domingo, 21 de abril de 2024

IV DOMINGO DE PÁSCOA - ANO B - LEITURAS - 21 DE ABRIL DE 2024

                                        IV DOMINGO DE PÁSCOA 


                                  ANO B   


LEITURAS  


21 DE ABRIL DE 2024



LEITURA DOS ACTOS DOS APÓSTOLOS

Actos 4, 8-12


Naqueles dias Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: 

«Chefes do povo e anciãos, já que hoje somos interrogados sobre um benefício, feito a um enfermo e o modo como ele foi curado, ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes  e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença. 

Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se a pedra angular. 

E em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos».



Palavra da Salvação.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 117 (118)


REFRÃO


A pedra que os construtores rejeitaram 

tornou-se pedra angular.


(Repete-se)


A pedra que os construtores rejeitaram 

tornou-se pedra angular.




1


Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, 

porque é eterna a sua misericórdia.

Mais vale refugiar-se no Senhor, do que fiar-se nos homens.

Mais vale refugiar-se no Senhor do que fiar-se nos poderosos.


2


Eu vos darei graças porque me ouvistes

e fostes o meu Salvador.

A pedra que os construtores rejeitaram

tornou-se pedra angular.

Tudo isto veio do Senhor: 

é admirável aos nossos olhos.



3


Bendito o que vem em nome do Senhor, 

da casa do Senhor nós vos bendizemos.

Vós sois o meu Deus: eu vos darei graças.

Vós sois o meu Deus eu Vos exaltarei..

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom.

porque é eterna a sua misericórdia.




LEITURA DA  PRIMEIRA EPÍSTOLA 

DE 

SÃO JOÃO


Jo 1 - 3, 1-2


Caríssimos:

Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. 

E somo-lo de facto. 

Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele. 

Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. 

Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos como Ele é.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO


Jo 10, 11-18


Naquele tempo, disse Jesus: 

«Eu sou o Bom Pastor. 

O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. 

O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. 

O mercenário não se preocupa com as ovelhas. 

Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai. 

Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. 

Tenho outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir: elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. 

Por isso o Pai Me ama porque dou a minha vida, para poder retomá-la.  

Ninguém Ma tira, sou Eu, que a dou espontaneamente. 

Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi do meu Pai».



PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



IV DOMINGO DE PÁSCOA 


 - ANO B  -




21 DE ABRIL DE 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 663 - SÉRIE DE 2024 - Nº (130) - DOMINGO DE PENT3ECOSTES -SANTOS DE CADA DIA - - número ( 1 9 5)

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 140º  Número da S...