domingo, 5 de novembro de 2023

XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM - LEITURAS - 5 DE NOVEMBRO DE 2023

                      XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM


5 DE NOVEMBRO DE 2023


LEITURA DA PROFECIA DE MALAQUIAS

Mal 1, 14b


Eu sou um grande Rei, diz o Senhor do Universo, e o meu nome é temível entre as nações. 

Agora, este aviso é para vós, sacerdotes:  

Se não Me ouvirdes, se não vos empenhardes em dar glória ao meu nome, diz o Senhor do Universo, mandarei sobre vós a maldição. 

Vós desviastes-vos do caminho, fizeste tropeçar muitos na lei e destruístes a aliança de Levi, diz o Senhor do Universo. 

Por isso, como não seguis os meus caminhos e fazeis acepção de pessoas perante a lei, também Eu vos tornarei desprezíveis e abjectos aos olhos de todo o povo. 

Não tempos todos nós um só Pai?  

Não foi o mesmo Deus que nos criou?

Então porque somos desleais uns para com os outros, profanando a aliança dos nossos pais?



Palavra da Salvação.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 130


REFRÃO


Guardai-me junto de Vós na vossa paz, Senhor.


(Repete-se) 



Guardai-me junto de Vós na vossa paz, Senhor.



1


Senhor, não se eleva soberbo o meu coração, 

nem se levantam altivos os meus olhos. 

Não ambiciono riquezas, 

nem coisas superiores a mim.


2


Antes fico sossegado e tranquilo, 

como criança ao colo da mãe. 

Espera, Israel, no meu Senhor, 

agora e para sempre,


 


LEITURA DA  PRIMEIRA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES


Tes 2, 7b-9, 13

«Irmãos:

 Fizemo-nos pequenos no meio de vós. 

Como a mãe que acalenta os filhos que anda a criar, assim nós também, pela viva afeição que vos dedicamos, desejaríamos partilhar convosco, não só o Evangelho de Deus, mas ainda a própria vida, tão caros vos tínheis tornado para nós. 

Bem vos lembrais, irmãos, dos nossos trabalhos e canseiras.

Foi a trabalhar noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, que vos pregamos o Evangelho de Deus sem cessar, porque depois de terdes ouvido a palavra de Deus por nós pregada, vós a acolhestes, não como palavra humana, mas como ela é realmente, palavra de Deus, que permanece activa em vós, os crentes.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS


Mt 23, 1-12


Naquele tempo,  Jesus falou à multidão e aos discipulos, dizendo: 

«Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. 

Atam fardos pesados e põem-nos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. 

Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: 

alargam os filatérios e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por "Mestres". Vós, porém, não vos deixeis tratar por "Mestres", porque um só é vosso Mestre e vós sois todos irmãos. 

Na terra não chameis a ninguém vosso "Pai", porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. 

Nem vos deixeis tratar por "Doutores", porque um só é o vosso Doutor, o Messias. 

Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. 

Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».



PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM




5 DE NOVEMBRO DE 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...