domingo, 6 de junho de 2021

X DOMINGO DO TEMPO COMUM - LEITURAS - 6 DE JUNHO DE 2021

          


               X DOMINGO DO TEMPO COMUM


6 DE JUNHO DE 2021



LEITURA DO LIVRO DO GÉNESIS


Gen 3, 9-15


Depois de ADÃO ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o e disse-lhe:

«Onde estás?»

Ele respondeu:

«Ouvi o rumor dos vossos passos no jardim e, como estava  nu, tive medo e escondi-me».

«Terias tu comido dessa árvore, da qual te proibira comer?»

ADÃO respondeu:

«A mulher que me destes por companheira deu-me do fruto da árvore e eu comi».

O Senhor Deus perguntou à mulher:

«Que fizeste?»

E a mulher respondeu:

«A serpente enganou-me e eu comi».

Disse então o Senhor Deus à serpente:

«Por teres feito semelhante coisa, maldita sejas entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens. 

Hás-de rastejar e comer do pó da terra todos os dias da tua vida. 

Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. 

Esta há-de atingir-te na cabeça e tu a atingirás no calcanhar».



Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 32 - (33)


REFRÃO


No Senhor está a misericórdia e abundante redenção 


(Repete-se) 


No Senhor está a misericórdia e abundante redenção 

 



Do profundo abismo chamo por Vós, Senhor,

Senhor, escutai a minha voz.

Estejam os vossos ouvidos atentos

à voz da minha súplica 



Se tiverdes em conta os nossos pecados, 

Senhor, quem poderá salvar-se?

Mas em Vós está o perdão

para Vos servismo com reverência.



Eu confio no Senhor, 

a minha alma confia na sua palavra.

A minha alma espera pelo Senhor

mais do que as sentinelas pela aurora.


 

Porque no Senhor está a misericórdia

e com Ele abundante redenção

Ele há-de libertar Israel

de todas as suas faltas.



LEITURA DA SEGUNDA EPISTOLA DO 

APÓSTOLO SÃO PAULO aos Coríntios


2 Cor 4, 13-5,1

 

Irmãos:

Diz a Escritura:

«Acreditei; por isso falei».

Com este mesmo espírito de fé, também nós acreditamos, e por isso falamos, sabendo que Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos há-de ressuscitar com Jesus e nos levará convosco para junto d'Ele.

Tudo isto é por vossa causa, para que uma graça mais abundante multiplique as acções de graças de um maior número de cristãos para a glória de Deus.

Por isso, não desanimamos. 

Ainda que em nós o homem exterior se vá arruinnando, o homem interior vai-se renovando de dia para dia. Porque a ligeira aflição de um mmonento prepara-nos, para além de toda e qualquer medida, um peso eterno de glória. 

Não ollhamos para as coisas visiveis, olhamos para as invisiveis: as coisas visiveis são passageiras, ao passo que as invisiveis são eternas.

Bem sabemos que, se esta tenda, que é a nossa morada terrestre, for desfeita, recebemos nos Céus uma habitação eterna, que é obra de Deus e não é feita pela mão dos homens.



Palavra do Senhor.




EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEGUNDO SÃO MARCOS


Mc 3, 20-35


Naquele tempo, JESUS chegou a casa, com os seus discipiulos.

E de novo acorreu tanta gente, que eles nem sequer podiam comer.

Ao saberem disto, os parentes de Jesus puseram-se a caminho para O deter, pois diziam: 

«Está fora de Si».

Os escrbas que tinham descido de jesrusalém, diziam:

«Está possuído de Belzebu», e ainda: «É pelo chefe dos demónios que Ele expulsa os demónios».

Mas Jesus chamou-os e começou a falar-lhes em parábolas:

«Como pode Satanás expulsar Satanás? 

Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não,pode aguentar.se. 

E se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa não pode durar. 

Portanto,se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não pode subsistir, está perdido. 

Ninguém pode entrar em casa de um homem forte e roubar-lhe os bens, sem primeiro o amarrar: só então poderá saquear a casa. 

Em verdade vos digo: Tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e blasfémias que tiverem proferido; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão; será réu de pecado para sempre».

Referia-se aos que diziam: «Está possesso de um espirito impuro». 

Entretanto, chegaram sua Mãe e seus irmãos, que, ficando fora, O mandaram chamar. a multidão estava sentada em volta d'Ele, quando Lhe disseram: 

«Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura». 

Mas Jesus respondeu-lhes: 

«Quem é minha Mãe e meus irmãos?». 

E, olhando para aqueles que estavam à sua volta, disse: 

«Eis minha Mãe e meus irmãos. Quem  fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe».





Palavra da Salvação.


********************


ANTÓNIO FONSECA



6 DE JUNHO DE 2021





Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...