quarta-feira, 4 de junho de 2014

Nº 2036 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DOS SALMOS - (89 "88") - 4 de Junho de 2014

O ANTIGO TESTAMENTO
4 DE JUNHO DE 2014
Nº 2036 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 002
Mapa Antigo de ISRAEL
miscelania 124
Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 2036
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a Comunicação feita em título e verificando-se que retomei a publicação diária desta página sobre o Texto incluso na BÍBLIA SAGRADA – n’O ANTIGO TESTAMENTO, que venho publicando desde 12 de Novembro de 2012, há quase ano e meio, à razão de 1 ou 2 Capítulos por dia de todos os livros que o compõem (que são 42, como se sabe) e dos quais já consegui editar 22 (praticamente metade…).
Reconheço que é um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, de hoje a três dias de 74 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
A partir de agora, vou centralizar-me apenas na transcrição dos textos, deixando de mencionar as palavras que durante esse longo tempo, têm antecedido a mesma. Mencionarei apenas os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB
Faltando, pois publicar, os seguintes:
SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
Livro dos SALMOS
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB
LIVRO DOS SALMOS
SALMO 89-88
As promessas de Deus ao ungido
Poema. De Etan Ezrahita


Hei-de cantar para sempre o amor do Senhor,
e hei-de anunciar a Sua lealdade pelas gerações.
Posso dizer bem alto: o Vosso amor está edificado por todo o sempre,
e a Vossa fidelidade alicerçada nos céus.
«Fiz uma aliança com o meu eleito,
jurei a David meu servo;
Estabeleço a tua linhagem para sempre,
estabeleço para ti um trono por todas as gerações».
Os céus celebram as Vossas maravilhas, Senhor,
 e a Vossa fidelidade nas assembleia dos santos.
Quem poderá nos céus com,parar-se ao Senhor,
quem, entre os filhos dos deuses, poderá igualar-Se-Lhe?
Deus e temível na assembleia dos santos,
grande e terrível sob quantos O rodeiam
Senhor, Deus dos exércitos, quem é como Vós?
Sois poderoso, ó Deus, e a Vossa fidelidade nos circunda!
Dominais a fúria dos mares,
as suas ondas revoltosas, sois Vós que as amansais.
Aplanastes a Raab como um cadáver,
com o Vosso braço poderoso dispersais os Vosso inimigos.
Vosso é o céu e Vossa é a terra,
o m undo e tudo o que ele contém, Vós é que o criastes.
Vós criastes o norte e o sul;
o Tabor e o Hermon exultam em Vosso nome.
O Vosso braço é poderoso,
robusta a Vossa mão, ao levantar-se a Vossa dextra.
A rectidão e a justiça são o fundamento do Vosso trono,
o amor e a fidelidade precedem a Vossa presença.
Feliz a nação que sabe louvar;
ó Senhor, na luz da Vossa face há-de caminhar;
 em Vosso nome rejubilam todo o dia,
na Vossa justiça se exaltam .
Vós sois, na verdade, o apanágio da suas forças ;
 pelo Vosso favor se exalta o nosso poder;
do Senhor é o nosso escudo,
e do santo de Israel é o nosso rei.
Outrora falastes em visão aos Vossos amados, e dissestes;
«Eu coloco o meu diadema sobre um herói
escolho entre o meu povo um eleito.
Encontrei David, meu servo,
e com óleo sagrado o ungi.
A minha mão será firme para ele,
e o meu braço torná-lo-á forte.
Não o há-de surpreender o inimigo
e o homem mau não o humilhará.
Abaterei diante dele os seus opressores,
ferirei os que o odeiam
 A minha fidelidade e o meu amor estão com  ele,
pelo meu nome crescerá o seu poder.
Estenderei até ao mara sua mão,
sobre os rios a sua dextra.
Ele invocar-me-á; Vós, meu pai,
o meu Deus e o rochedo da minha salvação
E eu o constituirei em primogénito,
o Altíssimo entre os reis da terra.
Eternamente lhe assegurarei o meu favor
e a minha aliança com ele será fiel
Estabelecerei para sempre a sua descendência
e o seu trono terá a duração dos céus.
Se os seus filhos abandonarem a minha Lei
e não seguirem segundo o meu direito.
Se violarem os meus preceitos
e não guardarem os Meus mandamentos,
então castigarei as suas rebeldias com a vara,
e as suas maldades com açoites.
Mas não lhes retirarei o Meu favor 
nem faltarei a Minha promessa
Não profanarei a Minha aliança
nem mudarei o dito os Meus lábios
Jurei uma vez pela Minha santidade
de forma alguma enganarei a David!
A sua descendência permanecerá eternamente
e o seu trono, como o sol, estará na Minha presença;
estará firme para sempre como alua
testemunho fiel nos espaços.
No entanto Vós rejeitastes e repelistes
e iraste-Vos contra o Vosso ungido
Renegastes a aliança com o Vosso servo
profanastes por terra a sua coroa.
Abristes brecha em todos os seus muros
convertestes os seus fortes em escombros
Todos os transeuntes o despojaram
escarneceram-no os seus vizinhos
Exaltastes a dextra dos seus inimigos
enchestes de gozo todos os seus adversários
Deixastes embotar o fio da sua espada
não o sustivestes na batalha.
Fizestes cessar o seu esplendor
derribastes por terra o seu trono.
Abreviastes os dias da sua juventude
e deixastes que se cobrisse de vergonha.
Até quando, Senhor, permanecerás escondido?
Permanecerás oculto para sempre?
Arderá a Vossa cólera igual ao fogo?
Lembrai-Vos de mim: como é breve a  minha existência
Para nada crisastes os filhos do homem?
Quem poderá viver sem que veja a morte
ou se possa escapar aos domínios do Shéol?
Onde estão Senhor, os Vossos favores de outrora?
que juraste a David na Vossa fidelidade?
Tende em conta,! Ámen! Senhor, os ultrajes contra o Vosso servo;
levo no peito os ultrajes de todas as grandes nações
que os Vossos inimigos infligiram, ó Senhor?
profanando as pegadas do Vosso Ungido
Bendito seja o Senhor para sempre
Ámen! Ámen!



Texto de OS SALMOS


===============================================
+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deveria  ser  publicado em

4 de Junho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...