quinta-feira, 30 de março de 2017

Nº 3063 - SÉRIE DE 2017 - (89) - SANTOS DE CADA DIA - 30 DE MARÇO DE 2017 - DÉCINMO ANO DE PUBLICAÇÃO

Feliz Ano de 2017




Interior da Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso









Caros Amigos:




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Nº 3063


Série - 2017 - (nº 89)

30 de MARÇO de 2017  


SANTOS DE CADA DIA

10º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



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Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

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JOÃO "CLÍMACO", Santo
     


No monte Sinai, Egipto, São JOÃO, abade, que escreveu para instrução dos monges o memorável tratado "Escada do Paraíso" no qual apresenta o caminho da perfeição espiritual na forma de uma escada de trinta degraus na subida da alma para Deus, o que lhe mereceu o sobrenome de «CLÍMACO». (649)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA  da Editorial A. O. de Braga:


 O monte Sinai, com tantas recordações bíblicas, forma um maciço de cumes e vales pedregosos e muito secos, quase sem vegetação. Quando o visitou a religiosa ETÉRIA (de naturalidade galega, do século IV ou V), o Sinai estava povoado de monges. ETÉRIA viu diferentes mosteiros, capelas guardas por monges, covas em que moravam anacoretas "e uma igreja no alto do vale; diante da igreja há um ameníssimo jardim com água abundante, no qual está a sarça; muito perto, indica-se o lugar onde se encontrava São MOISÉS quando Deus lhe disse: «Desata a correia do teu calçado»".
O mosteiro de Santa catarina, único a manter a vida monacal daquelas paragens agrestes, está situada a mais de 2 000 metros do sopé do Djebel-Musa ou monte de Moisés
Vive no mosteiro uma comunidade de monges ortodoxos gregos e conserva uma famosa biblioteca com 500 manuscritos antigos. No século XIX foi descoberto nela o Códice Sinaítico, do século IV, com todo o Novo Testamento e a maior parte da versão grega do Antigo.
A recordação de MOISÉS e de ELIAS, aos quais falou Deus neste monte, atraiu desde os primeiros tempos muitos anacoretas. Estes viveram em recintos fechados e só se permitia a vida solitária dentro da clausura. Cada mosteiro regia-se a seu modo, sem regra comum; mas todas estas se inspiravam nos preceitos que São BASÍLIO dera aos monges. Os divinos ofícios duravam seis horas. O resto do dia ocupavam-no em trabalhos manuais e no estudo. Teciam para si os vestuários; túnica áspera de pelo de cabra ou de cordeiro, faixa, manta e sandálias. Preparavam pergaminhos, transcreviam e iluminavam códices. Comiam uma só vez ao dia e praticavam jejum rigorosíssimo na Quaresma e no Advento. A caridade em forma de hospitalidade era característica dos monges. Junto a cada mosteiro estava a hospedaria para peregrinos e viajantes.
Nesse ambiente decorreu a vida de São JOÃO CLÍMACO, o mais popular dos escritores ascéticos daqueles séculos, devido à sua única obra Escada do Paraíso. Os poucos dados biográficos que chegaram até nós, conhecemo-los principalmente pelo monge DANIEL. Este redigiu-os pouco depois da morte do Santo, como introdução ao livro dele.
JOÃO CLÍMACO viveu na segunda metade do século VI e primeira metade do VII. Era muito novo quando um dia se apresentou no mosteiro de Sinai, disposto a consagrar-se a Deus. Nem os bens da família, que eram muitos, nem a educação distinta que recebera, nem, um porvir risonho, foram obstáculo para iniciar uma vida humilde e austera. Tudo foi esquecendo heroicamente com as instruções dum excelente religioso chamado MARTÍRIO, e depois de três anos de noviciado - a duração que preceituava a regra - entrou na comunidade de monges. DANIEL afirma sem rodeios que ele era monge submisso e instruído em letras.
Uns anos depois, morreu o monge MARTÍRIO e o nosso Santo retirou-se para o extremo do monte, a uns cem metros duma ermida. Ali vivia mais perto de Deus, num antro apertado ou cela natural, que foi testemunha, durante muitos anos, das suas prolongadas orações, contemplações, penitências e lágrimas. Aprendeu ai o que alguns anos mais tarde, aconselharia ao abade de Raytun numa carta ainda existente: "Entre todas as ofertas que podemos fazer a Deus, a mais agradável a seus olhos é indiscutivelmente a santificação da alma por meio da penitência e caridade". Aí venceu o demónio da gula, comendo pouco; ao mesmo tempo que dominava a vanglória, comendo de tudo o que lhe permitia a regra monástica, pois sabia que as abstinências extremas foram motivo de ostentação de outros monges. Passou 40 anos alheio à indolência, dado ao estudo e ao trabalho, sendo a oração prolongada e breve o sono, e mantendo-se parco no comer e benigno com os visitantes incómodos.
No principio viveu completamente isolado, correu porem a fama da sua erudição e santidade, e várias pessoas iam, ter com ele em busca de conselho,. JOÃO instruía-as com toda a caridade. Não faltaram invejosos que o censuraram de charlatão; por isso ele mesmo se impôs a penitência de não ensinar com palavras, mas com obras de penitência, de doçura e de modéstia. Isto durou até que os mesmos que o tinham difamado , foram pedir-lhe que reavivasse os seus divinos ensinamentos. Passou horas de tristeza e desânimo , com vontade tudo deixar correr. Mas logo se tranquilizava pensando agradar a jesus Cristo e terem muitos chegado à santidade por esse caminho. Quando morreu o abade do Monte Sinai, os monges foram à procura de JOÃO e pediram-lhe que aceitasse o cargo de lhe suceder. O Santo, perante a insistência, sempre aceitou e foi para o mosteiro acompanhando-os. Não se tinham equivocado: JOÃO desempenhou o cargo com sabedoria, bondade de carácter e vida exemplar.
Sendo abade, redigiu, ou pelo terminou, a Escada do Paraíso, fruto de longa experiência ascética. Compôs-se de 30 graus, que são outros tantos capítulos em que o santo explica, em forma de aforismo e sentenças, as virtudes do monge e os vícios que terá de vencer. O estilo é muito simples e claro. Serve-se de exemplos vividos nos mosteiros. Assim diz-nos que, edificando-o a virtude do monge cozinheiro lhe perguntou uma vez como podia andar recolhido a cada momento, praticando um trabalho tão material. O cozinheiro respondeu-lhe: «Quando sirvo os monges, imagino como que sirvo ao próprio Deus na pessoa dos seus servidores, e o fogo da cozinha recorda-me as chamas que abrasarão os pecadores eternamente".
Os primeiros graus da Escada do Paraíso são: a renúncia à vida do mundo, aos afectos terrenos, ao afecto pelos parentes, e a obediência, a penitência, o pensamento da morte e o dom de lágrimas ou, como diz, a tristeza que nos causa alegria. "Caríssimos amigos: - escreve o santo - na hora da morte o juiz supremo não nos lançará em rosto não termos feito milagres, ou não termos sabido subutilizar em matérias elevadas de teologias, como também não termos chegado a um grau elevado de contemplação, mas sim de não termos chorado os nossos pecados de modo que merecêssemos o perdão". Os graus seguintes são: a doçura que triunfa da cólera, esquecimento das injúrias, fugir da maledicência, pois esta seca a virtude da caridade; amor ao silêncio, porque muito falar leva à vanglória : fugir da mentira, que é acto de hipocrisia; combater o enfado e a preguiça, uma vez que esta última destrói por si só todas as virtudes; praticar a temperança, porque gulosar hipocrisia do estômago o qual diz nos vamos saciar com aquilo que realmente não sacia.Contentando a intemperança, vem a impureza; daqui se segue que o grau seguinte seja o amor à castidade. A castidade .- diz - é dom de Deus, e para obtê-lo, convém recorrer a Ele, pois a natureza não a podemos vencer só com as nossas forças. Seguem os graus que tratam da pobreza, virtude oposta à avareza; do endurecimento do coração, que é a morte da alma; do sono; do canto dos salmos, das vigílias; da timidez efeminada; da vanglória, do orgulho e da blasfémia;  Depois as virtudes tipicamente contemplativas: doçura da alma, humildade, vida interior, paz de alma, oração e recolhimento. O último grau do livro estará dedicado às virtudes teologais.
Levado pela caridade prática, mandou edificar uma hospedaria para peregrinos a pouca distância do mosteiro. Informado disto, o Papa São GREGÓRIO MAGNO quis ajudá-lo, enviando-lhe uma quantia juntamente com uma carta, ainda conservada, em que se recomenda às orações de CLÍMACO.
Morreu com a mesma simplicidade com que vivera. A sua Escada do Paraíso depressa se tornou famosa. O livro copiou-se e leu-se em todos os mosteiros, foi traduzido para latim  e o autor imortalizou-se com o sobrenome de CLÍMACO, do grego Clymax, que significa "escada". Também lhe chamaram JOÃO o Escolástico, designação que apenas se dava a pessoas de muita doutrina. JOÃO CLÍMACO é um dos Santos Padres da Igreja grega.




Amadeu de Sabóia, Beato


Em Vercelas, no Piemonte, Itália, o Beato AMADEU IX duque de Sabóia, que no seu governo promoveu por todos os meios a paz e favoreceu com seus bens e ardente zelo a causa dos pobres, das viúvas e dos órfãos. (1472)



Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:


 Nascido em Thonon (Alta Sabóia) em 1 de Fevereiro de 1435, AMADEU IX duque de Sabóia, era neto de AMADEU VIII, que foi eleito antipapa em 1438 e abdicou abnegadamente alguns anos depois. Aquele, prometido desde o nascimento a Iolanda irmã de Luís IX , rei de França, desposou-a em 1451 e teve dela sete filhos.
Em 1465, sucedeu a seu pai Luís I, no Piemonte e na Sabóia, mas durante os sete anos do seu ducado, sofreu de ataques epilépticos e teve por isso de partilhar o poder com a duquesa, sua mulher. Aliás, a união entre os dois esposos foi perfeita, pois tanto um como outra pensavam no bem temporal e espiritual dos súbditos.
Embora vivesse de acordo com a sua alta posição e estivesse preparado para enfrentar a morte a todo o m omento. AMADEU nunca desejou oprimir os seus povos nem expô-los a derramar o sangue inutilmente . Só os libertinos, os concussionários e os blasfemadores eram objecto da sua severidade. Seguindo o seu exemplo, Francisco Sforza, duque de Milão, impôs multas aos cortesãos que fossem apanhados a praguejar e, com as somas assim arrecadadas, construiu uma capela que pôde ornar com magnificência. Observando a extrema bondade e indulgência que AMADEU testemunhava aos pobres, o mesmo principe disse-lhe uma vez: «Percorrendo os vossos Estados, fica-se com  a impressão de viver nos antípodas. por toda a parte, em geral, é melhor ser rico do que pobre, mas, nos vossos Estados, os pobres é que são honrados e os ricos desprezados». O duque praticou sempre a oração e a penitência. Aos que pretendiam dissuadi-lo de jejuar tão rigorosamente, respondia que nada lhe era tão necessário á saúde.
Nos últimos anos de vida, agravaram-se-lhe os padecimentos. À esposa e aos familiares, que se entristeciam, por o verem assim decaído, observava, ao terminarem, as crises: «Porque vos afligis dessa maneira? As humilhações abrem o caminho para o reino de Deus».
Morreu em Vercelli - Piemonte, na segunda-feira de Páscoa, 30 de Março de 1472, com trinta e oito anos.

SEGUNDO, Santo


Em Ásti, na Transpadânia, hoje na Itália, São SEGUNDO, mártir. (data incerta)


SENHORINHO, Santo



Em Tessalónica, na Macedónia, hoje Grécia, São SENHORINHO mártir. (séc. IV)



RÉGULO, Santo

Em Senlis, na Gália Lugdunense, hoje França, São RÉGULO bispo. (séc. IV)
MUITOS SANTOS MÁRTIRES DE CONSTANTINOPLA, 



Comemoração de MUITOS SANTOS MÁRTIRES que em Constantinopla, hoje Istambul, Turquia, no tempo do imperador Constâncio, por ordem do bispo ariano Macedónio foram mandados para o exílio e torturados com inauditos tormentos. (séc. IV)

ZÓSIMO, Santo


Em Siracusa, na Sicília, Itália, São ZÓSIMO bispo que foi primeiramente o humilde guarda do túmulo de Santa LUZIA e depois abade no mosteiro desta localidade. (600)

OSBURGA, Santa


Em Coventry, na Inglaterra, Santa OSBURGA primeira abadessa do mosteiro deste lugar. (1018)

PEDRO REGALADO DE VALLADOLID, Santo


Em Aguilera, Castela, Espanha, São PEDRO REGALADO DE VALLADOLID presbitero da Ordem dos Menores que foi insigne pela sua humildade e rigorosa penitência e fundou dois cenóbios, onde só doze irmãos deviam viver em, cada eremitério. (1456)


CLÍNIO, Santo

Em Aquino, no Lácio, Itália, São CLÍNIO abade. (1030)


AMADEU IX, Beato


Em Vercelas, no Piemonte, Itália, o Beato AMADEU IX duque de Sabóia que no seu governo promoveu por todos os meios a paz e favoreceu com seus bens e ardente zelo a causa dos pobres, das viúvas e órfãos. (1472)


ANTÓNIO DAVELUY, PEDRO AUMAITRE, MARTINHO LUCAS HUIN, JOSÉ CHANG CHI-GI, TOMÉ SON CHA-SON e LUCAS HWANG SOK-TU, Santos



      

Em Su-Ryong, na Coreia, os santos mártires ANTÓNIO DAVELUY, bispo, PEDRO AUMAITRE, MARTINHO LUCAS HUIN, Presbíteros, JOSÉ CHANG CHI-GI, TOMÉ SON CHA-SON e LUCAS HWANG SOK-TU catequistas, que pela fé em Cristo morreram decapitados. (1866)
  

... E AINDA  ...


DAMIÃO, Beato

Il Beato professò la vita eremitica giovanissimo a Fonte Avellana sotto il magistero dello zio san Pier Damiano che poi lo inviò a Parigi a compiervi il trivio e il quatrivio. Coltivò eroicamente la castità; fu così austero che lo zio dovette intervenire perché si mitigasse. Divenne Priore dell’Eremo e fu poi anch’egli Cardinale.
Il menologio camaldolese lo ricorda al 30 marzo


DODON DE HASKE, Beato



Giovane pio e timorato di Dio, dopo la morte di suo padre, Dodone fu costretto contro la sua volontà al matrimonio, ma qualche anno più tardi abbracciò la vita religiosa, andandosi a ritirare nell’abbazia premostratense di Mariengaard, mentre sia la moglie sia la madre entravano nel vicino monastero di Bethlehem. Desideroso di servire il Signore in solitudine, chiese all’abate Siardo di potersi rifugiare in qualche luogo appartato, per cui venne inviato a Bakkeveen, dove prese a condurre una vita di rigida disciplina, abbandonandosi a lunghe veglie e ad estenuanti digiuni e mortificando il suo corpo con dolorosi supplizi. La fama di santità, che si era andata via via acquistando, richiamò su di lui l’attenzione di molti infermi, che andavano a visitarlo fiduciosi di essere risanati, verificandosi in molti casi miracolose guarigioni. Sulla fine del 1225 o al principio dell’anno successivo ottenne di trasferirsi nel romitaggio di Haske, ma anche lì venne raggiunto da quanti speravano di ottenere dal Signore, per suo tramite, la grazia di guarire dai loro mali.


DONINO, Santo


A Salonicco in Macedonia, ora in Grecia, san Donnino, martire


JOAQUIM DE FIORE, Beato


Gioacchino da Fiore nacque a Célico (Cosenza) intorno al 1130, da un'umile famiglia d'agricoltori o, secondo altri, da un notaio. Dopo aver visitato la Palestina, si fece frate cistercense e in seguito fu nominato abate. Tra i vari monasteri di cui fu ospite si ricorda l'abbazia di Casamari. In seguito ad una crisi spirituale, abbandonò l'ordine e dopo un periodo di eremitaggio fondò la congregazione florense, che prende titolo dal monastero di san Giovanni in Fiore, sulla Sila, dove ebbe sede, e che nel 1570 confluì nell'ordine dei cistercensi. Gioacchino morì intorno al 1202, secondo alcuni a Pietralta o Petrafitta, secondo altri a Corazzo o S. Martino di Canale o S. Giovanni in Fiore. La sua morte avvenne quando san Francesco, nella malattia della prigionia a Perugia, concepiva i primi germi della conversione tutta basata sul principio di povertà. A Gioacchino è attribuita la predizione degli ordini francescano e domenicano, nonché dei colori dei relativi abiti. Nell'ordine francescano si videro praticamente realizzate le aspettative di Gioacchino; e i francescani rigorosi (veri e propri gioachimiti) si dissero "spirituali" con tipico termine gioachimita dedotto dalla profezia relativa alla Terza Età, da lui detta "dello Spirito Santo", un'Età di rigenerazione della Chiesa e della società, col ritorno alla primigenia povertà e umiltà

JOÃO GBEC'I, Santo


Soprannominato gbec’i ,cioè “abitante del pozzo”. Sarebbe figlio di una vedova ricca e pia, nato a Cesarea Marittima. Durante le persecuzione contro i cristiani viveva nascosto con la madre e la sorella. Un giorno si imbatté in un vecchio che gli consigliò di fuggire le tentazioni del mondo ritirandosi nel deserto. Giovanni , col permesso della madre, seguì il consiglio e ,a 15 anni, lasciò la Palestina e si recò in Egitto dove incontrò un eremita, Parmuteo, di cui divenne discepolo Avendo trovato nel deserto un pozzo asciutto vi si calò dentro e visse lì per dieci anni. Un eremita di nome Criso venne a visitarlo e Giovanni lo accolse narrandogli la sua vita. Morì a 25 anni e fu sepolto da Criso nel pozzo stesso. 
E’ ricordato il 30 marzo


GREGÓRIO ASCISSO, Beato


ativo di Valenza (Spagna), il Beato Gregorio Ascissio, entrò nell’Ordine Mercedario nell’anno 1540. Fu celeberrimo dottore in medicina e conoscitore della Sacra Scrittura, praticò tutte le virtù umiliandosi come un peccatore e mortificandosi con estremo rigore. Allontanò le malattie sia dalle anime che dai corpi e restituì soprattutto la salute spirituale predicando instancabilmente. Nel 1600, sotto il generalato del Venerabile Pietro Sorell, morì santamente nel convento di Vera Cruz in Salamanca dove sono note le sue eroiche virtù e lì fu sepolt


JÚLIO ALVAREZ MENDONZA, Santo



Nato a Guadalajara, Jalisco il 20 dicembre 1866. Parroco di Mechoacanejo, Jalisco (Diocesi di Aguascalientes). In questo luogo trascorse tutta la vita sacerdotale. Parroco affettuoso, padre ed amico dei bambini. Povero che visse tra i poveri. Sacerdote semplice, insegnò alcuni piccoli lavori affinchè la gente potesse sopravvivere. Il 30 marzo 1927 fu posto su con cumulo di spazzatura per essere fucilato e disse dolcemente: "Sto per morire innocente. Non ho fatto nessun male. Il mio delitto è quello di essere ministro di Dio. Io vi perdono". Incrociò le braccia ed attese la scarica

LEONARDO  MURIALDO, Santo




eonardo Murialdo nacque il 26 ottobre 1828 nel cuore di Torino, in una famiglia benestante che contava ben nove figli. Orfano di padre a cinque anni, crebbe in un contesto familiare cristianamente impegnato, nonostante l’acceso anticlericalismo di quei tempi. La sofferenza per la mancanza del padre gli procurò una grande sensibilità che tramutò, una volta sacerdote, in paternità spirituale per i più giovani. Nadino, come veniva chiamato, ricevuta in casa una prima istruzione, entrò nel 1836 col fratello Ernesto nel Collegio degli Scolopi di Savona dove ricevette una formazione umana e religiosa che gli sarà fondamentale per tutta la vita. Sentì in quegli anni la chiamata al sacerdozio, contrastata però da una grave crisi personale. Tornato a Torino, nel 1845 si iscrisse alla facoltà teologica dell’Università come chierico esterno, secondo l’uso di quei tempi per gli appartenenti alle famiglie agiate. Persa la madre un anno prima di laurearsi, venne ordinato prete il 20 settembre 1851 nella chiesa della Visitazione

LUDOVICO (ARCÂNGELO) PALMENTIEIRI DE CASÓRIA, Santo



Arcangelo Palmentieri nacque a Casoria, in provincia di Napoli, l’11 marzo 1814, terzo dei cinque figli di Candida Zenga e Vincenzo Palmentieri, di professione vinaio. Vestì il saio dei Frati Minori Alcantarini il 17 giugno 1832, assumendo il nome di fra Ludovico. Dopo gli studi necessari come novizio presso Nola, fu ordinato sacerdote il 4 giugno 1837. Inizialmente, gli fu affidato l’insegnamento della d’insegnante di matematica e fisica nei seminari del suo Ordine. Nel contempo istituì una farmacia–infermeria per i frati malati e per i sacerdoti poveri del Terz’Ordine, alloggiandoli in un edificio a Scudillo di Capodimonte in Napoli, detto “La Palma”.
Tra il 1847 e il 1848, a seguito di una malattia e di un’intensa esperienza di grazia, che successivamente definì come “lavacro”, diede un nuovo corso alla propria vita. Rilanciò il Terz’Ordine di San Francesco e istituì una piccola infermeria per i confratelli e per i sacerdoti terziari poveri presso il convento napoletano di San Pietro ad Aram, poi ingrandita e trasferita presso Capodimonte


MARTINO DE SALVATIERRA, Beato



Maestro dei novizi del convento mercedario di Sant’Antolino in Valladolid (Spagna), il Beato Martino de Salvitierra, fu un insigne Maestro per la santità della sua vita il quale preannunziò la sua morte otto giorni prima e abbracciando la croce si addormentò nel Signore


RESTITUTA KAFKA, Beata



La sua è l’umile famiglia di un calzolaio con sette figli; lei è povera e perdipiù balbuziente. Anche un po’ testarda, a giudicare almeno dal carattere forte e dal suo modo di fare, sbrigativo e risoluto, che l’accompagnerà per tutta la vita. A 15 anni vorrebbe continuare a studiare, ma la mandano a far la cameriera; a 18 vorrebbe farsi suora, ma i suoi sono decisamente contrari. Si rassegna così ad aspettare i 20 anni e, quando li raggiunge, scappa di casa per andare in convento. Le Suore Francescane della Carità Cristiana di Vienna le danno il nome di Suor Restituta e la mandano a fare l’infermiera: è sempre stato quello il suo desiderio più grande, perché le piace servire Gesù nei malati. Come infermiera ci sa davvero fare: medici e colleghi l’apprezzano e la stimano sia come infermiera di sala operatoria che come anestesista. Qui e là continua a far capolino quel suo carattere cordiale ma deciso, tanto che suor Restituta viene presto ribattezzata “suor Resoluta” 


VERONO DE LEMBEEK e VERONA, sua sogra, Santos

Verono sarebbe vissuto nel sec. IX, ma la prima testimonianza della sua esistenza ci è giunta due secoli dopo per opera del monaco Olberto (m. 1048), abate di Gembloux, famoso fondatore, scrittore e bibliotecario. Ca. il 1020 egli redasse una "Historia inventionis et miraculorum S. Veroni». Vi apprendiamo che nel 1004 il curato di Lembeek, villaggio situato vicino ad Had nel Brabante, ebbe parecchi avvertimenti in sogno dallo stesso s. Verono di non lasciare più oltre dimenticata la sua tomba, di cui gli rivelò il luogo preciso. Alcuni scavi condotti portarono alla luce il corpo ed anche una piastrina con il nome del santo e la data della sua morte, il 15 delle calende di febbraio (= 18 gennaio). Le reliquie, piamente raccolte, attirarono numerosi pellegrini e le guarigioni miracolose non cessarono più. Per maggiore sicurezza le reliquie furono trasportate nel 1012 presso le canonichesse di S. Waudru a Mons. In seguito la maggior parte di esse fu portata a Lembeek
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Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto


miscelania 003


Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

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Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las














O Sol encoberto de fumo causado por incêndios na área do Porto, em 9 de Agosto de 2016


Blogue: 

 SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com

quarta-feira, 29 de março de 2017

3ª PÁGINA DE 2017 - REZAR NA QUARESMA - 4ª FEIRA - 4ª SEMANA DA QUARESMA - 29 DE MARÇO DE 2017

29 DE MARÇO


QUARTA-FEIRA

4ª SEMANA DA QUARESMA


João 5, 17-30

“Aproxima-se a hora e já chegou, 
em que os mortos ouvirão a voz do 
Filho de Deus.."


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Deus gosta de falar connosco. 
E fala alto para O podermos ouvir. 
Fala em todas as línguas, 
de todos os modos. 
Deus não descansa enquanto a sua 
Palavra de amor e liberdade não for ouvida. 
E fala alto, 
que até os mortos O ouvem. 
Não há barreira, 
não há egoísmo, 
não há pecado que se consiga 
opor à vontade que Deus 
tem em comunicar connosco. 
Em comunicar-Se a nós.


**************

É estranho estar aqui a rezar e descobrir que és Tu, 
Jesus, 
a pedir. 
Tu pedes que acolha a tua Palavra. 
Que eu esteja disposto a 
realizá-la. 
Tu pedes que eu me coloque nas tuas mãos, 
sem medo e sem dúvidas. 
Tu pedes que eu me sinta seguro no teu amor.



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www.edisal.salesianos.pt

email: antoniofonseca1940@hotmail.com
ou
antoniofonseca40@gmail.com

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (57) - 29 DE MARÇO DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia de RAMALDE - SÃO SALVADOR


57. Capela de SANTA TERESA DO MENINO JESUS 
(Seminário da Congregação do Espírito Santo)


    
Rua do Pinheiro Manso, 62








Interior da  Capela de SANTA TERESA DO MENINO JESUS 
(Seminário da Congregação do Espírito Santo)








A capela comunitária de SANTA TERESA DO MENINO JESUS integra-se no Seminário da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos) no Porto. 
A sua disposição em semicírculo acentua o carácter comunitário e concelebrativo preconizado pelo modelo litúrgico do Concílio do Vaticano II
No conjunto decorativo sobressaem o cobre o latão, particularmente no altar, no ambão, na sédia e no conjunto do sacrário. 
Dois vitrais altos e esguios filtram grande parte da luz que penetra na capela. 
A capela conta com a presença de apenas três esculturas em madeira encerada coerentes com o todo sóbrio deste espaço litúrgico: 
O CORAÇÃO DE MARIA, elemento essencial na espiritualidade missionária espiritana; 
CRISTO GLORIOSO, representado numa escultura de dimensões consideráveis, suspensa sobre o altar; e 
SANTA TERESA DO MENINO JESUS, patrona da comunidade formativa e padroeira universal das missões católicas 
                         



Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...