domingo, 17 de dezembro de 2023

III DOMINGO DO ADVENTO - ANO B - LEITURAS - 17 DE DEZEMBRO DE 2023

                                       III DOMINGO DO ADVENTO


17 DE DEZEMBRO DE 2023


LEITURA DO LIVRO DE ISAÍAS

Is 61, 1-32a. 10-11


O espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu e me enviou a anunciar a boa nova aos pobres, a curar os corações atribulados, a proclamar a redenção aos cativos e a liberdade aos prisioneiros, a promulgar o ano da graça do Senhor. 

Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de justiça, como noivo que cinge a fronte com o diadema e a noiva que se adorna com as suas joias. 

Como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações.


Palavra da Salvação.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo Lc. 1, 46-48, 49-50, 53-54


REFRÃO


A minha alma exulta no Senhor.


(Repete-se


A minha alma exulta no Senhor.


1


A minha alma glorifica o Senhor

e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 

porque pôs os olhos na humildade da sua serva:

de hoje em diante me chamarão bem-aventurada 

todas as gerações.


2


O Todo Poderoso fez em mim maravilhas.

Santo é o seu nome.

A sua misericórdia se estende de geração em geração

sobre aqueles que O temem.


3


Aos famintos encheu de bens

e aos ricos despediu-os de mãos vazias.

Acolheu a Israel, seu servo,

lembrado da sua misericórdia.



LEITURA DA PRIMEIRA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES


1 Tes 5, 16-24


Irmãos:

Vivei sempre alegres, orai sem cessar, dai graças em todas as circunstâncias, pois é esta a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus. 

Não apagueis o espírito, não desprezeis os dons proféticos; mas avaliai tudo, conservando o que for bom. 

Afastai-vos de toda a espécie de mal. 

O Deus da paz vos santifique totalmente, para que todo o vosso ser - espírito, alma e corpo - se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

É fiel Aquele que vos chama e cumprirá as suas promessas.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO


Jo 1, 6-8, 19-28


Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. 

Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. 

Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da Luz. 

Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem: 

«Quem és tu?» 

Ele confessou a verdade e não negou. 

Ele confessou: 

«Eu não sou o Messias». 

Eles perguntaram-lhe: 

«Então, quem és tu? És Elias?». 

«Não sou», respondeu ele. 

«És o Profeta?». 

Ele respondeu: 

«Não». 

Disseram-lhe, então

«Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?» 

Ele declarou: 

«Eu sou a voz do que clama no deserto

"Endireitai o caminho do Senhor", como disse o profeta Isaías». 

Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: 

«Então, porque baptizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?». 

João respondeu-lhes: 

«Eu baptizo na água, mas no meio de vós, está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias». 

Tudo isto se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava a baptizar.


PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



III DOMINGO DO ADVENTO - ANO B




17 DE DEZEMBRO DE 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...