quarta-feira, 9 de abril de 2014

Nº 1980 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - OS SALMOS - INTRODUÇÃO - 9 de ABRIL DE 2014

O ANTIGO TESTAMENTO
9 DE ABRIL DE 2014
Nº 1980 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 002
Mapa Antigo de ISRAEL
miscelania 124
Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 1980
»»»»»»9»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a Comunicação feita em título e verificando-se que retomei a publicação diária desta página sobre o Texto incluso na BÍBLIA SAGRADA – n’O ANTIGO TESTAMENTO, que venho publicando desde 12 de Novembro de 2012, há quase ano e meio, à razão de 1 ou 2 Capítulos por dia de todos os livros que o compõem (que são 42, como se sabe) e dos quais já consegui editar 22 (praticamente metade…).
Reconheço que é um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, de hoje a três dias de 74 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
A partir de agora, vou centralizar-me apenas na transcrição dos textos, deixando de mencionar as palavras que durante esse longo tempo, têm antecedido a mesma. Mencionarei apenas os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB
Faltando, pois publicar, os seguintes:
SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
Livro dos SALMOS
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB
 
LIVRO DOS SALMOS
 
 
 
INTRODUÇÃO
 
 

Dá-se o nome de Salmos aos Cânticos simultaneamente religiosos e patrióticos dos israelitas.

É muito provável que não fossem imediatamente exarados pelos autores que os compuseram, mas entregues à tradição oral. Teriam sido, assim, como se afirma dos poemas homéricos, cantados ou recitados por sucessivas gerações, alguns talvez durante largos séculos, antes de serem fixados por escrito.

Com o movimento de recolha e fixação, por escrito, das tradições israelitas, intensificado na Babilónia pelo profeta Ezequiel e pelos seus discípulos, e continuado após a restauração de Israel por várias gerações de escribas, foram-se formando diversas colecções de salmos, por fim reunidos num só volume com o nome de Livro dos Salmos. Algumas dessas colecções parciais podem ser mais antigas e datarem mesmo dos tempos de David ou, sobretudo , de Ezequias

Não se deve depreender do facto da transmissão, por tradição oral, que os salmos se alteraram ou desviaram do seu sentido primitivo, até serem exarados. Porque é tão tenaz e fiel a memória dos povos de tradição oral, como modernamente se tem verificado, que um  trecho transmitido, por reste meio, está menos sujeito a alterações substanciais do que o escrito.

O assunto da maior parte dos salmos é o louvor a Deus, da Sua grandeza e magnificência, da Sua bondade e misericórdia. São os salmos laudatórios.

Vêm, depois, os sofrimentos humanos na sua variadíssima gama; - dores físicas ou morais, doenças, velhice, abandono, calamidades públicas ou particulares, perseguições, ataques, opressão do inimigo. Uns são de carácter pessoal, porque se referem a casos particulares da vida do salmista, embora, mais tarde, tenham sido aplicados à situação de  todo o povo. Parecem ser estes os mais primitivos.

Outros revestem logo de início um carácter social, porque, já ao compô-los o salmista tinha em vista a colectividade.

Alguns são, sobretudo, deprecatórios, porque neles expõe o salmista os seus males e queixas, ou de todo o povo, pedindo socorro e remédio; outros, gratulatórios, porque se insiste no agradecimento de benefícios recebidos ou de preces atendidas. Começa o salmo, em geral, por um pedido e acaba no agradecimento, o que é natural; mas também há os que começam por agradecer e, por fim, terminam por pedir.

Merecem especial menção os salmos penitenciais, assim chamados porque têm por objectivo pedir perdão por pecados pessoais, ou do povo.

Quanto às suas características literárias, uns são lancinantes gritos de dor, ardentes súplicas, entusiásticos hinos de louvor, de um  lirismo extremo; outros, os salmos sapienciais, tranquilas meditações, espécie de elevações sobre as perfeições de Deus, a Sua lei, a Sua Providência e as misérias humanas. Com estes últimos se aparentam os salmos históricos que versam a história de Israel, para fazer ver a misericordiosa solicitude de Deus para com  o Seu povo e a tenaz rebeldia e ingratidão deste para com o seu carinhoso Benfeitor.

A maior parte, porém, reúne todas estas qualidades, e todos, embora em grau diferente, são verdadeiras jóias literárias, em nada desmerecendo  do que de mais perfeito  nos deixou a antiguidade  grega ou romana.

Entre todos têm para nós especial importância os chamados messiânicos, porque se referem ao futuro Messias, ao Seu reinado, ao Seu tempo, ao juízo que viria exercer, etc..

Há os que são literalmente messiânicos, quer se referiram directamente ao Messias, com o os salmos 2 e 109, quer sob o véu de uma alegoria, como salmo 44. Outros são típica e mediatamente messiânicos porque  literalmente se referem a David ou a qualquer outro personagem,mas, enquanto eram tipo ou figura do Messias vindouro. Alguns referem-se a um justo, a um servo de Deus indeterminado, ou ao povo de Israel no seu conjunto, mas só têm cabal aplicação referidos ao Justo e ao Servo de Deus por excelência, que é o Messias.

Os salmos dizem-se, em geral, de David. Não é que David seja o autor de todos eles. Alguns são atribuídos pelo próprio texto Sagrado  a Azaph, aos filhos de Coré, etc., e outros são simplesmente anónimos. Porém, quer sejam do Santo rei David, quer de outro menos nome ou até desconhecido, o principal autor dos salmos é o Espírito Santo. Foi Ele Quem actuou nos autores sagrados – quer disso tivessem consciência, quer não – levando-os a escrever tudo e só o que Lhe aprouve, deixando a cada um o seu estilo pessoal e a urdidura literária do assunto.



 


Primeiro texto de OS SALMOS
===============================================
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deveria  será  publicado em
9 de Abril de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...