domingo, 21 de janeiro de 2024

III DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B - LEITURAS - 21 DE JANEIRO DE 2024

III DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B  -  


LEITURAS  


21 DE JANEIRO DE 2024



LEITURA DA PROFECIA DE JONAS

Jon, 3, 1-5, 10


A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos: 

«Levanta-te. vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi». 

Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. 

Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a atravessar. 

Jonas entrou na cidade, caminhou durante um dia e começou a pregar, dizendo: 

«Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». 

Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de saco, desde o maior ao mais pequeno. 

Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou.



Palavra da Salvação.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 24 (25)


REFRÃO


Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.


(Repete-se


Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.


1


Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, 

ensinai-me as vossas veredas. 

Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,

porque Vós sois Deus, meu Salvador.


2


Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias

e das vossas graças, que são eternas.

Lembrai-Vos de mim, segundo a vossa clemência,

por causa da vossa bondade, Senhor.



3


O Senhor é bom e recto, 

ensina o caminho aos pecadores.

Orienta os humildes na justiça

 e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.



LEITURA DA PRIMEIRA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS


1 Cor 7, 29-31


O que tenho a dizer-vos, irmãos, é que o tempo é breve. 

Doravante, os que têm esposas procedam como se as não tivessem: 

os que choram, como senão chorassem; 

os que andam alegres, como se não andassem;

os que compram, como se não possuíssem;

os que utilizam este mundo, como se realmente não o utilizassem. 

De facto, o cenário deste mundo é passageiro.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS


Mc 1, 14-20


Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: 

«Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. 

Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».

Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar porque eram pescadores. 

Disse-lhes Jesus: 

«Vinde comigo e farei de vós, pescadores de homens». 

Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus.

Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. 

Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.



PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



III DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B




21 DE JANEIRO DE 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...