domingo, 27 de maio de 2012

Nº 1298–1ª Página (148/12) - SANTOS DE CADA DIA – DOMINGO DE PENTECOSTES - 27 de MAIO DE 2012 - 4º ANO

Nº 1298 – 1ª Página – 2012
#####################################
##################################### #####################################
27 DE MAIO DE 2012
 
DOMINGO DE PENTECOSTES

Agostinho de Cantuária, Santo
Bispo (604 ou 605)

Agustín de Canterbury , Santo

Agustín de Canterbury , Santo

Tudo ignoramos deste Santo antes do ano de 596; era então prior do mosteiro de Santo André, fundado por São Gregório Magno na sua casa de Célio, uma das colinas de Roma; foi escolhido este monge para ser o instrumento principal da obra de conversão da Grã-Bretanha, que São Gregório tinha antes sonhado e mesmo procurado realizar por si mesmo. Evangelizada desde os primeiros séculos do cristianismo, segundo o testemunho de Tertuliano e Orígenes, a grande ilha tinha inteiramente recaído no paganismo por causa das invasões dos Saxões nos séculos V e VI. Com os primeiros habitantes, os Bretões, tinha o cristianismo sido rechaçado para Oeste, para as Cornualha e o País de Gales, e nada permitia esperar virem os conquistadores a ser convertidos pelas suas vítimas. Todavia, o jovem rei de Kent, Etelberto, acabava de se casar com uma princesa cristã, Berta, filha do rei de Paris, Cariberto I. Talvez tenha sido este acontecimento o que fez nascer em S. Gregório esperanças que apressaram a execução dos projetos. Seja como for, na Primavera de 596, Agostinho deixava Roma à frente duma colónia de 40 missionários, na maior parte monges como ele. Lérins foi a primeira demora na viagem, e os futuros apóstolos ouviram lá falar dos Saxões em tais termos que todo o entusiasmo se dissipou, de maneira que mandaram Agostinho a Roma para solicitar do papa que os detivesse. São Gregório reforçou o seu missionário, com a afectuosa energia que estava nos seus modos, conferiu-lhe a dignidade abacial e reenviou-o à Gália com cartas de recomendação e também com avisos, mesmo com admoestações, para os bispos e os grandes. Passado o Inverno, a comitiva embarcou finalmente para o destino. Na Primavera de 597, chegavam os missionários à ilha de Thanet, não longe da atual Ramsgate, e pouco depois apresentavam-se diante de Etelberto: as antigas fontes falam-nos deles a avançar processionalmente, cantando a ladainha que tinha sido pouco antes estabelecida em Roma. Etelberto ouviu-os e respondeu com uma declaração liberal: não podia resolver-se a abandonar as crenças dos seus maiores, mas autorizava os missionários a pregar e converter; concessão tanto mais importante quanto o rei de Kent era ao mesmo tempo chefe da confederação dos reinos saxões. Agostinho depressa conduziu os companheiros a Cantuária, capital do reino, e instalou-os junto duma capela dedicada a S. Martinho, a qual sobrevivera à devastação geral. Pouco depois, tomava Etelberto lugar entre os convertidos, talvez no Pentecostes de 597. A Igreja anglo-saxónica estava fundada. Segundo as instruções, Agostinho foi receber a consagração episcopal do arcebispo de Arles, legado da Santa Sé na Gália. A festa do Natal foi ocasião de se batizarem 10 000 insulares. Já se elevava, fora de Cantuária, num terreno dado pelo rei, a abadia de S. Pedro e S. Paulo, com as capelas de S. Pancrácio e dos Quatro Coroados a evocarem recordações romanas; será mais tarde a abadia de Santo Agostinho, necrópole dos soberanos e dos bispos de Kent . No interior da cidade, a igreja de Cristo, Crishchurch, recordava a a basílica de Latrão, e seria como esta a catedral. A alegria e o entusiasmo de São Gregório com estas notícias manifestam-se em várias cartas suas e nalgumas passagens dos seus comentários sobre Job. escreveu à rainha Berta, para estimular-lhes o zelo que julgava talvez demasiado discreto; ao novo bispo, já taumaturgo, deu avisos a fim de o premunir contra o perigo do orgulho; e ocupou-se com reforçar o número dos operários evangélicos. Nova colónia de 12 missionários sai de Roma, a 22 de Junho de 601, sob a direcção de Mellitus: leva a santo Agostinho as respostas do papa a diversas consultas de ordem disciplinar e litúrgica, respostas em que se manifestam a discrição e o espírito de larga adaptação de São Gregório. Ao mesmo tempo, envia o papa um plano completo de organização hierárquica, que será realizado apenas pouco a pouco; Londres e Iorque, cidades episcopais desde a época bretónica (ou bretã), virão a constituir metrópoles para o Sul e o Norte de Inglaterra, e vendo cada uma ser provida de 12 bispados sufragâneos, e os seus arcebispos, iguais entre si, não deverão ter outra precedência mais que a estabelecida pela antiguidade de cada um. Entretanto Santo Agostinho recebia, com o «pallium», jurisdição sobre todas as igrejas da Grã-Bretanha. O primado conferido a santo Agostinho encarregava-o das cristandades célticas do Oeste da Inglaterra. Nesse ponto, como diz Beda (o Venerável), «por falta de tacto» seria Agostinho menos feliz do que na conversão dos pagãos. Havia, entre o clero bretão e os monges romanos, diferenças de usos litúrgicos, um cálculo diferente na data da Páscoa; e sobretudo havia o amargor dos vencidos e dos despojados, aos olhos de quem Santo Agostinho era o bispo dos saxões. Duas conferências, realizadas no País de Gales, terminaram com a recusa dos monges e clérigos bretões se juntarem aos recém chegados para a conversão dos invasores. Santo Agostinho não sobreviveu muito a São Gregório: morreu em Cantuária, a 26 de Maio de 604 ou 605. O Essex seguira o exemplo de Kent e, se a conquista crista não se encontrava ainda muito estendida, a semente estava lançada e ia, no meio de muitas trovoadas, frutificar e abranger todo o país sem necessidade de que viesse nova missão evangelizadora. www.jesuitas.pt. Ver também http://es.catholic.net/santoral e www.santiebeati.it

COMPLEMENTO
 
Agostinho nasceu durante o século VI. Em 596, era prior de um mosteiro local quando o Papa Gregório lhe pediu que chefiasse uma missão que iria tentar converter os Anglo-Saxões no Sul de Inglaterra. Quando Agostinho e os seus companheiros chegaram a França, alguns dos monges estavam receosos de prosseguir, temendo os perigos que os aguardavam. Agostinho regressou a Roma, foi encorajado pelo papa Gregório e regressou para junto dos monges. Em 597, o grupo chegou a terras pertencentes ao Rei anglo-saxão Ethelbert. Apesar de pagão, o rei estava casado com uma cristã e permitiu que Agostinho vivesse e pregasse na sua capital, Cantuária. Em breve o rei aceitou o Cristianismo e segundo alguns relatos, Agostinho batizou milhares de pessoas.
Uma missão de sucesso – Algum tempo após 597, Agostinho foi até França para ser consagrado Arcebispo e regressou a Cantuária continuando a sua missão de fortalecimento da Igreja em Inglaterra. Agostinho construiu a primeira Catedral de Cantuária e o  mosteiro dos Santos Pedro e Paulo. Por ordem do papa Gregório, Agostinho não destruiu os templos pagãos da região e até tentou incorporar alguns rituais anglo-saxões nas cerimónias religiosas cristãs. O Arcebispo também estabeleceu sés em Londres e Rochester. Agostinho foi menos afortunado no fortalecimento das ligações entre a Igreja Católica Romana e os cristãos celtas de Gales. Tentou sem sucesso convencer os galeses a aceitarem o rito romano. No entanto, quando faleceu, em 604, tinha estabelecido as bases para uma Igreja Romana em Inglaterra.
 
No seu rasto
 
Após Agostinho, diz-se que os Arcebispos de Cantuária ocupam a “cadeira de Agostinho” e o bispado foi o mais importante de Inglaterra.
Hoje o Arcebispo de Cantuária é o dirigente máximo da Igreja Anglicana, que se separou da Igreja Católica Romana, há quase 500 anos. No espírito de Agostinho, recentemente, anglicanos e católicos têm tentado ultrapassar as diferenças que os separam e encontrar um terreno comum. À frente dos esforços nesse sentido está a Comissão Internacional Anglicana-Católica Romana (ARCIC). A Comissão foi fundada em 1970, vários anos depois de um encontro entre o papa Paulo VI e o Arcebispo de Cantuária Michael Ramsey. Os membros do ARCIC reúnem-se para discutir:
* A natureza da Eucaristia.
* Regras para a ordenação de sacerdotes.
* Autoridade da Igreja.
Os dois lados ainda têm diferenças, mas estão empenhados em continuar o diálogo. Este exemplo lembra-nos que deveremos tentar compreender e dialogar com pessoas de todas as convicções religiosas.
 
Oração
 
Meu Deus, através de Teu Filho Jesus Cristo chamaste Agostinho para ensinar os outros a viver melhor neste mundo e a procurar a vida eterna no mundo que há-de vir. Possam todos os que empreendem missões de salvação partilhar a devoção do Vosso Santo e possa eu ter no coração a mesma certeza que levou Agostinho a atuar em serviço do teu nome. Ámen.
(Oração contemporânea)
 
No período da vida de Santo Agostinho (séculos VI e VII) ocorreram diversos acontecimentos dos quais se destacam: O petróleo é usado pela primeira vez no Japão (615); O país de gales converte-se ao Cristianismo (550); A varíola espalha-se da China até ao sul da Europa (600); Os árabes conquistam Chipre (649)
 
 
Júlio, Santo
Mártir (entre 305 e 311)

Giulio (il Veterano) di Durostoro

Era um «veterano», um desses antigos soldados que Roma instalava nas fronteiras e nas regiões pouco seguras, para os levar a intervir em caso de perigo. O extracto seguinte das suas Actas mostra como repugnava ao juiz condenar um homem honrado. – «É verdade, Júlio, que és cristão e recusas sacrificar aos deuses?Sou discípulo de Cristo; por isso não posso fazer o que desejas. – Mas que mal há em queimar um pouco de incenso, e depois voltas para tua casa, certo de não tornares a ser importunado?Servi 26 anos no exército, sem haver nada, fosse o que fosse, para me ser imputado; tomei parte em sete guerras sem nunca me defender atrás de nenhum camarada, para evitar a morte. E tu querias que, tendo sido sempre fiel nas coisas pequenas, me tornasse infiel nas grandes?Se há culpa, Júlio, tomo-a à minha conta. Segue o meu conselho; obedece à lei, e fica connosco. – A lei divina está acima da dos homens. – A lei dum crucificado desaparecido? Tens então medo dos mortos? Cristo sofreu para nos salvar; mas é o Filho de Deus vivo, e espera-me para me dar a vida eterna… Por favor, basta de palavras! Faz o teu dever e obterei o que desejo». Conforme a lei, o juiz pronunciou a pena de morte. Júlio vendou-se a si mesmo os olhos; e em seguida ofereceu a cabeça ao algoz. Isto deu-se em Silistra (Bulgária), num dia 27 de Maio, entre 305 e 311. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

Bruno de Würzburg, Santo
Bispo

Bruno de Würzburg, Santo

Bruno de Würzburg, Santo

Martirológio Romano: Em Wurzburgo, de Franconia, na Alemanha, santo Bruno, bispo, que reconstruiu a igreja catedral, reformou o clero e explicou ao povo as Sagradas Escrituras (1045).Etimologicamente: Bruno = Aquele que é de pele escura, é de origem germânica. Filho do duque Conrado I e de Matilde de Suevia, parente do papa Gregório V e dos imperadores Conrado II e Enrique III, esteve à frente da chancelaria imperial romana de 1027 a 1034. Bispo de Würzburg de 1034 a 1045. Reconstruiu a catedral, preocupado pela instrução do clero, escreveu «Expositio in psalmos» comentando cada salmo, com textos de santo Agostinho e Casiodoro; «Comentario al Cantar de los cantares»; «Comentario al Padrenuestro». Ninguém entendia de onde sacava o tempo o bispo, porque além disso acompanhou em 1040 o imperador Enrique III por Alemanha. Em 1042 dedicou muitas horas a conseguir que Inês de Poitou, filha do rei Guillermo de Aquitânia, se casasse com Enrique III. Em 1045 o acompanhava numa expedição contra Hungria, que resultou fatal. Chegados a Persenberg na margem do Danúbio, se alojaram no castelo da condessa Reichilde. Um dia enquanto comiam, o pavimento se veio abaixo: houve mortos e feridos, entre eles Bruno. Que morreu uma semana depois, após uma semana de autêntico purgatório. Enterrado em sua catedral, fez muitos milagres. Quando quiseram canonizá-lo Inocêncio IV avisou: «nem os méritos sem milagres, nem os milagres sem méritos, bastam para declarar santo a um cristão». Passou o exame com nota excelente.

27500 > Sant' Agostino di Canterbury Vescovo 27 maggio - Memoria Facoltativa MR

Agostino di Canterbury
92074 > Sant' Atanasio Bazzekuketta Martire 27 maggio MR

Atanasio Bazzekuketta mais 22 mártires ugandeses
54890 > Sante Barbara Kim e Barbara Yi Martiri 27 maggio MR

Barbara Kim e Barbara Yi
54850 > San Bruno di Wurzburg Vescovo 27 maggio MR

Bruno di Wurzburg
94051 > Beato Dionisio da Semur Mercedario 27 maggio

Beato Dionisio da Semur
54880 > Beati Edmondo Duke, Riccardo Hill, Giovanni Hogg e Riccardo Holiday Martiri 27 maggio MR

Beati Edmondo Dule, Riccardo Hill, Giovanni Hogg e Riccardo Holiday
54865 > Sant' Eutropio di Orange Vescovo 27 maggio MR

Eutropio di Orange
94143 > San Federico di Liegi Vescovo 27 maggio

Federico di Liegi

54870 > San Gausberto Abate di Montsalvy 27 maggio MR

Gausberto
90982 > Beato Giacomo di Nocera 27 maggio

Beato Giacomo Filippo Bertoni

90991 > San Giuliano Martire venerato a Gerusalemme 27 maggio

Giuliano
54860 > San Giulio (il veterano) di Durostoro Martire 27 maggio MR

Giulio (il Veterano) di Durostoro
95292 > Beato Giuseppe da Igualada (Giuseppe Tous Soler) Sacerdote cappuccino 27 maggio

Beato Giuseppe da Igualada (Giuseppe Tous Soler)
54920 > San Gonzaga Gonza Martire 27 maggio MR

Gonzaga Gonza
54800 > San Liberio (Liverio, Oliviero) Venerato ad Ancona 27 maggio

Liberio (Liverio, Oliviero)
91726 > San Restituto di Roma Martire 27 maggio MR

Restituto di Roma

60150 > San Secondino Martire venerato a Capua 27 maggio

Secondino

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000
  • Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
  • Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
  • ===================================
  • 0000000000000000000000000000000000000000000000
  • $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$SS
  • «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
  • 1 - A integração dos textos editados MMI IMP S.r.l./IMP BV – impressa na União Europeia (Ver blogue nº 1153 – 3/1/12) que se refiram a alguns dos Santos hoje incluídos, continuará a ser efetuada diariamente desde que eu possua as respectivas pagelas na Coleção de Histórias de Santos que nos inspiraram, intitulada “Pessoas Comuns – Vidas Extraordinárias pelo que peço as minhas desculpas. AF.
  • Hoje POR EXEMPLO foi incluído como
  • Complemento na vida de
  • (Agostinho de Cantuária Santo)Estrela
  • 2 - Sites utilizados: Os textos completos são recolhidos através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. em que também incluo imagens recolhidas através de http://es.catholic.net/santoral,; em seguida os textos deste mesmo site sem tradução e com imagens, e por último apenas os nomes e imagens de HTTP://santiebeati.it.
  • 3 - Como já devem ter reparado, de vez em quando, segundo a sua importância há uma exceção da 1ª biografia, (ou biografias do Livro Santos de Cada Dia – já traduzidas – por natureza) que mais sobressaem, – quando se trate de um dia especial, dedicado a Jesus Cristo, a Nossa Senhora, Anjos ou algum Santo, em particular – todos os restantes nomes surgem por Ordem alfabética, uma, duas ou três vezes, conforme figurem nos três sites indicados, que poderão ser consultados - se assim o desejarem – pelos meus eventuais leitores. LOGICAMENTE E POR ESSE FACTO, DIARIAMENTE, O ESPAÇO OCUPADO, NUNCA É IGUAL, ACONTECENDO POR VEZES QUE É DEMASIADO EXTENSO.
  • Peço-vos a melhor compreensão e as minhas maiores desculpas e obrigado.
  • Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
    http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
  • WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW

  • sábado, 26 de maio de 2012

    Nº 1297 - 2ª Página - CARTAS DE S. PAULO (AOS CORÍNTIOS) – SÁBADO – 26 DE MAIO DE 2012

    +++++++++++++++++++++++
    Nº 1297 - 2ª Página
    26 de Maio de 2012
    CARTAS DE S. PAULO
    S.-Paulo_thumb_thumb1_thumb_thumb_th
    1ª CARTA AOS CORÍNTIOS
    2ª PARTE – 14
    RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS DOS CORÍNTIOS
    14Procurai a caridade e aspirai aos dons espirituais, sobretudo ao da profecia. Porque quem fala línguas não fala a homens, senão a Deus; ninguém o entende, mas diz coisas misteriosas sob a acção do Espírito Santo. O que profetiza fala aos homens para a sua edificação, exortação e consolação; o que fala línguas edifica-se a si mesmo; o que profetiza edifica a Igreja de Deus. Quisera eu que todos vós falásseis línguas, mas sobretudo que profetizásseis. Quem profetiza é superior a quem  fala línguas, a não ser que também as interprete, a fim  de que a Igreja receba edificação. Ora bem, irmãos, se eu for ter convosco, falando línguas, de que proveito vos serei, se vos falar sem usar de revelação, de ciência, de profecia ou de doutrina?
    Assim acontece com os instrumentos de música inanimados, como a flauta e a cítara: Se não produzem sons distintos, como se poderá reconhecer o que se toca na flauta ou na cítara? Do mesmo modo, se a corneta só der sons confusos, quem é que se prepara para a batalha? Assim também vós; Se a vossa língua só profere palavras ininteligíveis, como se há-de saber o que dizeis? Sereis como quem fala ao vento. Há no mundo uma quantidade de línguas e todas elas são compreensíveis. Se porém, não conheço o sentido das palavras, serei como um estranho diante daquele que fala, e também o que me fala, será para mim um estranho.
    Assim, uma vez que aspirais aos dons espirituais, procurai tê-los em abundância para edificação da Igreja. Por isso, quem fala línguas ore para que as possa interpretar. Porque, se eu oro em línguas, o meu espírito ora; porém, o meu entendimento fica sem fruto. Que devo fazer, pois? Orarei com o espírito e orarei igualmente com o entendimento; entoarei um hino com o espírito e entoá-lo-ei também com o entendimento. Pois, se tu dás graças a Deus em espírito, como poderá dizer «ámen» à tua acção de graças o que ocupa um lugar entre o simples povo? Ele não sabe o que tu dizes. Tu dás muito bem graças; o outro, porém, não é edificado.
    Dou graças a Deus, porque falo mais línguas que todos vós. Na Igreja, porém, prefiro dizer cinco palavras com sentido, para instruir os outros, que dez mil palavras em línguas.
    Irmãos, não sejais crianças quanto ao modo de julgar. Sede crianças na malícia, mas, em senso, mostrai-vos homens feitos. Na lei está escrito: «Por homens de outra língua e por lábios estranhos falarei a este povo, e nem assim  Me hão-de escutar», diz o Senhor.
    De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos, enquanto a profecia não é para os infiéis, mas para os crentes.
    Se, pois, toda a Igreja se reunir em assembleia e todos falarem línguas diversas, e entrarem então pessoas ignorantes ou infiéis, não dirão que estais loucos? Se, porém, todos profetizarem, e entrar ali um  infiel ou um  ignorante, por todos é convencido, por todos julgado; os segredos do seu coração ficam patentes, e, prostrado com a face por terra, adorará a Deus, proclamando que Deus está realmente entre vós.
    Que dizer, então irmãos? Quando vos reunis, tenha cada um de vós um cântico, um ensinamento, uma revelação, um discurso em línguas, uma interpretação; que tudo isto se faça de modo a edificar. Fala-se em línguas? Que não sejam mais do que dois ou ao máximo três, cada um por sua vez, mas um que interprete. Se não houver intérprete, deve guardar silêncio; fale consigo mesmo e com Deus. Quanto aos profetas, falem dois ou três, e outros que julguem. E, se for feita uma revelação a algum dos assistentes, cale-se o primeiro. Todos vós podeis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e todos serem exortados. O espírito dos profetas deve estar submetido aos profetas, porque Deus não é Deus da confusão, mas da paz.
    Como em todas as Igrejas dos santos, calem-se as mulheres nas assembleias, pois não lhes é permitido falar; mostrem-se submissas, como diz a própria Lei. Se querem aprender alguma coisa, perguntem-no em casa aos seus maridos, porque não é decente que a mulher fale na Igreja. Porventura foi dentre vós que saiu a palavra de Deus? Ou só a vós foi comunicada?
    Se algum de vós se julga profeta ou inspirado, reconheça, então, que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém o desconhece, é porque também é desconhecido de Deus. Assim pois, irmãos, aspirai a profetizar e não proibais que se falem línguas. Mas que tudo se faça com  decência e ordem.
    ********************************************************************************************
    =============================================================
    Amanhã, dia 27/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com a 2ª parte (nº 15) da Carta aos Coríntios.
    António Fonseca
    http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
    e Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos – Lisboa

    Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

    Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

       Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...