domingo, 17 de março de 2024

HÁ 39 ANOS - 17-MARÇO-1985 - FOI INAUGURADA A IGREJA DA COMUNIDADE DE SÃO PAULO DO VISO - 17 DE MARÇO DE 2024

 



Caros Amigos:


Como autor deste Blogue SÃO PAULO (e Vidas de Santos) fundado  há 17 anos (7 de Novembro de 200/) sinto-me feliz e obrigado a comunicar que:

39 anos (17 de MARÇO de 1985) foi inaugurada a Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso, cuja construção foi levada a cabo pelo Revº Padre ANTÓNIO INÁCIO GOMES no ano de 1983 (2 anos antes, mais propriamente 18 meses). 

A inauguração e respectiva Celebração litúrgica, foi feita pelo então Bispo do Porto, DOM JÚLIO REMIMBAS coadjuvado pelo Pároco Pe. António Inácio Gomes, pelos capelães da Comunidade Pe. Mário Salgueirinho e Pe. Álvaro Tavares e ainda os párocos da 1ª Vigararia do Porto - Pe. João (Amial), Frei Rogério (Cristo-Rei), Pe. Brito (Lordelo do Ouro) e ainda o pároco da Senhora da Hora, Pe. Neves. estiveram também presentes os párocos de Aldoar - Pe. Lino Maia e da Senhora da Ajuda -Pe. Lopes Baptista.

História de alguns dos motivos que levaram à construção da Igreja:

O Bairro do Viso, situa-se entre a via férrea que liga o Porto à Póvoa de Varzim (hoje linha do Metro) e a Estrada da Circunvalação (frente à Senhora da Hora). Aquando da criação da Paróquia da Senhora do Porto por volta do ano de 1964, o Administrador Apostólico da Diocese, Dom Florentino de Andrade Silva, encarregou o Pároco (Pe. Inácio Gomes), não só, da construção da Igreja da Senhora do Porto, como também da construção duma Capela no mesmo bairro.

Este bairro na altura dispunha já de cerca de 294 fogos e registavam-se cerca de 1 500 crianças a necessitar de acção educativa, não contando com os adultos.

Assim, e com a ajuda do Centro de Caridade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e do Serviço dos Transportes Colectivos do Porto, conseguiu-se uma solução provisória para a colocação de um Pavilhão, para a celebração de actos religiosos e de 4 carros eléctricos retirados do serviço, para implantação de cerca de 300 a 350 lugares para servir de escola também provisória, claro. Portanto, a partir de 1967 (Setembro e Novembro) tudo ali começou a funcionar.

Até meados de 1972 e porque o Centro de Caridade exigia a devolução do Pavilhão, alegando que necessitava dele para o utilizar na Feira que todos os anos realizava para o Dia da Caridade. No entanto, a instâncias do Pároco conseguiu-se a manutenção do "empréstimo" durante mais uns anos. Na altura as Missas e outros actos religiosos  eram frequentados semanalmente por cerca de 380 pessoas.

Em Fevereiro de 1980 o Pároco resolveu lançar um repto aos moradores do Bairro e também aos da Paróquia da Senhora do Porto, que se intitulava "Vamos construir a Igreja do Viso".

Formou-se uma Comissão presidida pelo Pároco, da qual fizeram parte inúmeros elementos, entre os quais Alfredo Tavares de Almeida, António Moreira Estêvão, Fernando Ferreira Rodrigues, Gonçalo Manuel de Castro, José Maria Correia, Luís Lobo Ferreira e Manuel Alves Ferreira. Outra Comissão para Angariação de Fundos, que além dos atrás citados, integrava também Rosa Maria Alves da Costa, António Ferreira Paixão, Bernardino Chamusca, Carlos Adão Freitas, Alfredo Pereira, Júlio Teixeira, José Nicolau Rocha Silva, Arlindo Ribeiro, Bernardino Vieira da Cruz, Abel Costa Alves, Henrique Leite Rocha, José Fortunato Caldeira, Manuel Barbosa Baldaia e Fernando Sousa Saraiva.

Contactou-se o Arquitecto Vasco Morais Soares, que traçou um "rascunho" que mais adiante sofreu algumas alterações e daí nasceu o actual templo. Entretanto a Comissão de Angariação já tinha conseguido arranjar a quantia de Dois Mil e Seiscentos Contos (2 600 000$00) com ofertas, leilões, sorteios, vendas de Natal, etc., que ia aumentando paulatinamente, até que em 1983, pode iniciar-se a construção da Igreja. Entretanto no pavilhão-capela (que deixou de ser utilizado a partir de 17 de Maio, mudando-se para a Escola do Bairro, devidamente autorizado pela Direcção Escolar) enquanto duraram as obras de construção. 

Finalmente em 17 de Março de 1985 celebrou-se a Primeira Missa (conforme já foi dito no início) e a Comunidade de São Paulo do Viso, passou a ter a Sua Igreja.

  r

     a

         ç

             a

                    s 

     a 

      D e u s.



ANTÓNIO FONSECA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 643 - SÉRIE DE 2024 - Nº (120) - SANTOS DE CADA DIA - 29 DE ABRIL DE 2024 - NÚMERO ( 1 7 5 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 120º  Número da S...