domingo, 23 de outubro de 2022

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM - LEITURAS - 23 DE OUTUBRO DE 2022

                          XXX DOMINGO DO 


                            TEMPO COMUM

                            


23 DE OUTUBRO DE 2022


LEITURA DO LIVRO DE BEN-SIRÁ

Sir 35, 15b-17, 20-22a


O Senhor é um juiz que não faz acepção de pessoas.

 Não favorece ninguém em prejuizo do pobre e atende a prece do oprimido. 

Não despreza a súplica do órfão, nem os gemidos da viúva. 

Quem adora Deus será bem acolhido e a sua prece sobe até às nuvens. 

A oração do humilde atravessa as nuvens e não descansa  enquanto não chega ao seu destino. 

Não desiste, até que o Altíssimo o atenda, para estabelecer o direito dos justos e fazer justiça.


SALMO RESPONSORIAL


Salmo 33 (34)


REFRÃO


O pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz.


(Repete-se) 


O pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz.


1


A toda a hora bendirei o Senhor,

o seu louvor estará sempre na minha boca.

A minha alma gloria-se no Senhor:

escutem e alegrem-se os humildes.



2


A face do Senhor volta-se contra os que fazem o mal,

para apagar da terra a sua memória.

Os justos clamaram e o Senhor os ouviu, 

livrou-os de todas as angústias.



 3


O Senhor está perto dos que têm o coração atribulado

e salva os de ânimo abatido.

O Senhor defende a vida dos seus servos,

não serão castigados os que n'Ele confiam.




LEITURA DA SEGUNDA EPÍSTOLA DO 

APÓSTOLO SÃO PAULO A TIMÓTEO


2 Tim 4, 6-8, 16-18

 

Caríssimo: 

Eu já estou oferecido em libação e o tempo da minha partida está iminente. 

Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. 

E agora já me está preparada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me há-de dar naquele dia; e não só a mim, mas a todos aqueles que tiverem esperado com amor a sua vinda. 

Na minha primeira defesa, ninguém esteve a meu lado; todos me abandonaram. 

Queira Deus que esta falta não lhes seja imputada. 

O Senhor esteve a meu lado e deu-me força, para que, por meu intermédio, a mensagem do Evangelho fosse plenamente proclamada e todas as nações a ouvissem; e eu fui libertado da boca do leão. 

O senhor me livrará de todo o mal e me dará a salvação no seu reino celeste. 

Glória a Ele pelos séculos dos séculos. 

Amén.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS


 Lc 18, 9-14



Naquele tempo, Jesus disse a seguinte parábola para alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros: 

«Dois homens subiram ao templo para orar; 

um era fariseu e o outro publicano. 

O fariseu, de pé, orava assim

"Meu Deus, dou-vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem como este publicano. 

Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de todos os meus rendimentos". 

O publicano ficou a distância e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao céu; mas batia no peito e dizia

"Meu Deus, tende compaixão de mim, que sou pecador". 

Eu vos digo que este desceu justificado para sua casa e o outro não, 

Porque todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».



PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM


DOMINGO - 23 DE OUTUBRO DE 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...