sábado, 26 de maio de 2012

Nº 1297 - 2ª Página - CARTAS DE S. PAULO (AOS CORÍNTIOS) – SÁBADO – 26 DE MAIO DE 2012

+++++++++++++++++++++++
Nº 1297 - 2ª Página
26 de Maio de 2012
CARTAS DE S. PAULO
S.-Paulo_thumb_thumb1_thumb_thumb_th
1ª CARTA AOS CORÍNTIOS
2ª PARTE – 14
RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS DOS CORÍNTIOS
14Procurai a caridade e aspirai aos dons espirituais, sobretudo ao da profecia. Porque quem fala línguas não fala a homens, senão a Deus; ninguém o entende, mas diz coisas misteriosas sob a acção do Espírito Santo. O que profetiza fala aos homens para a sua edificação, exortação e consolação; o que fala línguas edifica-se a si mesmo; o que profetiza edifica a Igreja de Deus. Quisera eu que todos vós falásseis línguas, mas sobretudo que profetizásseis. Quem profetiza é superior a quem  fala línguas, a não ser que também as interprete, a fim  de que a Igreja receba edificação. Ora bem, irmãos, se eu for ter convosco, falando línguas, de que proveito vos serei, se vos falar sem usar de revelação, de ciência, de profecia ou de doutrina?
Assim acontece com os instrumentos de música inanimados, como a flauta e a cítara: Se não produzem sons distintos, como se poderá reconhecer o que se toca na flauta ou na cítara? Do mesmo modo, se a corneta só der sons confusos, quem é que se prepara para a batalha? Assim também vós; Se a vossa língua só profere palavras ininteligíveis, como se há-de saber o que dizeis? Sereis como quem fala ao vento. Há no mundo uma quantidade de línguas e todas elas são compreensíveis. Se porém, não conheço o sentido das palavras, serei como um estranho diante daquele que fala, e também o que me fala, será para mim um estranho.
Assim, uma vez que aspirais aos dons espirituais, procurai tê-los em abundância para edificação da Igreja. Por isso, quem fala línguas ore para que as possa interpretar. Porque, se eu oro em línguas, o meu espírito ora; porém, o meu entendimento fica sem fruto. Que devo fazer, pois? Orarei com o espírito e orarei igualmente com o entendimento; entoarei um hino com o espírito e entoá-lo-ei também com o entendimento. Pois, se tu dás graças a Deus em espírito, como poderá dizer «ámen» à tua acção de graças o que ocupa um lugar entre o simples povo? Ele não sabe o que tu dizes. Tu dás muito bem graças; o outro, porém, não é edificado.
Dou graças a Deus, porque falo mais línguas que todos vós. Na Igreja, porém, prefiro dizer cinco palavras com sentido, para instruir os outros, que dez mil palavras em línguas.
Irmãos, não sejais crianças quanto ao modo de julgar. Sede crianças na malícia, mas, em senso, mostrai-vos homens feitos. Na lei está escrito: «Por homens de outra língua e por lábios estranhos falarei a este povo, e nem assim  Me hão-de escutar», diz o Senhor.
De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos, enquanto a profecia não é para os infiéis, mas para os crentes.
Se, pois, toda a Igreja se reunir em assembleia e todos falarem línguas diversas, e entrarem então pessoas ignorantes ou infiéis, não dirão que estais loucos? Se, porém, todos profetizarem, e entrar ali um  infiel ou um  ignorante, por todos é convencido, por todos julgado; os segredos do seu coração ficam patentes, e, prostrado com a face por terra, adorará a Deus, proclamando que Deus está realmente entre vós.
Que dizer, então irmãos? Quando vos reunis, tenha cada um de vós um cântico, um ensinamento, uma revelação, um discurso em línguas, uma interpretação; que tudo isto se faça de modo a edificar. Fala-se em línguas? Que não sejam mais do que dois ou ao máximo três, cada um por sua vez, mas um que interprete. Se não houver intérprete, deve guardar silêncio; fale consigo mesmo e com Deus. Quanto aos profetas, falem dois ou três, e outros que julguem. E, se for feita uma revelação a algum dos assistentes, cale-se o primeiro. Todos vós podeis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e todos serem exortados. O espírito dos profetas deve estar submetido aos profetas, porque Deus não é Deus da confusão, mas da paz.
Como em todas as Igrejas dos santos, calem-se as mulheres nas assembleias, pois não lhes é permitido falar; mostrem-se submissas, como diz a própria Lei. Se querem aprender alguma coisa, perguntem-no em casa aos seus maridos, porque não é decente que a mulher fale na Igreja. Porventura foi dentre vós que saiu a palavra de Deus? Ou só a vós foi comunicada?
Se algum de vós se julga profeta ou inspirado, reconheça, então, que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém o desconhece, é porque também é desconhecido de Deus. Assim pois, irmãos, aspirai a profetizar e não proibais que se falem línguas. Mas que tudo se faça com  decência e ordem.
********************************************************************************************
=============================================================
Amanhã, dia 27/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com a 2ª parte (nº 15) da Carta aos Coríntios.
António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
e Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos – Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...