segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Nº 1173-1ª Página - (23-2012) - 23 de JANEIRO DE 2012 - SANTOS DE CADA DIA - 4º ANO

 
 
NOTA DE AUTOR:
 
A integração dos textos editados MMI IMP S.r.l./IMP BV – impressa na União Europeia (Ver blogue nº 1153 – 3/1/12) que se refiram a alguns dos Santos hoje incluídos, continuara a ser efetuada diariamente desde que eu possua as respectiva pagelas na Coleção de Histórias de Santos que nos inspiraram, intitulada “Pessoas Comuns – Vidas Extraordinárias” pelo que peço as minhas desculpas. AF. – HOJE, POR EXEMPLO serão incluídos como complemento na vida de ILDEFONSO DE TOLEDO E JOÃO ESMOLER Santos Estrela
 
 
 
 
Nº 1173 – 1ª Página – 2012
 
 
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Será esta porventura,
a nova imagem do €uro de agora em diante,
ao contrário…(?)
– se calhar …
 
 
Feliz Ano de 2012
 
 
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ILDEFONSO DE TOLEDO, Santo 

Arcebispo (607-667)

Ildefonso, Santo

Ildefonso, Santo

Ildefonso (forma original de Afonso) pertencia a uma família de sangue real. Nasceu em Toledo, a 8 de Dezembro de 606; foi por intercessão de Maria que os pais obtiveram do céu este filho de bênção. Julga-se que ele recebeu em Sevilha lições de Santo Isidoro: aprendeu ao menos a desprezar o mundo. Logo que voltou a casa, pediu para ser recebido como monge no mosteiro da Agália, perto de Toledo. Depois da morte dos pais, vendo-se na posse de avultados bens, consagrou toda a sua herança à fundação dum mosteiro de religiosas. Heládio, bispo de Toledo, elevou Ildefonso ao diaconado e, por morte de Adeodato, abade de Agália, foi eleito Ildefonso para lhe suceder; como tal, assistiu aos concílios de Toledo de 653 e 655. Pelos fins de 657, tendo morrido Eugénio II, bispo de Toledo, foi escolhido pelo clero e pelos fiéis como único digno de suceder ao prelado defunto. Mas ele pensava bem diferentemente, tanto que principiou por se esconder num canto do mosteiro. Mas obrigaram-no a sair pela força e levaram-no escoltado para a cidade, a fim de ser consagrado bispo. Desde que foi investido no seu cargo, Ildefonso nada omitiu para manter no rebanho a pureza dos costumes e a integridade da fé. Às funções apostólicas da pregação juntou obras que escreveu. A mais considerável, poder-se-ia mesmo dizer que a única obra de Ildefonso, é o livro sobre a virgindade perpétua de Maria, estabelecida contra Joviniano, Helvécio e um judeu. Nesta obra, dum estilo conciso e sentencioso, encontram-se vestígios bem sensíveis da sua piedade; mostra, contra Joviniano, que Maria conservou a virgindade no parto; contra Helvécio, que Maria ficou virgem depois do parto; e contra os judeus, que Maria concebeu sem perder a virgindade. No dia de Santa Leocádia (ver 9 de Dezembro), esta mártir célebre, de quem Ildefonso desejava intensamente encontrar as relíquias, dignou-se manifestar-se-lhe, indicou o lugar onde repousava o seu corpo e terminou com estas palavras: “Ildefonso, por ti é mantida a minha soberana, que reina no alto dos céus!” Era alusão ao livro sobre a virgindade de Maria. Ildefonso foi ardoroso propagandista da festa de 18 de Dezembro, designada mais tarde pelo nome de Expectação do divino parto de Maria. Antes das matinas desta solenidade, aconteceu-lhe um ano levantar-se bem cedo a fim de ir para a igreja com o seu clero. As pessoas que abriam o cortejo viram repentinamente um clarão e recuaram de espanto. Ildefonso passou entre as fileiras e, ao entrar no santuário, a Santíssima Virgem apareceu-lhe sentada num trono, rodeada de virgens vindas do céu à terra para nesta executarem os cânticos do paraíso. E Maria Santíssima, convidando Ildefonso a aproximar-se do trono, revestiu-o duma casula magnifica, dizendo-lhe: “Tu és o meu capelão e o meu fiel notário, recebe esta casula que o meu Filho te envia”. Em memória deste facto, o 10º Concílio de Toledo (656) estabeleceu uma festa para o dia 21 de janeiro com o título de Descida da Santíssima Virgem e aparição a Santo Ildefonso. Ildefonso morreu a 23 de Janeiro de 667. O corpo, sepultado na igreja de santa Leocádia, foi depois, com medo dos Mouros, transferido para Samora, onde foi venerado até 888. Enterrado debaixo das ruínas e esquecido durante 500 anos, foi levantado da terra e exposto de novo, para a veneração dos fiéis, em 1400. Do livro SANTOS DE CADA DIA, DE WWW.JESUITAS.PT. Ver também www.es.catholic e www.santiebeati.it

38600 > Sant' Ildefonso (Ildefonso) da Toledo Vescovo 23 gennaio MR

Ascolta da RadioVaticana:

COMPLEMENTO
 
Ildefonso nasceu no seio de uma nobre família espanhola, em 607. Era sobrinho de Eugénio, Arcebispo da cidade de Toledo. Muito jovem, decidiu tornar-se monge apesar de a sua família não o aprovar. Entrou para o mosteiro beneditino de Agalia, perto de Toledo, e foi ordenado em 637. Mais tarde, Ildefonso tornou-se Abade do mosteiro. Nessa posição esteve presente nos concílios de Toledo, em 653 e 655. Após a morte de seu tio, Ildefonso tornou-se o novo Arcebispo. para além der ser um dedicado chefe espiritual, também era um escritor prolifico. Ildefonso preocupava-se com a educação dos leigos e escreveu um tratado sobre o baptismo e outro sobre o que acontece à alma após o baptismo.
Devoção a Maria Ildefonso tinha uma profunda devoção por Nossa Senhora. Escreveu um  tratado importante contra os heréticos que opunham em causa a virgindade da Mãe de Deus. Esta obra teve como resultado o aumento da devoção a Maria, em Espanha. Conta a lenda que Maria apareceu a Ildefonso quando este estava sentado no trono na sua catedral e que lhe deu uma veste celestial. Outra lenda conta que, quando Ildefonso estava a rezar no túmulo de Santa Leocádia, a própria mártir se ergueu do túmulo para agradecer ao Arcebispo as honras que estava a prestar à Bendita Virgem Maria. Ildefonso faleceu em paz< em 669. A sua memória continua a ser reverenciada em toda a Península Ibérica.
 
NO SEU RASTO
 
Ildefonso escreveu uma vasta obra e preocupava-se com a educação do povo.
No século XX, Rachel Carson, uma bióloga marinha americana, também considerava importante partilhar os seus conhecimentos e educar as pessoas sobre questões ambientais. Após escrever alguns livros, Rachel decidiu dedicar a sua vida à escrita e divulgação dos problemas ambientais. Ao fazer pesquisa para um livro, começou a investigar u uso de insecticidas e descobriu que esses químicos eram prejudiciais para o ambiente e para as pessoas. Os resultados das suas investigações forma publicados e acabaram por conduzir a grandes mudanças nas políticas ambientais e na proteção à natureza:
 
* Em 1970, as autoridades americanas criaram a Environmental Protection Agency, um organismo estatal que tem por objectivo a proteção do ambiente.
* Após a sua morte, foi fundada em sua memória a organização Rachel Carson Council Inc., que se dedica à divulgação de informação sobre pesticidas e soluções alternativas.
 
ORAÇÃO
 
Virgem Mãe de Deus, possa eu unir-me a Deus e a Ti, servir o Teu Senhor e servir-Te, obedecer ao Teu Filho e assim obedecer-Te. Possa eu adorá-lo como meu criador e a Ti como Sua Mãe. Possa eu venerá-lo como Senhor das Multidões e a Ti como a serva do Senhor. Possa eu adorá-Lo como meu Deus e a Ti como mãe do meu Deus.
(Oração de Santo Ildefonso)

No período em que viveu Santo Ildefonso (607-669) ocorreram entre outros, os seguintes factos:
O Sínodo de Whitby estabelece a Igreja em Inglaterra (664); É criado o crwth, um instrumento celta de cordas semelhante a uma harpa (609); Construção em Jerusalém da Cúpula da Rocha (650); Reinado de Egica, Rei dos Visigodos (687-701).
 
JOÃO ESMOLER, Santo

Patriarca de Alexandria

Tendo sido funcionário imperial, enviuvou e veio a ser patriarca de Alexandria pelo ano de 610. “Quantos são aqui os meus senhores? – perguntou ao chegar. Quero saber quantos pobres temos; são os meus senhores, pois representam aqui na terra Nosso Senhor e dependerá deles que eu venha a entrar no seu reino” (Mt 25, 34-46). Afinal vieram a encontrar 7 500 e todos ficaram a receber desde então, cada dia, uma boa esmola. A quem lhe vinha dizer que havia batoteiros e mandriões, João respondia: “Se não fósseis tão curiosos, não o saberíeis. Curai-vos da vossa curiosidade e deixar-me-eis tranquilo a este propósito. Prefiro ser enganado dez vezes a violar uma vez a lei da caridade”. O milagre foi que seu cofre nunca se esvaziou; não se admirava com isso, uma vez que Deus enche tão facilmente cofres como desloca montanhas. A um pescador, a quem ele acabava de substituir a velha barca e se confundia em agradecimentos, dizia: “Agradecer-me-ás depois de eu ter derramado o meu sangue por ti; até então agradeçamos, os dois juntos, a Nosso senhor Jesus Cristo”. Ninguém tinha coragem para lhe negar fosse o quer fosse. Alguns costumavam sair da Igreja antes do fim das cerimónias. Pois ele partiu também logo do altar e, de báculo na mão e com os paramentos pontifícios, veio-se juntar a eles diante da igreja. Disse-lhes: “Meus filhos, um pastor deve estar com o seu rebanho, por isso venho ter convosco; mas não é verdade que não vamos ficar aqui? Se não, uma vez que não me posso cortar em dois, que iria ser das minhas ovelhas que estão lá dentro?”. Desde então, toda a gente, para sair, esperava o fim da Missa. Nasceu na ilha de Chipre. Expulso de Alexandria pela invasão persa de 619, refugiou-se na sua ilha e lá morreu uns meses depois. Do livro SANTOS DE CADA DIA, DE WWW.JESUITAS.PT.

93943 > Beato Giovanni Infante Mercedario 23 gennaio

COMPLEMENTO

João nasceu numa rica e nobre família na ilha de Chipre perto do ano 550. Levou a vida típica de um nobre cipriota, casando com uma senhora da mais alta nobreza e tendo vários filhos. Mas, infelizmente, a mulher e todos os filhos de João faleceram antes de este completar 50 anos. Cerca de 608, João foi nomeado Patriarca de Alexandria, no Egipto. À sua chegada, pediu aos colaboradores uma lista de todos os “seus senhores”. Sem compreenderem, perguntaram-lhe quem eram os seus senhores, ao que João respondeu simplesmente, “os pobres”. Foi-lhe entregue uma lista de 7 500 pessoas que tomou sob a sua proteção. Um dos seus primeiros atos oficiais foi distribuir 80 000 moedas de ouro que encontrou nos cofres da igreja. Este foi o primeiro de tantos atos de generosidade, que passou a ser conhecido como “o Esmoler”, ou distribuidor de esmolas.
Um homem para o povo –  Todas as quartas e sextas-feiras, João se sentava num banco em frente à igreja de forma a estar disponível para todos. Visitava os hospitais três vezes por semana, libertou ,muitos escravos, proibiu os seus colaboradores e servos de aceitarem, presentes para evitar subornos e construiu mais de 60 igrejas em Alexandria. João levava uma vida simples. Certa vez, um homem descobriu que João só tinha uma manta esburacada para se cobrir, por isso ofereceu-lhe um bom cobertor. Mas este vendeu-o e deu o dinheiro aos pobres. O homem continuou a oferecer cobertores e João a dá-los aos pobres. Quando os persas atacaram Jerusalém, recebeu muitos refugiados. Também enviou fundos e 1 000 trabalhadores para ajudarem a reconstruir as igrejas da cidade. mas os persas acabaram por invadir Alexandria e João teve de fugir para Chipre, onde faleceu em paz.
 
NO SEU RASTO
 
João satisfez as necessidades dos pobres usando a sua posição com sabedoria. Deu-se conta de que, como homem poderoso, poderia realizar coisas que não seriam possíveis a outros.
Todos podemos fazer alguma coisa para combatermos a pobreza nos dias de hoje. cada um de nós tem talentos dados por Deus e que podem ser postos ao Seu serviço. Uma organização que trabalha localmente para o alívio da pobreza é a Conferência de São Vicente de Paulo. As conferências locais recebem, donativos em dinheiro e em géneros que depois distribuem pelos pobres da zona. estas conferências vicentinas existem em quase todas as paróquias e estão sempre abertas a novos membros que participem na sua missão de aliviar os necessitados. Uma outra forma de ajudar é participando em trabalho voluntário para alívio da pobreza ou chamando a atenção de todos para as necessidades dos desprotegidos. Um pequeno gesto de amabilidade feito com  amor pode fazer uma grande diferença na vida do nosso semelhante.
 
ORAÇÃO
 
Amado Pai que estais no céu, espero passar só uma vez por este mundo; que todo o bem que possa fazer, que toda a amabilidade que possa mostrar aos meus semelhantes, seja feita agora. Não me deixes adiar ou esquecer o bem, porque não voltarei a passar por este caminho. Concede-me isto por Cristo Nosso Senhor. Ámen.
(Oração de Stephen Grellet – (1773-1855))

No período em que viveu São João Esmoler (550-616) ocorreram entre outros, os seguintes factos:
O Budismo torna-se a religião oficial do Tibete (632); Os lombardos invadem a Itália (568); Vida de Li-Pen, pintor e calígrafo chinês (600-673); Início da construção da Cúpula da Rocha em Jerusalém (650).

Santo Andrés Chong (Tyong) Hwagyong,

catequista mártir

Na cidade de Seul, na Coreia, santo Andrés Chong (Tyong) Hwagyong, catequista e mártir, que colaborou com o santo bispo Lorenzo Imbert, fazendo de sua casa um refúgio para os cristãos e, por esta razão, foi ferido cruelmente e estrangulado na cadeia (1840).


38560 > Sant' Andrea Chong (Tyong) Hwa-Gyong Catechista e martire 23 gennaio MR

Santo Amásio, bispo

Em Teano, cidade da Campânia (hoje Itália), comemoração de santo Amásio, bispo (c. 356).

38520 > Sant' Amasio Vescovo 23 gennaio MR

Santos Clemente, bispo, e Agatángelo, mártires

Em Ancira, cidade de Galácia (hoje Turquia), santos Clemente, bispo, e Agatángelo, mártires (s. IV).

93023 > Santi Clemente ed Agatangelo Martiri 23 gennaio MR

 

• Emerenciana, Santa
Mártir

Emerenciana, Santa

Emerenciana, Santa

Martirológio Romano: Em Roma, no cemitério Maior da via Nomentana, santa Emerenciana, mártir (c. s. IV). Segundo o Martirológio Romano e a lição do breviário deste dia, Santa Emerenciana era irmã de leite de Santa Inês. Eram, pois, da mesma idade aproximadamente, mas Emerenciana era catecúmena (cristã conversa que ainda não havia recebido o baptismo). Dois dias depois do martírio de Santa Inês, Santa Emerenciana morreu apedrejada, quando se achava orando junto à tumba de sua irmã de leite. Nessa forma recebeu o baptismo de sangue. Este relato, que constitui uma espécie de apêndice das "atas" de Santa Inês, não pode tomar-se à letra; mas existem provas de que uma mártir chamada Emerenciana esteve originalmente sepultada no "Coemeterium majus". O dito cemitério está um pouco mais distante da Via Nomentana que o sítio em que foi erigida a basílica de Santa Inês. Segundo parece, se celebrava a Santa Emerenciana em 16 de Setembro, junto com os santos Victor, Félix e Alejandro; mas por alguma razão, seus restos foram trasladados posteriormente à basílica de Santa Inês e assim, a lenda relacionou a ambas santas.

38500 > Sant' Emerenziana Vergine e martire 23 gennaio MR

Santo Mainbodo, eremita

Em Dampierre, perto de Besançon, na Borgonha (hoje França), santo Mainbodo, oriundo de Hibernia (hoje Irlanda), o qual, peregrino e eremita, foi assassinado por uns ladrões (c. s. VIII).

38540 > San Maimbodo 23 gennaio MR

91970 > Beata Margherita Molli Mistica 23 gennaio

94548 > Santa Messalina di Foligno Martire 23 gennaio

Santos Severiano e Aquila, mártires

Em Cesareia de Mauritânia (hoje Argélia), santos mártires Severiano e Aquila, esposos, que foram queimados vivos (s. III).

92428 > Santi Severiano e Aquila Sposi, martiri 23 gennaio MR

 

 
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  • Por enquanto, vou mantendo esta parte final, que retirarei ou modificarei, quando o entender.
  • WWW.ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL
    WWW. SANTIEBEATI.IT
  • Sites utilizados: Os textos completos são recolhidos através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. em que também incluo imagens recolhidas através de http://es.catholic.net/santoral,; em seguida os textos deste mesmo site sem tradução e com imagens, e por último apenas os nomes e imagens de HTTP://santiebeati.it.
    NOTA INFORMATIVA: Como já devem ter reparado, de vez em quando, segundo a sua importância há uma exceção da 1ª biografia, (ou biografias do Livro Santos de Cada Dia – já traduzidas – por natureza) que mais sobressaem, – quando se trate de um dia especial, dedicado a Jesus Cristo, a Nossa Senhora, Anjos ou algum Santo, em particular – todos os restantes nomes surgem por Ordem alfabética, uma, duas ou três vezes, conforme figurem nos três sites indicados, que poderão ser consultados - se assim o desejarem – pelos meus eventuais leitores. LOGICAMENTE E POR ESSE FACTO, DIARIAMENTE, O ESPAÇO OCUPADO, NUNCA É IGUAL, ACONTECENDO POR VEZES QUE É DEMASIADO EXTENSO.
    As minhas desculpas e obrigado.
    Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
    email: aarfonseca0491@hotmail.com
  • domingo, 22 de janeiro de 2012

    Blogs católicos

    Cristo em Nós


    A Única Igreja Verdadeira
    Posted: 19 Jan 2012 02:14 PM PST

    Cristo só fundou uma única Igreja... 

    Diz Cristo: "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16,18). “Se não escutar a Igreja, seja ele para ti como gentio e publicano" (Mt 18,17). Cristo fala de um único rebanho e de um só pastor (Jo 10,16), de uma única videira (Jo 15), do reino dos céus na terra (Mt 13,24.47).

    Os Apóstolos falam de uma única Igreja, que Cristo amou e pela qual se entregou (Ef 5, 25.27.32), de um único corpo de Cristo (l Cor 12,20; Cl 1,18), de uma só esposa (Ap 21,9). Os coríntios se tinham dividido em partidos. São Paulo exclama: "Estará por ventura Cristo dividido?" (l Cor 1,13).

    Comenta Clemente de Alexandria: "Há um só Pai de todos, um único Verbo para todos e um só Espírito Santo que está em toda parte. E há, outrossim, uma só e única virgem mãe que eu chamo a Igreja".

    A Igreja de Cristo é a Igreja Católica.

    Jesus Cristo, Nosso Salvador, fundou apenas uma Igreja, não várias, como é desejo dos hereges. Ele fundou a Igreja Católica Apostólica Romana: "Cabe ao Filho realizar, na plenitude dos tempos, o plano de salvação de seu Pai. este é o motivo de sua missão. O Senhor Jesus iniciou sua Igreja pregando a Boa Nova, isto e, o advento do Reino de Deus prometido nas Escrituras havia séculos" (Catecismo da Igreja Católica, 763).

    Os pastores evangélicos, em geral, costumam apontar o dedo para o próprio peito dizendo serem eles a "pedra" sobre a qual Cristo Jesus fundou a Sua Igreja; outros bem mais "cultos" e "místicos", dizem que a "Igreja" está dentro do coração, e aquele que "aceitar" Jesus, pertence à Igreja de Nosso Senhor. 

    São Cipriano que não era herege, ambicioso nem enganador diz: "Cristo edifica a Igreja sobre Pedro. Encarrega-o de apascentar-lhe as ovelhas. A Pedro é entregue o primado para que seja uma Igreja e uma cátedra de Cristo. Quem abandona a cátedra de Pedro, sobre a qual foi fundada a Igreja, não pode pensar em pertencer à Igreja de Cristo" (De un. Eccl. cap. IV), e: "Pedro é o vértice, o chefe dos Apóstolos" (I Concílio de Nicéia).

    Por mais que os hereges gritem, apontem o dedo e mentem, não dá para enganar aquele católico bem instruído; só escorregam em suas salivas, aqueles que se dizem católicos e que vivem às margens da Igreja: Quando Jesus Cristo diz: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei A MINHA IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão contra ELA” (Mt 16, 18) a que Igreja se refere? Não é ao Protestantismo, nem a nenhuma Igreja protestante em particular, porque as Igrejas protestantes só começaram a existir no século XVI.

    Refere-se, sem dúvida alguma, à IGREJA CATÓLICA; é fácil demonstrá-lo. 

    Logo nos inícios da Igreja, os seguidores de Cristo foram designados com o nome de cristãos. Assim podiam distinguir-se dos filósofos pagãos e dos judeus ou seguidores da sinagoga. Este nome de cristãos como se sabe, já vem na própria Bíblia, e tal denominação começou em Antioquia: “em Antioquia é que foram os discípulos denominados CRISTÃOS, pela primeira vez” (At 11, 26), “Então Agripa disse a Paulo: Por pouco me não persuade a fazer-me CRISTÃO” (At 26, 28). “Se padece como CRISTÃO, não se envergonhe; mas glorifique a Deus neste nome” (1Pd 4, 16).

    Aconteceu, porém que, tão logo a Igreja começou a propagar-se, começaram a aparecer os hereges, seguindo doutrinas diversas daquela que tinha sido recebida dos Apóstolos, mas tomando o nome de cristãos, pois também criam em Cristo e d’Ele se diziam discípulos. Era preciso, portanto, um novo nome para designar a verdadeira Igreja, distinguindo-a dos hereges. E desde tempos antiquíssimos, desde os tempos dos Apóstolos, a Igreja começou a ser designada como IGREJA CATÓLICA, isto é, UNIVERSAL, a Igreja que está espalhada por toda a parte, para diferençá-la dos hereges, pertencentes à igrejinhas isoladas que existiam aqui e acolá. Assim é que já Santo Inácio de Antioquia, que foi contemporâneo dos Apóstolos, pois nasceu mais ou menos no ano 35 da era cristã e, segundo Eusébio de Cesaréia no seu Chrónicon, foi bispo de Antioquia, entre os anos 70 e 107, já Santo Inácio nos fala abertamente da Igreja Católica, na sua Epístola aos Esmirnenses: “Onde comparecer o Bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que, onde estiver Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA” (Epístola aos Esmirnenses c 8, 2).

    Outro contemporâneo dos Apóstolos foi São Policarpo, bispo de Esmirna, que nasceu no ano 69 e foi discípulo de São João Evangelista. Quando São Policarpo recebeu a palma do martírio, a Igreja de Esmirna escreveu uma carta que é assim endereçada: “A Igreja de Deus que peregrina em Esmirna à Igreja de Deus que peregrina em Filomélio e a todas as paróquias da IGREJA SANTA E CATÓLICA em todo o mundo”. Nessa mesma Epístola se fala de uma oração feita por São Policarpo, na qual ele “fez menção de todos quantos em sua vida tiveram trato com ele, pequenos e grandes, ilustres e humildes, e especialmente de toda a IGREJA CATÓLICA, espalhada por toda a terra” (c. 8).

    O Fragmento Muratoriano que é uma lista feita no segundo século, dos livros do Cânon do Novo Testamento fala em livros apócrifos que “não podem ser recebidos na IGREJA CATÓLICA”.

    São Clemente de Alexandria (também do século segundo) responde à objeção dos infiéis que perguntam: “como se pode crer, se há tanta divergência de heresias, e assim a própria verdade nos distrai e fatiga, pois outros estabelecem outros dogmas?” Depois de mostrar vários sinais pelos quais se distingue das heresias a verdadeira Igreja, assim conclui São Clemente: “Não só pela essência, mas também pela opinião, pelo princípio pela excelência, só há uma Igreja antiga e é a IGREJA CATÓLICA. Das heresias, umas se chamam pelo nome de um homem, como as que são chamadas por Valentino, Marcião e Basílides; outras, pelo lugar donde vieram, como os Peráticos; outras do povo, como a heresia dos Frígios; outras, de alguma operação, como os Encratistas; outras, de seus próprios ensino, como os Docetas e Hematistas". (Stromata 1.7. c. 15). O mesmo argumento podemos formular hoje. Há uma só Igreja que vem do princípio: é a IGREJA CATÓLICA. As seitas protestantes, umas são chamadas pelos nomes dos homens que as fundaram, ou cujas opiniões seguem, como: Luteranos (de Lutero), Calvinistas (de Calvino), Zuinglianos (de Zuínglio), etc. Outras, do lugar donde vieram: Igreja Livre Evangélica Sueca, Irmão de Plymouth; Outras, de um povo: Anglicanos (da Inglaterra), Irmãos Moravos (da Morávia);
     
    No século III, Firmiliano, bispo de Capadócia, diz assim: “Há uma só esposa de Cristo que é a IGREJA CATÓLICA” (Ep. De Firmiliano nº 14).

    Na história do martírio de São Piônio (morto em 251) se lê que Polemon o interroga:
    — Como és chamado?
    — Cristão.
    — De que igreja?
    — Católica (Ruinart. Acta martyrum pág. 122 nº 9).

    São Frutuoso, martirizado no ano 259, diz: é necessário que eu tenha em mente a IGREJA CATÓLICA, difundida desde o Oriente até o Ocidente” (Ruinart. Acta martyrum pág 192 nº 3).

    Lactâncio, convertido ao cristianismo no ano 300, diz: “Só a IGREJA CATÓLICA é que conserva o verdadeiro culto. Esta é a fonte da verdade; do qual se alguém sair, está privado da esperança de vida e salvação eterna” (Livro 4º cap. III).

    São Paciano de Barcelona (morto no ano 392) escreve na sua epístola a Simprônio: “Como, depois dos Apóstolos, apareceram as heresias e com nomes diversos procuram cindir e dilacerar em partes aquela que é a rainha, a pomba de Deus, não exigia um sobrenome o povo apostólico, para que se distinguisse a unidade do povo que não se corrompeu pelo erro?... Portanto, entrando por acaso hoje numa cidade populosa e encontrando marcionistas, apolinarianos, catafrígios, novacianos e outros deste gênero, que se chamam cristãos, com que sobrenome eu reconheceria a congregação de meu povo, se não se chamasse CATÓLICA? (Epísola a Simprônio nº 3). E mais adiante, na mesma epístola: “Cristão é o meu nome; CATÓLICO, o sobrenome” (idem nº 4).

    São Cirilo de Jerusalém (do mesmo século IV) assim instruiu os catecúmenos “Se algum dia peregrinares pelas cidades, não indagues simplesmente onde está a casa do Senhor, porque também as outras seitas de ímpios e as heresias querem coonestar com o nome de casa do Senhor, as suas espeluncas; nem perguntes simplesmente onde está a igreja, mas onde está a IGREJA CATÓLICA; este é o NOME PRÓPRIO desta SANTA MÃE de todos nós, que é também a ESPOSA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO” (Instrução Catequética c. 18; nº 26). 

    Santo Agostinho (do séc V) dizia: “Deve ser seguida por nós aquela religião cristã, a comunhão daquela Igreja que é a CATÓLICA, e CATÓLICA, é chamada não só pelos seus, mas também por todos os seus inimigos” (Verdadeira religião c 7; nº 12).

    E quando o Concílio de Constantinopla, no ano de 381, colocou, no seu Símbolo estas palavras: “Cremos na Igreja Una, Santa, CATÓLICA e Apostólica”, isto não constituía novidade alguma, pois já desde tempo antiquíssimo, se vinha recitando no Credo ou Símbolo dos Apóstolos: creio na Santa Igreja CATÓLICA. 

    Vemos, portanto, na história do Cristianismo, o contraste evidente entre aquela igreja que veio desde o princípio e logo se espalhou por toda a parte (Ide, pois, e ensinais todas as gentes – Mt 28, 19) e que desde o começo foi chamada CATÓLICA, segundo o que acabamos de demonstrar, e as heresias que foram aparecendo no decorrer dos séculos, discordando deste ou daquele ponto, inventadas por um homem qualquer, mas todas levadas de vencida pela Igreja, pois ou desapareceram por completo ou ficaram reduzidas em número de adeptos que logo mergulharam no esquecimento.

    Chega esta Igreja ao séc. XVI. Aparece então Martinho Lutero, pretendendo afirmar que esta Igreja está completamente afogada no erro e é preciso fazer uma reforma doutrinária. Queremos aqui fazer apenas uma pergunta ao “inspirado” e “esclarecido” Lutero: “Como é que Cristo deixou durante tantos séculos a sua Igreja mergulhada completamente no erro, e só no séc. XVI fez aparecerem os “inspirados” e “esclarecidos” doutrinários da verdade: Onde está a Providência Divina com relação à obra de Deus que é a sua Igreja?

    Se tal desastre se tivesse verificado, então teria falhado completamente a promessa de Cristo: “E as portas do inferno não prevalecerão CONTRA ELA” (Mt 16, 18).

    “Nem toda a água do rio Elba daria lágrimas bastante para chorar a desgraça da Reforma” (Melanchton, amigo de Lutero)" (Lúcio Navarro, Legítima Interpretação da Bíblia).

    Católico, tampe os ouvidos diante dos uivos dos lobos que trabalham furiosamente para arrancar-te do seio da Verdadeira Igreja, não lhes dê ouvidos, mas lembre-se com freqüência de que Cristo Jesus é o Santo Fundador da Única Igreja, e por mais que lancem pedras sobre ela, jamais a destruirão: "Cristo é o único Senhor da Igreja. Ela lhe pertence, pois é ele quem a edifica. É Pedro, porém, quem lhe guarda as chaves - para abrir - fechar - cerrar - excluir. Inimigos ardilosos, que a não conseguiram suplantar em campo aberto - tentarão - introduzir-se à socapa em seu seio, procurando combatê-la e destruí-la pelo interno" (Alfred Barth, Enciclopédia Catequética, Vol. II). 

    Ame, sirva e defenda a Igreja Católica, Cristo Jesus deu a vida por ela: "Com a vitória da cruz, ele adquiriu para si o poder e o domínio sobre todas as gentes" (Santo Tomás de Aquino, Summa Theol., III, 42, 1), e: "Aquele que, feito homem, se tornara cabeça e senhor da humanidade, ora resgatou seu povo com seu Sangue - libertou-o - remiu-o - fê-lo seu. O véu do templo - a antiga aliança - rasgou-se" (Leão I, Serm., 68, 3), e também: "Amem esta Igreja, sejam essa Igreja, fiquem na Igreja! E amem o Esposo!" (Santo Agostinho). Fora da Igreja Católica não há salvação 

    “Apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, (o Concílio) ensina que esta Igreja peregrina é necessária para a salvação. O único mediador e caminho da salvação é Cristo, que se nos torna presente em seu Corpo, que é a Igreja. Ele, porém, inculcando com palavras expressas a necessidade da fé e do batismo, ao mesmo tempo confirmou a necessidade da Igreja, na qual os homens entram pelo Batismo, como que por uma porta. Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja Católica foi fundada por Deus por meio de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiserem nela entrar ou nela perseverar” (Catecismo da Igreja Católica, 846).

    Maria e os anjos


    Tema do 2º Ágape em Sumaré - SP Jesus diz " Eu vim trazer o Fogo "
    Posted: 20 Jan 2012 05:15 PM PST



    Tema do 2º Ágape em Sumaré - SP Jesus diz " Eu vim trazer o Fogo "
    Posted: 20 Jan 2012 05:15 PM PST







    O Espírito Santo é um Fogo. Em Pentecostes Ele apareceu como línguas de fogo. Os Atos dos Apóstolos falam que os discípulos estavam reunidos no Cenáculo e de repente soprou um vento impetuoso, e a partir daquele vento desceram como que línguas de fogo que se repartiam sobre todos eles.
    O Espírito Santo é um fogo, um fogo que vem queimar em nós aquilo que desagrada a Deus. Ele vem destruir em nós aquilo que não é de Deus para que possamos arder no Seu amor. O fogo do Espírito Santo é um fogo de amor, é um fogo que queima, é um fogo que abrasa, é um fogo que purifica, porque assim como o ouro é purificado no fogo, o Espírito Santo também purifica o nosso coração com o fogo do Seu amor.
    O mundo resiste ao Espírito Santo, e aqueles que crêem Nele ainda conseguem apagá-Lo. O Espírito Santo que é fogo, pode ser apagado. Ele veio para atear, para queimar. Jesus diz: "Eu vim trazer o fogo" (Lc 12,42). Ele veio trazer o Espírito Santo para queimar, mas muitos de nós têm a vocação de bombeiro, querendo apagar não só o fogo que queima, mas também o fogo do Espírito Santo. Não sejamos esses bombeiros espirituais que extinguem o Espírito Santo.
    São Paulo nos diz: "Não apagueis o Espírito" porque esse fogo pode ser apagado. O Apóstolo não estava falando naquela hora a homens pecadores, incrédulos. Ele estava falando aos irmãos, aos que já tinham aderido à fé.
    Apagamos o Espírito Santo quando nós reconhecemos que as pessoas no ministério têm o dom do Espírito Santo, mas recusamos esse dom em suas vidas apagando o Espírito Santo que está nela. Quando proibimos de rezar, falar, pregar, extinguimos na vida das pessoas o Espírito Santo .
    Se nós não vivemos em paz e nem deixamos os outros em paz, nós estamos apagando o Espírito Santo. Nós levamos muitas vezes as pessoas a serem insubmissas, desanimadas e fracas. Quando nós não consolamos os desanimados, mas os desanimamos ainda mais, quando nos não amparamos os fracos, mas os enfraquecemos ainda mais com o nosso comportamento, nós estamos extinguindo o Espírito Santo. Quando nós retribuimos o ma com o mal e, podendo fazer o bem, fazemos o mal, nós realmente estamos sendo bombeiros, apagando o fogo do Espírito Santo com a nossa ira, com o nosso pecado, levando o outro fazer o pecado. Desta forma extinguimos o Espírito Santo de Deus.
    Nós somos chamados a viver na graça, na harmonia e na paz. Nós somos chamados a acender a chama do amor e não a apagar a chama do amor.
    Espírito Santo, Espírito de Amor, nós Te clamamos , Tu que éso Fogo, o Fogo do Amor, fogo que queima não para matar, mas para dar a vida, vem e fica no meio de nós. Vem Espírito Santo! Vem atuar em cada um de nós. Vem acender no coração o fogo do Teu Amor e fazer de nós pessoas felizes.Amém!
    Peçamos a Maria, ela que foi portadora do fogo do Espírito Santo, que nunca permita que seja apagado em nós esse fogo do Amor.
    Pai-Nosso...Ave Maria...Glória ao Pai...









    As pessoas que quiserem patrocinar mais este evento aqui na cidade de Sumaré
    Você que tem um comercio e queira nos ajudar entre em contato conosco todas 
    4º feiras na comunidade Sto. Antonio as 19:30hs ou mande um e-mail para






     
     

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    SEPTENARIO DE LOS DOLORES DE MARÍA SANTÍSIMA

    by cristero07

    ORACIÓN

    Oh Virgen María, Madre dolorosa, la más afligida de todas las madres del mundo: postrado a vuestros pies, os suplico por vuestros dolores y los de vuestro amado Hijo, crucificado por mí, que me alcancéis el perdón de mis culpas, gracia para no pecar más y el favor que os pido, saludandoos por vuestros siete dolores principales.

    PRIMER DOLOR

    Profecía de Simeón

    ¡Oh Madre afligida! Por el dolor que padecisteis, presentando a vuestro Hijo en el templo, al oír Simeón que había de traspasar vuestra alma una espada de dolor, suplícoos, Señora, me deis gracia para que purificada mi alma con una verdadera penitencia pueda ser presentado ante Vos en el templo de la gloria. Amén.

    SEGUNDO DOLOR

    Huída a Egipto

    ¡Oh Madre afligida! Por el dolor que tuvisteis, huyendo con vuestro Hijo de Nazaret a Egipto, suplícoos me deis gracia para que con verdadero propósito, huya de las ocasiones de ofender a Dios.

    TERCER DOLOR

    El Niño perdido

    ¡Oh Madre afligida! Por el dolor que tuvisteis en la pérdida de vuestro Hijo, suplícoos me deis gracia para que le busque, hasta hallarle en el templo de mi alma.

    CUARTO DOLOR

    En la calle de la amargura

    ¡Oh Madre afligida! Por el dolor que tuvisteis, viendo a vuestro Hijo cargado con la Cruz, suplícoos me deis gracia para que le siga, llevando con paciencia las cruces de mi estado.

    QUINTO DOLOR

    En la crucifixión

    ¡Oh Madre afligida! Por el dolor que tuvisteis, viendo crucificar a vuestro Hijo, suplícoos me deis gracia para que, mortificando mis pasiones, viva siempre crucificado con Cristo.

    SEXTO DOLOR

    Descendimiento

    ¡Oh Madre afligida! Por el dolor que tuvisteis, viendo en vuestros brazos llagado el cuerpo de vuestro Hijo, suplícoos me deis gracia para que en la comunión le reciba dignamente.

    SÉPTIMO DOLOR

    Sepultura de Cristo

    ¡Oh Madre afligida! Por el dolor que tuvisteis, dejando el cuerpo de vuestro Hijo sepultado, suplícoos me deis gracia para aborrecer el pecado y vivir muerto a los gustos del mundo Amén.

    ORACIÓN

    Madre mía, dolorosísima: ya que en persona de San Juan nos engendrasteis, al pie de la Cruz, con dolores acerbísimos, mostrad que sois mi amorosa Madre, y alcanzadme la gracia que os he pedido y la de vivir siempre en el servicio de vuestro Hijo, hasta que merezca alabaros eternamente en la gloria. Amén.


    Al fin de cada dolor, Padrenuestro y Avemaría, y después se pide lo 
    que se desea, terminando con la oración "Madre mía".
    cristero07 | 21 enero, 2012 at 12:54 AM | Etiquetas: Oraciones, Virgen María | Categorías: Católicos, catolicismo, Espiritualidad, Oraciones, Virgen | URL: http://wp.me/p11R98-2C6

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    LA RELIGIÓN CATÓLICA IX

    by cristero07

    PORQUE VENCE A LOS DEMONIOS


    136. El 9º argumento es, que poniendo los demonios, sus mayores enemigos, gran conato en destruirla, son vencidos por la Fe, pues huyen cobardemente a la señal de la Cruz y con el agua bendita.
    137. De los Apóstoles díjose: In nomine meo daemonia eficient, que en nombre de Jesucristo expelerían los demonios. De San Antonio se cuenta que, en oyéndolo nombrar, al punto huían los demonios.
    138. Pues ¿que más flaco poder, ya que con armas tan fáciles se vencen tales espíritus? ¿Qué príncipes de tinieblas son éstos, tan jactanciosos, si cualquier Sacerdote tiene poder contra ellos?
    139. Con los conjuros ¿no vemos que les vencen cuando mueven tempestades? ¿No los expelen y arrojan de los cuerpos donde habían colocado su morada?
    140. Y este poder ¿cómo habían de tenerle los Cristianos si no se lo diera Dios? Este poder no se halla sino solamente en la Verdadera Fe.
    141. Y así relata San Lucas que, conjurando dos hombres a un endemoniado, los acometió el poseso e hirió con muchas puñaladas y maltrató de tal suerte que huyeron desnudos y escarmentados.
    142. Porque estos conjuradores no eran Cristianos, sino judíos, y a éstos no se ha concedido poder contra los demonios, como ellos mismos dijeron a estos judíos exorcistas: Conozco a Jesús y a Pablo, pero vosotros ¿quién sois?
    143. Como si les dijeran, comenta Alápide: Si vosotros no sois discípulos de Jesucristo ni de San Pablo, por eso no tenéis jurisdicción ni potestad contra nosotros, y sois nuestros esclavos, por no guardar la Religión del verdadero Dios.
    144. ¿Cómo no reparáis que es soberbia que el esclavo mande a su señor e intente echarle de su casa? Si vosotros sois tan atrevidos y temerarios contra nosotros, por eso castigamos vuestro atrevimiento.
    145. Bocio refiere que un hombre tenía una hija muy amada y poseída del demonio. Deseaba mucho verla libre de esta opresión y reputando a Lutero por hombre bajado del Cielo, se la llevó, pidiéndole encarecidamente arrojase de ella los demonios.
    146. El hereje juzgó, y no mal, que expeliéndolos cogería gran crédito su falsa doctrina, empezó a conjurarla delante de todo el pueblo; pero apenas empezó cuando el demonio, subiéndose a las manos de la moza, acometió con gran ímpetu a Lutero, le echó a las fauces las manos y le pretendía ahogar.
    147. Y, aunque acudieron algunos en su ayuda, no le pudieron librar, porque el demonio a todos hería y arrojaba por tierra, y allí dejó muy herido y maltratado a Lutero, de tal modo que juzgó que su vida era acabada y finiquitada ahí.
    148. Viendo esto un discípulo suyo muy docto, dejó al hereje y se convirtió a la Fe Católica, el cual refirió lo acontecido como testigo.
    149. Pues si Lutero, autor de las herejías, no tuvo poder alguno contra los demonios, que le castigaron con tal rigor, ¿cómo se podrá decir que su secta es verdadera? Y ¿con cuanto fundamento se podrá esto afirmar de la Religión Católica donde vemos cada día su poder de exorcizar?
    150. Refiere Alonso Villegas que hubo un hereje encubierto, que fingía santidad, muy abstinente, rezador, muy recogido, a quien todos reputaban por santo, y se tenía por dichoso quien le tocaba o hablaba.
    151. Pero una vez que murió se averiguó su herejía, y el Inquisidor mandó, por orden episcopal, que se quemaran sus huesos.
    152. Echáronlos a una hoguera; más los huesos, ¡oh prodigio! se levantaron en alto y sin quemarse quedábanse suspendidos en el aire. El pueblo se alborotó y clamó contra el Obispo y el Inquisidor, diciendo que quemaban por envidia al santo.
    153. Volviéronlos a echar por segunda vez en la lumbre, y quedáronse de nuevo levantados y suspensos, con que más se enardeció el alboroto del pueblo.
    154. Más dijo Misa el Obispo, y al tiempo de alzar la Hostia al punto se oyó un fragoroso estampido, y los demonios dejaron caer los huesos heréticos en las llamas de la hoguera diciendo: nosotros cuanto hemos podido te hemos defendido, más ya no podemos, porque ha venido quien es más poderoso que nosotros: Cristo.
    155. Quemáronse los huesos, y la Fe prevaleció contra los yerros heréticos. Semejantes a éstos hay muchos ejemplos.
    156. Luego si la Fe Católica tiene contra los demonios tan grande poder, y éste contra ellos no se halla entre los herejes, ¿no se declara con esto que ella es verdadera?


    +*+*+

    cristero07 | 21 enero, 2012 at 2:08 AM | Etiquetas: La Religión Católica | Categorías: Católicos, Catecismo, catolicismo, Espiritualidad, tradición | URL: http://wp.me/p11R98-2Cd

    Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

    Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

       Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...