porém, foi mais útil a toda a Igreja como fundar a Ordem da Visitação. Na festa da Santíssima Trindade de 1610, a Senhora de Chantal, juntamente com outras, deu principio sob a sua direção ao novo Instituto. São Francisco de Sales redigiu regras cheias de doçura, discrição e prudência. Pouco tempo depois, escreveu o livro Tratado do amor de Deus, que o papa Alexandre VII chamava livro de oiro. Outras muitas obras deixou ainda, todas igualmente sólidas e cheias de divina unção. Por isso, o mesmo papa Alexandre VII, na bula da sua canonização, declara que os saudáveis escritos deste santo levam o fogo e a luz a todos os membros da Igreja. No ano de 1622, na manhã do Apóstolo do amor S. João Evangelista, disse com muito custo a última Missa. E no dia seguinte faleceu, na cidade de Lião, com 56 anos de idade e aos 21 de episcopado. O santo cadáver teve sepultura em Annecy, na igreja do primeiro convento da Ordem Visitandina. O coração ficou em Lião, no convento do mesmo Instituto. O santo foi proclamado, em 1877, por Pio IX, Doutor da Igreja. É também Padroeiro dos Jornalistas. Do Livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Ver também www.es.catholic e www.santiebeati.it

22400 > San Francesco di Sales Vescovo e dottore della Chiesa 24 gennaio - Memoria MR

Ascolta da RadioVaticana:
Ascolta da RadioRai:
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COMPLEMENTO
Francisco de Sales nasceu no seio de uma família rica no sul de França. desde criança, ele sentiu o chamado para a vida religiosa, mas o seu pai queria que ele seguisse uma carreira política ou jurídica. Então eles chegaram a um acordo: Francisco estudou num colégio jesuíta em Paris e em seguida ingressou na Universidade de Pádua onde se licenciou em Direito. Depois de Francisco ter recusado a oferta de um cargo no governo , seu pai aceitou finalmente o desejo do filho de ingressar no clero. Em 1593, Francisco foi ordenado sacerdote. Pouco depois, ele foi nomeado assistente do Bispo de Genebra. No entanto, o Bispo tinha estabelecido a sua se de na cidade francesa de Annecy porque Genebra esteva sob controlo dos protestantes. Efetivamente, a maioria das pessoas que vivia na região à volta da margem sul do lago de Genebra, chamada Chablais.
Fé e vontade pura O Bispo deu a Francisco e ao seu primo a enorme tarefa de trazer os cerca de 60 000 residentes de Chablais de volta ao  Catolicismo. para chegar às pessoas, Francisco escreveu e distribuiu folhetos, que enumeravam as crenças básicas da Igreja. Finalmente, depois de ter passado muitas dificuldades e sobrevivido a duas tentativas de assassinato, o Santo teve sucesso. A sua coragem e grande determinação fizeram com eu ele conseguisse conquistar o respeito das pessoas e a maioria deles converteram-se. Em 1602, Francisco é nomeado Bispo de Genebra. Como bispo, o Santo tornou-se famoso por causa dos seus sermões e cartas. O seu livro, intitulado Uma Introdução à Vida Devota, publicado em 1608, continua as ser um clássico da literatura cristã. Apesar da sua crescente fama como escritor, Francisco nunca descuidou os seus deveres sacerdotais. Ele faleceu aos 55 anos, amado pelos seus paroquianos pela sua amabilidade e simplicidade.
NO SEU RASTO
Enquanto viajava por Itália, Francisco tornou-se amigo de um surdo-mudo. Naquela época as pessoas que tinham problemas de audição e de fala eram muitas vezes vistas com supersticiosa desconfiança, e não existia educação especial para elas. Utilizando a sua própria forma de linguagem gestual,. Francisco ensinou ao seu amigo o catecismo e preparou-o para a sua Primeira Comunhão. Este foi o início da Sociedade de São Francisco de Sales para a educação dos surdos.
Hoje em dia,  muitas escolas e programas para as pessoas surdas receberam o nome de Francisco. Você também pode ajudar as pessoas da sua comunidade com problemas auditivos oferecendo-se como voluntário. Tente em que seja só por um momento imaginar como seria diferente a sua vida quotidiana se não pudesse falar com os seus familiares, exprimir uma necessidade através de palavras e de modo compreensível para quem o circunda, comunicar a sua felicidade ou a sua tristeza. Aprendendo a linguagem gestual poderia romper este muro de silêncio que muitas vezes isola os indivíduos que sofrem desta deficiência.
ORAÇÃO
Senhor, eu sou Teu, e eu não devo pertencer a mais ninguém senão a Ti. A minha alma é Tuas, e deve viver só para Ti. A minha vontade é Tua, e eu devo amar só a Ti. Eu devo amar-Te como a minha primeira razão, visto que eu venho de Ti. Eu devo amar-Te como meu fim e meu descanso, visto que sou para Ti. Eu devo amar-Te como meu fim e meu descanso, visto que sou para Ti. Eu devo amar-Te mais que a mim próprio, visto que o meus ser subsiste por Ti. Eu devo amar-Te mais que a mim mesmo, visto que eu sou Teu e estou por completo em Ti. Ámen.
(Oração de Santo Ildefonso)

No período em que viveu São Francisco de Sales (1567-1622)  ocorreram entre outros, os seguintes factos:
Primeira representação do Rei Lear, a obra de Shakespeare (1606); Thomas Wharton descreve a anatomia das glândulas (1656); Mary, Rainha da Escócia é executada em Inglaterra (1587); Estabelecimento dos holandeses em Nova Amsterdão (1624).
 
MACEDÓNIO, Santo
Anacoreta (430)
 
Faleceu nonagenário perto de Antioquia. Viveu 70 anos como ermitão. Desejando o patriarca dessa cidade que ele fizesse parte do seu clero, mas vendo a dificuldade de o fazer sair da gruta em que vivia, convocou-o sob o pretexto de verificar se verdadeiramente seguia a boa doutrina. Vindo ele, colocou-o perto do altar com outros ordinandos, impôs-lhe as mãos e, terminada a Missa, declarou que ele era sacerdote. Mas o ermitão, que nada percebia de rubricas, respondeu que não se tinham passado devidamente as coisas, e que ele tinha estado em êxtase durante toda a cerimónia. Voltou á sua caverna, prometendo não voltar a sair dela. É o historiador Teodoreto (458) que isto relata; tinha-ou ouvido ao próprio Macedónio,a esse santo homem, acrescenta, a quem eu devo a vida, porque foi às suas orações que a minha mãe, precedentemente estéril, deveu poder dar-me à luz”. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.ptr.
 
TIMÓTEO GIACCARDO, P. S. S. P.
Sacerdote (1896-1948)
 

Timoteo Giaccardo, Beato

Timóteo Giaccardo, Beato

Em Agosto de 1914, o Padre Tiago Alberione (1884-1917), que tem o processo de canonização em andamento, fundou em Alba a Pia Sociedade de S. Paulo. Entre os primeiros membros do Instituto conta-se o Servo de Deus, Timóteo Giaccardo, que veio ao mundo em Narzole (Itália) no sábado, 13 de Junho de 1896. Foi batizado no mesmo dia e recebeu o nome de José. Logo depois, a sua boa mãe consagrou-o à Santíssima Virgem e vestiu-o com o hábito de Nossa Senhora do Carmo. Aos 12 anos entrou no seminário. Distinguiu-se sempre pela piedade, aplicação ao estudo e bom comportamento. Um dos seus professores foi o venerável Padre Francisco Chiesa (1874-1946), que lhe conquistou a estima, e o estimulou a progredir nas letras e na virtude. Quando ia começar a teologia, sentiu-se vocacionado para o apostolado por meio da comunicação social. Foi ter com o Bispo e pediu-lhe licença para fazer parte da incipiente Pia Sociedade de S. Paulo. O Prelado, para provar a vocação do jovem seminarista, disse-lhe que nesse caso teria de renunciar a ser Padre. O Servo de Deus sofreu muito, rezou muito e pediu conselho. Por fim aceitou a condição supostamente exigida pelo Bispo. O Senhor, porém, concedeu-lhe as graças de seguir a vocação e de ser padre. Com efeito, ordenou-se a 19 de Outubro de 1919. Na Pia Sociedade de S. Paulo, a que pertencia desde o Verão de 1917, foi o primeiro padre, o primeiro professor dos alunos, e o primeiro ecónomo e o primeiro Vigário Geral. Em 1920 obtev4e o doutorado em teologia pela Universidade de Génova. A 5 de Outubro de 1921 fez os votos simples e, a 16 de março de 1927, a profissão perpétua. Um ano antes, em, Janeiro de 1926, foi para Roma com um pequeno grupo de jovens para fundar na Cidade Eterna a primeira casa Paulista, que virá ser depois a casa principal da Sociedade. para levar a cabo esta obra, teve de vencer inúmeras dificuldades, que superou com fé, oração, penitência e perseverança. Quando a casa romana estava pronta e em pleno funcionamento, nomearam-no Superior da casa-Mãe em Alba. Confiaram-lhe a responsabilidade de formar os candidatos, clérigos e padres, que se preparavam para anunciar o Evangelho ao mundo por meio dos instrumentos da comunicação social, Desempenhou o cargo com mestria e humildade. A todos se avantajava na oração, caridade e observância das Constituições e Regra do Instituto. Homem prudente e esclarecido, sabia aconselhar e orientar os que a ele recorriam dos diversos ramos da família Paulista. Na sua vida espiritual, era religioso de meditação diária, íntima união com Deus, grande devoção ao Santíssimo, à Mãe de Jesus e ao Apóstolo S. Paulo. Por mais de trinta anos, que viveu na Congregação, nunca recusou trabalho algum , quer como professor, quer de qualquer outra forma, como pregar a Palavra de Deus ou atender penitentes no confessionário. Em 1946, depois da segunda guerra mundial, voltou para Roma com o encargo difícil de Vigário geral. Foi incumbido de fundar e formar a Instituição das Pias Discípulas do Divino Mestre. Quando –. depois de muitas dificuldades – lhe comunicaram que o instituto tinha sido aprovado, exclamou: “Agora posso cantar o Nunc dimittis. Deus ouviu-me e espera-me no paraíso. Preciso de me preparar”. O decreto de louvor chegou a 12 de Janeiro de 1948, dia em que o Servo de Deus celebrou a última missa. Vítima de um ataque agudo de leucemia, faleceu santamente no sábado, 24 de janeiro desse mesmo ano. As suas virtudes heroicas foram reconhecidas no dia 9 de Maio de 1985. Quatro anos depois, a 13 de maio de 1989, a Sant Sé admitiu como verdadeiro um milagre atribuído à sua intercessão. Era o passo decisivo para a beatificação, que se deu a 22 de Outubro do mesmo ano. AAS 57 (1965) 672-5; 77 (1985) 1096-1100). Do Livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.

74900 > Beato Timoteo (Giuseppe) Giaccardo Sacerdote paolino 24 gennaio MR

Ascolta da RadioRai:

 

38620 > Santi Babila, Timoteo e Agapio di Antiochia 24 gennaio MR

92121 > Sant' Essuperanzio Vescovo di Cingoli 24 gennaio MR

90911 > San Feliciano di Foligno Vescovo e martire 24 gennaio MR

Ascolta da RadioVaticana:

38630 > Beati Guglielmo Ireland e Giovanni Grove Martiri 24 gennaio MR

• Marie (María) Poussepin, Beata
Fundadora

Marie (María) Poussepin, Beata

Marie (María) Poussepin, Beata

Martirológio Romano: No lugar de Sainville, na região de Chartres, em França, beata María Poussepin, virgem, fundadora do Instituto das Irmãs Dominicanas da Caridade e da Apresentação da Santíssima Virgem Maria, para ajudar aos pastores de almas na formação das jovens e para a assistência de pobres e enfermos. Marie Poussepin, nasce em 14 de Outubro de 1653 em DOURDAN, povoação próspera, perto de Paris, pertencente à diocese de Chartres. Os pais de Marie, Claude Poussepin e Julienne Fourrier, formam um lar com sólidas convicções cristãs que transmitem a seus filhos. Marie é a mais velha de sete irmãos, todos morreram muito jovens, exceptuando o mais pequeno, Claude. A família Poussepin se dedica, igualmente como outras de sua mesma cidade, ao fabrico artesanal de meias de seda. A indústria familiar é florescente e conta com a colaboração de numerosos aprendizes jovens que se formam no ofício. Em 1684, Marie Poussepin leva a total responsabilidade desta oficina, depois da morte de seus pais. França vive neste momento profundas transformações sociais e económicas. Como mulher de empresa se adapta bem a estas mudanças e sem temor introduz en sua fábrica maquinaria nova, importada de Inglaterra e abandona a seda para tecer com lã. Deste modo Marie se converte em pioneira de uma indústria nova. Pouco a pouco Marie deixa a direção do negócio em mãos de seu irmão. Será em 1691 quando Marie Poussepin se desprende de toda responsabilidade empresarial. Desde muito jovem, quando ainda vivia sua mãe, Marie era membro ativo da Confraria da Caridade estabelecida em sua paróquia. Agora, libertada das obrigações comerciais, se pode dedicar mais intensamente às obras de caridade. Os últimos anos do século XVII, não foram fáceis para estas regiões de França, a fome e as epidemias eram abundantes e aumentava o número de pobres e enfermos. Em 1692, o P. François Mespolié, dominicano, visita Dourdan. Deste modo Marie Poussepin conhece a ordem dominicana e acha nela uma resposta a seus desejos de uma vida espiritual mais intensa. Compreende que é o caminho que Deus lhe assinala e decide formar parte da Terceira Ordem de Santo Domingo. Este facto marcará logo a Congregação. A princípios de 1696, Marie Poussepin deixa a cidade industrial de Dourdan e se instala em Sainville, um povo muito pobre e necessitado. Deseja dedicar toda sua atenção aos mais desfavorecidos, especialmente as crianças e os enfermos. Cedo se lhe unem um reduzido número de jovens, carentes de meios de subsistência, às que ajuda ensinando-lhes a viver cristãmente e a fazer de sua vida um serviço para os outros. Nasce assim a primeira comunidade de Irmãs Dominicanas, dedicadas ao serviço da caridade. Tomam como exemplo a Virgem Maria na sua Apresentação. A partir do mesmo ano 1696, Marie Poussepin inicia as gestões legais necessárias para lograr a aprovação oficial da Congregação. Os trâmites são longos e trabalhosos, e não se obtêm até l724. As constituições da Congregação, que já começou sua expansão por distintas dioceses de França, são autorizadas em 1738 pelo bispo de Chartres. Este facto significa o reconhecimento por parte da Igreja. Em seu último testamento, Marie Poussepin, recomenda às Irmãs ter um vivo zelo pela instrução da juventude, o cuidado dos pobres enfermos, o espírito de pobreza e o amor ao trabalho. Na profundidade de sua fé, Marie Poussepin compreende que se acerca a plenitude, 90 anos depois de haver iniciado sua vida, despojada, livre e serena, se entrega à oração e ao silêncio. O Senhor vem buscá-la em 24 de Janeiro de 1744. Beatificada em 20 de Novembro de 1994 por Sua Santidade João Paulo II

90808 > Beata Maria Poussepin Domenicana 24 gennaio MR

• Paula Gambara Costa, Beata
Terceira Franciscana,

Paula Gambara Costa, Beata

Paula Gambara Costa, Beata

Martirológio Romano: Em Binaco, perto de Milão, na Lombardía (hoje Itália), beata Paula Gambara Costa, viúva, que pertenceu a Terceira Ordem de São Francisco e se distinguiu pela paciência com que suportou a seu violento esposo até conseguir sua conversão, assim como pela caridade diferente que demostrou para com os pobres (1515).Data de beatificação: O papa Gregório XVI confirmou seu culto imemorial em 14 de agosto de 1845. Nasce em Brescia (Itália), da nobre família dos Gambara, na segunda metade do século XV, e é educada esmeradamente por seus pais, saindo a jovem inclinada à piedade e às boas obras. Mas aos 16 anos contrai matrimónio com Luis Costa, conde de Bema, pessoa muito mundana e aficionada aos prazeres e diversões. Paula, jovem e inexperiente, se deixa arrastar por seu esposo a uma vida similar, esfriando nela a vida de piedade que havia levado antes de seu matrimónio. Mas a providência divina dispõe que passe por Brescia o Beato Ángel de Clavasio que com sua pregação e o exemplo de sua vida franciscana arrastava a muitas almas a um trem de vida mais acorde com a condição cristã. Paula ficou tocada por sua palavra e se pôs sob sua direção espiritual, aconselhando-a o diretor que se inscrevesse na Terceira Ordem franciscana e realizasse os exercícios de devoção e caridade próprios dela. Assim o faz Paula e se entrega com grande fervor à oração, à mortificação e as obras de misericórdia, socorrendo aos pobres em suas casas e visitando os hospitais, consolando aos tristes e ajudando aos mais necessitados. Seu marido não compreende nem participa dos novos sentimentos de sua esposa, a qual se vê increpada, maltratada e vexada pelo esposo; mas ela o leva em silêncio e oferece a Deus seu calvário. Para cúmulo, a servidão da casa, visto o trato que lhe dá o conde, deixa de lhe ter o respeito que lhe era devido. Também isto leva Paula com inteira resignação. Mas o exemplo de paciência e humildade de Paula cala no ânimo de seu esposo, o qual termina pensando que a vida de sua esposa é mais concorde com a recta consciência que a sua própria, e um dia reconhece seu erro e se une ao estilo de vida de Paula, a que lhe permite vestir inclusive na rua o hábito franciscano. E assim em santa harmonia, passam uns anos até que o Senhor chama a si o conde Luis. Paula se entrega então por completo à meditação e às boas obras, levando uma vida exemplar que edifica a toda Binaco, a povoação onde vive e onde teve lugar sua santa morte em 24 de Janeiro do ano 1515.

47700 > Beata Paola Gambara Costa Terziaria francescana 24 gennaio (29 marzo) MR


90256 > Beato Paolo De Ambrosis da Cropani Religioso del T.O.R. 24 gennaio

38610 > San Sabiniano Martire 24 gennaio MR

94544 > Sante Vera e Supporina Vergini 24 gennaio

• Vicente Lewoniuk e 12 companheiros, Beatos
Mártires,

Vicente Lewoniuk y doce compañeros, Beatos

Vicente Lewoniuk e doze companheiros, Beatos

Laicos Mártires

Martirológio Romano: Em Pratulin, na região de Siedlce, na Polónia, beatos Vicente Lewoniuk e doze companheiros, mártires, que por não haver cedido às ameaças e afagos dos que queriam afastar da Igreja católica, e por não haver querido entregar as chaves da paróquia, foram feridos mortalmente y assassinados.(1874) Data de beatificação: 6 de outubro de 1996 pelo Papa João Paulo II.

O beato Vicente (Wincenty) Lewoniuk e seus 12 companheiros eram católicos de Rito Bizantino que viviam em Podlasie, a região oriental da Polónia atual. No século XVIII depois do reordenamento fronteiriço do reino de Polónia-Lituânia, esta área terminou sendo parte do império russo. Uma das intenções dos soberanos russos era incorporar a todos os católicos de Rito Oriental à Igreja Ortodoxa Russa: em 1784 Catalina II suprimiu a Igreja católica grega na Ucrânia; em 1839 Nicolás I fez o mesmo na Bielorrússia e Lituânia; e em 1874 Alejandro II prosseguiu uma política similar na única diocese restante do Rito Bizantino, a de Chelm. O bispo e aqueles sacerdotes que recusaram unir-se à Igreja Ortodoxa já haviam sido deportados a Sibéria ou encarcerados. Tocou ao laicado, desprovido de pastores, defender sua Igreja, sua liturgia e sua união com o Papa. Em 24 de Janeiro de 1874 um acontecimento extraordinário ocorreu no povo de Pratulin. Os soldados vieram ao povo para transferir a paróquia local para a Igreja Ortodoxa. Os fieis se despediram de suas famílias e amigos e pondo suas melhores roupas novas postaram-se frente a seu templo para lutar pelas “coisas santas". A principio o oficial tratou de dispersar a gente, mas eles ficaram ali. Então ele prometeu que receberiam "favores do Czar" por se unir à Igreja Ortodoxa, mas eles recusaram esta proposta. Então o oficial começou a ameaçar a gente com muitas classes de castigos, mas eles permaneceram nos seus sítios à volta da igreja. O oficial entendeu que não teria êxito, e ordenou a seus homens preparar as armas. O grupo de fieis católicos se ajoelhou, esperando a morte enquanto cantavam hinos. Não contestaram as ofensas dos soldados, tão só diziam entre eles: "É doce morrer pela fé". A ordem foi dada e os soldados dispararam, matando a 13 deles. Os mártires eram todos laicos, a maior parte casados e pais de famílias. Suas idades oscilavam entre os 19 e 50, a maioria estava entre os 20 e 30 anos. Eles eram gente vulgar; não temos muita informação sobre suas vidas mas a opinião geral é de que eram pessoas de uma fé forte e profunda. Os mártires foram enterrados pelos soldados russos sem respeito algum; não permitiram a seus familiares participar no enterro, confiavam que pouco tempo depois todo isto seria olvidado. O czar oficialmente suprimiu a diocese de Chelm em 1875.

Vicente (Wincenty) Lewoniuk, nascido em Krzyczew (Polonia) en 1849, casado, de 25 anos. Homem piedoso e de boa reputação. Foi o primeiro a dar a vida em defesa da igreja e por isso ocupa o primeiro lugar do presente grupo. Daniel Karmasz, nasceu en Przedmiecie Pratulin (Polonia) em 22 de dezembro de 1826, casado, de 48 anos. Por testemunho de seu filho sabemos que era um homem de sentimentos religiosos. Presidente da confraria paroquial, durante a defesa da igreja pôs-se frente ao grupo de fieis levando uma cruz que ainda hoje é conservada em Pratulin. Lucas (Lukasz) Bojko, nascido em Zaczopki (Polónia) em 29 de outubro de 1852, solteiro, de 22 anos. Seu irmão testificou que era um homem honesto, religioso e de boa reputação. Durante a defesa da igreja tocava as sinetas. Constantino (Konstanty) Bojko, nascido em Derlo (Polónia) em 25 de agosto de 1825, casado, de 45 anos. Homem bom e piedoso. Ferido gravemente durante a defesa da igreja, morreu em sua casa no dia seguinte. Com sua mulher, Irene, tinham sete filhos. Constantino (Konstanty) Lukaszuk, nascido em Zaczopki (Polónia) em 1829, casado, de 45 anos. Foi ferido na defesa da igreja e isso provocou sua morte. Aniceto (Anicet) Hryciuk, nascido em Zaczopki (Polónia) em 1855, solteiro, de 19 anos. Jovem bom, religioso e educado no amor à igreja. Saindo de casa com a comida para os defensores da igreja a Pratulin, disse a sua mãe: "Talvez também eu seja digno de dar a vida pela fé". Felipe (Filip) Geryluk, nascido em Zaczopki (Polónia) em 26 de novembro de 1830, casado, de 44 anos. Pelo testemunho de seu neto conhecemos que era um bom pai de família, piedoso e honesto. Na defesa da Igreja animou aos outros à perseverança e ele mesmo deu sua vida pela fé. Honório (Onufry) Wasyluk, nascido em Zaczopki (Polónia) em 1853, de 21 anos. Bom católico e homem justo, estimados por todos. Bartolomé (Bartlomiej) Osypiuk, nascido en Bohukaly (Polónia) em 3 de setembro de 1843, de 30 anos. Casado com Natália, teve dois filhos. Respeitado por todos na aldeia por sua honestidade, prudência e religiosidade. Gravemente ferido, foi transportado a casa, onde morreu implorando perdão para os soldados russos. Ignacio (Ignacy) Franczuk, nascido em Derlo (Polónia) em 1824, de 50 anos. Casado com Elena, teve sete filhos. Do testemunho de seu filho sabemos que educou a seus filhos no temor de Deus. A fidelidade a Deus era para ele o mais importante. Preparando-se para ir a Pratulin para defender a igreja, se vestiu com roupa limpa afirmando que tudo poderia suceder, inclusive que ele não voltasse mais. Depois da morte de Daniel Karmasz tomou a cruz e se pôs na primeira fila dos defensores. Juan (Jan) Andrzejuk, nascido em Drelów (Polónia) em 9 de abril de 1848, de 26 anos. Casado com Marina com quem teve dois filhos. Estimado por todos como homem bom e prudente. Enquanto se encaminhou a Pratulin para defender a igreja, se despediu de todos supondo que poderia ser a última vez. Gravemente ferido foi transportado a casa, onde morreu durante a noite. Máximo (Maksym) Hawryluk, nascido em Bohukaly (Polónia) em 2 de maio de 1840, de 34 anos. Casado com Domenica, estimado pela gente como homem bom e honesto. Gravemente ferido, morreu no dia seguinte. Miguel (Michal) Wawryszuk, nascido em Derlo (Polónia) em 1853, solteiro, de 21 anos. Trabalhou na quinta de Paolo Pikula em Derlo. Gozava boa fama. Gravemente ferido, morreu no dia seguinte em Derlo. responsável da tradução para espanhol: Xavier Villalta

92474 > Beato Vincenzo (Wincenty) Lewoniuk e 12 compagni Martiri di Pratulin 24 gennaio MR


90965 > Santa Xenia (Eusebia di Milasa) Vergine 24 gennaio


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  • Por enquanto, vou mantendo esta parte final, que retirarei ou modificarei, quando o entender.
  • WWW.ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL
    WWW. SANTIEBEATI.IT
  • Sites utilizados: Os textos completos são recolhidos através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. em que também incluo imagens recolhidas através de http://es.catholic.net/santoral,; em seguida os textos deste mesmo site sem tradução e com imagens, e por último apenas os nomes e imagens de HTTP://santiebeati.it.
    NOTA INFORMATIVA: Como já devem ter reparado, de vez em quando, segundo a sua importância há uma exceção da 1ª biografia, (ou biografias do Livro Santos de Cada Dia – já traduzidas – por natureza) que mais sobressaem, – quando se trate de um dia especial, dedicado a Jesus Cristo, a Nossa Senhora, Anjos ou algum Santo, em particular – todos os restantes nomes surgem por Ordem alfabética, uma, duas ou três vezes, conforme figurem nos três sites indicados, que poderão ser consultados - se assim o desejarem – pelos meus eventuais leitores. LOGICAMENTE E POR ESSE FACTO, DIARIAMENTE, O ESPAÇO OCUPADO, NUNCA É IGUAL, ACONTECENDO POR VEZES QUE É DEMASIADO EXTENSO.
    As minhas desculpas e obrigado.
    Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
    email: aarfonseca0491@hotmail.com
  • segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

    Jovens Revolucionários; e outros blogs - 23-1-12

     
    Jovens Revolucionários

    Formação| Que tal dar uma “espiadinha”? por @emanuelphn

    Somos convidados a dar uma “espiadinha” na vida dos outros. Eu te convido a dar uma “espiadinha” na Palavra de Deus!

    E ai galera, paz e bem!

    O que temos mais visto na nossa TV nesses últimos tempos são programas que nos convidam a “espiar” a vida alheia. Faz sucesso ficarmos por dentro da vida particular dos outros. Dá ibope!

    O que temos aprendido com tudo isso? O que esses programas têm acrescentado na nossa formação pessoal e familiar? Será que não é bem o contrário? Será que não estamos sendo deformados na concepção que tínhamos, e quando criança aprendemos, sobre o homem, a mulher, a família, a vida?

    Uma das funções desse blog é te levar a se questionar, abrir sua mente para que tenhas uma postura ativa. Muitas são as perguntas, mas uma só a resposta: Jesus Cristo! Hoje, infelizmente, nem mesmo as perguntas estamos fazendo. Engolimos qualquer “alimento podre” que colocam na nossa frente.

    Esclareço: não é um alimento podre em si. Na verdade pega-se um pouco de “lavagem de porco”, coloca-se dentro de um bombom de chocolate, colocam chantilly, cobertura de chocolate, mais chantilly e uma cereja em cima. Aos olhos é uma linda refeição. Quando começamos a comer vamos nos deliciando, mas no final, o recheio tem um gosto muito amargo.

    É assim que o pecado se mostra. É assim que temos nos portado na frente da TV, de forma apática, nos alimentando de qualquer coisa que nos servem.

    Sua família está com problemas? Sua vida esta sem sentido? Seus relacionamentos estão desestruturados? Que tal parar de espiar a vida dos outros e começar a dar uma espiadinha na Palavra de Deus.

    “Ah, mas eu quero é me descontrair, já trabalhei o dia inteiro…” Quer recuperar suas forças e aliviar suas tensões? Leia a Palavra de Deus.

    Garanto meu irmão que nela, você encontrará muitas histórias, testemunhos, e mensagens que irão te fazer verdadeiramente feliz, que irão restaurar suas forças, que irão te formar e renovar sua casa, seus relacionamentos e toda a sua vida. Não tenha receio de conhecer a fundo a vida de cada personagem da Sagrada Escritura.

    Ao invés de atender o pedido do apresentador: “vamos dar mais uma espiadinha!”, atenda a voz de Deus: “Dar uma espiadinha na Palavra do Senhor!”

    Fonte: Blog do Emanuel Stênio (Min. Amor e Adoração)

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    Novo post em Fratres in Unum.com


    Big Father.

    by G. M. Ferretti

    Espanha: Padre se inscreve no programa Big Brother. Arcebispado publica sua suspensão a divinis.

    Padre Juan Antonio Molina Sanz.

    Padre Juan Antonio Molina Sanz.

    BARCELONA, segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 (ZENIT.org) - O arcebispado de Barcelona publicou em seu site um decreto dos Missionários do Sagrado Coração que suspende a divinis o padre Juan Antonio Molina Sanz, pertencente à congregação, enquanto ele mantiver o propósito de participar no programa televisivo Gran Hermano, versão espanhola do reality show conhecido no Brasil como Big Brother.

    Juan Antonio Molina Sanz, 40, vive em Barcelona e se declara amante de motos, academias de musculação e heavy metal. Sua decisão não agradou nem sequer à sua família, de acordo com os meios de comunicação. Além de sacerdote, Molina também é professor.

    O decreto publicado no site do arcebispado de Barcelona tem data de 19 de dezembro de 2011 e é assinado pelo superior geral dos Missionários do Sagrado Coração, Pe. Mark McDonald, e pelo secretário geral, Pe. Luis Carlos Araujo Moraes, que afirmam que, “depois de constatar que o Pe. Juan Antonio Molina Sanz expressou a vontade de participar do programa televisivo Gran Hermano contrariando uma ordem explícita do seu provincial, o Pe. Wifredo Arribas Sancho, e depois de informar ao Pe. Juan Molina por meio do seu provincial e diretamente por correio eletrônico sobre os efeitos negativos que essa participação poderia ter para ele próprio, para a congregação e para a Igreja, o abaixo assinado superior geral da congregação dos Missionários do Sagrado Coração, com o consentimento do Conselho Geral, reunido em 19 de dezembro de 2011, em Roma, declara o Pe. Juan Antonio Molina Sanz suspenso a divinis”.

    O decreto detalha que esta punição “proíbe ao sacerdote todo trabalho pastoral com os fiéis, a celebração pública da Eucaristia e a pregação aos fiéis, e ouvir a confissão dos fiéis”.

    “Esta pena”, prossegue o texto, “terá efeito a partir do momento em que o Pe. Juan Molina desobedecer à ordem do seu provincial e participar do programa televisivo”.

    Trata-se de “uma sanção temporária, que tem como finalidade suscitar no Pe. Molina um desejo sincero de mudança e de conversão. Durará até a sua oficial revogação por decreto contrário”.

    O Pe. Molina, de acordo com o mesmo documento, foi informado de que “os efeitos desta pena ficam suspensos toda vez que vier a ser preciso atender fiéis em perigo de morte, segundo o cânon 1335”.

    O texto pede “às autoridades eclesiásticas, em particular aos bispos mais envolvidos no caso, que velem para que o Pe. Molina respeite este decreto no espírito em que foi emitido, isto é, visando a proteção dos fiéis e a sua própria conversão”.

    G. M. Ferretti | janeiro 23, 2012 at 5:11 pm | Tags: Atualidades, Igreja | Categorias: Atualidades | URL: http://wp.me/pgELf-4A5

    Comentário

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    Pró-Vocações e Missões Franciscanas


    Posted: 23 Jan 2012 02:47 AM PST

    MARIA – O ELO DE UNIÃO

    Frei Atílio Abati,ofm.

    Deus ao humanizar-se fez seu encontro de convergência em Maria, para encontrar-se com os homens, unindo-se a eles, viver sua vida e com eles conviver, a fim de apontar-lhes o caminho para o Pai. Portanto, em Maria, Deus se comunica, se auto-dá e se faz presente entre nós. Em Maria, Deus iria restaurar o equilíbrio, concretizar as esperanças, libertar e salvar.

    Maria sabia que seria vital e decisivo o seu Sim para a humanidade. Mas Maria, a Mãe de Jesus, não retém seu Filho, egoisticamente para si, não se apossa como se fosse propriedade sua, mas reparte-o, entrega-o aos homens. Assim, seu Filho seria o Pontífice, a ponte a unir os desunidos, os desencontrados, os divididos. A unir os homens entre si, a criatura ao Criador, o pecador ao Santo, enfim, a unir o presente à eternidade.

    Hoje, Nossa Senhora, possuída de Deus continua a realizar maravilhas junto ao seu povo e aos seus filhos e filhas, acalentando-lhes a caminhada, confortando-lhes a esperança, reanimando-lhes a fé e conduzindo a todos para o Pai.

    Portanto, Deus fez e faz maravilhas em Maria, mas continua a fazê-las em nossas vidas. É esta certeza que derrama coragem em nossa peregrinação, nos anima olhar os dias que nascem e as noites que nos envolvem como o tempo que Deus escolheu para operar seus prodígios.

    Devemos saber que o lugar onde estamos é o lugar eleito por Deus para manifestar suas maravilhas. Basta perscrutar o nosso íntimo para percebermos que fomos escolhidos como Maria, a serva humilde, para sermos nós também esta pessoa para a qual Deus volve seu olhar.

    Com Maria, nossa Mãe, devemos acreditar que mais forte do que as forças do mal é o poder de Deus. Mais fiel que todas as fidelidades é a fidelidade de Deus.

    Com Maria, a Mãe do Senhor, nossa presença humilde infiltre as veias do mundo de nova vida, renove a sociedade saturada do egoísmo, purifique o mundo contaminado pelo pecado, transforme o ar intoxicado pelas injustiças e evidencie eternidade nos nossos gestos de amor.

    Assim, caro amigo e amiga, poderemos exclamar: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta em Deus meu Salvador, porque o Senhor fez em mim maravilhas” Lc 1, 46-49.

    _________________________________________

    Este é um artigo original de Pró-Vocações e Missões Franciscanas.

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    Sentir com a Igreja



    TheAndersonlouis conhece 'ultraje a culto'?

    Posted: 23 Jan 2012 08:34 AM PST

    Frisando:
    - não me interessa o grupo ao qual pertence, por opção própria e pessoal, o dono do canal aqui no YouTube que segue: http://www.youtube.com/user/TheAndersonlouis. O link do vídeo que é a fonte do trecho está em http://www.youtube.com/watch?v=dqKoj1tTTas;
    - não me interessa a "briga" dele com quem quer que seja;
    - me interessa apenas que o cidadão seja, no mínimo, conhecido e reconhecido por todos, ABSOLUTAMENTE TODOS, pelas suas próprias palavras e tratamento que ele dispensa à fé alheia;
    - gostaria que este vídeo chegasse ao maior número de pessoas e entidades para que, de novo no mínimo, seja analisado por si só: me parece um imenso ULTRAJE AO CULTO da imensa maioria das pessoas neste país. Se assim for, existe uma LEI contra isto;
    - gostaria que as entidades cristãs no Canadá pudessem mostrar às autoridades daquele país como um suposto brasileiro atua desde lá. Talvez ele tenha que responder pelo seu comportamento.
    Gostaria, por fim, de ler comentários sobre o assunto.

    O impacto do novo ateísmo

    Posted: 23 Jan 2012 08:29 AM PST

    O "novo ateísmo" não teve muito impacto em termos de ganhar novos adeptos para o ateísmo . Em um artigo do USA Today de 10 de março de 2008 Stephen Prothero declarou o seguinte sobre o impacto do "novo ateísmo":

    Os números mentem, mas eles também contam relatos indignos de confiança. Portanto, a questão-chave da agitação em torno do muito discutido Levantamento do Panorama Religioso dos EUA lançado no final de fevereiro pelo Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública é o que o relato é sobre o estado da união. Para alguns, a história dessa pesquisa, baseada em entrevistas em vários idiomas com mais de 35.000 adultos, é a força da Religião Americana.
    Não muito tempo atrás, escrevi que o ateísmo americano estava indo a um caminho de um show de horrores. À medida que livros de Christopher Hitchens e outros "novos ateus" alcançaram as listas de best-seller, eu percebi que esta profecia estava se concretizando. Mas os ateus representam apenas 1,6% dos entrevistados para esta pesquisa. (American Faith: A Work In Progress by Stephen Prothero, USA Today, 10 de março de 2008, pag. 11A)

    A principal razão para a ineficácia do "novo ateísmo" é a superficialidade de seu material. Por exemplo, mesmo o filósofo ateu Michael Ruse afirmou que o livro "Deus: Um delírio", de Richard Dawkins lhe fez ter "vergonha de ser ateu".
    O "Novo Ateísmo" também tem, em grande parte, uma visão desfavorável fora dos Estados Unidos. O jornal liberal britânico The Guardian declarou o seguinte sobre o "Novo Ateísmo":

    O proselitismo antireligioso é uma indústria em crescimento. Mas cada vez mais seus porta-bandeiras histéricos estão caminhando para um fracasso espetacular ... Estes livros cada vez mais histéricos podem aumentar a pensão, podem ser impulsionadores de moral para um determinado tipo de ateísmo americano que se sente vítima - o último recente candidato de uma florescente tradição norte-americana -, mas suspeita-se que eles vão fazer muito pouco para desafiar o apelo de um fenômeno que abomino demais para entender. (http://www.guardian.co.uk/commentisfree/story/0,,2074076,00.html)

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    Santa Igreja


    Música Papal (XVI)

    Posted: 23 Jan 2012 05:30 AM PST

    Tu es Petrus (Domenico Bartolucci)

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    Cristo em Nós


    A Morte da "Sola Scriptura"

    Posted: 23 Jan 2012 08:15 AM PST


    A Morte da "Sola Scriptura"

    Posted: 23 Jan 2012 08:15 AM PST

    Para aqueles que ainda acreditam na falsa doutrina da Sola Scriptura, inventada pelo homem, mesmo após terem lido outros artigos demonstrando suas contradições, eis que apresentamos uma série de perguntas muito sérias a esse respeito, para que sejam respondidas por seus defensores:
    • Como o próprio nome já indica (Sola Scriptura), você é capaz de apresentar o(s) versículo(s) bíblico(s) onde ele aparece explicitamente para autorizar essa doutrina?
    • Em 2Tm 3,16, Paulo disse: "Toda Escritura é inspirada por Deus". Mas que Escritura havia no tempo de Paulo?
    Paulo morreu em aproximadamente 67 dC, de forma que a segunda epístola a Timóteo (2Tm) foi escrita antes desse ano.
    Existia o Novo Testamento na época da 2Tm?
    Não, não existia!
    Também sabemos que não existiu um Novo Testamento por centenas de anos após a redação da 2Tm.
    A única Escritura disponível para Paulo era o Antigo Testamento.
    Portanto, você não pode usar este versículo para justificar a Sola Scriptura, a não ser rejeitando todo o Novo Testamento.
    • "Toda Escritura é inspirada por Deus".
    Foi o que Paulo disse.
    Mas de qual "Escritura" ele se refere?
    A única Escritura disponível naquele tempo era o Antigo Testamento hebraico, bem como sua tradução grega, chamada Septuaginta.
    Isto o coloca na difícil situação de ter que aceitar os livros "deuterocanônicos", que estavam na Septuaginta grega, usada pelos judeus de língua grega, inclusive Paulo.
    Lembre-se que estes foram os sete livros rejeitados por Lutero, quase 1500 anos depois: Sabedoria, Eclesiástico, Judite, Tobias, 1Macabeus, 2Macabeus e Baruque.
    Uma vez que estas duas traduções eram as únicas disponíveis para Paulo e ele disse que toda Escritura era inspirada por Deus, então também estes sete livros foram inspirados por Deus, ou não?
    Se não, quem poderia ter autoridade para removê-los?
    Você se lembra que a Bíblia proíbe que se acrescente ou retire algo da Palavra de Deus e o que acontecerá para aquele que o fizer?
    Portanto, você não pode usar 2Tm 3,16-17 sem rejeitar todo o Novo Testamento e você tem que aceitar aqueles sete livros como inspirados.
    • Mais uma vez, já que Paulo disse que toda Escritura era inspirada, você acredita que esta advertência vale também para a Escritura futura (após 2Tm)?
    Obviamente não, pois Paulo não faria uma declaração sobre escritos futuros, pois não teria como conhecer seu conteúdo.
    Se você insiste em acreditar que ele abrangia os escritos futuros, então você terá que admitir que centenas de livros, que foram rejeitados por serem não inspirados (apócrifos), são, na verdade, inspirados pois Paulo assim o disse (segundo a sua crença).
    A propósito, quem rejeitou estes diversos livros não-inspirados e manteve somente os livros que você encontra na sua Bíblia?
    • Por que você cita 2Tm 3,16-17 fora do contexto?
    Todos aqueles que crêem na Sola Scriptura com quem conversei, citam os versículos 16-17 e estes versículos são tudo.
    Esta é a maior razão porque alguns têm a falsa compreensão da Bíblia.
    Por favor, leia 2Tm 3,1-6.
    É o que está acontecendo hoje...
    O versículo 7 é um dos principais e vai de encontro com os crentes da Sola Scritura:
    "sempre aprendendo, mas sem jamais poder atingir o conhecimento da verdade".
    Os versículos 8 e 9 reforçam o versículo 7.
    No versículo 10, Paulo elogia Timóteo por seguir sua doutrina.
    Qual era sua doutrina?
    Era ela um livro que Paulo escreveu?
    Não, Paulo fala oralmente.
    Sua doutrina era a Tradição Oral, a qual ele passava aos outros.
    Nos versículos 11 e 12, Paulo se diz perseguido e avisa que o mesmo se sucederá conosco.
    O versículo 13, outro dos principais, fala que alguns levarão outros a caírem no erro e isto se agravará.
    A falsa doutrina da Sola Scriptura é parte do agravamento tratado por Paulo.
    Agora se torna mais interessante no versículo 14, "permanece firme naquilo que aprendeste e que foram confiadas a você".
    O que este versículo pode possivelmente significar se não manter as tradições que lhe foram transmitidas?
    O versículo 15, "desde a tua infância conheces as sagradas letras; elas têm o poder de comunicar-te a sabedoria que conduz à salvação...", é muito interessante: já que 2Tm foi escrita antes do ano 67 dC, então a infância do discípulo a quem Paulo dirige a carta deu-se há muitos anos antes, antes, inclusive, de qualquer livro do Novo Testamento ter sido escrito.
    Aqui, novamente, você terá que aceitar que Paulo referia-se ao Antigo Testamento e rejeitar todo o Novo Testamento.
    Como aqueles que crêem na Sola Scriptura já estão familiarizados com os versículos 16 e 17, citados fora do contexto como demonstrei, então não precisarei comentá-los.
    o Em resumo:
    As pessoas de hoje desconhecem a verdade porque se desviaram do caminho apresentado pelos versículos 1 a 9 da 2Tm.
    Manter as tradições que nos foram confiadas e estar preparados para a perseguição, como consequência, lemos nos versículos 10 a 13.
    Eu poderia então afirmar que nós, católicos, somos perseguidos por manter as tradições, você não acha?
    Os versículos 14 e 15 dizem que devemos continuar na verdade que aprendemos a partir da tradição oral.
    Para isso, usamos as Escrituras, já que elas são úteis para o ensinamento, como lemos nos versículos 15 a 17.
    Nós, católicos, obedecemos a tudo que está escrito em 2Tm 3.
    E você?
    Quando você citar a Escritura, por favor não a cite fora do seu contexto, pois é fácil cair no erro agindo dessa maneira.
    Volto, então, a perguntar: qual versículo explica a doutrina da Sola Scriptura?
    • Por que aqueles que crêem na Sola Scriptura ignoram tantos versículos na Bíblia que nos instrui para fazer exatamente o contrário do que os teimosos da Sola Scriptura afirmam que deve ser feito?
    A Bíblia está cheia desses versículos e alguns são tão claros e diretos que eu não sei como podem ser mal interpretados.
    A Sola Scriptura é a falsa crença de que a Bíblia possui toda a verdade e que a tradição não tem lugar no plano da salvação.
    Para começar, "então, irmãos, estejam firmes e mantenham os ensinamentos que aprenderam, quer por palavra ou por carta nossa".
    Esta citação se encontra em 2Ts 2,15.
    Por palavra ou por carta, o que São Paulo queria dizer?
    Quem dá ouvidos à Sola Scriptura se recusa a ouvir e explicar isto...
    Retorne ao versículo 14, "com essa finalidade, Ele também vos chamou, através da nossa pregação para que ganhasseis a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo".
    Assim, a pregação é a palavra oral ou tradição.
    Ambos versículos são simplesmente ignorados pelos defensores da Sola Scriptura.
    Da mesma forma, 1Cor 11,2 é também ignorado por esses defensores:
    "Eu vos louvo por vos recordardes de mim em todas as ocasiões e por conservardes as tradições tais como vo-las transmiti".
    E assim também Mt 28,20: "ensinando-os a observar aos mandamentos que vos dei".
    Eu ainda poderia listar muito mais, mas sinto que é desnecessário.
    Acaso Jesus mandou alguém escrever a Bíblia ou Ele mandou que saíssem e pregassem?
    Nada da Bíblia pode ser ignorado.
    Não podemos selecionar e aceitar este versículo e rejeitar aquele outro, como em um aperitivo, simplesmente porque envolve a nossa fé e crença.
    Mas é isso que os defensores da Sola Scriptura fazem.
    Lembra-se daqueles versículos sobre não acrescentar ou retirar nada da Palavra de Deus?
    A Escritura está cheia dessas referências.
    Aqui vão algumas: Dt 4,2; Pv 30,5-6; Gl 1,8; 2Pd 3,15-16 e, logicamente, Ap 22,18-20.
    Uma vez que Paulo disse que toda Escritura é inspirada, então estaria incluindo todos os versículos que mencionam a tradição, ou palavra oral.
    Isto não é verdade?
    Já que o Antigo Testamento é o único que podemos usar, se insistimos em aceitar 2Tm 3 como "autoridade" para a Sola Scritura, então repare os exemplos extraídos do Antigo Testamento: Sl 44,1; Sl 78,5.10-11; Sl 105,5; Sl 143,5; Pv 2,18; Is 40,8; Is 59,21; Jr 6,16-17; Jr 31,36; Dn 7,28; Zc 1,6.
    Existem muitos outros no Antigo e no Novo Testamentos.
    Agora, se você ainda insistir em usar 2Tm 3,16-17, você somente poderá usar o Antigo Testamento e terá que reconhecer os livros deuterocanônicos como inspirados, e, agora, você também terá que aceitar a tradição como sendo bíblica e inspiradas.
    Apegar-se à Sola Scriptura é rejeitar a Palavra de Deus e quem acreditar nessa falsa doutrina será culpado de afastar-se da Palavra de Deus...
    • Por acaso Paulo ou qualquer outro autor dos livros do Novo Testamento sabiam que estavam escrevendo livros inspirados?
    Se não, então como você sabe que os livros que você cita, como 2Tm, são completamente inspirados?
    Existe uma lista de livros inspirados em algum lugar da Bíblia?
    Se sim, mostre-me por favor o versículos.
    Se você não encontrar tal lista, então por favor me diga, sob qual autoridade você considera esses livros como inspirados.
    Acaso o Novo Testamento caiu do Céu diretamente nos braços de Lutero?
    Acredite nisso ou não, é o que algumas pessoas acabam ensinando...
    • Quanto mais retrocedemos na linha do tempo da composição do Novo Testamento, o que percebemos?
    Para que a Sola Scriptura possa funcionar corretamente, deveria estar disponível ao povo para que fosse praticada, não é verdade?
    Que Bíblia era usada pelas pessoas que viveram no ano 333?
    E no ano 222?
    E em 111?
    Por esses tempos, os cristãos eram entregues às feras.
    O que motivava esses cristãos primitivos a sacrificarem suas vidas aos milhares, nas mais diversas e horríveis formas de martírio, para manterem sua fé cristã?
    Estava no Livro sim, em qual livro?
    • Como eram reproduzidas as Bíblias antes da invenção da imprensa em 1450?
    Novamente o Céu providenciou a Bíblia para as milhões de pessoas que viveram desde os tempos de Cristo?
    Onde estas massas de cristãos obtinham suas Bíblias para que pudessem praticar a Sola Scriptura?
    A resposta é: as massas não possuíam Bíblia, já que cada Bíblia produzida era manual e totalmente copiada pelos monges.
    Você sabe quanto tempo levava para um monge copiar uma Bíblia inteira?
    De 10 a 20 anos.
    Agora, depois de tanto tempo copiando uma Bíblia, quanto você acha que custava uma para venda?
    Uma pessoa comum não tinha meios para pagar o trabalho de 10 a 20 anos do copista da Bíblia.
    Por isso, existiam pouquíssimas cópias disponíveis.
    Como, então, alguém poderia praticar a Sola Scriptura antes de 1450?
    • Você acredita que George Washington foi o primeiro presidente dos Estados Unidos?
    Por quê?
    Você acredita que realmente aconteceu a Guerra Civil Americana?
    Por quê?
    Você acredita que o rei João assinou a Magna Carta?
    Por quê?
    Nenhum destes fatos está na Bíblia, ainda que você acredite neles, ou aprendeu a acreditar neles ou apenas estão registrados nos livros de História...
    Por que, então, você não acredita em nada sobre a Igreja Católica, tal como o primado de Pedro, que Pedro esteve em Roma, que Pedro foi o primeiro papa, exceto se você puder encontrar a referência na Bíblia?
    A Igreja possui milhares de documentos que mostram exatamente como a Igreja se formou e como se desenvolveu, tornando-se a Igreja que é hoje.
    Todas essas questões e milhares de outras são respondidas por documentos bem primitivos da Igreja.
    Eusébio escreveu um livro sobre a História da Igreja, desde sua origem, após ter sido fundada por Jesus Cristo, até cerca do ano 200 dC.
    Mas será que aquele que crê na Sola Scriptura vai acreditar no livro de história escrito por Eusébio?
    Não, pois ele não se encontra na Bíblia.
    Então porque você acredita em qualquer outro fato contado por qualquer outro livro de história?
    Você não estará se utilizando de duplo critério por não acreditar na História da Igreja, tal como está registrada, e acreditar apenas na história que não envolve a Igreja?
    • Aqueles que crêem na Sola Scriptura nunca compreenderão e jamais encontrarão a verdade.
    Eles edificaram suas crenças sobre a fundação de areia da Sola Scriptura e não sobre a rocha.
    A fundação de areia é insegura e instável.
    Não importa quantos remendos façam, mas seu edifício de fé jamais será sólido e irá constantemente balançar conforme o vento e a água for levando a fundação de areia sobre a qual construíram sua fé.
    Gastarão todos os seus dias tentando provar em vão esta ou aquela crença, a partir da Bíblia.
    Uma denominação provará pela Bíblia que Jesus Cristo era divino mas não humano enquanto outra provará, pela mesma Bíblia, que Ele era humano mas não divino.
    A falsa doutrina da Sola Scriptura criada pelo homem simplesmente não funciona e jamais funcionará.
    • A doutrina da Sola Scriptura surgiu em cena apenas na época da Reforma Protestante.
    Não existia, nem poderia existir, antes da invenção da imprensa, quando as Bíblias finalmente se tornaram disponíveis a um baixo custo e em abundância para as massas populares.
    A doutrina da Sola Scriptura é antibíblica, como demonstrei; não é histórica antes da Reforma e é impraticável.
    Esta falsa doutrina da Sola Scriptura e a "interpretação individual" da Bíblia (proibida pela própria Escritura, cf. 2Pd 1,20), são a principal causa da fragmentação do Corpo de Cristo no Protestantismo.
    Existem, no mundo de hoje, aproximadamente 28.000 denominações protestantes.
    Como você poderia explicar estas divisões?
    Cada uma afirma deter a verdade, "como o Espírito Santo a comunicou".
    São 28.000 Espíritos Santos revelando cada verdade?
    Ou existe apenas um Espírito Santo revelando uma verdade diferente para cada uma delas.
    Jesus Cristo disse: "Haverá um só Pastor e um só Rebanho (cf. Jo 10,16).
    Ele não disse que haveria 28.000 pastores com um só rebanho.
    Como você explica a razão de existir 28.000 divisões no Protestantismo?
    A mais antiga menção à falsa doutrina da Sola Scriptura encontramos em Martinho Lutero, quando foi questionado pelo Sínodo de Augsburgo (Alemanha), em outubro de 1512.
    Em seu apelo ao Concílio, Lutero colocou a Bíblia e sua decisão (conforme sua interpretação) acima do Papa.
    Ele admitiu que a autoridade do Sínodo e da Bíblia estavam lado a lado, mas apenas na esperança de que o Sínodo se manifestasse a seu favor.
    Na disputa de Leipzig, em julho de 1519, Lutero declarou que a Escritura estava acima do Concílio e que os Concílios Ecumênicos já haviam errado em matérias de fé (v. "Martinho Lutero - Sua Vida e Sua Obra", 6 volumes, Hartmann Grisar, sj, vol.4, pp. 388-389, 1930).
    • Seguem alguns dos muitos escritos dos primitivos Padres da Igreja, que apoiam a Sagrada Tradição.
    Por favor, mostre-me escritos similares, dizendo para que as tradições não sejam mantidas (ou observadas).
    Mostre-me uma citação favoráves à falsa doutrina protestante da Sola Scriptura.
    "Mantenham a Tradição..."
    - Polícrates - Carta a Vítor de Roma V,24,1
    - Ireneu de Lião - Contra as Heresias I,10,2; II,9,1; III,3,2
    - Ireneu de Lião - Carta a Florino V,20,4
    - Tertuliano - Objeção aos Hereges 19,3
    - Tertuliano - O Véu das Virgens 2,1
    - Tertuliano - Contra Marcião IV,5,1
    - Hipólito - Contra a Heresia de Noeto 17
    - Orígenes - Doutrinas Fundamentais I,2,4 (prefácio)
    - Atanásio - Cartas a Serapião 1,28
    - Febade de Agen - Contra os Arianos 22
    - Basílio o Grande - Transcrito da Fé 125,3
    - Basílio o Grande - O Espírito Santo 27,66
    - Basílio o Grande - A Fé 1
    - Gregório de Nissa - Contra Eunômio
    - Epifânio - Contra todas as Heresial 61,6; 73,34
    - João Crisóstomo - Sobre Romanos 1,3
    - João Crisóstomo - Sobre a Segunda aos Tessalonicenses 4,2
    - Jerônimo - Diálogo entre Luciferano e Cristão 8
    - Agostinho - Carta a Januário 54,1; 1,3
    - Agostinho - Contra a Carta de Manes 5,6
    - Agostinho - O Batismo II,7,12; IV,24,31
    - Agostinho - Interpretação Literal de Gênesis X,23,39
    - Agostinho - A Cidade de Deus XVI,2,1
    - Agostinho - Contra Juliano I,7,30; II,10,33
    - Inocêncio I - Carta ao Concílio de Cartago 29,1
    - Teodoreto de Ciro - Carta a Florêncio 89
    - Vicente de Lerins - A Agenda 2,1; 9,14; 20,25; 22,27
    - Gregório I - Homilias sobre Ezequiel II,4,12
    - João Damasceno - Homilias 10,18
    [Para encerrar,] aqui vão mais algumas perguntas para aqueles que acreditam na Sola Scritura.
    Será o último prego necessário para fechar o caixão desta falsa doutrina caso você não saiba responder à estas simples questões:
    • Onde Jesus ordenou que a fé cristã somente poderia se basear na Bíblia?
    • Onde Jesus ordena a seus Apóstolos a escreverem a Bíblia?
    • Onde, no Novo Testamento, os Apóstolo falam às gerações futuras que a fé cristã se baseará na Bíblia?
    • Os protestantes afirmam que Jesus condenou categoricamente toda tradição oral (Mt 15,3.6; Mc 7,8-13).
    Se isto é verdade, por que Ele ordena a tradição oral aos seus ouvintes dizendo que eles devem obedecer os escribas e os fariseus quando estes estiverem sentados na cátedra de Moisés (Mt 23,2)?
    • Os protestantes afirmam que São Paulo categoricamente condenou toda tradição oral (Col 2,8).
    Se isto é verdade, por que ele diz aos tessalonicenses para que "fiquem firmes na fé e guardem as tradições que ensinamos, oralmente ou por escrito" (2Ts 2,15) e elogia os coríntios por estes "manterem firmes nas tradições" (1Cor 11,2)?
    • Se os autores do Novo Testamento acreditavam na Sola Scriptura, por que às vezes eles dão à tradição oral autoridade como Palavra de Deus (Mt 2,23; 23,2; 1Cor 10,4; 1Pd 3,19; Jd 1,9.14.15)?
    Onde, na Bíblia, a Palavra de Deus está restrita somente àquilo que está por escrito?
    • Como nós sabemos quem escreveu os livros que chamamos de Mateus, Marcos, Lucas, Atos, Hebreus e 1-2-3 João?
    Sob que autoridade ou princípio, poderíamos aceitar como Escritura livros que sabemos que não foram escritos por um dos Doze Apóstolos?
    • Onde na Bíblia encontramos uma lista inspirada e infalível dos livros que devem pertencer à Bíblia?
    • Como sabemos, usando somente a Bíblia, que os livros do Novo Testamento são inspirados, mesmo quando eles não afirmam ser inspirados?
    • Como sabemos, usando somente a Bíblia, que as cartas de São Paulo, escritas para congregações e indivíduos do primeiro século, deveriam continuar sendo lidas por nós, 2000 anos depois, como Escritura?
    • Aonde a Bíblia afirma ser a única autoridade para o cristão em matérias de fé e moral?
    • A maioria dos livros do Novo Testamento foram escritos para abordar problemas bem específicos da Igreja primitiva, e nenhum deles é uma apresentação sistemática da teologia e fé cristã.
    Sobre qual base bíblica os protestantes acham que tudo o que os apóstolos ensinaram se encontra nos escritos do Novo Testamento?
    • Se os livros do Novo Testamento são "auto-autenticados" pelo ministério do Espírito Santo para cada indivíduo, então por que havia confusão na Igreja primitiva sobre quais livros eram inspirados, tendo sido alguns livros rejeitados pela maioria?
    • Se o significado da Bíblia é tão claro, tão fácil de ser interpretado, e se o Espírito Santo conduz cada cristão a interpretá-la corretamente, então por que existem mais de 28.000 denominações protestantes e milhões de indivíduos protestantes, todos interpretando a Bíblia diferentemente?
    • Quem tem autoridade para arbitrar cristãos diferentes que afirmam ser liderados pelo Espírito Santo em interpretações mutuamente contraditórias da Bíblia?
    • E, já que cada protestante pode admitir que sua interpretação é falível, como pode um protestante em boa consciência chamar algo de heresia ou obrigar um outro cristão a acreditar em algo particular?
    • Os protestantes geralmente afirmam que todos concordam "nas coisas importantes". Quem é capaz de decidir com autoridade o que é importante na fé cristão e o que não é?
    • Como pôde a Igreja primitiva evangelizar, sobreviver e prosperar durante os primeiros 350 anos, sem saber ao certo quais livros pertenciam ao cânon da Escritura?
    • Quem na Igreja tem a autoridade para determinar quais livros devem pertencer ao cânon do Novo Testamento e fazer esta decisão obrigatória para todos os cristãos?
    • Se ninguém tem esta autoridade, então eu posso remover ou adicionar livros ao cânon bíblico conforme a minha própria autoridade?
    • Por que os estudiosos protestantes reconhecem que os concílios primitivos da Igreja em Hipona e Cartago foram a primeira instância onde o cânon do Novo Testamento foi oficialmente sancionado, mas ignoram o fato de que os mesmos concílios sancionaram o cânon do Antigo Testamento usado até hoje pela Igreja Católica e abandonado pelos protestantes durante a Reforma?
    • Por que os Protestantes seguem as decisões dos judeus, tomadas em período pós-apostólico, sobre o cânon do Antigo Testamento, desprezando a decisão da Igreja fundada por Jesus Cristo?
    • Como os bispos de Hipona e Cartago foram capazes de determinar o cânon correto da Escritura, ainda que acreditassem em todas as doutrinas católicas como a sucessão apostólica dos bispos, o sacrifício da missa, a presença real de Cristo na Eucaristia, a regeneração pelo batismo etc.?
    • Se a Cristandade é uma "religião do Livro", como ela floresceu durante os primeiros 1500 anos de História da Igreja, quando a imensa maioria do povo era analfabeto?
    • Como poderia o Apóstolo Tomé estabelecer uma Igreja na Índia, que sobrevive até hoje e que voltou a estar em comunhão com a Igreja Católica, sem deixar-lhes uma única palavra da Escritura do Novo Testamento?
    • Se a Sola Scriptura é tão sólida e biblicamente fundada, por que não existe um tratado de verdade, escrito para defendê-la, desde a época em que a expressão foi cunhada na Reforma?
    • Se Jesus tinha a intenção de que a Cristandade fosse exclusivamente uma "religião do Livro", por que Ele aguardou 1400 anos para mostrar como se poderia inventar a imprensa?
    • Se a Igreja primitiva acreditava na Sola Scriptura, por que os credos primitivos sempre dizem: "Creio na Santa Igreja Católica" e não simplesmente "Creio na Santa Escritura"?
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    Desculpe, mas o paciente faleceu...
    E sangrou até morrer...
    Fonte: Site "Defenders of Catholic Faith". Traduzido do original em inglês para o Veritatis Splendor por Carlos Martins Nabeto.
    STANLEY, Bob. Apostolado Veritatis Splendor: A Morte da "Sola Scriptura" Disponível em http://www.veritatis.com.br/apologetica/120-protestantismo/1269-a-morte-da-qsola-scripturaq desde 09/05/2008; tradução:Carlos Martins Nabeto.

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    António Fonseca

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