terça-feira, 21 de julho de 2009

LORENZO DE BRINDSI, Santo (e outros) - 21 JULHO

Doutor da Igreja, Julho 21
Martirológio Romano: San Lorenzo de Brindisi, presbítero e doutor da Igreja, da Ordem dos Irmãos Menores Capuchinhos, pregador incansável por várias nações de Europa, que de carácter simples e humilde, cumpriu fielmente todas as missões que se lhe encomendaram, como a defesa da Igreja ante os turcos que intentavam dominar Europa, a reconciliação de príncipes enfrentados e o governo de sua Ordem religiosa. Morreu em Lisboa, em Portugal, en vinte e dois de Julho de 1619. Etimoligía: Lorenzo = laurel, da língua latina. Cesar de Rossi nasceu en Brindis, cidade do reino de Nápoles, em 1559. Pertencía a uma família veneziana de certo renome. Aos seis anos já assombrava a todos pela facilidade de aprender de memória páginas inteiras, que declamava em público. Primeiro se educou no convento dos franciscanos de sua cidade natal e, depois, sob a direcção de um tío seu no colégio de S. Marcos de Veneza. Fez rápidos progressos, tanto desde o ponto de vista intelectual como espiritual e aos dezesseis anos ingressou no convento dos capuchinhos de Verona. Quando pediu ser admitido, o superior o advirtiu que lhe ia a ser muito difícil suportar aquela vida tão dura e tão austera. O jovem lhe perguntou: "Padre, ¿na minha cela haverá um crucifixo?." "Sim, haverá", respondeu o superior. "Pois isso me basta. Ao ver a Cristo Crucificado terei forças para sofrir por amor a Ele, qualquer padecimento". Com o hábito religioso recibeu o nome de Lorenzo. Durante seus estudos de filosofía e teología na Universidade de Pádua, se distinguiu por seu extraordinário domínio de línguas: aprendeu o grego, o hebraico, o alemão, o boémio, o francés, o espanhol e chegou a conhecer muito a fundo o texto da Bíblia. Por seu grande dom de prédica, sendo diácono, lhe foi encomendado o pregar os 40 días de Quaresma na Catedral de Veneza por dois anos consecutivos. A gente vibrava de emoção ao ouvir seus sermões, e muitas eram as conversões. Depois de sua ordenação sacerdotal, pregou com grande fruto em Pádua, Verona, Vicenza e outras cidades do norte de Itália. Em 1596, passou a Roma a exercer o cargo de definidor de sua ordem, e p Papa Clemente VIII lhe pediu que trabalhasse especialmente pela conversão dos judeus. Teve nisso grande éxito, já que a sua erudição e santidade de vida unía um profundo conhecimento do hebraico. Um sacerdote lhe perguntou: "Frei Lourenço, ¿a que se deve sua facilidade para pregar? ¿À sua formidável memória?" E ele respondeu: "Em boa parte se deve a minha boa memória. Outra boa parte a que dedico muitas horas a preparar-me. Mas a causa principal é que encomendo muito a Deus minhas pregações, e quando começo a pregar se me olvida todo o plano que tinha e começo a falar como se estivesse lendo num livro misterioso vindo do céu". Dormía sobre tábuas. Se levantava pela noite a rezar salmos. Jejuava com frequência comendo quase sempre pão e verduras. Fugia de receber honras, e se esforçava por manter-se sempre alegre e de bom humor com todos. Quando Lorenzo era vigário geral, o imperador Rodolfo II o enviou em missão diplomática a conseguir a ajuda dos príncipes alemães contra os turcos, cuja ameaça se estendia sobre toda Hungría. O santo teve éxito na sua missão e foi nomeado capelão geral do exército que se havia formado graças a seus esforços. En algunas ocasiones, San Lorenzo fue prácticamente general en jefe del ejército; por ejemplo, antes de la batalla de Szekes-Fehervar, en 1601, los generales le consultaron, el santo les aconsejó que atacasen, arengó personalmente a las tropas y partió al frente de las fuerzas de ataque, sin más armas que un crucifijo. La aplastante derrota que sufrieron los turcos fue atribuida por todos a San Lorenzo. Se cuenta que, al volver de la campaña, se detuvo en el convento de Gorizia, donde el Señor se le apareció en el coro y le dio la comunión por su propia mano.Los príncipes y gobernantes, por muy irreligiosos que sean, suelen apreciar los servicios de los hombres verdaderamente santos. Los principales señores de Nápoles acudían a San Lorenzo para presentarle sus quejas por la tiranía del virrey español, duque de Osuna y le pedían que fuese a la corte del rey Felipe para evitar que el pueblo se levantase en armas. El santo no era aún muy viejo, pero estaba enfermo y achacoso. Cuando llegó a Madrid, supo que el rey no estaba en la ciudad, sino en Lisboa. Así pues, prosiguió su camino a Portugal, en pleno calor del estío. Usó de toda su elocuencia y su poder de persuasión y logró que el monarca prometiese relevar del cargo de virrey al duque de Osuna. San Lorenzo regresó entonces a su convento y ahí falleció el día de su cumpleaños, 22 de julio de 1619. Cumplía 60 años. Fue sepultado en el cementerio de las Clarisas Pobres de Villafranca. Lo canonizó León XIII en 1881. Juan XXIII lo declaró Doctor de la Iglesia en 1959, con el título de Doctor Evangélico, por lo elevado de su inspiración evangélica. Iconografía: con hábito, un libro, la hostia alusiva a su veneración a la Eucaristía y la imagen de María Santísima, por la especial devoción que le manifestó.
Víctor, São
Mártir, Julio 21

Martirológio Romano Em Marselha, cidade da Provenza, na Galia, S. Víctor, mártir (c. 292). Etimología: Víctor = vencedor, do latim.

A pouco tempo de haver mandado degolar a toda a legión Tebea, foi o imperador Maximiano a Marselha, dnde havia uma igreja numerosa e florescente. A sua chegada temeram por sua vida todos os fieis da cidade y se prepararam para o mart+irio. Durante esta geral consternação um oficial cristão, chamado Víctor, ia todas as noites de casa em casa a visitar a seus irmãos em Jesus Cristo para os exortar ao desprezo da morte, e inspirar-lhes o desejo da vida eterna. Havendo sido surpreendido numa acção tão digna de um soldado de Cristo, foi conduzido ao tribunal dos prefeitos Asterio e Eutiquio, que lhe apresentaram o perigo que corría, e quão louco era de expor-se a perder o fruto de seus serviços e o favor do príncipe, por querer adorar a um homem morto. Respondeu Víctor que renunciava a todas as vantagens, que não podía servir mais que a Jesus Cristo, Filho eterno de Deus, que se havia dignado fazer-se homem e que havia ressuscitado depois de morto. Semelhante resposta excitou furiosos gritos de indignação, mas como o prisioneiro era pessoa ilustre, o enviaram ao imperador Maximiano, o qual, para torcer a constância de Víctor o fez atar de pés e mãos e mandou que o passeassem por todas as ruas da cidade, expondo-o assim os insultos do populacho. À volta deste público desprezo, o apresentaram todo coberto de sangue aos prefeitos, e Asterio :mandou que o estendessem sobre o cavalete, onde os verdugos o atormentaram por largo espaço de tempo. Encerraram-no depois numa lúbrega prisão, na qual, à meia noite, o visitou o Senhor pelo ministerio de seus anjos. O cárcere se encheu de admirável claridad. O santo mártir cantava com os espíritos celestiais os louvores do Senhor. Três soldados encarregados de custodiar ficaram tão assombrados do que se passava, que atirando-se aos pés de Víctor, lhe pediram perdão e a graça do baptismo. Chamavam-se Longinos, Alejandro e Feliciano, os quais foram baptizados naquele día, e Víctor lhes sirviu de padrinho. No día seguinte, soube tudo isto o imperador, e montado em cólera fez trasladar os quatro santos à praça pública, onde foram carregados de injúrias pela plebe soez e cortadas as cabeças dos três sentinelas. Três días depués chamou de novo o imperador a Víctor a seu tribunal e lhe mandou adorar uma estátua de Júpiter posta sobre um altar, mas Víctor, cheio de fé em Jesus Cristo, deu um pontapé ao altar, e o derrubou juntamente com o ídolo feito em pedaços. O tirano, para vingar a seus deuses, o fez cortar o pé ordenando logo que metessem ao mártir debaixo da roda de um moinho. Como a primeira volta o moinho se desconjuntou, tiraram dali o santo e lhe cortaram a cabeça. Seu corpo, junto com os cadáveres de Longinos, Alejandro e Feliciano, foram atirados ao mar, mas os cristãos os encontraram sobre a margem e lhes deram honrosa sepultura. Alberico Crescitelli, Santo

Mártir, Julho 21

Martirológio Romano: Em Yanzibian, de Yangpingguan, na China, S. Alberico Crescitelli, presbítero do Pontificio Instituto para as Missões Estrangeiras, que na perseguição promovida pelo movimento dos Yihetuan, golpeado primeiro brutalmente até ficar quase morto, foi arrastado no día seguinte, atados seus pés, por um caminho empedrado até perto de um río, onde seu corpo foi despedaçado e decapitado, merecendo por todo isso a palma do martírio (1900). San Alberico nasceu em Altavilla, em Benetto, Nápoles em 30 de Junho de 1863. Teve uma precoce vocação religiosa e seu sacerdócio o levou a integrar o Instituto Pontificio das Missões Exteriores de Milão. Sua vocação o impulssionou a missões extrangeiras na China que llutavam por expandir as crenças cristãs. Em fins do século XIX e principios do XX se abateu sobre estas missões um furioso e sangrento ataque, proveniente da Associação da Justiça e da Harmonía, conhecida comunmente como dos Boxers. O ódio acumulado e reprimido contra os extrangeiros durante a Guerra do Ópio e a imposición dos chamados Tratados Desiguais por parte das potências ocidentais foram desencaedores da perseguição. Sem embargo, a matança dos missionários foi motivada especialmente por razões religiosas, segundo contam os documentos da época. Crescitelli desenvolveu seu ministério em Shanxi Meridional e ali foi martirizado e decapitado em 21 de Julho de 1900. “Dizem que, quando sua cabeça rodava até un río perto, todavía seus lábios diziam: ‘Jesús, Jesús, Jesús’”.

Alberico e os outros 119 mártires - Ver: AGUSTÍN ZHAO RONG (+ 1815)Y 119 COMPANHEIROS, MÁRTIRES NA CHINA (+ 1648 – 1930) que morreram na China por ódio à fé cristã foram proclamados santos da Igreja em 1 de Outubro de 2000 por S.S. João Paulo II.

Profeta do Antigo Testamento, Julho 21

Etimológicamente: Daniel = Aquele que Deus é seu juiz, é de origem hebraica. Os dados acerca deste santo os sabemos pelo livro de Daniel, na S. Biblia. Pertencía a uma familia importante de Jerusalém. Era muito inteligente e estudioso e de agradável presença. Quando o rei Nabucodonosor invadiu a Jerusalém o levou prisioneiro a Babilónia junto com outros jóvens. Ao dar-se conta das qualidades deste adolescente, Nabucodonosor o faz instruir em todas as ciências políticas e sociais de seu país. Sendo este profeta todavía muito jovem, uns juízes quiseram fazer pecar a uma mulher casada e como ela não aceitou as infames pretensões deles, a caluniaram inventando que a haviam visto pecar com um jovem. As pessoas acreditaram na calunia e a levavam para matá-la a pedradas, quando apareceu Daniel. Chamou os dois juízes e os interrogou um por um, por separado, e lhes perguntou: "¿Onde estava Susana quando ela cometeu a falta?" Um respondeu: "Debaixo de uma acácia". E o outro disse: "Debaixo de uma azinheira." Então Daniel lhes disse: "Vós estavam acostumados a fazer pecar a mulheres sem fé e sem valor, mas agora se encontraram a uma mulher que crê e é valente. Sua formosura os seduziu e creram poder fazer que ela ofendesse a Deus, mas não o conseguiram. Agora terão a paga de seu delito". E o povo condenou a morte a estes dois impuros caluniadores e louvou a Deus pela sabedoría que lhe havia concedido a Daniel. Os inimigos da religião acusaram a Daniel porque três vezes por día se ajoelhava no soalho de sua casa a adorar e rezar a Deus. Em castigo foi metido no fosso onde estavam leões sem comer.

Mas Deus fez o milagre de que os leões não o atacaram, e isto fez que o rei acreditasse no verdadeiro Deus. O jovem se abstinha de tomar bebidas alcoólicas e de consumir alimentos proíbidos pela Lei de Moisés, e Deus em troca lhe concedeu uma imensa sabedoria, com a qual conseguiu subir aos mais altos postos de governo até chegar a ser primeiro ministro sob os governos de Nabucodonosor, Baltasar, Dárío e Ciro. A sua grande sabedoría, a sua habilidade para governar e a sua santidade deve ele que apesar das mudanças de governo conseguiu conservar seu cargo durante o reinado de quatro reis. Daniel recebeu de Deus a graça de revelar sonhos e visões.

Sonhou Nabucodonosor que estava vendo uma estátua imensa com cabeça de ouro, peito de prata, pernas de ferro e pés de barro e que uma pequena pedra se desprendía do monte e ia crescendo até chegar e chocar com a estátua e a fazer em pó. E Daniel lhe explicou que este sonho significava que viriam varios reinos no mundo, um muito rico, como de ouro, outro menos rico, como de prata, e um terceiro muito forte como de ferro e outro mais débil como de barro, e que a verdadeira religião, que ao princípio sería muito pequena, iría crescendo até lograr dominar todos os reinos. Isto se cumpriu com a religião de Cristo que começou sendo tão pequenita e agora está estendida por todo o mundo e é mais poderosa que qualquer reino da terra. Deus anunciou que o rei Nabucodonosor por haver cometido maldades e ser orgulhoso, o ia fazer louco. Nabucodonosor pediu a Daniel que rogasse a Deus que lhe trocasse o castigo por alguma boa obra, e o Senhor lhe disse que para livrar-se dos castigos tinha que dar esmolas aos pobres.

O rei Baltasar cometeu o pecado de empregar os cálices sagrados do altar de Deus para tomar licor numa festa, e estando nisto apareceu uma mão misteriosa que escrevia três palavras na parede: Mene, Tequel, Uparsin. O rei se assustou muito e o profeta Daniel lhe explicou: "Mene significa pesado. É que Deus há pesado suas obras e hão resultado faltas de peso para receber prémios. Tequel significa medido. Deus mediu suas obras e não dão a medida para receber glória. Uparsin significa dividido. è que seu reino será dividido e passado a outros".E nessa mesma noite chegaram os inimigos do reino e mataram a Baltasar e dividiram seu reino e o passaram aos persas.

Daniel foi um profeta tão estimado que pôde corrigir os mesmos chefes de governo de seu tempo e suas correcções foram recebidas com boa vontade. Ante o povo apareceu sempre como um homem iluminado por Deus e de uma conduta exemplar e como um crente de uma profunda piedade e devoção. En alguns santorais sua festa se asssinala para 21 de Julho, noutros para 20 de Março.

Virgem e Mártir, Julho 21

Martirológio Romano: Em Roma, comemoración de santa Práxedes, com cujo nome se dedicou a Deus uma igreja no Esquilino (antes de 491).

Etimología: Práxedes = activa, empreendedora, da língua grega. Uma bondade sem límites pode irradiar no coração decidido a amar, e queira aliviar os sofrimentos que atormentam a quem esteja perto ou longe. Os santos foram pessoas desta categoría humana e espiritual.

Práxedes. Pertenceu ao século II da era cristã. Prudêncio era o gobernador de Roma y, cosa rara, se distinguía por su virtud. Fue uno de los primeros conversos al cristianismo a pesar del cargo que ocupaba.Eran los tiempos en que Pedro predicaba en Roma abiertamente ante todo el mundo sin temer a nadie.Dicen que había recibido la catequesis del mismo san Pedro.Convirtió su casa en un verdadero templo, y los fieles acudían allá para celebrar los sagrados misterios de la fe. Práxedes recibió una profunda formación cristiana de manos del Papa Pío I.Tenía pretendientes para casarse, pero ella había ofrecido a Dios su virginidad por toda la vida.Todo el mundo la quería. Hasta los propios paganos. Después de la paz que vino con Antonio Pío, empezó la persecución de nuevo.Ella se dedicó a visitar a los encarcelados y a hablar con la gente por la calle y el mismo Foro de Cristo. Su casa era un verdadero templo en el que fue acogida “in fraganti” por los verdugos del emperador. Le dieron muerte a ella y a 23 más. Era tal día como hoy del año 159.

http://es.catholic.net/santoral Recolha, transcrição e alguma tradução de António Fonseca
(Ainda não consegui descobrir a falha técnica, que não me permite assinalar com "negrito" e/ou "itálico" ou "cores", as frases ou palavras; e também não me permite redimensionar o texto, pelo que solicito as minhas desculpas aos meus eventuais leitores - mas continuo a tentar encontrar a solução...)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

ELIAS, Santo (e outros) 20 JULHO

Profeta, Julho 20

Quando sucedeu, lá no monte chamado Tabor, a Transfiguração de Jesus Cristo perante os três discípulos predilectos Pedro, João e Tiago, deixando-os ver por um momento sua Glória, ali apareceu Elías entre os convidados junto a outro peregrino da montanha que se chamava Moisés; os discípulos os viam conversando familiarmente com Cristo; entre os três comentavam coisas sobre os acontecimentos da próxima Paixão.Já sabiam coisas dela; as haviam escutado com frequência na sinagoga dos sábados; incluso os mais velhos do lugar afirmavam que nos últimos tempos se falava de Elías mais que em outras épocas; não fazia muito tempo, a gente chegou a confundir aquele Baptista que realizava sua carismática pregação no río Jordão com Elías; os mesmos príncipes dos sacerdotes haviam mandado a uns comissionados para que investigassem se João era o Messias tão esperado e, ao obter uma resposta negativa, intuiram que se tratava de alguma outra pessoa importante e até lhe perguntaram se era uma espécie de reencarnação de Elias ou uma aparição sua, posto que se falava de que o grande profeta tería que vir nos últimos tempos .

Quem foi este personagem?

Os judeus de todos os lugares conheciam em suas portentosas obras que foram parte de sua missão. Havia nascido en torno do ano 900 antes de Cristo, quando já se havia consumado a divisão cismática político-religiosa do Povo de Deus que ficou seccionado no Reino do Norte -com capital em Samaría- e o Reino do Sul -com capital em Jerusalém-, depois da assembleia que tiveram em 931, em Siquém. No reino do norte se chama desde então Israel e o do sul Judá. Cuando Elías exerce seu profetismo por encargo de Deus, reina em Israel Ajab; mas ele estava casado com a cruel Jezabel, filha de Ittobaal o rei de Tiro e Sidón, que traíu a Samaría a seus profetas e deuses fenicios, levantado um templo a Baal e perseguiu até o aniquilamento aos profetas do verdadero e único Deus, Yahwé. Elías ou Eliyahú, que quere dizer "Deus é minha confiança", é forte e claro com o rei Ajab. Lhe dirá que por haver-se separado de Yahwé e por haver torcido seus olhos aos deuses falsos já leva seu reino sofrendo anos a seca que mandou Elías; faz anos que os campos se têm esquecido das colheitas, os terrenos estão esgotados e os animais vão morrendo; os homens têm lábios ressequidos e Samaría inteira sofre o azedume de Deus. Profeta forte e claro com o povo prevaricador.

"¿Até quando coxearéis entre duas muletas?" lhes disse, recriminando-os por se manterem duvidosos e negligentes entre Yahwé e Baal. Tem que convencê-los com um prodigio: Reunidos os quatrocentos cinquenta profetas de Baal e ele só em lide sobrenatural para elucidar ante o povo onde está a verdade; dois novilhos esquartejados dispostos sobre o monte para o sacrificio; os profetas dos baales danzaram, cantaram, gritaram, imploraram, fizeram incisões sangrentas e entrarem em transe sem êxito; Elías invoca com simplicidade ao Deus de Israel e de Judá e veio de imediato um fogo do céu que faz num instante em cinzas as vítimas e as pedras por mais que antes houvessem sido empapadas em água. Com os interesses de Yahwéh é forte e claro por cima de tudo. Os quatrocentos cinquenta profetas dos falsos deuses são passados a cutiladas junto à torrente do Cisón. Nem um só escapou. Convertido já o povo ao bom Deus não faz falta que continue o castigo. Vem a água como chega a perseguição da vingativa Jezabel que obriga a fugir a Elías para o deserto onde, cansado e esgotado o profeta, pede já a chegada de seu fim sob a retama. Como o deserto tem reminiscências de lugar encontradição com Deus, lhe vem o cargo de recompor forças porque o caminho a percorrer é ainda longo para Elías. Faz falta ungir a Yehú para rei de Israel e preparar a Eliseo como sucessor no profetismo. Ainda tiveram tempo para ver o homem de Deus passar andando o río Jordão golpeado com seu manto. ¡Quanto deveu ser o poder que Deus deu a Elías quando Eliseo se conformava só com dois terços dele para desempenhar sua própria missão! E o terá ao ver o rapto de seu mestro ao céu naquele carro de fogo.

Aurelio, Santo
Bispo, 20 de Julho
ObispoJulio 20 Etimológicamente significa “ brillante”. Viene de la lengua latina.Nuestra mente retrocede hoy a la ciudad de Hipona, en el norte de Africa. Era el año 392. San Agustín, después de su conversión, fue ordenado obispo. Necesitaba de alguien que le ayudase en su ingente labor apostólica. Ordenó de diácono a Aurelio, que más tarde llegaría a ser el sucesor de san Agustín.Para tu conocimiento te recordaré que la Iglesia de Africa era de las más brillantes de su época. Había la no despreciable cifra de más de 500 obispos.Esto da a entender el esplendor con que vivía la fe el pueblo africano de aquel tiempo.Durante el episcopado de san Aurelio hubo más de treinta concilios. La razón de su convocación se debía a que algunos obispos no eran lo dignos que deberían ser, ni su ejemplo era un modelo a seguir.¿Qué ocurría?Dos cosas fundamentales: la herejía de los donatistas y la de los pelagianos. Y lo malo es que algunos monjes e incluso miembros del episcopado seguían estas herejías. En el tratado o libro que escribió a los monjes se relata que algunos de ellos traficaban con reliquias de mártires para ganarse pingües ganancias económicas. Es más, a los fieles que iban a venerar las santas reliquias, les exigían una limosna a cambio.Su libro “El trabajo de los monjes” refleja la relajación a que llegaron algunos que, en lugar de vivir la vida contemplativa, se convertían en verdaderos vagos que no hacían nada.Aurelio, ante estas situaciones de la Iglesia que regía con santidad de vida y con un ejemplo admirable para todos, confiaba siempre en la bondad de Dios para los que no actúan según los principios de la fe.Así lo atestiguan san Fulgencio de Ruspe, otro obispo africano, y el escritor español Pablo Osorio.Como ves, en la Iglesia, compuesta de hombres y de mujeres, siempre ha habido y habrá problemas. Pero sigue adelante porque la guía el Espíritu de Dios, su aliento, su “ruhah”.¡Felicidades a quienes lleven este nombre! CatequistaJulio 20 Etimológicamente significa “ jardín florido”. Viene de la lengua latina.Cuando, desde luego, no se siente el potencial del amor, sólo se piensa en hacer daño a los demás. Tras las confrontaciones entre China y Japón, surgieron grupos de revoltosos que alteraban el orden por todos sitios.Uno de estos grupos o bandas facinerosas eran los “Boxers”. Ellos solos no hubieran hecho grandes cosas, pero los apoyaba la terrible e insidiosa emperatriz Tzu Hsi y su consejero particular, el malvado príncipe Tuan. Llevaban la xenofobia en sus venas.Se empeñaron en atacar y acabar con todos los cristianos, fueran de la confesión que fueran. Esto comenzó en junio de 1900. Entre los muchos mártires de ese tiempo, se cuenta la joven Wang-Hoei.¿Quién era esta joven?Una catequista ejemplar por su entrega a dar a conocer el Evangelio, por su conducta y su amor todo el mundo. Se había cambiado el nombre por el bonito de Rosa.Durante la persecución de lo Boxers tuvo que estar de un sitio para otro escondiéndose para librarse de una muerte segura.En compañía de una amiga pasó el día 15 de agosto y la noche siguiente en sincera y profunda oración.El 16 del mismo mes, los soldados invadieron el pueblo con el fin de capturar a todos los cristianos. Buscaron informaciones acerca de una tal Rosa, una excelente joven que desplegaba su celo pastoral haciendo el bien a sus paisanos.Con la ayuda de los espías la encontraron. La sometieron a un interrogatorio atroz, le dieron azotes. Ella no les tenía miedo, pues confiaba en Dios y en el premio de la vida eterna. La tiraron, con el cuerpo sangrando, a un canal en el que murió a los 45 años.Juan Pablo II la llevó a los altares en octubre del año 2000.¡Felicidades a quien lleve este nombre!
Catequista, 20 de Julho
Patrona de los nacimientos Julio 20 Etimológicamente significa “perla”. Viene de la lengua griega.Como el almendro florece con las primeras luces de la primavera, un soplo de confianza hace que florezcan de nuevo los desiertos del corazón.Alentados por este soplo, ¿quién no deseará aliviar el dolor y las pruebas humanas?Margarita. Era muy popular en la Edad Media en Inglaterra y y en todas partes la devoción por esta santa.Posiblemente nunca existió, sino como una creación piadosa de ficción.Su leyenda fue declarada apócrifa por el Papa Gelasio I, el año 494.No hay culto a su persona. Su nombre apareció primeramente en el martirologio de Rhabanus Maurus, en el siglo IX.Algunos suponen que sus reliquias fueron trasladadas desde el Este a san Pedro del Valle, cerca del lago de Bolsena en el 908, y desde aquí a Montefalcone y posteriormente a Venecia en 1213.Llegó a ser muy famosa en tiempos de las Cruzadas. Según la leyenda, era hija de un sacerdote pagano.Se convirtió al cristianismo. Desde entonces trabajó como pastora.Se cuenta que el gobernador Olibrio quiso seducirla o casarse con ella.Ella se proclamó cristiana y lo rechazó con todas sus fuerzas.Ella mostraba un celo increíble por las cosas de Dios. No cesaba de anunciar el misterio de Cristo salvador.Logró convertir a muchos a la fe de Jesús de Nazaret. Durante la persecución de Diocleciano sufrió el martirio.Cerca del 200 iglesias de Inglaterra están dedicadas a santa Margarita.. Es patrona de los nacimientos.¡Felicidades a quien lleve este nombre!
Padroeira dos nascimentos, 20 de Julho
Virgem e Mártir, 20 Julho
Santa Liberata era hija de Lucio Castelio Severo quien fue gobernador romano del noreste de la península ibérica (Gallaecia y Lusitania) en el año 122.Su esposa Calsia, quien da a luz en un solo parto a nueve niñas, mientras su marido esta fuera recorriendo sus dominios, temiendo ser repudiada por infidelidad conyugal decide deshacerse de las criaturas y se las encomienda a su fiel servidora Sila, ordenándole que bajo el mayor secreteo las ahogara en el río Miñor. Sila cristiana a carta cabal, lejos de cometer tan horrible crimen, las deja en casa de familias amigas y las criaturas fueron bautizadas por el obispo San Ovidio y criadas en la fe cristiana.Los nombres de estas niñas fueron: Ginebra, Victoria, Eufemia, Germania, Marina, Marciana, Basilisa, Quiteria y Liberata.Llegado el momento tuvieron que comparecer ante su propio padre acusadas de ser cristianas, el cual al saber que eran sus hijas las invita a que renuncien a Cristo a cambio de poder vivir rodeadas de los lujos y comodidades propias de su nacimiento. Las encarcela tratando de atemorizarlas pero logran huir de las garras de la cárcel y se dispersaron. Todas ellas, no obstante acabarían siendo mártires cristianas. La devoción popular sitúa a Liberata mártir en la cruz a la edad de 20 años el 18 de enero del 139. Su fiesta se celebra el 20 de Julio por ser la fecha en que se trasladaron sus reliquias desde la ciudad de Sigüenza a la Baiona gallega en el año 1515.

Eliseo, Santo

Profeta, Julho 20

Profeta y Padre espiritual del CarmeloMartirologio Romano: Etimología: Eliseo = Dios es mi salvación, de la lengua hebreaEliseo es una figura dominante del siglo IX antes de Cristo. Conocemos el nombre de su padre, Safat, originario de Abel Meholah, al sur de Bewt-Shan, y sabemos que su familia era acomodada (1 Re 19, 16-19).El Carmelo desde siempre consideró a este discípulo de San Elías, de quien heredó su doble espíritu, como su segundo padre espiritual.Dios le elige directa y especialmente (1 Re 19,16) para que vaya en seguimiento de Elías (1 Re 19,l9ss), al cual sucederá después de la misteriosa desaparición de éste, heredando su espíritu en la medida establecida por la Ley para los primogénitos: el doble que los otros herederos [2 Re 2,1-15]. Su condición de "hombre de Dios" se revela principalmente en los prodigios de todo género con que está entretejida su vida. Los obra por si mismo, para personas particulares y para comunidades enteras.Vivió hacia 850-800, sucesor de san Elias, al que supera ciertamente por el número y lo llamativo de sus milagros, pero no por su personalidad y su influencia religiosa. Así, Elías es mencionado en el Nuevo Testamento, significativamente, 30 veces; Eliseo sólo una vez (Lc 4,27).Su historia, casi legendaria y a veces plagiada de la de Elías, fue recogida en 1 y 2 Re (1 Re 19, 19-21,2 Re, 13-8, 15,9,1-15,13, 14,-21). Con la unción de Yehú provocó la caída de la dinastía de Ajab. Gozaba de gran estimación entre los reyes Yosafat (2 Re 3,12) y Yoás (2 Re 13,14-19). Parece que incluso sus propios huesos obraban milagros (2 Re 13,20s).Eliseo aparece en la Biblia cuando Elías es arrebatado y su carisma pasa a Eliseo (2 Re 1), y concluye con el milagro que tuvo lugar con el cadáver del profeta ya enterrado (2Re 13,21).La mayoría de las narraciones, que semejan ~ermosas "florecillas", muestran a Eliseo rodeado de unos grupos que reciben el nombre de "discípulos (o hijos) de los profetas".¿Los carmelitas sucesores de "los hijos de los Profetas"?Esta es una cuestión ya superada, pero quizá sea bueno recordar aquí quiénes eran estos "hijos de los Profetas" a los que muchos autores de dentro y fuera de la Orden señalaron durante siglos como predecesores de los actuales carmelitas, que tienen su verdadero origen a finales del siglo XII.San Eliseo era el Maestro y Padre de todos estos grupos, a quien acudían y obedecían: 2 Re 4,38;6, 1-2,12-21...Quizá no nos equivoquemos si consideráramos a esas confraternidades de profetas como los últimos portadores de una fe en Yahvé, pura y sin mezcla; ni tampoco nos equivoquemos, si estimamos en alto grado su importancia en orden a la pervivencia de la fe en Yahvé, y en especial para el sello característico que tendrá en adelante. En último término, éste es el punto del que partió aquella inaudita radicación de la fe yahvista y del derecho divino que nos encontramos en los profetas más tardíos.Los sorprendentes descubrimientos en las grutas situadas al noroeste del mar Muerto, no solamente nos proporcionan noticia de un establecimiento de esenios de estricta observancia, un siglo antes y un siglo después del nacimiento de Cristo, sino que nos proporcionan también una visión exacta de las ordenanzas rigurosas de su vida comunitaria dirigida autoritativamente (todo ello gracias al documento llamado "Reglas de la secta"), muestran bajo nueva luz los relatos referentes a las fraternidades de profetas de la época de Eliseo.Hasta la última reforma litúrgica, obra del Vaticano II, celebrábamos su fiesta el 14 de junio. Ahora la celebramos, juntamente con la de N.P.S. Elías, el 20 de julio.

http://es.catholic.net/santoral Recoklha, trasncrição e tradução (incompleta) de António Fonseca

FALHA TÉCNICA - 20-7-2009

Caros amigos: Não sei o que se passa, com o blogger, pois sempre que procuro incluir nova mensagem, aparece-me este texto que já foi publicado e apesar de tentar desalojá-lo por várias vezes, deletando-o, o certo é que ele continua a aparecer e não me deixa colocar Nova mensagem. Vou tentar agora mais uma vez publicá-lo, gravá-lo e efectuar nova tentativa, caso contrário, terei que encontrar outra solução através do Web para poder prosseguir. Vamos ver o que consigo fazer... Obrigado pela atenção e desculpem-me por favor. António Fonseca Virgen y Mártir Martirologio Romano: En la aldea de Krystonopil, en Ucrania, beata Tarsicia (Olga) Mackiv, vírgen de la Congregación de las Hermanas Siervas de María Inmaculada y mártir, que, en tiempo de guerra, consiguió ante sus perseguidores dos victorias: la de la virginidad y la del martirio. Olga Mackiv nació en el villorio de Khodoriv, en la región ucraniana de Lviv (Leópolis), el 23 de marzo de 1919. Ingresó a las Hermanas Siervas de María Inmaculada el 3 de mayo de 1938. Dos años y algunos meses después emite sus primeros votos y recibé el nombre religioso de Tarsicia (Tarsykia). Siendo la superiora de su convento a la llegada de los bolcheviques, realizó un voto privado ante la presencia de su director espiritual, el Padre Volodomyr Kovalyk, por el cual ella se manifiesta dispuesta a ofrecer su vida por la conversión de Rusia y para el bien de la Iglesia Católica. Decididos a destruir el monasterio, la mañana del 17 de julio de 1944, los soldados rusos llamaron a la puerta del convento de Krystonopil, cuando Sor Tarsicia acudió a abrir la puerta, le disparoron sin ninguna advertencia, muriendo casi instantaneamente. fue beatificada por Juan Pablo II en Leopoli (Lviv) junto con otros 24 mártires del comunismo el 27 de junio de 2001. Fue beatificada dentro de un grupo integrado por: Mykolay Charneckyj, Obispo, 2 abril Josafat Kocylovskyj, Obispo, 17 noviembre Symeon Lukac, Obispo, 22 agosto Basilio Velyckovskyj, Obispo, 30 Junio Ivan Slezyuk, Obispo, 2 diciembre Mykyta Budka, Obispo, 28 septiembre Gregorio (Hryhorij) Lakota, Obispo, 5 noviembre Gregorio (Hryhorij) Khomysyn, Obispo, 28 diciembre Leonid Fedorov, Sacerdote, 7 marzo Mykola Konrad, Sacerdote, 26 junio Andrij Iscak, Sacerdote, 26 junio Román Lysko, Sacerdote, 14 octubre Mykola Cehelskyj, Sacerdote, 25 mayo Petro Verhun, Sacerdote, 7 febrero Alejandro (Oleksa) Zaryckyj, Sacerdote, 30 octubre Klymentij Septyckyj, Sacerdote, 1 mayo Severijan Baranyk, Sacerdote, 28 junio Jakym Senkivskyj, Sacerdote, 28 junio Zynovij (Zenón) Kovalyk, Sacerdote, 30 junio Vidal Vladimir (Vitalij Volodymyr) Bajrak, Sacerdote, 16 Mayo Ivan Ziatyk, Sacerdote, 17 mayo Tarsicia (Olga) Mackiv, Monja, 18 Julio Olympia (Olha) Bidà, Suora, 28 enero Laurentia (Leukadia) Harasymiv, Monja, 26 agosto Volodymyr Pryjma, Laico, 26 Junio (las fechas indicadas corresponden a las de su martirio)

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...