quarta-feira, 20 de junho de 2018

Nº 3 5 1 1 - SÉRIE DE 2018 - 171 - SANTOS DE CADA DIA - 20 DE JUNHO DE 2018 - 11º ANO

Caros Amigos




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Abril-2018


Nº 3 5 1 1



Série - 2018 - (nº 1 7 1)


20 de JUNHO de 2018


SANTOS DE CADA DIA

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



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Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

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SANCHA, TERESA e MAFALDA, Beatas

    

Beatas SANCHA e MAFALDA virgens e TERESA religiosa, filhas de Dom Sancho I, rei de Portugal, que desde a infância foram modelo de virtudes. SANCHA começou a levar vida monacal em Alenquer, consagrando-se generosamente ao serviço de Deus, e depois retirou-se para o mosteiro cisterciense de Celas, junto de Coimbra, onde morreu santamente no dia 13 de Março de 1229MAFALDA, após uma piedosa juventude, renunciando ao matrimónio que lhe foi proposto com o rei de Castela, tomou o hábito cisterciense no mosteiro de Arouca, do distrito de Aveiro, onde deu exemplo de vida perfeita, e aí morreu no dia 12 de Maio de 1256TERESA apesar da sua aspiração à vida claustral, foi dada em casamento ao rei de Leão; mas, reconhecida a nulidade do matrimónio, retirou-se para o mosteiro de Lorvão, do distrito de Coimbra, onde tomou o hábito cisterciense e santamente morreu no dia 17 de Junho de 1250(1229 - 1256 - 1250)




Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:


 Não era só nos mosteiros e conventos que se refugiava e florescia a santidade da nossa Idade Média. Também no palácio real, três filhas de Dom Sancho I (1154-1211) surgiram como três plantas eleitas de Deus que, bem fidalgamente, souberam ataviar-se com a riqueza e beleza das virtudes cristãs, para ficarem de exemplo aos reis e aos povos.
Nascidas e educadas na corte, chegaram mesmo, duas delas, a contrair matrimónio, com algum principe. Mas ainda assim, tais voltas deu a fortuna que vieram todas três a renunciar ao mundo, seus cómodos e enredos, para se consagrarem à perfeição religiosa. Nesta renúncia, a primeira foi a Beata SANCHA.

BEATA SANCHA (1180-1229)




Nascida em Coimbra, foi educada, como suas Irmãs, na piedade e austeridade dos bons tempos.
Animada pelo mais alto espírito de fé e zelo do serviço de Deus, logo que assegurou a posse da vila de Alenquer, que seu pai lhe legara, o seu primeiro cuidado foi fundar nas proximidades, na serra de Montejunto, um convento de Dominicanos; e outro de Franciscanos, na mesma vila, tudo pela sua devoção e especial protecção que dispensava de ordens mendicantes. Com igual zelo e devoção edificou também a igreja de Redondo.
Para si levanta o convento de celas, em Coimbra, onde toma o hábito de Cister, para levar, sob aquela Regra, uma vida de oração e austeridade até à morte, a 13 de Março de 1229.

BEATA TERESA (1177-1250)



Foi casada com o rei de Leão, de quem teve três filhos. Mas declarada por CELESTINO III, a nulidade daquele matrimónio, Dona TERESA regressa a Portugal e recolhe-se no mosteiro de Lorvão, onde toma o hábito cisterciense. depois de restaurar o velho cenóbio e agregar a si outras companheiras, Refugiou-se assim na paz do Claustro  contra as próximas calamidades da guerra. Originou-se esta das exigências do rei de Leão Afonso IX, apoiando-se em direitos dum matrimónio desfeito, mais dos litígios dos herdeiros sobre direitos da consequente sucessão. E como se tudo isto não bastasse, vêm, afligir-lhe ainda os últimos anos as contendas dos seus sobrinhos, Dom Sancho II e Dom Afonso III.
Nada , porém, diminui, antes torna mais misteriosa a sua piedade com Deus e contínua caridade com os humildes e protegidos.

BEATA MAFALDA (1195-1256)






Foi também casada, neste caso com Henrique I de Castela. Na menoridade dele, cuja morte deixou livre Dona MAFALDA, esta, preferindo também as tudo o recolhimento e vida do claustro, adaptou, para a ordem de Cister, o convento beneditino de Arouca, onde se consagrou ao serviço de Deus para todo o resto da sua vida.
IO culto de Deus e da virtude, e a continua solicitude de bem-fazer são todo o seu empenho e serão o destino de todos os seus bens, cuja distribuição testamentária atinge os mosteiros de Arouca, Tuías, Santo Tirso, Paço de Sousa, Vila Boa do Bispo e Alcobaça, mais as ordens do Templo, Hospital e Avis, Dominicanos do Porto e as sés do Porto e de Lamego.
Com tantas obras de piedade e misericórdia, a sua memória, como a de sus santas irmãs, ficou abençoada pela devoção dos fiéis,. com culto desde tempos imemoriais, que veio a ser reconhecido por PIO VI em Março de 1792. Tinham sido beatificadas as três por CLEMENTE XI, em 1705.




FRANCISCO PACHECO, JOÃO BAPTISTA ZOLA, BALTASAR TORRES, PEDRO RINSEI, VICENTE KAUN, JOÃO KISÁKU, PAULO KINZUKE, MIGUEL ROSO e GASPAR SADAMÁTSU e + companheiros, Beatos

  


Em Nagasaki - Japão, os beatos mártires FRANCISCO PACHECOpresbitero e 8 companheiros BALTASAR DE TORRES e JOÃO BAPTISTA ZOLA presbíteros; PEDRO RINSEI, VICENTE KAUN, JOÃO KISÁKU, PAULO KINZUKE, MIGUEL ROSO e GASPAR SADAMÁTSU religiosos. da Companhia de Jesus, que foram queimados vivos em ódio à fé cristã. (1626)


Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O,. de Braga:

Oriundo de família nobre, nasceu em Ponte de Lima, em 1565. Foi sobrinho, por sua mãe, do Padre DIOGO DE MESQUITA, martirizado no Japão. Com, tal exemplo em casa e ouvindo contar, desde pequeno, as pregações e perseguições pela Fé no Japão, de tal modo se entusiasmou que fez voto de ser mártir quando contava apenas dez anos. Embora precoce e, a o parecer extravagante, a ideia desenvolveu-se e frutificou numa vocação à Companhia de jesus, na qual entrou em Coimbra, aos vinte anos.
Em 1592 partia para o Oriente, indo cursar a teologia e ordenar-se em Goa, até conseguir entrar no Japão, em 1604. Depois dum regresso temporário a Macau, com o reitor do Colégio, entrou novamente no país nipónico em 1612. Desempenhou então as funções de Vigário-Geral, na ausência do bispo Dom Luís Cerqueira, S. J., até 1614, quando irrompeu a perseguição de Daifusama e se viu forçado a retirar-se de novo para Macau.
Regressa definitivamente ao Japão, disfarçado de mercador, em 1615, para ser de novo Vigário-Geral do Bispado e, desde 1621, Superior provincial dos jesuítas. Para maior facilidade de comunicações com os missionários e suas cristandades, fixou o Padre FRANCISCO PACHECO o seu esconderijo em Arima, próximo do mar. Mas descoberto e denunciado por um cristão renegado, foi levado preso para Nagasaki, onde foi lançado a uma fogueira, a 20 de Junho de 1626, juntamente com os padres jesuítas JOÃO BAPTISTA ZOLA, italiano, e o espanhol BALTASAR TORRES, alguns Irmãos Jesuítas, quatro catequistas e três famílias japonesas, acusadas de terem dado hospedagem aos missionários. Destas fazia parte um menino, chamado LUÍS. Todos vieram a ser beatificados por PIO IX, em 1867.
Para conservar a memória e avivar a devoção ao Beato FRANCISCO PACHECO foi inaugurada uma estátua sua na igreja matriz de Ponte de Lima e reeditada a sua biografia em 1938.
Em louvor deste ilustre martírio, escreveu o Padre BARTOLOMEU PEREIRA o poema em verso heroico latino «Paciécidos libri duôdecimo», Coimbra 1640.
(...) (...)





GEMA, Santa


Segundo o Martirológio português, tratar-se-á de uma mártir provavelmente lusitana, de época incerta, cujas relíquias, ao que se diz, forma levadas para a Alvérnia, primeiro, e, depois transferidas para Saintonge: 20 de Junho indica a data da trasladação; o local tomou o nome de Santa GEMA.
Em 1063, o duque da Aquitânia, Guido-Godofredo, estabeleceu nesse locla um priorado , vindo os monges de Chaise-Dieu (Haute-Loire - França).
Mais de quinze paróquias tomaram a Santa como orago no Sudoeste, no Centro e no Oeste.


METÓDIO, Santo

Comemoração de São METÓDIO bispo de Olimpo e mártir, que escreveu livros de exposição clara e harmoniosa e no final da perseguição do imperador Diocleciano foi coroado com o martírio. (312)


GOBANO, Santo

 

No território de Laon, na Nêustria, hoje França, São GOBANO presbitero que natural da Irlanda, foi discípulo de São FUSCO na Inglaterra e, por amor de Cristo partiu para a Gália, onde levou vida eremítica na floresta. (670)


JOÃO DE MATERASanto


No mosteiro de São Tiago de Fóggia, Apúlia, Itália, São JOÃO DE MATERA abade que, foi insigne pela sua austeridade e pela sua pregação ao povo e, na região de Gárgano, fundou a Congregação de Pulsano sob a observância da regra de São Bento. (1139)

MARGARIDA EBNER, Beata


No mosteiro de Medingen, na Baviera, Alemanha, a Beata MARGARIDA EBNER virgem da Ordem dos Pregadores que, sofrendo por Cristo muitas tribulações, teve uma vida santa, admirável aos olhos de todos e agradável a Deus e escreveu várias obras sobre a experiência mística. (1351).

DERMÍCIO O'HURLEYBeato



Em Dublin, na Irlanda, a paixão do beato DERMÍCIO O'HURLEY bispo e mártir jurista leigo que, por vontade do papa Gregório XIII foi nomeado bispo de Cashel. Durante o reinado de Isabel I, depois de sofrer interrogatórios e torturas durante vários meses, negando firmemente todas as calúnias, finalmente , diante do patíbulo levantado para ele em Hoggen Green, declarou publicamente que morria por causa da fé católica e pelo ministério episcopal. (1584)


MARGARIDA BALLSanta



Em Dublin, na Irlanda, a comemoração da beata MARGARIDA BALL mártir que, já viúva, por acolher em sua casa vári0os sacerdotes perseguidos , por denúncia de um dos filhos foi presa e, depois de vários géneros de torturas no cárcere, morreu septuagenária em dia incerto. (1584)


TOMÁS WHITBREAD e companheiros 
GUILHERME HARCOURT, JOÃO FENWICH, JOÃO GAVAN e ANTÓNIO TURNER,  Beatos

  

Em Londres, Inglaterra, os beatos mártires
TOMÁS WHITBREAD e companheiros 
GUILHERME HARCOURT, JOÃO FENWICH, JOÃO GAVAN e ANTÓNIO TURNERpresbíteros da Companhia de Jesus que, acusados falsamente de tomar parte numa conjura para assassinar o rei Carlos II, sofreram na praça de Tyburn o martírio pelo reino dos céus. (1679). (1535)


 ... E AINDA  ...


VIRGEM MARIA CONSOLADORA  
(LA CONSOLATA)



La devozione torinese verso la Consolata, Patrona dell’ Arcidiocesi, è certamente la più sentita oltre ad essere la più antica. Le origini sono remote, secondo la tradizione il protovescovo S. Massimo fu il costruttore di un’antica chiesa mariana proprio a ridosso delle mura cittadine, presso la torre angolare i cui resti sono ancora visibili. Simbolicamente allineato alle antiche mura, a prova della protezione, sorge oggi l’altare maggiore in cui è collocata la veneratissima effige. Originale è il titolo di “Consolata”, probabilmente un’antica storpiatura dialettale, “la Consolà”, del più consueto “Consolatrix afflictorum”. Per noi è bello pregare Maria meditando che Consolata da Dio è più che mai Consolatrice nostra.
Nella storia remota sull’origine del Santuario troviamo l’anziano Re Arduino di Ivrea che, ritiratosi nell’Abbazia di Fruttuaria, ebbe in sogno disposizione dalla Madonna, insieme a S. Benedetto e S. Maria Maddalena, di costruire tre chiese a lei dedicate: la Consolata, Belmonte nel Canavese e Crea nel Monferrato. Nel 1104 la Vergine apparve anche ad un cieco di Briancon, Giovanni Ravachio, a cui disse di recarsi a Torino dove, trovando un quadro che la rappresentava, avrebbe acquistato la vista. Il cieco ottenne ascolto solo dalla donna di servizio. Messosi in viaggio per un momento gli si aprirono gli occhi presso Pozzo Strada (oggi vi sorge la parrocchia dedicata alla Natività di Maria) e vide da lontano il campanile di S. Andrea (antico titolo del Santuario). Giunto finalmente alla meta, scavando, trovò l’immagine della Vergine e acquistò la sospirata vista. Probabilmente l’icona era stata nascosta durante l'imperversare dell’eresia del vescovo iconoclasta Claudio, affinché non fosse distrutta. Accorse il vescovo Mainardo, allora residente a Testona di Moncalieri, e la miracolosa immagine venne ricollocata con i dovuti onori. Quest’effige oggi non esiste più mentre vi è nella parte bassa del Santuario la cappella sotterranea detta “delle Grazie”. Il complesso abbaziale di S. Andrea era retto dai benedettini che vi avevano trovato rifugio dopo essere fuggiti dalla Novalesa a causa delle scorribande saracene. Della loro presenza ci restano il millenario imponente campanile in stile romanico-lombardo, opera del monaco-costruttore Bruningo, e le reliquie di S. Valerico Abate, collocate nell’altare a lui dedicato. Ai benedettini subentrarono poi i Cistercensi Riformati, detti Fogliensi.
Il quadro oggi venerato è invece dono del Cardinale Della Rovere (il costruttore del Duomo) ed è attribuito ad Antoniazzo Romano. Opera della fine del XV secolo si ispira alla Madonna del Popolo di Roma.
La devozione della città verso la Vergine fu sempre accompagnata a quella della Casa Regnante. I Savoia furono attenti ai vari interventi costruttivi facendo sì che vi lavorassero i migliori artisti al loro servizio. A Guarino Guarini si deve l’attuale impostazione dell’edificio, nato dalla trasformazione dell’antica chiesa di S. Andrea, mentre lo splendido altare maggiore è opera di Filippo Juvarra. Nel 1904 Carlo Ceppi, su commissione del Rettore Beato Giuseppe Allamano, aggiunse quattro cappelle laterali dando il definitivo assetto che si presenta assai originale e adatto al raccoglimento e alla preghiera. Colpisce inoltre la ricchezza di marmi e stucchi dorati.
La devozione della città verso la Vergine Consolata è rimasta costante nei secoli, il popolo con i suoi sovrani vi si raccoglieva in preghiera sia nelle occasioni felici, sia in quelle infauste: centinaia di ex-voto  lo testimoniano.
Tra i vari avvenimenti che videro la Consolata particolarmente invocata, ricordiamo l’assedio alla città da parte dei francesi nel 1706. Torino resistette eroicamente per mesi agli attacchi del forte esercito nemico. Autentico padre spirituale della città fu il già anziano Beato Sebastiano Valfrè, oratoriano, confidente del Duca, cappellano militare, sostegno morale del popolo e ispiratore del voto alla Madonna di Vittorio Amedeo II che si concretizzerà nella costruzione della Basilica di Superga sul colle più alto della città. Dalla clausura anche la carmelitana Beata Maria degli Angeli indicava Maria Bambina come liberatrice. Dopo l’eroico gesto di Pietro Micca la vittoria avvenne il 7 settembre, vigilia della festa della Natività di Maria. Decine di pilastrini con scolpita l’immagine della Consolata furono collocati lungo il campo di battaglia (l’attuale Borgo Vittoria). Una palla di cannone, rimasta conficcata vicino alla cupola, è ancora oggi visibile.
Nel 1835 durante l’epidemia di colera la municipalità fece un nuovo voto di cui il principale promotore fu il decurione Tancredi di Barolo, Servo di Dio. In ringraziamento per il limitato numero di vittime fu eretta all’esterno del Santuario una colonna con la statua della Vergine. In quegli anni un assiduo devoto fu Silvio Pellico, un semplice busto all’interno lo ricorda.
Nel 1852 lo scoppio della vicina polveriera di Borgo Dora vide Paolo Sacchi, novello Pietro Micca, scongiurare la tragedia. Il vicino ospedale del Cottolengo subì gravissimi danni, tra le macerie restò illesa un’immagine della Consolata e fortunosamente non si registrò alcuna vittima.
Anche durante le due guerre mondiali i torinesi si rivolsero alla loro Patrona: centinaia di spalline militari, croci di guerra, un’edicola all’esterno e una lapide all’interno ce lo ricordano.
Il Santuario fu meta di numerosi santi. L’elenco sarebbe lungo, ricordiamo S. Carlo Borromeo e S. Francesco di Sales, S. Giuseppe Benedetto Cottolengo, Don Bosco che portava qui i suoi ragazzi dal vicino Valdocco, S. Giuseppe Cafasso (qui sono venerate le sue spoglie), S. Leonardo Murialdo fuori dal portone faceva la questua per le sue opere, S. Ignazio da Santhià si raccoglieva lungamente in preghiera durante il suo giro in città prima di salire al Monte, il Beato Pier Giorgio Frassati vi sostava per la Messa prima di recarsi nelle soffitte dai poveri, S. Giuseppe Marello vi fu miracolato da ragazzo, la Beata Enrichetta Dominici del vicino Istituto S. Anna, il Venerabile Pio Brunone Lanteri fondatore degli Oblati di Maria Vergine che nell’800 ressero il Santuario.
Diversi istituti religiosi hanno preso il loro nome dalla Consolata: le Figlie della Consolata, le Suore di Maria SS. Consolatrice (dette le “Consolatine”), i Missionari e le Missionarie della Consolata. Questi ultimi due Istituti furono fondati dal Beato Giuseppe Allamano, nipote del Cafasso e Rettore del Santuario per 46 anni. Oggi questi suoi figli e figlie spirituali sono presenti negli angoli più remoti del pianeta. Nel 1906 S. Pio X conferì al Santuario il titolo di Basilica Minore.
La festa si celebra, preceduta dalla solenne novena, il 20 giugno. Al tramonto del sole la statua argentea viene condotta in processione per le vie del centro cittadino. Migliaia di fedeli la seguono preceduti da tutti i religiosi e le religiose della città, da tutte le confraternite e dalle associazioni cattoliche di volontariato.
Cuore pulsante della Diocesi il Santuario è un’oasi, in pieno centro cittadino, per temprare lo spirito. Le celebrazioni si susseguono quasi ininterrottamente tutti i giorni e numerosi sacerdoti sono sempre presenti per riconciliare con Dio chiunque lo desidera.


ELIAS (Eliada) de Ohren, Santa



Fu la quinta badessa del monastero di Ohren (Treviri) e morì verso il 750. Ne fanno memoria, al 16 luglio, il breviario dell'arcivescovo Balduino, i calendari di S. Irmino, di S. Massimino, del sec. XIV, e il Greven, negli Auctaria ad martyrologium Usuardi. Dai martirologi benedettini, fin dal Wion, Elia è commemorata al 20 giugno, data della morte. Nel monastero francescano di Ohren è venerata una reliquia del braccio

ETTORE ou HEITOR, Santo

Sappiamo che s. Ettore fu un martire al tempo di Diocleziano, probabilmente in Grecia, del resto non si trovano notizie nei testi più autorevoli, la sua festa è al 20 giugno, riportata in molti calendari, in alcune località è festeggiato il 23 dicembre.
La fortuna del nome, ancora oggi molto usato nel Nord Italia, specie in Lombardia e Trentino, più che al santo poco conosciuto, la si deve all’eroe omerico dell’Iliade, ucciso in una sfida a Troia da Achille, determinato a vendicare la morte dell’amico Patroclo, ucciso appunto da Ettore figlio di Priamo e strenuo difensore della città.
A diffondere ulteriormente il nome, contribuì l’ottocentesco popolare romanzo storico di Massimo d’Azeglio “Ettore Fieramosca”, condottiero di ventura, che guidò vittoriosamente la ‘Disfida di Barletta’ nel 1503 contro i cavalieri francesi.
Il nome deriva dal greco ‘Héktor’ latinizzato in Hèctor e significa ‘sostenitore’, ‘che trattiene fortemente’, ‘reggitore’ (del popolo).
E’ in uso anche il femminile Ettorina.



JOÃO GAVAN, Beato

 

Nel 1687 fu "scoperta" in Inghilterra la cosiddetta "Congiura di Oates", pretesa cospirazione di "papisti" per uccidere il re, esautorare il governo e sradicare la religione protestante, denunziata da Titus Oates. In questa provocazione furono coinvolte eminenti personalità cattoliche e tra queste anche Tommaso Whitebrand, provinciale dei Gesuiti, che fu giudicato il 13 giugno 1679. Con lui comparvero dinanzi al tribunale altri quattro gesuiti, cioè Guglielmo Harcout, Giovanni Fenwich, Antonio Turèner e Giovanni Gavan o Gawen. Quest'ultimo, nato a Londra, fu educato nel seminario di St. Omer, metitandosi per la sua bontà il soprannome di "Angelo" e poi, a venti anni, nel 1660, entrò nella Compagnia, completò i suoi studi a Liegi e a Roma e nel 1671 fu inviato in Inghilterra, dove per otto anni lavorò con zelo e profitto. Fu artestato in casa dell'ambasciatore imperiale e, dopo un rapido  processo, fu condannato a morte con i confratell

GUIBSECH DE CLUAIN-BAIRENN, Santo
I Mar­tirologi di Gorman e del Donegal commemorano questo santo il 20 giug. È il patrono di Cluain-Bairenn (Clonburren, contea di Roscommon) e po­trebbe esservi qualche connessione tra lui e Càirech Dergain, considerato fondatore di una comunità di monache a Cìuain-Bairenn
LUCANO ou LUGANO, Santo

E' chiamato "l'Apostolo delle Dolomiti" ed in queste montagne parecchie località portano il suo nome e varie chiese gli sono dedicate. Visse nella prima metà del sec. V ed essendo vescovo di Sabiona (ora Chiusa a dieci chilometri da Bressanone, dove piú tardi quella sede vescovile fu trasferita), durante una carestia, permise ai suoi fedeli l'uso dei latticini in Quaresima. Denunciato per questo al papa Celestino I (422432), fu invitato a Roma a scusarsi; i miracoli che lo accompagnarono durante il viaggio e la permanenza nella città, valsero piú d'ogni scusa.
Al suo ritorno i nemici (gli ariani?) lo costrinsero a lasciare di nuovo la sede. Si ritirò allora a vita eremitica nella Valle di Fiemme, ove si trovano il piccolo villaggio e la chiesuola a lui intitolati. Non sentendosi sicuro neanche là, oltrepassò le crode e scese verso la conca agordina, in quella che ancor oggi si chiama Valle di S. Lugano; si rifugiò in una caverna, il "Col di S. Lugano", donde non si allontanava che per evangelizzare e curare spiritualmente le genti della zona

LUIGI MATIENZO, Beato


Mercedario del convento di Logrono (Spagna), il Beato Luigi Matienzo, nell’anno 1579 a Tunisi in Africa, realizzò una numerosa redenzione di 220 schiavi, tra i quali vi era un gruppo di importanti cavalieri portoghesi, ragione per cui aumentò il costo della redenzione. Non avendo abbastanza beni per il pagamento rimase in pegno per tre anni chiuso in un tenebroso carcere soffrendo molti maltrattamenti fino a quando non fu riscattato. Ritornato in patria con nel cuore e sulla bocca sempre la passione di Cristo, morì santamente nel suo convento.
L’Ordine lo festeggia il 20 giugno

Essa racconta che Stefano patriarca di Aquileia, non riuscendo più a governare la troppo vasta diocesi e volendo venire incontro alle esigenze della popolazione, con l’appoggio dell’imperatore bizantino Giustino I, chiese nel 524 al papa Giovanni I di dare un vescovo proprio, alle principali città dell’Istria


MARTINO DE AGREDA, Beato




Inviato in redenzione nel 1280 da San Pietro de Amer, il Beato Martino de Agreda, liberò 129 schiavi in Andalusia (Spagna), ma ritornato in Pastiglia con i redenti finì in un’imboscata di briganti che lo spogliarono e disposero di vendere i redenti agli infedeli, quando per miracolo arrivarono i soldati del Re di Granada e li liberarono. Con una grande devozione alla Madonna della Mercede, la sua vita fu esemplare e le sue virtù lo condussero santamente in Paradiso.
L’Ordine lo festeggia il 20 giugn



BEATOS MÁRTIRES IRLANDESES

eIl 27 settembre 1992 papap Giovanni Paolo II beatificò diciassette martiri irlandesi uccisi dai protestanti tra il 1579 e il 1654. Naturalmente, l’elenco sarebbe molto lungo, dal momento che la persecuzione anticattolica nell’arcipelago britannico, dallo scisma di Enrico VIII in poi, provocò circa settantamila vittime.
Quando la pressione, coi secoli cambiò sistema, divenne puramente amministrativa e i cattolici, considerati cittadini di serie B, acquistarono la pienezza dei diritti solo nell’Ottocento. Per esempio, l’irlandese Oscar Wilde potè frequentare l’università perché, almeno ufficialmente , di religione anglicana (si convertì al cattolicesimo solo in punto di morte).
Anche le repressioni in Irlanda fecero migliaia di vittime, tanto che qualcuno ha parlato di genocidio, specialmente nell’epoca di Oliver Cromwell (1599-1658), ma quelli tra loro Chiesa chiama Servi di Dio (cioè, i proposti alla beatificazione per una vita cristianamente eroica o, nel nostro caso, un martirio documentato) erano quasi duecentosessanta


 PAULO XINSUKI, Beato

 Nella storia missionaria, la figura del catechista ha avuto sempre una valenza di primo piano, per la sua opera indispensabile, essendo anche nativo del luogo, a fianco del missionario che era perlopiù europeo; e tanti di loro hanno dato anche la vita, a conferma e difesa di quella fede, importata si dai missionari, ma diventata primaria nella loro esistenza.
Xinsuki fu uno di questi in Giappone; nacque a Usanda nel 1581, conosciuti i missionari abbracciò la fede cristiana prendendo il nome al battesimo di Paolo; divenne prima aiutante e poi catechista dei padri gesuiti Girolamo degli Angeli e Pietro Paolo Navarro, alla morte di quest’ultimo, proseguì il suo compito con il padre Francesco Paceco, speranzoso di essere ammesso nella Compagnia di Gesù.
Nel 1614 i bonzi sobillarono le autorità dell’epoca che scatenarono una persecuzione contro i missionari, anche chi li aiutava era passibile di morte.
Nel 1615 la persecuzione infierì nella zona di Nagasaki e in un rastrellamento di missionari, il 19 dicembre 1625 fu fatto prigioniero il padre Paceco e con lui altri suoi collaboratori, fra cui Xinsuki. Furono rinchiusi nell’orribile carcere di Scimibara, in celle strettissime ed umide e con un trattamento che non aveva niente di umano; durante questo periodo durato sei mesi, ebbe la gioia di essere accettato nella Compagnia di Gesù.
Nel giugno 1626 arrivò l’ordine del governatore di uccidere missionari e catechisti, perciò fu trasferito con una corda al collo e trascinato sotto scorta a Nagasaki, dove il 20 giugno 1626 subì il martirio, venendo bruciato vivo come tanti altri, così da formare una macabra illuminazione notturna sulle colline che circondavano la città; le sue ceneri vennero poi sparse in mare.
Fu beatificato il 7 luglio 1867 da papa Pio IX insieme ad altri 204 martiri in Giappone



miscelania 003

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Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto





Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

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Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las











MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

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Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las







Estádio do Dragão, um dos mais bonitos estádios de futebol.



ANTÓNIO FONSECA

terça-feira, 19 de junho de 2018

Nº 3 5 1 0 - SÉRIE DE 2018 - 170 - SANTOS DE CADA DIA - 19 DE JUNHO DE 2018 - 11º ANO

Caros Amigos




Foto do autor
Abril-2018


Nº 3 5 1 0



Série - 2018 - (nº 1 7 0)


19 de JUNHO de 2018


SANTOS DE CADA DIA

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
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E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



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ROMUALDO, Santo





São ROMUALDO anacoreta e pai dos monges Camaldulenses que, originário de Ravena, aspirando à vida e disciplina eremítica, percorreu a Itália durante vários anos, edificando pequenos mosteiros e promovendo por toda a parte com infatigável diligência a vida evangélica dos monges, a que terminou piedosamente os seus trabalhos no mosteiro de Val di Castro, no Piceno, actual região das Marcas, Itália. (1027) 

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:


 A festa deste ilustre reformador da vida anacorética no século XI, de tanta influência na história de Roma e do supremo Pontificado nos tempos de Otão, foi instituída por CLEMENTE VIII em 1597. No mosteiro de São Brás de Fabriano, Itália, ainda repousam as suas relíquias.
Teve juventude bastante estonteada e mesmo viciosa. Deus, porém, feriu-o com a sua graça, como a SAULO. Tinha ROMUALDO 20 anos. Impressionou-o profundamente a morte que o pai deu a um parente, lutando em duelo. O sangue do morto parecia-lhe ter caído sobre si, e , para fazer penitência e assegurar a própria salvação, fugiu para o mosteiro de Santo APOLINAR «in Classe», perto de Ravena. Mas buscava maior austeridade, por isso retirou-se, para Veneza, onde se colocou sob a direcção de um eremita chamado MARINO. depois transferiu-se para os Pirenéus, para São Miguel de Cuxá, onde o abade Guarin o pôs em contacto com os escritos dos santos Padres e com as obras de Cassiano.
Volta a Itália e começa, sobre penhascos e montanhas, as suas fundações; mais de 100 mosteiros, dos quais levaria legiões de santos até ao céu. Fonte Avellana, nas margens do Ceseno (992) é o primeiro elo dessa extensa cadeia.
(...)  (...)  (...)
Morreu a 19 de Junho de 1027. «Os seus filhos, diz São PEDRO DAMIÃO, encontraram-lhe o corpos estendido na cela como uma pérola celestial, que depois havia de ser colocada honrosamente no tesouro do rei supremo». A cinco anos da sua morte, em 1032, levantavam-lhe um altar sobre o sepulcro, ilustre por muitos prodígios. Representa-se São ROMUALDO no fundo duma escada pela qual sobem monges até ao céu.


GERVÁSIO e PROTÁSIO, Santos

GERVÁSIO e PROTÁSIO, Santos

Em Milão, na Ligúria, hoje na Lombardia, Itália, a comemoração dos santos GERVÁSIO e PROTÁSIO mártires, cujos corpos Santo AMBRÓSIO encontrou e trasladou neste dia com grande solenidade para a nova basílica por ele edificada. (386)



Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O,. de Braga:

Hoje o Martirológio Jerominiano anuncia: 
«Em Milão, nascimento para o céu dos santos GERVÁSIO e PROTÁSIOsendo cônsules Honório e Evódio»
Honório e Evódio foram cônsules em 386, e nesta época a perseguição cessara; de maneira que, embora apareça a fórmula «nascimento para o céu», que muitos antigos calendários omitem propositadamente, o 19 de Junho não é o aniversário do martírio dos ditos santos. O que se passou a 19 de Junho de 386 foi a descoberta, por Santo AMBRÓSIO, dos corpos dos dois mártires.
A notícia deste acontecimento foi-nos transmitida pelo próprio Santo AMBRÓSIO pelos seus biógrafo PAULINO e por Santo AGOSTINHO, que vivia em Milão nessa época.
(...)  (...) (...)
O culto dos santos GERVÁSIO e PROTÁSIO foi, portanto, honrado de maneira bastante pouco conforme com as regras ordinárias. Mas por meio de Santo AMBRÓSIO, bispo venerado em toda a cristandade, depressa se espalhou. Em Roma a 25ª e última igreja titular -fundada graças às liberalidades duma grande senhora,  VESTINA no pontificado do Papa INOCÊNCIO I (401-417) - recebeu como padroeiros, juntamente com São VITAL os santos GERVÁSIO e PROTÁSIO. O culto deles espalhou-se em seguida na Gália e em todo o Ocidente. dentro da lealdade, que ambos professavam, Santo AMBRÓSIO e Santo AGOSTINHO nada quiseram dizer da vida dos mártires, de que tudo ignoravam: mais tarde, atribuíram-se-lhes narrações mais ou menos edificantes , mas sem veracidade histórica. Também a narrativa sobre o encontro foi embelezada. Ao passo que Santo AMBRÓSIO escreve qe teve de ordenar os sossos, falou-se depois de corpos conservados sem corrupção.



DEUSDADO, Santo

  

Nos montes Vosgos, na Borgonha da Austrásia, hoje França. São DEUSDADO bispo de Nevers que, segundo consta, fundou um mosteiro no lugar mais tarde designado com o seu nome. (679)


QUILDOMARCA ou ILDEMARCA, Santa



No mosteiro de Fécamp, na Nêustria, hoje França, Santa QUILDOMARCA abadessa que acolheu benignamente e prestou assistência a São LEOGÁRIO mutilado por Ebroíno. (682)

LAMBERTO, Santo


Em Saragoça, na Hisnia hoje Espanha, São LAMBERTO mártir. (séc. VIII)

GERLANDOBeato



Em Caltagirona, na Sicília, Itália, a trasladação do Beato GERLANDO cavaleiro da Ordem de São João de Jerusalém, que se dedicou com toda a diligência e bondade ao auxílio das viúvas e das crianças órfãs. (1271)


JULIANA FALCONIÉRISanta



Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, Itália, Santa JULIANA FALCONIÉRI virgem que fundou a Ordem Terceira dos Servos de Maria, chamadas «Mantelatas» por causa do seu hábito religioso. (1341)

MIQUELINA, Beata



Em Pésaro, no Piceno, hoje nas Marcas, Itália, a Beata MIQUELINA viúva, que distribuiu pelos pobres todos os seus bens e, tomando o hábito da Ordem Terceira de São Francisco, passou o resto da sua vida como mendiga, com grande humildade e disciplina austera. (1356)

SEBASTIÃO NEWDIGATE, HUNFREDO MIDDLEMORE e GUILHERME EXMEW, Beatos

      

Em Londres, Inglaterra, os beatos mártires SEBASTIÃO NEWDIGATE, HUNFREDO MIDDLEMORE e GUILHERME EXMEW, presbíteros da Cartuxa desta cidade que, no reinado de Henrique VIII metidos no cárcere por perseverarem firmemente fiéis à Igreja de Cristo, passaram 17 dias presos a umas colunas com argolas de ferro, sempre de pé, até que, finalmente levados ao suplício da forca na Praça de Tyburn,  consumaram o martírio. (1535)


TOMÁS WOODHOUSE, Beato



Em Londres, Inglaterra, o Beato TOMÁS WOODHOUSE presbitero da Companhia de Jesus que, ordenado no tempo da rainha Maria a Católica, posteriormente, durante a perseguição da rainha Isabel I esteve mais de 12 anos preso por causa da fé, dedicando-se a reconciliar com a Igreja católica os companheiros de cativeiro, até que, enforcado no patíbulo de Tyburn, recebeu a coroa do martírio. (1573)


REMÍGIO ISORÉ e MODESTO ANDLAUER, Santos

   
Em Wuyi, Schenxian, no Hebei, China, os santos REMÍGIO ISORÉ e MODESTO ANDLAUER presbíteros da Companhia de Jesus e mártires, que na perseguição desencadeada pelos seguidores dos «Yihetuan» foram mortos enquanto oravam diante do altar. (1900)


HELENA AIELLO, Beata



Em Roma, a Beata HELENA AIELLO religiosa mística e fundadora da Congregação das Religiosas Mínimas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. (1961)




 ... E AINDA  ...


ABGAR V UKAMA (il Nero)Santo



Re di Edessa nell'Osroene dal 4 a. C. al 7 d. C. e, nuovamente, dal 13 al 50 d.C. Intorno a lui fiorì la leg­genda di una sua corrispondenza epistolare con Gesù. La prima notizia ci è data da Eusebio (Hist. eccl., I, 13, 5), che dice di aver notato negli archivi della corte reale di Edessa il testo siriaco di tale corrispondenza, di cui anche dà la fedele traduzione greca. Il re, avendo udito delle virtù miracolose di  Gesù, gli scrive di recarsi da lui per guarirlo da una malattia incurabile, forse la lebbra. Gesù gli risponde che gli è impossibile lasciare la Palestina, ma che dopo l'Ascensione uno dei suoi discepoli sarà inviato a Edessa e lo guarirà. E la narrazione continua dicendo come realmente Taddeo, uno dei settanta discepoli, giunge a Edessa, ridona la salute al re e evangelizza la città
ARNALDO DE LINIBÉRIO, Beato



Il beato Arnaldo de Liniberio fu il IV° priore del convento mercedario di Barcellona, come redentore liberò 156 schiavi in Marocco e 32 a Granada. Religioso pieno di benevolenza verso tutti, anche verso i mori; colmo di virtù e opere sante morì santamente nella pace del Signore e fu sepolto vicino all’altare della chiesa del suo convento in Barcellona.
L’Ordine lo festeggia il 19 giugno

BUENMERCATO DE FERRARA, Santo

Un linciaggio dell’epoca è alla base del culto del giovane chierico Buonmercato, egli viveva con il rettore della chiesa di S. Maria del Pino, già esistente nei pressi di S. Maria Nuova di Ferrara; quando successe che nel 1378, il rettore venisse derubato ed ucciso; la folla accorsa prese Buonmercato e lo interrogò sul nome dell'aggressore; ma il giovane chierico che non sapeva niente rispose: "Dio lo sa".
Fu preso a pugni e calci perché rivelasse il nome ed infine ritenuto colpevole, fu sgozzato. Morì perdonando e raccomandandosi a Dio il 19 giugno 1378


CÂNDIDA DE MILAZZO, Beata



Una antichissima ed ininterrotta tradizione milazzese ci consegna la figura di Candida, venerata con il titolo di Beata, il cui corpo si conserva presso il Santuario di San Francesco da Paola in Milazzo.
Giovane milazzese vissuta nel XV secolo, sarebbe stata una delle prime discepole di San Francesco da Paola, avendo avuto il privilegio di conoscere il Santo durante il suo soggiorno a Milazzo, protrattosi tra il 1464 e il 1468
DONATO DI ST-DIÈ, Santo



Sui monti Vosgi in Burgundia, nel territorio dell’odierna Francia, san Deodato, vescovo di Nevers, che si tramanda abbia fondato in questo luogo un monastero che prese poi il suo nome

LUPO e ADLEIDA, Santos
  

I santi Lupo e Adleida sono personaggi leggendari identificati con i genitori di Santa Grata di Bergamo. A Lupo è attribuita la qualifica di duca di Bergamo in un'epoca in cui tale carica non esisteva perché fu istituita soltanto con la conquista longobarda e probabilmente, se si tratta di un personaggio storico, è al periodo del regno longobardo che deve essere datato; è caratteristico delle incongruenze cronologiche che improntano la sua storia che nell'iconografia egli venga raffigurato con le insegne del Doge di Venezia. Anche il nome della sposa di Lupo, Adleida, è un nome germanico e rimanda chiaramente all'epoca longobarda. La leggenda vuole invece che i due coniugi si convertissero al cristianesimo nel secolo III ad opera della figlia Grata, che costruissero varie chiese tra cui quella di S. Salvatore e che addirittura fossero martiri. La loro memoria ricorreva un tempo il 19 giugno ma oggi non compaiono più nel calendario diocesano di Bergamo
MÁRTIRES MERCEDÁRIOS DE MAIORCA



 
Mentre navigavano verso l’Africa per redenzione, questi Santi mercedari di Maiorca (Spagna), furono presi dai piratimori, i quali vedendoli rimanere costanti nella professione della loro fede li gettarono in mare e trionfanti raggiunsero la corona dei martiri di Gesù Cristo.
L’Ordine li festeggia il 19 giugno


NAZÁRIO DE CAPODISTRIA, Santo

Il culto antichissimo tributato a Capodistria per il vescovo Nazario, ha portato a formulare un’altrettanto antica tradizione, anche se non documentabile.
Essa racconta che Stefano patriarca di Aquileia, non riuscendo più a governare la troppo vasta diocesi e volendo venire incontro alle esigenze della popolazione, con l’appoggio dell’imperatore bizantino Giustino I, chiese nel 524 al papa Giovanni I di dare un vescovo proprio, alle principali città dell’Istria



miscelania 003

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Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto





Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

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Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las











MARTIROLÓGIO ROMANO
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Estádio do Dragão, um dos mais bonitos estádios de futebol.



ANTÓNIO FONSECA

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...