domingo, 22 de maio de 2022

VI DOMINGO DE PÁSCOA - LEITURAS - 22 DE MAIO DE 2022

 


                     Vi DOMINGO DE PÁSCOA

                            


22 DE MAIO DE 2022



LEITURA DOS ACTOS DOS APÓSTOLOS

Actos 15, 1-2.22-29


Naqueles dias, alguns homens que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos de Antioquia: 

«Se não receberdes a circuncisão, segundo a Lei de Moisés, não podereis salvar-vos».

Isto provocou muita agitação e uma discussão intensa que Paulo e Barnabé tiveram com eles. 

Então decidiram que Paulo e Barnabé e mais alguns discípulos subissem a Jerusalém, para tratarem dessa questão com os Apóstolos e os anciãos. 

Os Apóstolos e os anciãos, de acordo com toda a Igreja, decidiram escolher alguns irmãos e mandá-los a Antioquia com Barnabé e Paulo. 

Eram Judas, a quem chamavam Barsabás, e Silas, homens de autoridade entre os irmãos. 

Mandaram por eles esta carta: 

«Os Apóstolos e os anciãos, irmãos vossos, saúdam os irmãos de origem pagã residentes em Antioquia, na Síria e na Cilícia. 

Tendo sabido que, sem nossa autorização, alguns dos nossos vos foram inquietar, perturbando as vossas almas com as suas palavras, resolvemos, de comum acordo, escolher delegados para vo-los enviarmos, juntamente com os nossos queridos Barnabé e Paulo, homens que expuseram a sua vida pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Por isso vos mandamos Judas e Silas, que vos transmitirão de viva voz as nossas decisões. 

O Espírito Santo e nós decidimos não vos impor mais nenhuma obrigação, além destas que são indispensáveis»

"Abster-vos da carne imolada aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas e das relações imorais. 

Procedereis bem, evitando tudo isso". 

«Adeus».


Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 66 (67)


REFRÃO


Louvado sejais, Senhor, 

pelos povos de toda a terra.


(Repete-se) 


Louvado sejais, Senhor, 

pelos povos de toda a terra.


1


Deus se compadeça de nós e nos dê a sua bênção,

 resplandeça sobre nós a luz do seu rosto.

Na terra se conhecerão os vossos caminhos 

e entre os povos a vossa salvação.


 2


Alegrem-se e exultem as nações,

porque julgais os povos com justiça

e governais as nações sobre a terra.


 3


Os povos Vos louvem, ó Deus, 

todos os povos Vos louvem.

Deus nos dê a sua bênção

 e chegue o seu louvor aos confins da terra.




LEITURA DO LIVRO DO APOCALIPSE


Ap. 21, 10-14.22-23

 

Um Anjo transportou-me em espírito ao cimo de uma alta montanha e mostrou-me a cidade santa de Jerusalém, que descia do Céu, da presença de Deus, resplandecente da glória de Deus. 

O seu esplendor era como o de uma pedra preciosíssima, como uma pedra de jaspe cristalino. 

Tinha uma grande e alta muralha, com doze portas e, junto delas, doze Anjos; 

tinha também nomes gravados, os nomes das doze tribos dos filhos de Israel: 

três portas a nascente, três portas ao norte, três portas ao sul e três portas a poente. 

A muralha da cidade tinha na base doze reforços salientes e neles doze nomes: 

os do Doze Apóstolos do Cordeiro. 

Na cidade não vi nenhum templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Omnipotente e o Cordeiro. 

A cidade não precisa da lua do sol nem da lua, porque a glória de Deus a ilumina e a sua lâmpada é o Cordeiro.


Palavra do Senhor.


EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO


Jo 14, 23-29


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 

«Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; 

Nós viremos a Ele e faremos n'Ele a nossa morada. 

Quem Me não ama não guarda a minha palavra. 

Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou. 

Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco. 

Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse. 

Deixo-vos a paz, dou-vos a minha Paz. 

Não vo-la dou como dá o mundo. 

Não se perturbe nem intimide o vosso coração.

Ouvistes o que Eu vos disse: 

Vou partir, mas voltarei para junto de vós. 

Se Me amásseis, ficaríeis contentes por Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. 

Disse-vo-lo agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, acrediteis»



PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



VI DOMINGO DE PÁSCOA


DOMINGO - 22 DE MAIO  DE 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...