Caros Amigos
Foi com grande satisfação
que iníciei em 7/11 o 15º ano da publicação diária
(SALVO ALGUMAS INTERRUPÇÕES INESPERADAS , já assinaladas oportunamente)
do blogue
SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
e que veio à luz em
7 de Novembro de 2006
Este é portanto o
Trigésimo Décimo Sexto Número
do 15º ano de publicação.
Devido a vários factores (principalmente: de idade - 81 anos - , falta de tempo e de disposição - "por vezes"),
vi-me forçado há algum tempo atrás, a reduzir a descrição dos textos referentes à história dos Santos e Beatos e, também, festividades que ocorrem diariamente.
Por isso e apenas quando me for possível fazê-lo,
algumas das biografias terão um pequeno excerto compilado através dos Livros abaixo descritos, das vidas dos Santos e Beatos que vou mencionando.
Todas as biografias podem ser consultadas através dos Livros indicados ou através das etiquetas do Blogue refentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
Desejo e espero que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 7 8 5
22 DE DEZEMBRO DE 2021
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 4 6)
1 5º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
FRANCISCA XAVIER CABRINI, Santa
Fundadora (18650-1917)
Em Chicago nos Estados Unidos da América do Norte, Santa FRANCISCA XAVIER CABRINI virgem que fundou o Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus e com exímia caridade se dedicou ao cuidado dos emigrantes (1917)
GRACIANO de Cáttaro, Beato
Religioso (1439-1503)
Era filho único de dois esposos honrados que viviam na aldeia de Mulla, perto de Kotor (Cáttaro) situada numa das mais belas localidades da costa da Dalmácia (antiga Jugoslávia) actual Montenegro. Ignora-se o seu nome de família. A mãe chamava-se BONA; o pai, BENTO de nome, ganhava a vida como pescador e barqueiro.
Ele dedicava-se a serviços de cabotagem no Adriático, quando, aos 30 anos, ouviu um sermão na igreja de São Cristóvão de Veneza. Acabado o sermão, foi à sacristia encontrar-.se com o pregador e, como se se tratasse da coisa mais natural do mundo, pediu que o admitissem como irmão converso na sua Ordem. O pedido foi atendido imediatamente. Voltou a Mulla, a fim de vender a choupana que tinha herdado dos pais, a barca e as redes; algumas semanas depois, entrou no noviciado dos eremitas de Santo Agostinho em Monte Ortone, perto de Pádua. Tinha como principal ocupação, tratar do jardim, mas era também alfaiate, pedreiro, carpinteiro e sapateiro da comunidade. Dormia numas águas-furtadas, com uma pedra por travesseiro; acrescentava 3 jejuns por semana aos determinados pela Igreja e pela sua regra; passava todas as horas livres na capela; e usava por cima da pele um áspero cilício que ainda hoje se pode ver na catedral de Kotor.
A sua biografia , escrita um século depois da morte, está repleta de milagres que ele operou e de graças prodigiosas com que foi favorecido.
Tal como na vida de São PASCOAL BAILÃO, nela se lê que as paredes da Igreja se abriam no momento da elevação, para lhe permitirem melhor adorar a Sagrada Eucaristia. Como nos Fioretti, fala-se de chamas que saíam do seu coração, dando a impressão de que se declarara no convento um principio de incêndio; relatam-se, além disso, as longas perseguições diabólicas a que foi sujeito. os demónios batiam-lhe sem dó nem piedade, arremessavam-no ás paredes e por tal forma o maltratavam que, numa dessas arremetidas, ele ficou coxo para o resto da vida.
O irmão GRACIANO passou os últimos anos no convento de São Cristóvão em Veneza, onde morreu em 9 de Novembro de 1503. Nascera em 1439.
QUEREMÃO e muitos companheiros, Santos
Comemoração de São QUEREMÃO Bispo de Nilópolis e MUITOS OUTROS MÁRTIRES no Egipto; alguns deles, durante a perseguição do imperador Décio, dispersos pela fuga e errantes por lugares solitários, foram devorados pelas feras; outros morreram de fome, de frio ou de inanição; outros ainda, foram exterminados pelos bárbaros e pelos salteadores; todos eles, com diversos géneros de morte, foram coroados com a mesma glória do martirio. (250)
ISQUIRIÃO, Santo
Comemoração do Santo ISQUIRIÃO mártir no Egipto que apesar dos opróbrios e injúrias, recusou sacrificar aos ídolos e morreu atravessado nas entranhas por uma estaca pontiaguda. (250)
30 MÁRTIRES DA VIA LABICANA, Santos
Em Roma, junto à Via Labicana, no cemitério «ad Duas Lauras» 30 santos mártires que receberam todos no mesmo dia a coroa do martírio. (data incerta)
43 MONGES DE RAHITI, Egipto, Santos
Em Rahiti, Egipto, 43 Santos Monges mártires, que foram mortos pelos Blémios em ódio à religião cristã. (séc. IV)
HUNGERO, Santo
Em Utrecht na Guéldria, Lotaríngia - Paises baixos, Santo HUNGERO bispo. ((866)
TOMÁS HOLLAND, Beato
Em Londres, Inglaterra, o beato TOMAS HOLLAND presbítero da Companhia de Jesus e mártir que no reinado de Carlos I, por exercer clandestinamente o ministério pastoral, foi condenado à morte na forca e entregou o espírito a Deus. (1642)
EPIFÂNIO GÓMEZ ÁLVARO, Beato
Em Santander - Espanha o beato EPIFÂNIO GÓMEZ
ÁLVARO presbítero da Ordem de Santo Agostinho e mártir. (1936)
*************
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.