domingo, 22 de setembro de 2024

XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B LEITURAS 22 DE SETEMBRO DE 2024

                        XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM


                                  ANO B 


LEITURAS  


22 DE SETEMBRO DE 2024



LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA

Sab 2, 12, 17-20


Disseram os impios: 

«Armemos ciladas ao justo, porque nos incomoda e se opõe às nossas obras; censura-nos as transgressões à lei repreende-nos as faltas de educação.

Vejamos se as suas palavras são verdadeiras, observemos como é sua morte. 

Porque, se o justo é filho de Deus, Deus, o protegerá e o livrará das mãos dos seus adversários. 

Provemo-lo com ultrajes e torturas, para conhecermos a sua mansidão e apreciarmos a sua paciência.

 Condenemo-lo à morte infame, porque segundo diz,

 Alguém virá socorrê-lo».


Palavra da Salvação.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 53 (54)


REFRÃO


O Senhor, sustenta a minha vida.


(Repete-se)


O Senhor, sustenta a minha vida.


1


Snhor, salvai-me pelo vosso nome

pelo vosso poder fazei-me justiça.

Senhor, ouvi a minha oração,

atendei às palavras da minha boca


2


Levantaram-se contra mim os arrogantes

e os violentos atentaram contra a minha vida

Não teme a Deus, em sua presença



3


Deus vem em meu auxílio, 

o Senhor, sustenta a minha vida.

De bom grado oferecerei sacrifícios,

cantarei a glória do vosso Nome.






LEITURA DA EPÍSTOLA 

DE SÃO TIAGO


Tg 3, 16-4,3


Irmãos: 

Caríssimos:

Onde há inveja e e rivalidade, também há desordem e toda a espécie de más acções. 

Mas a sabedoria que vem do alto é pura, pacifica, compreensiva e generosa, cheia de misericórdia e de boas obras, imparcial e sem hipocrisia. 

O fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz. 

De onde vêm as guerras? 

De onde procedem os conflitos entre vós? 

Não é precisamente das paixões que lutam nos vossos membros

Cobiçais e nada conseguis; e então assassinais. 

Sois invejosos e não podeis obter nada; então entram em conflitos e guerras. 

Nada tendes, porque nada pedis. 

Pedis e não recebeis, porque pedis mal, pois o que pedis é para satisfazer as vossas paixões.



Palavra do Senhor.


 

EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS


Mc 9, 30-37



Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos caminhavam através da Galileia. 

Jesus não queria que ninguém o soubesse, porque ensinava os discípulos, dizendo-lhes: 

«O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens, que vão matá-l'O, mas Ele três dias depois de morto, ressuscitará». 

Os discípulos não compreendiam aquelas palavras e tinham medo de O interrogar. 

Quando chegaram a Cafarnaum e já estavam em casa, Jesus perguntou-lhes: 

«Que discutíeis no caminho?» 

Eles ficaram calados, porque tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. 

Então, Jesus sentou-Se, chamou os Doze e disse-lhes:

«Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos». 

E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles, abraçou-a e disse-lhes: 

«Quem receber uma destas crianças em meu nome é a MIm que recebe; e quem Me receber não Me recebe a Mim, mas Aquele que Me enviou?».




PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM



 - ANO B  -




22 DE SETEMBRO DE 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 791 - SÉRIE DE 2024 Nº (267) - SANTOS DE CADA DIA - NÚMERO ( 3 2 2 ) - 22 DE SETEMBRO DE 2024

    Nº  5 792  -  SÉRIE DE 2024  -  Nº  (268)  -  SANTOS DE CADA DIA  -  23 DE SETEMBRO DE 2024  -  NÚMERO  (  3  2  3 )