domingo, 8 de agosto de 2021

XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - LEITURAS - 8 DE AGOSTO DE 2021

 



               XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM


8 DE AGOSTO DE 2021



LEITURA PRIMEIRO DO LIVRO DOS REIS


1 Rs 19, 4-8

Naqueles dias, Elias entrou no deserto e andou o dia inteiro. 

Depois sentou-se diante de um junípero e, desejando a morte, exclamou: 

«Já basta, Senhor. Tirai-me a vida, porque não sou melhor que meus pais».

Deitou-se por terra e adormeceu à sombra do junípero. 

Nisto, um Anjo do Senhor tocou-lhe e disse-lhe: 

«Levanta-te e come». 

Ele olhou e viu à sua cabeceira um pão cozido sobre pedras quentes e uma bilha de água. 

Comeu e bebeu e tornou a deitar-se. 

O Anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-lhe e disse: 

«Levanta-te e come, porque ainda tens um longo caminho a percorrer». 

Ele levantou-se, comeu e bebeu. 

Depois, fortalecido com aquele alimento, caminhou durante quarenta dias e quarenta noites até ao monte de Deus, Horeb.


Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 33 - (34)


REFRÃO


Saboreai e vede como o Senhor é bom. 


(Repete-se) 


Saboreai e vede como o Senhor é bom.  

 



A toda a hora bendirei o Senhor, 

o seu louvor estará sempre na minha boca.

A minha alma gloria-se no Senhor, escutem e alegrem-se os humildes.

 



Enaltecei comigo o Senhor 

e exaltemos juntos o seu Nome. 

Procurei o Senhor e Ele atendeu-me

libertou-me de toda a ansiedade.




Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes, 

o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.

 Este pobre chamou e o Senhor o ouviu,

 salvou-o de todas as angústias.


O Anjo do Senhor protege os que O temem 

e defende-os dos perigos.

Saboreai e vede como o Senhor é bom,

feliz o homem que n'Ele se refugia.



LEITURA DA EPISTOLA DO 

APÓSTOLO SÃO PAULO aos Efésios


Ef 4, 30.5-2

 

Irmãos:

Não contristeis o Espírito Santo de Deus, que vos assinalou para o dia da redenção. 

Seja eliminado do meio de vós tudo o que é azedume, irritação, cólera, insulto, maledicências e toda a espécie de maldade. 

Sede bondosos e compassivos uns para com os outros e perdoai-vos mutuamente, como Deus também vos perdoou em Cristo. 

Sede imitadores de Deus como filhos muito amados. 

Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo, que nos amou e Se entregou por nós, oferecendo-Se como vítima agradável a Deus.


Palavra do Senhor.




EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEGUNDO SÃO JOÃO


Jo 6, 41-51


Naquele tempo, os judeus murmuravam de Jesus por Ele ter dito: 

«Eu sou o Pão que desceu do Céu». 

E diziam: 

«Não é ele Jesus, o filho de José? 

Não conhecemos o seu pai e a sua mãe? 

Como é que ele diz agora

"Eu desci do Céu". 

Jesus respondeu-lhes: 

«Não murmureis entre vós. 

Ninguém pode ir a Mim, se o Pai, que Me enviou, não o trouxer; e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. 

Está escrito no Livro dos Profetas

"Serão todos instruídos por Deus".

 Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino, vem a Mim

Não porque alguém tenha visto o Pai: 

só Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 

Em verdade, em verdade vos digo: 

Quem acredita tem a vida eterna. Eu sou o Pão da Vida. 

No deserto os vossos pais comeram, o maná e morreram. 

Mas este Pão é o que desce do Céu parta que não morra quem dele comer. 

Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu. 

Quem comer deste Pão viverá eternamente. 

E o Pão que Eu hei-de dar é a minha carne, 

que Eu darei pela vida do mundo»




Palavra da Salvação.


********************


ANTÓNIO FONSECA



DOMINGO - 8 DE AGOSTO DE 2021



Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...