domingo, 2 de maio de 2021

V DOMINGO DE PÁSCOA - LEITURAS - 2 DE MAIO DE 2021

                     V DOMINGO DE PÁSCOA



2 DE MAIO DE 2021



LEITURAS DOS ACTOS DOS APÓSTOLOS


Actos 9, 26-31


Naqueles dias, SAULO chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos o temiam, por não acreditarem que fosse discípulo. 

Então BARNABÉ tomou-o consigo, levou-o aos Apóstolos e contou-lhes como SAULO, no caminho, tinha visto o Senhor que lhe tinha falado, e como em Damasco tinha pregado com firmeza em nome de Jesus. 

A partir desse dia, SAULO ficou com eles em Jerusalém e falava com firmeza no nome do Senhor. 

Conversava e discutia também com os helenistas, mas estes procuravam dar-lhe a morte. 

Ao saberem disto, os irmãos levaram-no para Cesareia e fizeram-no seguir para Tarso. 

Entretanto, a Igreja gozava de paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e vivendo no temor do Senhor e ia crescendo com a assistência do Espírito Santo.


Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 21 - 22


REFRÃO


Eu Vos louvo, Senhor

na assembleia dos justos - (repete-se) ou

Eu Vos louvo, Senhor, 

no meio da multidão - (repete-se)



Cumprirei a minha promessa

na presença dos vossos fiéis.

Os pobres hão-de comer e serão saciados,

louvarão o Senhor os que O procuram;

vivam para sempre os seus corações.



Hão-de lembrar-se do Senhor e converter-se a Ele

todos os confins da terra;

e diante d'Ele virão prostrar-se

todas as famílias de nações.



Só a Ele hão-de adorar

todos os grandes do mundo

diante d'Ele se hão-de prostrar

todos os que descem ao pó da terra.



Para Ele viverá a minha alma,

há-de servi-l'O a minha descendência.

Falar-se-à do Senhor às gerações vindouras

e a sua justiça será revelada ao povo que há-de vir.

«Eis o que fez o Senhor».




LEITURA DA PRIMEIRA EPISTOLA DE SÃO JOÃO

Jo 3, 18-24


Meus filhos, não amemos com palavras e com a língua, mas com obras e em verdade.

Deste modo saberemos que somos da verdade e tranquilizaremos o nosso coração diante de Deus; porque, se o nosso coração nos acusar. Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas.

Caríssimos, se o coração não nos acusa, tenhamos confiança diante de Deus e receberemos d'Ele tudo o que Lhe pedirmos, porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que Lhe é agradável. 

É este o seu mandamento: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou. 

Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. 

E sabemos que permanece em nós pelo Espírito que nos concedeu.

.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEGUNDO SÃO JOÃO


Jo 15, 1-8


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor.

Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto.

Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei.

Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós.

Como o ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. 

Eu sou a videira, vós sois os ramos.

Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer.

Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. 

Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem.

Se permanecerdes em Mim me as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. 

A glória de meu Pai é que deis muito fruto.

Então vos tornareis meus discípulos».



Palavra da Salvação.


********************


ANTÓNIO FONSECA




Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...