terça-feira, 8 de maio de 2018

Nº 3467 - SÉRIE DE 2018 - 128 - SANTOS DE CADA DIA - 8 DE MAIO DE 2018 - 11º ANO

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26-Agosto-2017


Nº 3 4 6 7



Série - 2018 - (nº 1 2 8)


8 de MAIO de 2018


SANTOS DE CADA DIA

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



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Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

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8º DIA

MÊS DE MAIO, MARIANO E DO ROSÁRIO


Como escreveu PAULO VI, quanto ao mês de MAIO:

"MAIO é o mês em que nos templos e nas casas dos Católicos de todo o mundo se deve rezar mais fervorosamente o Rosário e no qual todos os cristãos deverão Venerar a MARIA, Mãe de Deus".






NOSSA SENHORA MEDIANEIRA

Do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

O glorioso título de MARIA MEDIANEIRA que é celebrado em algumas dioceses, exprime o papel da maternal intercessão que a Santíssima Virgem desempenha junto do seu Divino Filho em favor dos filhos da terra Este privilégio de Nossa Senhora funda-se na sua dupla maternidade: natural, a respeito de Jesus; espiritual, em relação com os homens. A Virgem Maria adquiriu esta última à custa de ter cooperado na obra de redenção, cooperação que esteve no íntimo sofrer, ligado com a vida e o sacrificio do Salvador. Em troca, recebeu a potência de alcançar e distribuir todas as graças destinadas aos homens.

I - História da crença na mediação mariana

1º Sagrada Escritura - As origens desta doutrina encontram-se no Génesis, na célebre passagem que trata da brilhante desforra da mulher e da sua posteridade sobre a serpente. A Biblia proclama aí a mediação da Santissima Virgem, anunciando que por ela nos viria o Vencedor do demónio e se operaria a reconciliação do homem com Deus.
Mass é o Evangelho, naturalmente, que anuncia os mistérios relacionados com a mediação de Maria: a Anunciação, a Visitação, o Nascimento, as bodas de Caná, e sobretudo o Calvário, onde a Virgem Santissima sofre com Jesus e nos é dada como Mãe.

2º A Tradição -1. Dos tempos apostólicos até ao principio do século V - Antes do edicto de Constantino (313), a história, por causa sem dúvida das perseguições, não abunda muito em documentos escritos. Todavía, os Diálogos de São Justino (165) oferecem uma das argumentações fundamentadas da mediação mariana: a antítese entre Eva e Maria, fazendo par com a que se realiza entra Adão e Cristo. Aparece também em Santo IRENEU (200). Mas, a partir do fim das perseguições, constituem multidão os documentos que provam a confiança bem estabelecida do povo cristão para com Maria.

No século IV,  a antítese é retomada por São CIRILO DE JERUSALÉM, Santo EFRÉM, Santo EPIFÂNIO, São JERÓNIMO e São JOÃO CRISÓSTOMO. Santo AMBRÓSIO escreve «Maria gerou o autor da salvação. Operou a salvação do mundo e concebeu a redenção de todos».

2. Do século V ao século XII - Ao decorrer este período são afirmadas, com ainda maior energia e autoridade, a maternidade espiritual e a mediação universal de Maria. Santo AGOSTINHO (430): «Maria é Mãe de todos os membros da nossa cabeça, Jesus Cristo».

Pelo Concilio de Éfeso (431) é a Virgem Maria proclamada Mãe de Deus, título que está na base da nossa doutrina.
No século VIII, São BEDA VENERÁVEL desenvolve a mesma verdade. Mais tarde, São PEDRO DAMIÃO (1072) e Santo ANSELMO (1109). mas São BERNARDO (1153), o mais célebre panegirista da Virgem Maria, é incansável a este propósito. «Deus, afirma ele, quis que nós tivessemos tudo por Maria». Faz da Medianeira «pescoço» do Corpo místico, chama-lhe «aqueduto das graças», etc..

3. Do século XII aos nosso dias - Notam-se, especialmente, a contar do século XVI, afirmações muito explicitas da cooperação de Maria na nossa redenção. São as principais testemunhas, Santo ALBERTO MAGNO (1280) e São TOMÁS DE AQUINO (1274). este último ensina que a Virgem deu o próprio consentimento à encarnação, em nome da humanidade inteira.
Nos séculos XVI e XVII, os ataques dos protestantes são a ocasião de estudos mais aprofundados da mediação mariana. Fazem-se ouvir Bossuet, o P. António Vieira e tantos outros oradores e escritores.
No século XIX, idêntico ensinamento é dado em geral pelos teólogos: assim Ventura, o cardeal Pie, Terrien, Bittremieux e outros. E no século XX, particularmente Bover e Aldama.
Os próprios Sumos Pontífices têm claramente afirmado a cooperação de Maria para a nossa redenção, a sua meditação e o seu papel no distribuir as graças. Assim PIO IV (em 1476), BENTO XIV( 1758); LEÃO XIII, que escreveu várias encíclicas tocando a mediação de Maria em numerosas passagens. Eis dois trechos  de encíclicas diferentes: «Da mesma maneira que não se pode chegar ao Pai senão pelo Filho, também não se pode chegar a jesus Cristo senão por sua Mãe»; «a Virgem é digna e bem aceite Medianeira, junta do Medianeiro». Desde São PIO X até JOÃO PAULO II, não houve pontífice que não tenha trazido a sua pedra para o edifício da mediação universal de Maria.

II. O testemunho a arte através dos séculos


O facto da ligação espiritual ou mística que existe entre os textos e as imagens, traz-nos precioso socorro, sobretudo para as origens, em que tanto faltam os testemunhos explícitos.
Como catacumbas conservam-nos frescos do século II que representam a Virgem Maria com os braços em cruz, a interceder pela Igreja (figurada por São PEDRO e São PAULO) e a rogar por todos os filhos dela. Estas Virgens, chamadas Orantes, encontram-se nos séculos seguintes, variando entre si. No século X, a Auxiliadora figura em moedas. Nos séculos das catedrais góticas (XII e XIII), há esculturas, que todos conhecem, de eloquência genial. mais tarde, vidreiros e santeiros miniaturistas reproduzem à porfia as lendas dos «milagres de Nossa Senhora». Canções e poesias desenvolvem abundantemente esses temas: citemos ao menos Dante, no século XIV. Os símbolos são inumeráveis: o manto protector da Mãe de todos; a fonte da vida; o tinteiro da predestinação oferecido pela Virgem ao Menino Jesus; o livro da vida; a janela e a porta do céu: a chave e a escada do paraíso. Por fim, no além, a Virgem com a balança, a advogada no Julgamento.

III. O magistério da Igreja e a mediação até aos anos de 1950.

O Cardeal MERCIER dirigiu, em 1921, uma carta ao episcopado do mundo inteiro com a finalidade de provocar um movimento em favor do reconhecimento dogmático desta verdade.
Diante dos progressos da devoção a Maria Medianeira, PIO XI instituiu uma comissão de estudo; dos trabalhos dela concluiu-se que esta doutrina da mediação de Maria tinha chegado à maturidade e podia ser elevada a dogma.
Parece tudo isto, escrevia-se há uns 30 anos, sinal precursor da definição. E acrescentava-se: A época em que vivemos, em que abundam as intervenções da Santíssima Virgem, época que se chama «idade mariana», verá talvez esse acontecimento, que seria bem glorioso para Maria, nossa Mãe. 
É parece ser também o sentido mais profundo da mensagem de Fátima: mostrar ao mundo a função transcendente e insubstituível de Maria na obra da salvação. É o que a Pastorinha JACINTA recomendava na despedida à sua prima LÚCIA: «Diz a toda a gente que Deus nos concede as traças por meio do Coração Imaculado de Maria: que lhas peçam a Ela; que peçam a Paz ao Coração Imaculado de Maria, que Deus lha entregou a Ela».


VIRGEM DO SANTÍSSIMO ROSÁRIO DE POMPEIA



A devoção à Santíssima Virgem Maria através do Rosário remonta ao século XIII, quando a ordem dominicana foi fundada. De fato foram os discípulos de São Domingos que difundiram a prática do Rosário, isto é, a recitação de 150 Ave Maria agrupadas em três séries de episódios da vida de Jesus e Maria, chamados "mistérios", com a ajuda de um instrumento, a coroa. , formado por alguns grãos mantidos juntos por uma corda ou uma corrente. Essa maneira de rezar, também conhecida como o saltério mariano ou o Evangelho dos pobres, foi amplamente usada por causa da facilidade com que se permitia meditar nos mistérios cristãos sem a necessidade de ler um texto. 
Os quinze mistérios tradicionais (cinco de alegria ou alegres, cinco de dor ou doloroso, cinco da Glória ou gloriosa) St. John Paul II acrescentou, com a Carta Apostólica "RosariumVirginis Mariae", em 2002, mais cinco mistérios, chamado de Luz, que eles meditam em alguns momentos particularmente significativos da vida pública de Jesus Cristo.
Para a protecção da Virgem do Rosário foi creditado com a vitória da frota cristã sobre os turcos muçulmanos, que teve lugar em Lepanto em 1571. Após isso, o Papa São Pio V instituiu em 1572 pelo Santo Rosário festival o primeiro domingo de Outubro, de 1913 mudou-se para 7 de outubro. Um novo aumento na prática do Rosário ocorreu após as aparições de Lourdes em 1858, onde a Virgem foi vista pela pastora Bernadette Soubirous rezando com a coroa na mão.
Ao longo dos séculos, Nossa Senhora do Rosário teve uma ampla gama de representações artísticas, pinturas, afrescos e estátuas. Costuma-se representar sentado no trono com o Menino Jesus em seus braços, no ato de mostrar ou dar as contas do rosário; Às vezes, ajoelhados ao pé do trono, há Santa Catarina de Siena e São Domingos de Guzmán.
Foi apenas uma foto que trouxe uma representação desse tipo que, em 13 de novembro de 1875, foi transportada em uma carroça até Valle di Pompei, uma aldeia aos pés do Vesúvio, presente de uma religiosa, Irmã Maria Concetta De Litala, advogado Bartolo Longo. O homem, enviado àquela localidade pela condessa Marianna Farnararo, viúva De Fusco como administradora de algumas de suas propriedades, voltou à sua fé depois de ser atraído pelo anticlericalismo e pelo espiritismo. Vendo a ignorância religiosa em que os camponeses viviam no campo, começou a ensinar-lhes o catecismo, a rezar e especialmente a rezar o terço.
A pintura foi inicialmente exibida na pequena igreja paroquial e imediatamente graças e milagres começaram a se manifestar através da intercessão de Nossa Senhora, a tal ponto que se tornou necessário construir uma igreja maior. 
Bartolo Longo, a conselho do bispo de Nola, iniciou a construção do templo em 9 de maio de 1876, que terminou em 1887. A pintura de Nossa Senhora, depois de devidamente restaurada, foi colocada em um esplêndido trono; a imagem foi então também coroada com um diadema de ouro, adornado com mais de 700 pedras preciosas, abençoado pelo Papa Leão XIII.
O edifício foi financiado por inúmeras ofertas de dinheiro, provenientes das muitas Associações do Rosário espalhadas por toda a Itália: logo se tornou um centro de grande espiritualidade, elevado ao grau de Santuário e Basílica Pontifícia.
Bartolo Longo também estabeleceu um orfanato feminino, confiando o cuidado às Irmãs Dominicanas do Rosário de Pompéia, fundadas por ele. Ainda assim, ele fundou o Instituto dos Filhos dos Carcerados, em contraste com as teorias de Lombroso, segundo as quais os filhos de criminosos estão instintivamente destinados a cometer crimes; os Irmãos das Escolas Cristãs o orientaram. 
Em 1884, tornou-se promotor da revista "O Rosário e a Nova Pompeia", que ainda está impressa em centenas de milhares de cópias, espalhadas por todo o mundo; a imprensa foi confiada à tipografia que ele fundou para dar um futuro aos seus órfãos. Outras obras anexas são jardins de infância, escolas, hospícios para idosos, hospitais, laboratórios, casa de peregrinos.
O santuário foi ampliado entre 1933 e 1939, com a construção de uma enorme torre sineira de 80 metros de altura, um pouco isolada do templo. Em 1893, Bartolo Longo ofereceu ao papa Leão XIII a propriedade do Santuário com todas as obras de Pompeia e, alguns anos depois, também renunciou à administração que o papa lhe deixara.
A igreja tem um plano de cruz latina. O interior é inteiramente coberto de mármore, ouro, mosaicos dourados, pinturas do século XIX. A imponente cúpula, totalmente afrescada, tem 57 metros. Na cripta estão enterrados o Marianna condessa, Irmã Maria Concetta De Litala, padre Alberto Maria Radente (Dominicana confessor de Bartolo Longo e primeiro reitor do Santuário) e os bispos de Pompéia (que, como Loreto, é o lar de uma prelatura, ou seja diretamente sujeitos ao governo Santa Sé) Vincenzo Celli, Giuseppe Formisano, Antonio Maria Rossi e Francesco Saverio Toppi, para quem o processo de beatificação está em curso.
O fundador tinha sido enterrado lá, mas em 1983 seus restos mortais foram transportados para o lado da cripta e, desde 2000, em uma capela inserida no Santuário: foi beatificado no dia 26 de outubro de 1980.
Seu desejo de ver o Papa para olhar pela loggia bênçãos, feita na frente do Santuário (também conhecido como o monumento à Paz Universal), tornou-se realidade em 1979, o início do ministério de St. John Paul II como sucessor de São Pedro. Ele retornou em 2003, por ocasião da realização de seus 25 anos de pontificado, para concluir aos pés de Maria o Ano do Rosário que havia chamado. Seus sucessores Bento XVI e Francisco foram para Pompéia, respectivamente, em 2008 e 2015, respectivamente.
Dias em que o santuário é o mais popular é no dia 8 de maio e no primeiro domingo de outubro, quando é solenemente recitou o Súplica à Virgem do Rosário de Pompéia, feita do mesmo Beato Bartolo Longo, embora adaptada aos dias de hoje no léxico .


VIRGEM MARIA DELLO STERPETO


Barletta, amplamente conhecido nos círculos históricos e culturais como a "Cidade do Desafio", também é conhecido como "Civitas Mariae" para os fortes laços históricos com Nazaré, na Galiléia - o lugar onde a Virgem Maria viveu - por causa da residência centenária Nazarenos dos arcebispos refugiou-se na encantadora cidade italiana após a queda do último guarnição cruzado do Acre. Ainda no Palácio do Arcebispo de Nazaré de Barletta, a inscrição feita pelo Arcebispo Mons. Niccolò Iorio (1726-1745): "Barulum nova Nazaré". O povo Barletta sempre experimentou a intercessão materna da Imaculada Conceição de Nazaré, especialmente em tempos de necessidade. Por esta razão, em 15 de novembro de 1964, em uma praça central da cidade, um monumento foi erguido em sua homenagem, abençoado por cartão. Luigi Traglia. Para essa constatação, o padre Don Antonio Larosa, assistente diocesano dos homens da Ação Católica, foi promovido.
Nos séculos para Barletta devoção à Grande Mãe de Deus, ele é identificado com o ícone bizantino de Nossa Senhora de Sterpeto, têmpera sobre painel de 95 x 65 centímetros, datado de c. XII, mostrando a Virgem Maria segurando seu filho Jesus em seus braços, cito uma passagem do padre Mons. Sabino M. Cassatella: "Nossa Senhora é querido para nós, é querido por todos Barletta, como ele é querido por cada um dos Barletta filho. Que Nossa Senhora do Sterpeto nos inspire com entusiasmo pela fé! Você quer excitar os barlettans às coisas da fé? Nomeie a Madonna do Sterpeto, mostre-lhes uma imagem devotada ".
Quais são as origens desta imagem sagrada e seu lugar de adoração? Na verdade, um estudo crítico aprofundado nunca foi feito; portanto, nos referimos a algumas notícias coletadas por obras dispersas.
A partir do século VII, os monges basilianos começou a pousar nas costas do sul da Itália, exilado da perseguição jogo pelo imperador de Constantinopla, Leo III, disse que o iconoclasta, trazendo com eles muitos ícones sagrados, salvando-os da destruição. Alguns deles também veio para Barletta e é tradição que trouxeram com eles o nosso ícone reverenciado de Nossa Senhora. Eles fundaram uma pequena igreja dedicada ao culto da Grande Mãe de Deus, com um adjacente mosteiro 3 km da cidade de Barletta, no Estado Trani, em uma área rural "Stirpibus refertus", assim chamado por causa da grande presença de espinhos: o aqui o título mariano "de Stirpeto".
Um primeiro documento em nossa posse data de 16 de janeiro de 1215. É um ato papal do papa Inocêncio III dirigido ao arcebispo de Trani, Bartolomeo, com quem foi confirmada a possessão adquirida pelo arcebispo na fazenda Sterpeto. Do documento papal deduz-se que esta casa já existia na época do papa Celestino III (1191-1198).
Para a custódia da Igreja do Sterpeto, os monges beneditinos do Monte Sacro seguiram os basilianos. Esta presença nos é confirmada por um pergaminho de 1236 que menciona um certo "Theodorus Abbas Ecclesie S. Maria de Stirpeto". Por volta de 1258 eles alternaram os beneditinos cistercienses Arabona, que lá permaneceu até 1374. Por mais de um século e meio, a igreja, que passou cada vez mais a perder seu prestígio, continuou a ser presidida pelo clero secular até 1550. Depois da destruição da aldeia Sterpeto, perpetrada em 1528 por Renzo de Ceri, na segunda metade dos anos 1500, com a gestão dos Frades Menores Conventuais, seguiu-se um renascimento. Em 1626 os monges beneditinos da abadia de Montecassino foram bem sucedidos e em 1670 foram encontrados os Canonici di Santa Maria Maggiore de Barletta. Supõe-se que por causa do saque frequente da área isolada do resto da cidade, o local de culto em questão voltou a um estado de abandono e até mesmo a Imagem de Nossa Senhora de Sterpeto nada mais foi dito, até que, de acordo com um tradição oral, houve a descoberta entre os cotos do Ícone sagrado por um surdo-mudo que milagrosamente obteve cura graças à intervenção materna de Maria Santíssima. Estamos no final do século XVII. Daquele momento em diante, esse lugar sagrado tornou-se um destino para peregrinações contínuas que também fluíam dos países vizinhos. houve a descoberta entre o esterco do Ícone sagrado por um surdo-mudo que milagrosamente obteve cura graças à intervenção maternal de Maria Santíssima. Estamos no final do século XVII. Daquele momento em diante, esse lugar sagrado tornou-se um destino para peregrinações contínuas que também fluíam dos países vizinhos. houve a descoberta entre o esterco do Ícone sagrado por um surdo-mudo que milagrosamente obteve cura graças à intervenção maternal de Maria Santíssima. Estamos no final do século XVII. Daquele momento em diante, esse lugar sagrado tornou-se um destino para peregrinações contínuas que também fluíam dos países vizinhos.
Quando em 1731 um violento terremoto, em várias ocasiões, causou a destruição, angústia e medo na cidade de Barletta e arredores, os fiéis recorreram com confiança filial para o Santuário rural de Sterpeto aos pés de Nossa Senhora, levando em procissão o ícone venerado desde o Santuário em Santa Maria Maggiore. De fato, suas orações foram atendidas e esse terrível flagelo cessou. Em 31 de Maio 1732, a Câmara Municipal, com a participação dos cidadãos e do clero, decidiu confiar a Nossa Senhora de Sterpeto, elegendo "primeiro e principal patrono de Barletta". Após esse evento prodigioso, "a imagem venerada de Sterpeto por vários anos foi em exposição na igreja de Santa Maria Maggiore".
(. Cento XVIII) em cima do retábulo do altar de mármore do santuário, quase sentir o patrocínio perpétua de Maria, foram escritas estas palavras da Escritura: "Protegam civitatem istam" (Is 37,35) "Eu estava vobis et em praesidium "(1 Cr 19, 12).
Desde aquela época, ele estabelece a tradição anual, ainda presente, para passar em procissão do campo para a cidade na imagem milagrosa de Nossa Senhora de Sterpeto, que param para todo o mês de maio na Catedral para receber homenagem e orações dos fiéis que, implacavelmente e dramaticamente, eles alternam a cada dia, de manhã cedo até tarde da noite.
Ao longo dos séculos, em circunstâncias de grande calamidade, a imagem mariana sagrada sempre permaneceu exposta na Catedral para a veneração dos fiéis que invocavam força, refúgio e conforto. Pense no trágico período das duas Grandes Guerras da primeira metade do século XX.
Desde 1933 (eles chegaram em uma forma estável em 1935) os beneditinos monges cistercienses de Casamari eram guardiões do Santuário. Na sua partida, em 1950, os cânones de Santa Maria alternaram-se novamente até 1951, quando os Oblatos de San Giuseppe di Asti assumiram definitivamente, dando vida e entusiasmo ao local de culto que em 4 de setembro de 1977 viu a dedicação. do novo Santuário, construído ao lado do antigo.
Em 1949, o vigário geral da Arquidiocese Nazarena de Barletta, o servo de Deus, dom. Angelo Raffaele Dimiccoli (grande devoto da Virgem Maria), juntamente com o zumbido Catedral capítulo de Mariano sobre a restauração Ícone, distorcidas em suas linhas originais para a sobreposição de repintura, tintas e fumaça vela das lâmpadas. A imagem restaurada foi solenemente coroada em 1961 por cartão. Alfredo Ottaviani. Uma segunda restauração foi realizada em 1978 pela Superintendência de Belas Artes de Bari.
A Madonna do Sterpeto é padroeira com Saint Ruggero bispo da cidade de Barletta e co-patrono da Arquidiocese de Trani-Barletta-Bisceglie. Celebra-se liturgicamente no dia 8 de maio, enquanto a festa patronal está marcada para o segundo domingo de julho. Os fiéis de Margherita di Savoia, de Trinitapoli e de San Ferdinando di Puglia também lhes dão veneração e afeição.


VIRGEM MARIA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA




Cussanio, uma pequena aldeia agrícola, a três quilômetros da cidade de Fossano, abriga o Santuário dedicado a Maria, Mãe da Divina Providência. Sua história remonta ao início dos anos 1500.
No campo fértil que rodeia as poucas casas, é comum pastar o seu pequeno rebanho a vacina Bartolomeo Coppa, audioleso.
Um dia em maio de 1521 (a tradição fixa em 8 de maio), a Madona aparece para ele na forma de uma Senhora vestida de branco, com um manto azul. Primeiro de tudo, a Senhora milagrosamente restaura o uso de fala e audição para Bartolomeu, e então confia-lhe a tarefa de convidar, em seu nome, os habitantes de Fossano a mudar suas vidas, a fazer penitência de seus pecados, para evitar os castigos do Senhor.
O povo Fossanês fica espantado ao ouvir Bartolomeo falar corretamente, de repente curado, mas eles zombam dele e de sua mensagem. Decepcionado por sua missão fracassada, Bartolomeo volta a pastar o rebanho, mas três dias depois, cansado adormece e em um sonho a Madona aparece novamente vestida, desta vez, em vermelho com um grande manto azul nos ombros. Encorajou-o a renovar sua mensagem aos Fossaneses e, vendo-o com fome, ofereceu-lhe três pães.
Acordando, Bartolomeo percebe que nem tudo foi um sonho; na verdade, ao lado da bolsa, há três pães unidos, semelhantes aos que a Dama lhe dera no sonho.
Reforçado pelo extraordinário acontecimento que lhe aconteceu, Bartolomeo volta a repetir com coragem a admoestação aos seus concidadãos que, mais uma vez, não se manifestam.

Para o peixe

No outono do mesmo ano, uma terrível praga se espalha por todo o território, trazendo consigo não menos de três mil vítimas. Os habitantes da área lembram-se então das palavras de Nossa Senhora que as incitou a mudar suas vidas e a fazer penitência de seus pecados. Começam as procissões penitenciais no local das aparições, e é construído nos anos seguintes, uma pequena igreja em memória do "milagre Cussanio". Bartholomew, nos anos restantes de sua longa vida é geralmente em torno da cidade e vestida em um azul campanhas túnica, com o ombro um lenço igualmente azul na memória de Nossa Senhora tinha aparecido com o manto azul.

Reconhecimento das aparições


Em 1593, o primeiro bispo da nova diocese erigida em Fossano, Monsenhor Camillo Daddeo, visitou a igreja, encontrou-a em condições muito precárias e encomendou restaurações adequadas. Alguns anos depois, o bispo inicia o processo apostólico para verificar a autenticidade das aparições da Madona.
O julgamento dura de 1604 a 1609 e, felizmente, as testemunhas que conheceram Bartolomeo Coppa ainda podem ser ouvidas, ouvem-no contar os fatos que ele viveu, pessoas doentes que haviam comido pão desse tipo e foram surpreendentemente curadas. Uma cópia manuscrita das testemunhas do julgamento é mantida no arquivo histórico da cidade de Fossano.
A pequena Igreja de Cussanio é confiada aos Padres Agostinianos da Congregação de Gênova, que imediatamente se comprometem a construir, com a ajuda do generoso Fossanesi, o Santuário com um convento adjacente. A devoção à Madonna de Cussanio se espalhou rapidamente, pelos Agostinianos, não só no território de Fossano, mas também na vasta área dos vales alpinos da área de Cuneo, da área de Saluzzo e na planície em direção a Racconigi e Bra.
Os acontecimentos históricos trazem, para o Santuário, momentos gloriosos e períodos de decadência. A Revolução Francesa, com Napoleão, em 1802, suprime as corporações religiosas. Os padres agostinianos são secularizados e expulsos, o Santuário e o Convento são confiscados. Em 1866, as leis Siccardi do governo italiano expropriaram os bens do Santuário, e o convento foi ocupado pelo Escritório de Propriedade do Estado.

O renascimento pelo bispo Manacorda

Em 10 de março 1872, é a entrada solene na Diocese de Fossano Bispo Mons. Emiliano Manacorda, muito querido Papa Pio IX e grande amigo de Dom Bosco. Ele foi o mais cedo possível Cussanio, o bispo está ciente do estado lastimável e miséria em que caiu o Convento construído dois séculos antes pelos Padres Agostinianos, o abandono da igreja rural reduzido para apenas paredes, coberto ruínas de solidão. O Convento, confiscados pelo Estado, tornou-se palha e armazenamento de ferramentas agrícolas, que está prestes a ser vendido.
Diz-se que ele deve se tornar um hospital militar ou psiquiátrico.
O jovem bispo compromete-se imediatamente a tornar Cussanio, mais uma vez, o centro da devoção mariana, de fato, um farol de amor a Maria para a Diocese e além. Em vão, os pedidos de retorno do Convento à Obra dos Exercícios Espirituais e ao Seminário, cita com coragem o Estado que o ocupou ilegalmente.
Mas as dificuldades legais se multiplicam e são prolongadas ao longo de 1873.
Um dia, mais aflito do que nunca no fundo do meu coração, olhando para a imagem de Nossa Senhora pendurada na parede de seu escritório, inspirada, Monsenhor Manacorda exclama:
«Virgem SS, confio-te estas causas; deixe-me superar estas brigas e eu farei a sua casa em Cussanio melhor, na verdade eu juro a você que eu farei a você uma adoração especial lá sob o título de Mãe da Divina Providência ...; que se você deixar o trabalho dos ímpios, não apenas o convento não existirá, mas a sua casa também estará deserta. "
Com tanta confiança e uma promessa tão solene, Nossa Senhora do Céu terá um sorriso de complacência! A disputa teve um início favorável e em 1874 o Convento retornou à Obra dos Exercícios Espirituais e ao Seminário. O bispo prepara-se imediatamente, com gratidão, para o trabalho de restauração das estruturas materiais, mas sobretudo para a difusão da devoção à Madonna entre os diocesanos e devotos de Cussanio.
Em sua pregação ardente e piedosa ainda não cessa de falar sobre as predileções da Madonna para seu fiel, e seus três atos de cuidado maternal: a palavra para o mudo, a fome, o lembrete salutar de conversão sinteticamente definido na bela e uma foto dedicada de Claret, colocada no altar central do Santuário.

NOSSA SENHORA DE LUJAN



Um mundo de privilegiados e um mundo de excluídos. Uma riqueza mal distribuída. Um progresso que não coincide com o desenvolvimento humano. A capital argentina, chamada de "polvo", tem quatro milhões de cidadãos. Mas se considerarmos a grande Buenos Aires, composta de 17 distritos, com dez milhões de habitantes distribuídos em nove dioceses, que é uma com o centro megalopolitano, sua população é um quarto de todo o país.
E é na fronteira com a grande Buenos Aires, a 67 km ao longo da estrada e para Castro Barros em '' Autopista 25 de Mayo "que conecta todos '' Autopista del Oeste" que você começa a Luján. Na Basílica do estilo gótico francês de Nossa Senhora de Luján. Por 25 anos "em 8 de maio, o dia do festival, atrai mais de um milhão de jovens. Andam cerca de 200 quilômetros a pé ", conta-me no carro a irmã Maria Isabel Sancho, de origem espanhola. Mas eles não são os únicos. Também a partir de Madrid, uma cidade de 10.000 habitantes na Pampa argentina, rodeado por prados com pastando nos rebanhos selvagens de gado e cavalos, os "gaúchos", tutores cavalo dos rebanhos no estado selvagem, eles vão a cavalo para o santuário, que é de 500 km. Uma viagem de 10 dias, com pernoites em aldeias passando e convidados dos habitantes locais.
A jornada com a Irmã Isabel dá uma reviravolta interessante e se torna instrutiva. Atravessamos a área central de Buenos Aires, que corre ao longo do Rio de la Plata, onde naturalmente se concentra em serviços públicos complexos: bancos, escritórios nacionais e municipais, universidades, tribunais, empresas. Depois, percorremos bairros com muitas faces diferentes: grandes edifícios com muitos andares e apartamentos; áreas de moradias familiares muito caras; e inevitáveis ​​villas de emergencia, muito pobres e sem serviços básicos.
Na capital federal, o engarrafamento rodoviário é em casa. Finalmente estamos no pedágio. Para preencher o tempo, Irmã Isabel diz-me alguns dados sobre a população diocesano "cerca de 3,716,000 habitantes, distribuídos por 202 quilômetros quadrados, que recebe mais de 3,420,000 católicos em 180 paróquias servidas por 180 sacerdotes assistidos por 363 sacerdotes religiosos e 2.088 freiras" . Se a matemática não é uma opinião, isso significa que todo pastor é responsável pelo cuidado pastoral de 19.000 fiéis.
"As paróquias estão agrupadas em vinte decanatos e quatro vicariatos locais, cada um liderado por um bispo auxiliar. Os vicariatos setoriais para o cuidado pastoral, a juventude e a educação são abordados pelos vicariatos locais. A instituição de várias áreas pastorais como a liturgia, a espiritualidade, a família, a cultura, a solidariedade ... visa uma evangelização que alcance, na medida do possível, todo o bonairense. Sentimos a necessidade de uma pastoral geral "conclui Ir. Isabel.
À medida que passamos pela cidade de Moron, Moreno e General Rodríguez, um nicho com a imagem de Luján NS e sinais "Rio Lujan" desliza sua irmã Isabel falar sobre o que aconteceu nesse caminho, já em 15 de junho de 1536. Quando o sobrinho de Dom Pedro de Mendoza, capitão Pedro Luján, foi morto pelos índios. Somente em 1638 este distrito tornou-se um lugar de trânsito para o comércio, graças à construção da nova estrada que levou a Córdoba. Isso favoreceu o trânsito para as caravanas e o comércio entre os espanhóis do Prata e os portugueses do Brasil, ambos súditos da mesma coroa.
Em uma dessas trocas, o Português, Don Antonio de Ferias AEA, proprietário de uma fazenda na vila de Sumampa, a jurisdição de Córdoba del Tucumán, perguntou a seu amigo marinheiro Juan que levaria o Brasil a uma imagem da Imaculada Conceição ergue uma capela.
A irmã Isabel, ao contar, parece ver, como num filme, os acontecimentos da época. E como um bom "roteirista", ele contorna a trilha de mulas, agora a estrada, que os historiadores apontam como lugares do evento prodigioso. Nós apoiamos em uma fazenda. E ele começa a falar de novo. Segundo Monsenhor Presas, o pedido da imagem remonta a 1629. Quando Juan se preparava para partir para Pernambuco, Brasil. É provável que a estátua tenha sido comprada lá. Só que quando chegou ao porto de Buenos Aires a estátua foi duplicada. Estas eram duas figuras de terracota, bem guardados em duas caixas de madeira: uma retratando a Imaculada Conceição e da Virgem que atualmente é venerada no Santuário de Luján; o outro representou a Mãe de Deus, depois mudou-se para Córdoba. O segundo reconhece o típico estilo artesanal do Brasil. A primeira diz que em 1630 São Paulo enviou muitas estátuas da Virgem no Brasil. De fato, o navio com Juan retorna a Buenos Aires em 23 de março de 1630 ". No porto, "as duas caixas são carregadas em uma das caravanas que se dirigem para Viejo e Córdoba. É o mês de maio. A caravana, depois de dois dias de caminhada, pára no Rio Luján para passar a noite ".
Irmã Isabel me mostra o lugar que hoje corresponde a Villa Rosa no distrito de Pilar, a 30 km da Basílica. Onde através da ponte sob a qual o fluxo de Luján flui você alcança o destino da peregrinação em 15 minutos. Apenas perto desta terra - continua a Irmã Isabel - "quando o sol saiu, o cocheiro da caravana releu os bois ao carro, empurrando-os para andar. Mas eles não deram um passo sequer, mesmo que fossem espancados. Eles pensaram em aliviar a carga. Eles levantaram as duas caixas. E os bois voltaram a andar. Eles colocaram as caixas de volta e os bois pararam. É óbvio que o obstáculo foram os cofres. Não havia mais provas: pegaram uma e a carroça parou, substituiu-a pela outra e os bois começaram a andar sem dificuldade. Nesse ponto, pediram a Juan pelo conteúdo das caixas. Assim, a estátua da Imaculada Conceição foi transportada para a fazenda Rosende. O outro partiu para Córdoba. O dono da fazenda se comprometeu a construir uma modesta capela, confiando sua guarda a um de seus servos, o pequeno Manuel Negro ".
Dentro de algumas horas a notícia decolou. Ele se espalhou rapidamente. E a capela se tornou um destino de devoção. "A estátua permaneceu lá por mais de 40 anos. Os assuntos econômicos, no entanto, sofreram perdas devido à negligência dos trabalhadores e ao fechamento da estrada para Córdoba. Como muitas vezes, nesse caminho, as represálias ocorreram por causa da Capela, porque as autoridades eclesiásticas não se expressaram sobre as maravilhas que a Virgem realizou. Apenas o negro Manuel manteve o culto vivo ".
Em 1671 Dona Ana de Matos, amante de outra fazenda, ainda perto do Rio Luján, pediu a Juan Oramas que lhe vendesse a estátua. Porque sua fazenda se apresentou como um lugar mais seguro e transitório. Isso aconteceu. Mas no dia seguinte, Dona Ana não encontrou a estátua em seu lugar. Ela voltou para a antiga capela. Ele contou o incidente às autoridades eclesiásticas. Eles foram para o local e em procissão a trouxeram de volta para a fazenda Matos. "Desta vez com a estátua havia também o homem negro Manuel. A estátua não se moveu de lá e nem mesmo Manuel se havia consagrado como escravo da Virgem. De fato, Rosenda o libertou ".
A história já está se esgotando. Irmã Isabel retoma a estrada porque quer concluir a história na Basílica. Esta basílica foi construída depois de ter construído uma segunda capela, concluída em 1685, na terra de Doña Ana. Desde que não foi grande o suficiente em 1754, as fundações do Templo foram estabelecidas. "Os reis da Espanha também ajudaram
no empreendimento", ressalta a irmã Isabel. Em dezembro de 1871, ocorreu a primeira peregrinação oficial. Em 8 de maio de 1887, a coroação de Nossa Senhora de Luján, concedida por Leão VIII. E no dia 15 de maio, a pedra fundamental foi colocada para a construção da basílica. Em 1890 as obras começaram. Enquanto isso, em 1893, Luján foi declarado cidade.
Aqui estou em frente à Basílica. Duas torres de 110 metros de altura ficam na minha frente. Enquanto isso, Ir. Isabel me sussurra uma última informação: em 1930, a Imaculada Conceição de Luján foi declarada Padroeira da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Hoje é um dia da semana. No entanto, somos muitos a rezar diante da pequena estátua que acolhe mais de quatro milhões de peregrinos todos os anos. E entre estes, este ano estou aqui também.



BONIFÁCIO, Santo

Em Auxerre, na Gália Lionense, hoje França, Santo ELÁDIO bispo. (388)

Do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. e Braga:

Bonifácio IV nascido em Valéria nos Abrusos, Itália, filho de JOÃO, médico, professou a vida monástica em São Sebastião de Roma. Sucedeu a BONIFÁCIO III em 607, depois duma vagatura de 10 meses.
 Vendo as boas disposições do imperador Focas a respeito dos pontífices romanos, pediu e obteve o reconhecimento oficial  do primado da Sé de Roma sobre a de Constantinopla. O mesmo Focas, com quem mantinha boas relações, cedeu-lhe o Panteão de Roma, construído por Marco Agripa, 27 anos antes de Cristo, refeito pelo Imperador Adriano e ainda restaurado depois. Escapara à demolição dos templos gentios pelos cristãos, e BONIFÁCIO consagrou-o ao culto em honra da Virgem Maria e de todos os mártires, a 13 de maio de 609. É o primeiro exemplo conhecido dum templo pagão transformado em Igreja.
Em 27 de fevereiro de 610, reuniu BONIFÁCIO em Roma um sínodo dos bispos da Itália, em que se tratou «da vida e do repouso dos monges». A presença de MELLIT, bispo de Londres, alargou o debate; 
(...)
(...)

BONIFÁCIO IV foi pontífice piedoso e empenhado na manutenção da disciplina. No seu tempo houve grande miséria em Roma, por causa da fome, da peste, e das inundações. Jerusalém caiu em poder dos Persas em 614. A 8 de Maio de 615, morria ele, recebendo sepultura debaixo do altar de São Tomé na antiga Basilica Vaticana.

BENTO II, Santo
Papa


BENTO romano de nascimento, esteve ligado ao serviço da Igreja desde anos muito juvenis. Aplicou-se de maneira especial ao estudo da sagrada Escritura e do canto eclesiástico: considerava esta última função como aprendizagem do que fazem os santos no céu.
(...)
O Papa trabalhou muito na conversão dos hereges, na reparaç
ão e ornamentação de edifícios materiais.
(...)
Morreu a 7 de maio de 685 e foi enterrado em São Pedro do Vaticano. O nome dele está ainda inscrito a 8 de maio mo Martirológio Romano.




FRANCISCA ULRICHA NISCH, Beata
Religiosa

Do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:


Entre aqueles que o Senhor distinguiu com especial amor , e que o mundo desconhece e despreza, há-de contar-se ULRICHA NISCH, Irmã da caridade da Santa Cruz de Ingenbohl. A sua vida decorreu obscura, humilde e ignorada do mundo. Mas deus, que exalta os humildes, permitiu que a fama das suas virtudes em breve se estendesse ao longe
Na homilia da beatificação referiu JOÃO PAULO ii: «Nela se cumpriram as condições das Bem-aventuranças do Evangelho nos 31 anos do seu peregrinar neste mundo. (...) 
(...) No fim da homilia JOÃO PAULO II  acrescentou ainda: ... Possuía um "coração puro", ao qual já na vida terrena se lhe tinha concedido "ver a Deus" na união mística. Uma oração contínua acompanhava o seu trabalho e o seu descanso . "Para ela tudo era oração", afirma um observador profundamente maravilhado».
(...)
A beatificação teve lugar no dia 1 de Novembro de 1987.
AAS 77 (1985) 335-8; 80 (1988) 7-11.



MARIA CATARINA DE SANTO AGOSTINHO, Beata

Religiosa

 Do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:



Nobre por origem o seu nome de familia era CATARINA SIMON DE LONGPRÉ. Nasceu em Saint-Sauveur-le-Vicomte, Normandia - França  a 3 de maio de 1632. Aos dois anos foi confiada aos cuidados dos avós maternos, que mantinham uma espécie de hospital. Ali a criança recebeu uma grande influência da parte de São JOÃO EUDES (1601-1680) e outros religiosos que frequentavam aquela Instituição.
Desde pequena ela dizia que queria ser religiosa. os dez anos inscreveu-se numa Confraternidade de caridade. Em 1642 num escrito assinado com  o próprio sangue, consagrou-se à Santissima Virgem. Talvez influenciada por São JOÃO EUDES no ano seguinte, fez três votos: tomar a Santissima Virgem como Mãe, não cometer nenhum pecado mortal e viver em castidade perpétua.
(...)
Procurou aprender a língua dos indígenas, a fim de poder ensinar-lhes o catecismo e encaminhá-los para Deus. O seu zelo e caridade não tinha limites. Humilde, simples, e alegre, palmilhou rapidamente o caminho da santidade. De facto, veio a falecer a 8 de Maio de 1668 vítima de grave enfermidade. Foi beatificada a 23 de Abril de 1989.
AAS 82 (1990) 652-5; L'OSS. ROM. 30.4.1989.


BONIFÁCIO IV, Santo



Em Roma, junto de São PEDRO, São BONIFÁCIO IV papa, que transformou em igreja o Panteão doado pelo imperador Foca e dedicou a Deus em honra da Virgem Santa Maria e de todos os Mártires e fomentou muito a vida monástica. (615)


MARTINHO, Santo


Em Saujon, no territorio de Saintes, Aquitânia hoje França, São MARTINHO presbítero e abade. (séc. VI)




BENTO II, Santo


Também junto de São Pedro, em Roma, São BENTO II papa, insigne pelo seu amor à pobreza, humildade, afabilidade, paciência e liberalidade. nas esmolas. (685)


METRÓNIO, Santo





Em Verona, na Venécia hoje no Véneto, Itália, São METRÓNIO eremita, que segundo a tradição, passou a vida em grande austeridade e penitência. (séc. VIII)


VIRO, Santo

Em Roermond, junto ao rio Mosa, no Brabante da Austrásia, hoje Holanda, São VIRO que, segundo a tradição, juntamente com os companheiros PLECHELMO e ODGERO desenvolveu um grande trabalho apostólico para evangelizar esta região. (700)


AMADO RONCÓNI, Beato


Em Saludécio, no Piceno, hoje na Emília-Romanha, Itália, o beato AMADO RONCÓNI venerável pela virtude da hospitalidade e assistência aos peregrinos. (séc. XIII)


ÂNGELO DE MASSÁCIO, Beato



No mosteiro de Santa Maria della Serra, Piceno, hoje nas Marcas, Itália, o beato ÂNGELO DE MASSÁCIO presbitero da Ordem Camaldulense e mártir, ariodoroso defensor da observância do domingo. (1458)


LUÍS RÁBATA, Beato


Em Randáccio, na Sicília, Itália, o beato LUÍS RÁBATA presbitero da Ordem dos Carmelitas fidelíssimo na observância da regra e admirável exemplo de caridade para com os inimigos. (1490)


MARIA CATARINA DE SANTO AGOSTINHO (Catarina Symon de Longprey), Beata


No Quebeque, Canadá, a beata MARIA CATARINA DE SANTO AGOSTINHO (Catarina Symon de Longprey) virgem das Irmãs Hospitaleiras da Misericórdia da Ordem de Santo Agostinho que, dedicada à assistência aos enfermos, resplandeceu pelo modo de os animar com  o conforto e o estímulo da esperança. (1668)


ULRICA (Francisca Nisch), Beata


Em Hegue, Baden, Alemanha, a Beata ULRICA (Francisca Nisch) virgem das Irmãs da Caridade de Santa Cruz, que nos trabalhos mais humildes principalmente como auxiliar de cozinha, sempre se comportou como incansável serva do Senhor. (1913)


ANTÓNIO BAJEWSKI, Beato


No campo de concentração de Auschwitz, Cracóvia, Polónia, o Beato ANTÓNIO BAJEWSKI presbitero da Ordem dos Fardes menores Conventuais e mártir, que, no tempo devastador da guerra, duramente maltratado pelos tormentos no cárcere, alcançou a glória do Senhor. (1941)



... E AINDA  ...



BERNARDINO DE BUSTIS, Beato


Venerato come beato, fin dal tempo della sua morte, avvenuta nel 1513, viene ricordato nei vari Martirologi francescani, sebbene il suo culto non abbia ancora ricevuto il riconoscimento ufficiale della Chiesa. 
Bernardino de’ Bustis, insigne teologo e predicatore francescano, nacque a Milano verso la metà del sec. XV, dalla nobile famiglia de’ Bustis o de’ Bust"


DOMINGOS DE SÃO PEDRO e PEDRO DE ALLOS, Beatos

  

Esempio di vita dedita tutta al Signore, i Beati Domenico di San Pietro e Pietro de Alos, mercedari redentori, vennero inviati in Africa per redimere, liberarono 187 schiavi dal duro giogo dei mori. Pieni di virtù e con una santa morte andarono in paradiso




JOÃO VICI DE TRONCONE, Beato


Il Beato Giovanni Vici da Stroncone (Terni), di cui ci è ignota la data di nascita, nel 1373 entra nell'Ordine Francescano dei Frati minori, e viene accolto nell’Eremo di Stroncone dal Beato Paoluccio Trinci da Foligno, padre del movimento dell’Osservanza. Questi frati zoccolanti propugnavano un ritorno alla semplicità della regola francescana primitiva. 
Uomo dotto e fecondo oratore, per purezza di vita ed efficace eloquenza, Giovanni fu da tutti rispettato ed amato, ricoprendo il ruolo di commissario generale, dal 1390, e di vicario, dal 1415, dei frati minori osservanti. La sua vita s’intreccia con quella del giovane Beato Antonio Vici da Stroncone


IDA ou ITA, Beata


Il nome “Ida” compare già nella mitologia greca, ove designa un monte dell’isola di Creta nel quale secondo il mito, Gea, la dea terra, avrebbe nascosto il piccolo Giove, per sottrarlo al padre Saturno, il tempo, vorace divoratore di ogni cosa ed addirittura dei propri figli. In realtà alla santa venerata oggi fu conferito il nome germanico “Itta”, che solamente in un secondo momento fu assimilato ad “Ida”. Itta apparteneva al popolo dei Franchi, che a quel tempo era ancora un popolo di rudi guerrieri.

MARIA TERESA DEMJANOVICH, Beata


Teresa Demjanovich nacque il 26 marzo 1901 a Bayonne, nello stato del New Jersey, ultima dei sette figli nati dal matrimonio tra Alexander Demjanovich e Johanna Suchy, immigrati dopo il matrimonio dalla Slovacchia dell’Est. In un testo autobiografico rinvenuto dopo la sua morte, ella affermò: «La nostra casa era governata dall’amore più che dalla paura». Descrivendo l’ambiente, proseguiva: «Alle pareti erano appese esclusivamente immagini sacre” e «Luci votive erano accesa di fronte agli altarini e alle statue del Sacro Cuore, della Beata Vergine e di san Giuseppe». Suo padre lavorò inizialmente come calzolaio, poi come operaio in una raffineria

ODGERO, Santo

San Wirone o Wiro era originario dell’Irlanda, alcuni dicono della Scozia e verso la fine del secolo VII partì dalla sua patria, come missionario vescovo, per la Bassa Mosa (Olanda), insieme al vescovo missionario s. Plechelmo e del diacono s. Odgero per evangelizzare i Frisoni, popolazione di stirpe germanica, abitante nella Frisia olandese.

PIETRO PETRONI, Beato




Nato a Siena nel 1311. In gioventù aveva curato gli infermi e persino i lebbrosi della sua città, prima di entrare, diciassettenne, nella Certosa di Maggiano contro la volontà dei suoi genitori nel 1328. Durante la sua vita Pietro ebbe numerose visioni mistiche e compiva miracoli, o almeno questi venivano attribuiti alla sua intercessione da parte dei fedeli. Ciò gli procurava grande celebrità e venerazione, con tutti i clamori che ne conseguivano. 

RAIMUNDO DE TOLOSA, Bdeato




Figlio del conte de Montfort e cugino del Beato Giorgio da Lauria, il Beato Raimondo da Tolosa di Francia, passando per la Spagna fece visita al santuario di Montserrat e qui davanti alla Vergine Santa decise di entrare nell’Ordine Mercedario. Prese l’abito nel convento di Sant’Eulalia in Barcellona ed in breve tempo si sparse la notizia che il giovane conte si era fatto religioso. Appena saputo ciò, il ventiquattrenne Beato Giorgio lo raggiunse e vani furono tutti i suoi tentativi minacciosi per fare uscire il cugino dalla vita religiosa. Fu zelante predicatore e virtuoso pieno di meriti, nel 1335 Papa Benedetto XII° lo nomina cardinale Prete di Santa Romana Chiesa del titolo di Santo Stefano in Monte Clelio, lavorò instancabilmente per la redenzione degli schiavi e convertì molti giudei a Cristo che tanto rifulse nell’Ordine. Avvertito divinamente della sua morte, in pace si addormentò nel Signore. L’Ordine lo festeggia l’8 maggio




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Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto





Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

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Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las





MÊS DE MAIO MARIANO E DO ROSÁRIO


Por ser este mês de Maio

o Mês MARIANO

Vou aqui publicar todos os dias esta Imagem 

António Fonseca


Blogue: 

 SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com


ANTÓNIO FONSECA

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...