Caros Amigos
16º ano com início na edição
Nº 5 102
OBSERVAÇÃO:
Hoje inicia-se nova numeração anual
Este é, portanto, o
214º Número
da Série de 2023
e o Nº 2 6 9
do 16º ano
Todas as biografias podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga;
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
Foto de 1-Maio-2022
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 5 3 7 2
3 DE AGOSTO DE 2023
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 2 6 9)
16º A N O
BENDITO E LOUVADO
SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
LÍDIA de Tiatira, Santa
Discípula de São PAULO
Era uma "prosélita", quer dizer, uma pagã convertida ao judaísmo. Veio da Grécia asiática e instalou-se para o seu comércio em Filipos, porto do mar Egeu. Fez-se cristã pelo ano de 55, quando São PAULO evangelizava essa região. São LUCAS que andava com o apóstolo contou este episódio:
«Embarcamos em Tróade e fomos directamente a Samotrácia; no dia seguinte, fomos a Neápolis e, de lá, a Filipos, cidade de primeira categoria deste distrito da Macedónia, e colónia. Estivemos aí durante alguns dias.- No dia de sábado, saímos de portas, em direcção à margem do rio, onde era costume haver oração. Depois de nos sentarmos, começamos a falar às mulheres que lá se encontravam reunidas. Uma das mulheres, chamada LÍDIA negociante de púrpura da cidade de Tiatira e temente a Deus, pôs-se a escuitar. O Senhor abriu-lhe o coração para aderir ao que PAULO dizia. Depois de ser baptizada, bem como os de sua casa, fez este pedido: "Se me considerais fiel ao Senhor, vinde ficar a minha casa". E obrigou-nos a isso» (Act 16, 11-15).
As formalidades de canonização levam frequentemente muitos anos. Foram porém curtíssimas ao tratar-se de Santa LÍDIA . Foi BARÓNIO (1607) que, em 1586, com a sua própria autoridade, que a introduziu no Martirológio Romano cuja revisão lhe estava entregue.
NICODEMOS, Santo
GAMALIEL, Santo
SÃO NICODEMOS foi fariseu e passava por doutor em Israel. Parece ter sido também senador em Jerusalém, porque a ele se dá o título de judeu principal ou chefe judeu. Os fariseus eram geralmente os maiores inimigos do Evangelho, por sua soberba.- NICODEMOS constituía uma honrosa excepção, porque acreditava em Jesus. Ao principio, parece que no comprazimento que sentia por sua sabedoria e doutrina, sentimento de que é tão difícil ao homem o despojar-se, fora obstáculo à sua conversão; para o humilhar, explicou-lhe Jesus o mistério da regeneração pelo Baptismo, que NICODEMOS não tinha podido compreender, ainda que declarado pelos profetas.
SÃO NICODEMOS longe de se escandalizar com isso, recebeu a instrução com docilidade, deixando assim operar a graça que o trouxe à verdadeira virtude. Ia, pois, muitas vezes procurar a Jesus; defendeu-O contra os fariseus; assistiu a seu enterro e embalsamou-Lhe o sagrado corpo com ricos aromas. Tendo sido expulso e excomungado da Sinagoga, por crer em Cristo, retirou-se com GAMALIEL para uma casa de campo deste; onde morreu, como testificavam Santo AGOSTINHO e FÓCIO acerca das actas do encontro das relíquias de Santo ESTÊVÃO.
SÃO GAMALIEL é também honrado neste dia. Era da seita dos fariseus e um doutor de maior reputação. São PAULO recomendava-se a si próprio aos judeus , dizendo que tinha sido discípulo seu. Pensando os judeus em tirar a vida ao Apóstolo, GAMALIEL desviou o golpe, manifestando de modo indirecto que a religião cristã é obra de Deus. Posto não ter por esse tempo abraçado ainda a fé, a sua conversão é todavia anterior à de São PAULO, como nota São JOÃO CRISÓSTOMO.
Tendo enterrado Santo ESTEVÃO em sua mesma herdade, vinte milhas distante de Jerusalém , foi ele próprio enterrado naquela sepultura, e as suas relíquias foram descobertas no ano de 415.
PEDRO DE AGNÂNI, Santo
Bispo - 1033-1105
Em Anâgni, no Lácio, Itália São PEDRO bispo que resplandeceu pela observância monástica, depois pela sua diligência pastoral e finalmente pela edificação da igreja catedral. (1105)
ASPRENATE de Nápoles, Santo
Bispo - séc. II
Em Nápoles, na Campânia, Itália Santo ASPRENATE primeiro Bispo desta cidade. (sec. II)
EUFRÓNIO de Autun, Santo
Bispo - 475
Em Autun, na Gália Lionense, hoje França Santo EUFRÓNIO bispo que edificou a basifica do mártir São SINFRONIANO e adornou com maior decoro o túmulo de São MARTINHO DE TOURS. (475)
MARTINHO da Campânia, Santo
Recluso - 580
No monte Mássico, na Campânia, Itália, São MARTINHO que permaneceu durante muitos anos recluso numa estreitíssima caverna. (580)
AGOSTINHO KAZOTIC, Beato
Bispo - 1323
Em Lucera, Apúlia, Itália o Beato AGOSTINHO KAZOTIC bispo, da Ordem dos Pregadores que primeiro governou a igreja de Zagreb; e depois, por causa da hostilidade do rei da Dalmácia, transitou para a sede de Lucera onde se dedicou com grande diligência ao cuidado dos pobres e necessitados.,(1323)
SALVADOR FERRÁNDIS SEGUI, Beato
Mártir - 1936
Em Alicante, Espanha, o beato SALVADOR FERRÁNDIS SEGUI presbítero e mártir que, durante a perseguição contra a fé, derramou o seu sangue por Cristo e alcançou a palma da glória. (1936)
AFONSO LÓPEZ LÓPEZ, Beato
MIGUEL RÉMON SALVADOR, Beato
Mártires - 1936
Em Samalus, Barcelona, Espanha, os beatos mártires ANTÓNIO LÓPEZ LÓPEZ, presbítero e MIGUEL REMON SALVADOR religioso ambos da Ordem dos Frades Menores Conventuais que na mesma perseguição foram coroados com o supremo testemunho de Cristo. (19346)
FRANCISCO BANDRÉS SÁNCHEZ, Beato
Mártir - 1936
Em Barcelona, Espanha, o Beato FRANCISCO BANDRÉS SÁNCHEZ presbítero da Sociedade Salesiana e mártir, que durante a mesma perseguição confirmou com o seu sangue a plena fidelidade a Cristo. (1936)
ANTÓNIO MOHEDANO LARRIVA, Beato
ANTÓNIO PANCORBO LÓPEZ. Beato
Mártires - 1936
Em Ronda, Espanha, os beatos ANTÓNIO MOHEDANO LARRIVA e ANTÓNIO PANCORBO LÓPEZ presbíteros da Sociedade Salesiana e mártires. (1936()