segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Nº 1530-1 - (14-13) - SANTOS DE CADA DIA - 14 de Janeiro de 2013 - 5º ano

antoniofonseca1940@hotmail.com

Nº 1530

Bom


ANO D E 2 0 1 3


************************************************************

 

Nº 1530-1 - (14-13)

 

Imagem3189

 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 

I-Am-Posters

 

= E U  S O U =

 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Nº 1530-1 – (14-13)

 

#####################################

 

##################################### #####################################

FÉLIX DE NOLA, Santo
Confessor (256)

felix_noa

Félix de Nola, Santo

Martirológio Romano: Na cidade de Nola, na Campânia (hoje Itália), são Félix, presbítero, que segundo conta são Paulino, enquanto receava a perseguição foi encarcerado e submetido a cruéis sevícias. Restabelecida a paz, pôde voltar para os seus e viveu na pobreza até uma venerável ancianidade, como invicto confessor da fé (séculos III/IV).

felix-nola

Félix de Nola, Santo

A S. Paulino, Bispo de Nola, devemos as notícias mais exatas da vida de S. Félix, presbítero também de Nola. Aquele santo Prelado escreveu-as em verso latino, que o venerável Beda reduziu a prosa; são resumidamente como seguem: Era sírio de nação, e chamava-se Hérmias o militar, pai de S. Félix. Em Nola, a umas cinco léguas de Nápoles, teve dois filhos: Hérmias, que se alistou nos exércitos do Imperador; e Félix, que serviu com todo o coração o supremo Imperador e Rei dos reis: Jesus Cristo. Félix, havendo repartido pelos pobres a maior parte dos seus haveres, dedicou-se ao serviço da Igreja. Ordenado sacerdote, edificava a todos, já com a excelência da doutrina, já com o exemplo duma vida santa e verdadeiramente cristã. Levantaram-se no seu tempo contra a Igreja as horríveis perseguições de Décio (245-50) e de Valeriano (256). Vieram a Nola os emissários imperiais e trataram de procurar as primeiras colunas do edifício cristão, para que, partidas elas, desabasse o edifício e, morto o pastor, se dispersasse o rebanho. Era por este tempo Bispo de Nola um ínclito varão chamado Maximiano, avançado em idade, santo nos costumes, de aspecto venerando, zeloso e sábio. Mas, lembrando-se daquelas palavras que o Divino Mestre disse aos discípulos “quando vos persigam numa cidade, fugi vós para outra” (Mt 10, 73), guardou-se para melhor ocasião, como fez também S. Cipriano na África. Deixando a Félix a direção da sua amada grei, retirou-se para lugares ocultos e seguros. Não tendo os perseguidores encontrado o santo Bispo, descarregaram sobre Félix os seus furores. Valeram-se primeiro das promessas, e logo depois das ameaças e dos tormentos, Vendo que nem uns nem outros surtiam o desejado efeito, encerram-no num tenebroso cárcere, por cujo pavimento espalharam agudos pedaços de telhas. Félix preso não conseguia valer a todas as necessidades dos fiéis. Maximiano afligia-se e quis voltar mas não conseguiu. Além disso, ma sua velhice, sofria muito frio e de escassez de alimentação. Mas renovando-se o milagre da libertação de S. Pedro a quem Herodes prendera, ouviu Félix uma voz que dizia: “Segue-me”. Obedeceu prontamente o santo, e logo um anjo, abrindo todas as portas da prisão, lhe deu a liberdade, e por fim o conduziu ao monte em que estava Maximiano. Félix abraçou Maximiano e como o visse em tão deplorável estado, levou-o aos ombros a casa duma piedosa viúva onde se reanimou. Depois de piedosos colóquios, os dois Santos determinaram regressar à cidade para utilidade e alegria dos fiéis. A caridade multiplicou as forças de S. Félix; e movido pelo amor que votava a Maximiano, e pela esperança do fruto que as almas colheriam com a visita do seu Pastor, tomou sobre os ombros o santo velho, e assim entraram secretamente na cidade. Conservaram-se algum tempo escondidos, até que, serenada a borrasca, apareceram em público e foram animar os fiéis. Foi breve a duração desta tranquilidade para a Igreja e para a cidade de Nola. Bem depressa estalou de novo, e com mais fúria, a perseguição, que desta vez alvejava mais particularmente aquelas duas colunas do edifício da fé. Mal chegaram à cidade, os emissários do Imperador trataram de procurar Félix, que vem sabiam ser o principal sustentáculo daquela cristandade. retirou-se o santo para casa duma piedosa mulher, onde viveu por espaço de três meses, como refere S. Paulino , sem ser conhecido nem visto. Finalmente, terminada a tormenta, saiu a público e novamente começou a exortar a prática da virtude. Os fiéis olhavam Félix como enviado do céu. Morreu por aquele tempo o Bispo Maximiano, vítima da idade e dos muitos trabalhos. Os cristãos lembraram-se logo de Félix para lhe suceder. Mas este, escusando-se, tratou de os resolver a escolherem Quinto, clérigo da mais santa vida. Por este modo teriam os fiéis os trabalhos e serviços de Quinto e Félix. Assim aconteceu, assumindo aquele o governo da diocese, e continuando este a sua pregação frutuosíssima,. Finalmente, depois de edificar a todos com vida exemplar, cheio de anos, porém mais ainda de virtudes e merecimentos, faleceu na era de 256. Foi tido na qualidade de mártir, se bem que não tivesse sofrido a pena capital. O grande papa S. Dâmaso compôs diversos versos em ação de graças pela saúde que, por intermédio de S. Félix, o Senhor lhe havia conhecido. Fazem menção de S. Félix, S. Paulino, como já dissemos, Santo Agostinho e Gregório Turonense. Afirma S. Paulino que Nola era, depois de Roma, o segundo centro de numerosas peregrinações no século IV. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. . Ver também http://www.es.catholic/. e http://www.santiebeati.it/

 

MACRINA a Antiga, Santa

Viúva – familiar sucessora de S. Gregório, o Taumaturgo e avó de S. Basílio Magno (340)

Macrina, avó de São Basílio Magno, pertencia a uma família notável pelo número de santos que deu à Igreja; pareceu que ela era a virtude hereditária. Nasceu em Neocesareia, no Ponto, pouco depois da morte de S. Gregório Taumaturgo, seu antepassado. O que ensinava este santo prelado sobreviveu-lhe, e, da boca dos seus discípulos, Macrina recebeu uma doutrina que transmitiu fielmente as filhos  e netos. De harmonia com o seu marido manteve-se na fé, e na prática da religião: tiveram de retirar-se durante a perseguição cruel de Galério e Maximino (305-313). Durante sete anos passaram a vida extremamente dura no meio da floresta do Ponto. Um dia, extenuados pelo jejum e privados de todos os recursos, pediram a Deus que os aliviasse como fez outrora pelo seu povo no deserto. Em especial a oração de Macrina foi tão fervorosa que Deus ouviu-a imediatamente, passaram ao lado deles animais ferozes que se deixaram apanhar facilmente. Depois deste perigo, sobreveio outro: a perseguição trouxe consigo a confiscação dos bens que tinham. Basílio Magno testemunhou nos seus escritos dever muito aos ensinamentos da avó. «Essa mulher, diz ele, tinha conservado fielmente a lembrança da pregação de Gregório; moldou as nossas almas infantis com uma piedade baseada na sã doutrina». Tendo a perseguição acabado, os dois esposos voltaram a Neocesareia; Macrina sobreviveu ao marido, e veio a morrer a 12 de Janeiro de um ano impreciso, por volta de 340.

 

Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.

MÁRTIRES DO MONTE SINAI

Cerca de 38 anacoretas de vários mosteiros do Monte Sinai (fins do séc. IV)

Mo tempo do Imperador Teodósio, o Antigo (fins do século IV), na época em que Pedro II, sucessor de Atanásio, governava a a Igreja de Alexandria, precipitaram-se alguns nómadas, em desordem e sem chefe, sobre a solidão do Sinai; sem misericórdia assassinaram, os anacoretas do Monte Sinai e dalguns mosteiros vizinhos: só escaparam alguns a quem foi possível fugir. Pouco depois, os solitários sobreviventes vieram à procura dos corpos e encontraram 38 (trinta e oito). Este morticínio realizou-se no segundo dia do mês a que os Egípcios chamaram, tybi, dia que equivale a 14 de janeiro.

Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.

MÁRTIRES DE RAITA 

Cerca de 46 anacoretas de vários mosteiros da planície de Elim (Antigo Testamento) (uma extensão de 6 léguas perto do Monte Sinai)  também em fins do séc. IV.

Raita, a três léguas das montanhas de Oreb e do Sinai, estendia-se para o Mar Vermelho sobre uma planície de cerca de seis léguas (é o Elim, da Sagrada Escritura). Viviam lá anacoretas, passando uma vida tão perfeita como os do Sinai; eram quarente e seis.

Trezentos Blemios (nómadas da região da Abissínia), depois de matarem a população de Fáran e do forte de Raita, votaram-se contra os religiosos que oravam na própria Igreja; um monge, chamado Jeremias, foi o primeiro esquartejado por recusar dizer quem era o Superior. E os outros foram em seguida executados de maneiras diversas. Um só conseguiu escapar à chacina e foi levar a notícias ao monte Sinai. Também este martírio se deu no século IV

Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.

PEDRO DONDERS, Beato 

Religioso (1809-1887)

pedro_donders

Pedro Donders, Beato

No dia 23 de Maio de 1982, Sua Santidade João Paulo II fez cinco beatificações, entre as quais a do Padre Pedro Donders, a quem se referiu nestes termos: “Pedro, que nasceu no princípio do século precedente nos Países Baixos, passou a maior parte da vida no Suriname. Proclamou o Evangelho aos escravos, aos Negros e aos Índios, e é sobretudo conhecido pelo cuidado espiritual dos leprosos, de tal maneira que foi chamado com razão o apóstolo dos leprosos, de tal maneira que foi chamado com razão o apóstolo dos leprosos. Pode-se dizer que foi o apóstolo dos pobres, e teve de levar vida de trabalhador antes de poder seguir a sua vocação sacerdotal. Consagrou toda a vida de sacerdote aios pobres. É convite e incentivo a que se renove a faça florescer o zelo missionário que, a partir dos Países Baixos, no século XIX e neste século XX, ofereceu contributo tão excepcional para que se realizasse a missão da Igreja. Como membro da Congregação dos Redentoristas, à qual se ligou no fim da vida, pôs em prática de maneira excepcional o que Santo Afonso propôs como ideal aos seus religiosos: na pregação da palavra de Deus aos pobres, imitar o exemplo e as virtudes do Redentor. Pela sua vida demonstrou até que ponto a proclamação da Boa Nova da redenção e da libertação do pecado deve encontrar apoio e confirmação numa vida autenticamente evangélica, vida de amor efetivo em favor do próximo, e antes de tudo dos mais desfavorecidos dos irmãos de Cristo”. Nasceu em Tilburg, em 1809, e faleceu em Paramaribo (Guiné Holandesa), a 15 de Janeiro de 1887. Aos 22 anos entrara num seminário como serviçal. Dedicou ao estudo as horas livres do trabalho; tanto progrediu que aos 28 anos passou para o seminário maior e em 1841 foi ordenado sacerdote. No ano seguinte, partiu como missionário para Suriname. Em 1866 vestiu o hábito da Congregação do Santíssimo Redentor, continuando as missão que já tinha entre os indígenas. Do livro Santos de Cada dia, de http://www.jesuitas.pt/. Ver também http://www.es.catholic/. e http://www.santiebeati.it/

SABA DA SÉRBIA, SANTO

Bispo da Sérvia

 

Nascido em 1174, Sava (ou Saba) era o filho mais novo do Príncipe Estevão I da Sérvia, o governante que conseguiu a independência do Império bizantino. Atraído mais pela vida espiritual do que pela política, Saba tornou-se monge em 1191, quando entrou para um mosteiro no Monte Athos, na Grécia, aos 17 anos. Em 1198, seu pai abdicou do trono e reuniu-se a Saba no mosteiro. Juntos, fundaram Khilandari, um mosteiro para monges sérvios no Monte Athos que existe ainda hoje. Em 1206, Saba regressou à Sérvia para resolver uma disputa entre os seus irmãos sobre a herança. Nos 25 anos seguintes, trabalhou arduamente para converter os sérvios, muitos dos quais adoravam os deus pagãos.

Construir uma Igreja – Para formar sacerdotes sérvios, Saba fundou o Mosteiro de Studenica e também outros mais pequenos. Também foi a Nicaea para persuadir o Imperador bizantino, Teodoro II, e o Patriarca do Oriente, Germano I, a nomear um Bispo para a Sérvia, um passo que fortaleceria a posição da Igreja nessa zona. Em 1219, Saba foi ordenado o primeiro Bispo da Sérvia. Como Bispo, Saba encomendou a tradução dos ensinamentos cristãos ortodoxos do grego para o sérvio e também escreveu duas Regras monásticas. Os seus esforços incansáveis para organizar a Igreja foram em larga medida responsáveis pela reforma da vida religiosa na Sérvia. Mais tarde, fez várias peregrinações a Jerusalém. Faleceu a 14 de Janeiro de 1237, na Bulgária, no regresso da Terra Santa.

 

Dácio de Milão, Santo

Bispo

dacio_milan

Dácio de Milão, Santo

Martirológio Romano: Em Milão, na região de Ligúria (hoje Itália), sepultura de são Dácio, bispo, que na controvérsia dos “Três Capítulos” defendeu a sentença do papa Vigil, ao qual acompanhou a Constantinopla, onde morreu (552). São Dácio viveu em tempos muito agitados. Durante a maior parte de seu episcopado, que durou pelo menos de 530 a 552, teve que defender constantemente os interesses temporais e espirituais de sua Igreja. Para salvar a cidade de Milão, dos godos, se aliou com Belisário, que desgraçadamente não pôde enviar-lhe reforços antes de que a cidade fosse atacada e saqueada. É possível que Dácio ata sido feito prisioneiro e libertado depois, graças à influência de seu amigo Casiodoro. Expulso de Milão, o bispo se refugiou em Constantinopla, onde, o ano 545 apoiou valentemente ao Papa Vigilio contra Justiniano, na controvérsia sobre os "Três Capítulos". Parece que Dácio morreu em 552, em Constantinopla, de onde seus restos foram trasladados mais tarde para Milão, sua cidade episcopal. São Gregório o Grande conta em seus “Diálogos", a curiosa história de uma casa em que o diabo costumava aterrorizar aos ocupantes, imitando discordantes e horríveis rugidos de feras. São Dácio entrou sem temor na casa, pôs em fuga o demónio e restaurou a paz.

Santo Eufrásio, Bispo

Em Auvérnia (hoje Clermont-Ferrand), em Aquitânia (hoje França), santo Eufrásio, bispo, de que são Gregório de Tours louva a hospitalidade (515/516)

São Fermín (Firmino), Bispo

Na região de Gévaudan (hoje França), são Fermín, bispo (século V).

Fulgêncio de Écija, Santo

Bispo

fulgencio-cartagena

Fulgêncio de Écija, Santo

Martirológio Romano: Na cidade de Écija, na província romana de Bética (hoje Espanha), são Fulgêncio, bispo, irmão dos santos Leandro, Isidoro e Florentina. Seu irmão Isidoro lhe dedicou seu tratado Dos ofícios eclesiásticos (c. 632).Filho de Severiano e Túrtura. Seu pai foi um nobre visigodo, São Fulgêncio foi o segundo dos cinco irmãos, quatro dos quais foram considerados santos pela Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa. Seus outros irmãos canonizados são Santo Isidoro, São Leandro e Santa Florentina. Todos eles são conhecidos como os Quatro Santos de Cartagena. São Fulgêncio nasceu em Cartagena em torno do ano 540 e cedo sua família se traslada a Sevilha. Na dita cidade seriam arcebispos seus irmãos São Leandro e Santo Isidoro.São Fulgêncio foi Bispo, ocupando a sede de Écija e, em duas ocasiões, a de Cartagena. Homem eloquente e um grande orador, Recaredo lhe encomendou diversas missões para o seu reino. Foi considerado um homem sábio, sendo elevado ao posto de Doutor da Igreja em 1880 por Pío IX. São Fulgêncio é Padroeiro das Dioceses de Placência e Cartagena e desde o século XVI dá nome ao seminário diocesano. Também é o padroeiro da cidade de Placência.

São Glicério, diácono e mártir

Em Antioquia de Síria (hoje Turquia), são Glicério, diácono e mártir

Nino (Nina, Cristiana) de Geórgia, Santa Virgem

nino_georgia

Nino (Nina, Cristiana) de Geórgia, Santa

Martirológio Romano: Na região dos iberos, ao outro lado do Ponto Euxinio (atual Geórgia, junto ao mar Negro), santa Nino, que sendo cristã foi levada para aquele país, onde, por sua vida santa, suscitou a reverência e admiração de todos, até ao ponto de que a própria rainha, a quem curou um de seus filhos com suas orações, o rei e todo o povo abraçaram a fé cristã (século IV).Etimologia: Nino = juramento de Deus. Vem da língua hebraica. Esta jovem escrava da corte real de Mzkheta, não longe de Tbilisi, Geórgia, festeja-se hoje na Igreja de Oriente e na de Ocidente em 15 de Dezembro. Graças a que há pessoas que se preocupam pela vida dos outros, conhecemos a vida desta rapariga pelas obras do escritor eclesiástico Rufino. É ele quem nos traça uma pequena lembrança de Nina. Logrou sua conversão na Ibéria, como se chamava anteriormente o que é hoje Geórgia. Provinha do Egito como uma escrava cristã cativa. A colocaram a trabalhar na corte. Apesar de que ninguém era cristão, ela soube manter sua fé apesar dos pesares. Ganhou a corte, não só por sua beleza física – que era muito elegante – mas, sobretudo, por sua virtude, seu grande amor já que cedo chegaria a ser amada por todos. Aconteceu algo singular. Uns pais lhe pediram que curasse a seu filho. Nina orou com tal fervor e com tal fé que o rapaz se curou. Graças a isto, a rainha mandou que estivesse sempre a seu lado. Também se pôs enferma a soberana Nana. E pelas orações de Nina se curou também. Então o rei sentia em sua alma o desejo de a recompensar de alguma maneira. Ela lhe disse que o melhor favor que podia fazer-lhe, seria que se convertesse ao cristianismo. O rei apresentou o tema a sua mulher. Passado algum tempo, o rei lhe rogou ao arcebispo de Constantinopla que lhe enviasse um bispo para evangelizar seu reino. Estamos no século IV. Quando começou a evangelização de Geórgia, Nino se foi à região de Bobdé. Morreu no ano 335. Em Mzekheta há uma pequena capela que recorda em nossos dias o baptismo de Geórgia. ¡Felicidades a quem levem este nome! A solidão é o império da consciência” (Cármen Díez de Ribera). Comentários ao P. Felipe Santos: mailto:fsantossdb@hotmail.com

Odão de Novara, Beato

Monge Cartuxo

odon_novara

Odón de Novara, Beato

Martirológio Romano: Em Tagliacozzio, em Abruzo (hoje Itália), beato Odón de Novara, presbítero da Ordem dos Cartuxos (c. 1200). O Beato Odón monge cartuxo do século XII, é um dos poucos homens de Deus daquela época, sobre o que temos documentos de primeira mão. O Papa Gregório IX mandou que se fizessem investigações sobre sua vida com o fito da sua canonização, e as declarações dos testemunhos que chegaram até nós. Um ou dois extractos delas nos darão uma ideia da personalidade de Odón. "Maestro Ricardo" bispo de Trivento, depois de haver jurado pelo Espírito Santo, ante os Evangelhos, que diria a verdade, afirmou que ele havia conhecido o bem-aventurado Odón como a um homem temente de Deus, modesto e casto, entregue noite e dia à vigília e à oração; que vestia ásperas túnicas de lã e vivia numa estreita cela, de que não saía mais que para orar na igreja, e que obedecia sempre ao sino, quando este o chamava ao oficio. Quantos foram a ele se sentiram animados no serviço de Deus. Lia constantemente as Escrituras e, apesar de sua avançada idade, se empregava em sua cela em trabalhos manuais para não ser presa de ociosidade. O bispo dá em seguida um breve resumo da vida de Odón, e faz notar que havia sido nomeado prior do novo mosteiro cartuxo de Geyrac, em Eslavonia. Mas que a cruel perseguição de que o havia feito objecto o bispo Dietrich o obrigou a abandonar essa comunidade, e ir a Roma para pedir permissão ao Papa de renunciar a seu cargo. A anciã abadessa de um mosteiro de Tagliacozzo lhe havia oferecido hospedagem, e impressionada por sua santidade, obteve licença de o guardar como capelão da comunidade. Muitos outros testemunhos da edificante vida de Odón falaram de suas austeridades, de sua caridade e de sua humildade. Um deles, o arcipreste Oderisio, atesta que esteve presente nos últimos momentos de Odón, e que "este se achava encostado no chão da dita cela, vestido com uma camisa de cerdas, e que dizia em sua agonia: ´Espera um pouco, Senhor, espera um pouco; já vou a Ti´; e quando os presentes lhe perguntaram com quem falava, respondeu: ´Com meu Rei, a quem estou vendo e em cuja presença me acho´. Ao pronunciar estas palavras, o bem-aventurado Odón se endereçou, como se alguém lhe estendesse a mão, e com elas estendidas, passou ao Senhor". Isto acontecia em 14 de Janeiro do ano 1200, e com a idade de Odón se calculava em cem anos. O beato obrou muitos milagres em vida e depois de sua morte, mas tinha horror de que as gentes lhe atribuíssem poderes sobrenaturais. "Irmão - disse a um homem que solicitava sua ajuda - ¿porque te ris de mim que sou um malvado pecador e um saco de putrefacção? Deixa-me em paz; o único que pode curar-te é Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo"; e ao dizer isto, se lhe soltaram as lágrimas. O enfermo ficou nesse instante são de uma enfermidade que, segundo o testemunho, que o havia conhecido pessoalmente, o atormentava desde havia muitos anos. O culto do beato Odón foi confirmado em 1859.

Odorico de Pordenone, Beato

Missionário Franciscano

odorico-pordenone

Odorico de Pordenone, Beato

Martirológio Romano: Na cidade de Udine, na região de Veneza (hoje Itália), beato Odorico de Pordenone Mattiuzzi, presbítero da Ordem dos Irmãos Menores, que viajou pelas regiões dos tártaros, dos índios e dos chineses até à principal cidade de China chamada Kambalik. Em todas essas regiões converteu a muitos à fé de Cristo com sua pregação do Evangelho (1331). Franciscano, sacerdote, missionário por terras de Oriente. Seu culto foi aprovado por Bento XIV em 2 de Julho de 1775, e sua festa se celebra em 14 de Janeiro, aniversário de sua morte em Udine. Nascido em Villanova de Pordenone, província de Friul (Itália), em 1265, Odorico foi uma espécie de Marco Polo mas de hábito, viajando em prol das almas. Antes de pedir permissão para ir ao Oriente como missionário, Odorico havia levado vida eremítica e havia desenvolvido atividades apostólicas em seu Friul natal. Humilíssimo e penitente, rigoroso e silencioso, este irmão que se vestia de túnica marrom, caminhava descalço e se alimentava de pão e água, estava bem preparado para a vida missionária e para as viagens longas e incómodas. E sua viagem foi bem longa, pois durou 33 anos. De Veneza a Trebisonda, de onde seguiu por terra. Penetrou na Arménia, atravessou a Pérsia, e em Ormuz se embarcou de novo até chegar à Índia. Na Índia recolheu as relíquias de quatro franciscanos martirizados, e voltou a embarcar. Finalmente chegou a Zaiton, na China do Sul. Em Zaiton frei Odorico se sentiu como em sua casa. Os franciscanos já tinham ali dois florescentes conventos. Fazia quase um século que os Irmãos Menores haviam feito seu caminho até ao Oriente. O primeiro intento missionário, o de Juan de Pian Carpino, companheiro de São Francisco, não havia tido o êxito esperado; mas mais tarde, outro franciscano italiano, Juan de Montecorvino, não somente havia chegado a China, mas que havia permanecido ali longamente, chegando a ser arcebispo e Patriarca do Extremo Oriente desde a cátedra arcebispal de Kambalik, o atual Pequim, capital do império mongol e sede do Grande Khan. Odorico chegou ali em 1325 e permaneceu três anos. Juan de Montecorvino e seus franciscanos já haviam realizado milhares de conversões. Odorico não foi menos. Em breve tempo administrou milhares de baptismos. Mas o velho arcebispo quis que o frade de Friul regressasse a Itália para contar ao Papa a situação do Oriente e para pedir novos missionários para a extensa diocese. Odorico se pôs a caminho, desta vez por terra. Cobriu esta longa distância em pouco mais de dois anos e em 1330 estava de regresso a Veneza. Quis ir de imediato a onde o Papa estava em Avinhão, mas em Pisa adoeceu gravemente. Fez-se levar ao convento de Pádua, onde ditou a um irmão de sua Ordem a relação de sua viagem e das atividades missionárias dos franciscanos no Extremo Oriente, que outro apresentou ao Papa de parte do irmão enfermo. Entretanto Odorico morria em seu convento de Udine em 14 de Janeiro de 1331, aos 66 anos de idade, outros 50 missionários franciscanos partiam para Khambalik a prosseguir a obra apostólica iniciada e desenvolvida heroicamente por estes invictos pioneiros do Evangelho.

Potito, Santo

Mártir Adolescente

potito

Potito, Santo

Martirológio Romano: Comemoração de são Potito, mártir, que, depois de ser atormentado na cidade de Sárdica, na antiga província romana de Dácia (hoje Roménia), alcançou finalmente o martírio ao ser executado pela espada (s. inc.) As Atas que os bolandistas apresentaram sobre este mártir, não inspiram nenhuma confiança. Nelas, se apresenta a Potito como originário de Sardenha, convertido ao cristianismo, sendo ainda menino, e sem que seu pai - que era idólatra - o soubesse Ao inteirar-se este da conversão de seu filho, meteu-o na cadeia. Mas Potito, com suas orações e ensinos conseguiu convertê-lo. Em seguida, não podendo resolver-se a viver entre pagãos, se refugiou numa cidade que não se há podido identificar (Valeria ou Gárgara). Ali curou a lepra a uma mulher de um senador chamado Agatón, e converteu a toda sua família. A fama desta conversão chegou até Roma. Se mandou trazer a Potito, que livrou de um demónio à filha do imperador; mas esta cura se atribuiu à magia. Quiseram obrigar o jovem a que adorasse aos deuses do império, mas ele se recusou e morreu nos tormentos em Roma, ou numa cidade do sul de Itália. Os bolandistas não têm melhor informação sobre a sorte que coube às relíquias do mártir. Se diz que haveriam sido trasladas de Asculum a Sardenha com as de São Efisio, cuja festa se celebra em dia 15 de Janeiro. Todavia se honra a São Potito em Nápoles, onde lhe foi dedicada uma igreja. Os beneditinos, que celebram seu ofício nesta igreja, obtiveram do Papa Clemente XII um ofício especial em sua honra. Os hinos deste ofício hão sido editados pelos bolandistas. A festa do santo mártir não está assinalada mais que nos martirológios relativamente novos.

Félix de Nola, Santo
Enero 14 Confesor de la fe

Nino (Nina, Cristiana) de Georgia, Santa
Enero 14 Virgen

Dacio de Milán, Santo
Enero 14 Obispo

Macrina La Mayor, Santa
Enero 14 Confesora de la fe

Odón de Novara, Beato
Enero 14 Monje Cartujo

Pedro Donders, Beato
Enero 14 Presbítero Redentorista

Potito, Santo
Enero 14 Mártir Adolescente

Fulgencio de Écija, Santo
Enero 14 Obispo

Odorico de Pordenone, Beato
Enero 14 Misionero Franciscano

San Glicerio, diácono y mártir
En Antioquía de Siria (hoy Turquía), san Glicerio, diácono y mártir (s. inc.)

Santos Monjes de Egipto, monjes y mártires
Conmemoración de los santos monjes que en Raití y en el monte Sinaí (hoy Egipto) fueron martirizados por su fe en Cristo (c. s. IV).

San Fermín, obispo
En la región de Gévaudan (hoy Francia), san Fermín, obispo (s. V).

San Eufrasio, obispo
En Arvernia (hoy Clermont-Ferrand), en Aquitania (hoy Francia), san Eufrasio, obispo, del que san Gregorio de Tours alaba la hospitalidad (515/516)

 

91105 > Beata Alfonsa Clerici Vergine 14 gennaio


37590 > San Dazio Vescovo di Milano 14 gennaio MR

 
95663 > Beato Devasahayam (Lazaro) Pillai Martire 14 gennaio

 
92120 > Sant' Engelmaro Martire 14 gennaio


37580 > Sant' Eufrasio Vescovo 14 gennaio MR

 
37550 > San Felice da Nola Confessore e martire 14 gennaio MR

 
37570 > San Firmino Vescovo 14 gennaio MR

 
92009 > San Fulgenzio di Astigi Vescovo 14 gennaio MR

 
37560 > San Glicerio Diacono e martire 14 gennaio MR

 
93937 > Beato Guglielmo de Sanjulia Mercedario 14 gennaio

 
37625 > Santa Macrina l'Anziana 14 gennaio


93022 > Santi Monaci del Monte Sinai e d’Egitto Martiri 14 gennaio MR

 
91921 > Santa Nino (Nouné, Nina, Cristiana) Apostola della Georgia 14 gennaio MR

 
90548 > Beato Oddone (Oddo) di Novara Monaco 14 gennaio MR

 
37700 > Beato Odorico da Pordenone Sacerdote 14 gennaio MR

 
91264 > Beato Pietro Donders Redentorista 14 gennaio MR

 
91841 > San Potito Adolescente martire 14 gennaio MR

 
37725 > San Saba Arcivescovo di Serbia 14 gennaio (Chiese Orientali)

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

____________________________________________________________________

  • Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos:
    “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”
  • Tero1 - Cpia
    /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
    NOTA:
    Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.
    Assim, a principiar pela imagem principal, a partir de hoje, e se possível todos os dias, ela será modificada mediante o que eu for encontrando passível de aproveitamento para isso. Em conformidade com o que digo, na minha 1ª postagem de hoje (e a última de ontem, 31 de Dezembro) editarei diariamente, pelo menos, mais três páginas, (sendo a Pág. 1Vidas de Santos; Pág. 2O Antigo Testamento; e Pág. 3O Papado – 2000 anos de história). Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6In Memorian.
    Outros assuntos que venham aparecendo emergentes dos acontecimentos que surjam tanto em Portugal, como no estrangeiro; e, ainda, alguns vídeos musicais (ou outros) que vão sendo recolhidos através do Youtube e foram transferidos para o meu canal “antónio0491” que se encontra inserido logo após o Título e sua descrição.
    Registe-se também que através de Blogs Católicos, União de Blogs Católicos, etc., estou inscrito em muitos blogs que se vão publicando em Portugal, Brasil, e outros países, que, por sua vez, também publicarão este blogue. Há ainda mais algumas alterações que já fiz e vou continuando a efetuar na parte lateral do blogue, retirando ou colocando vários complementos.
    Como também já deve ser do conhecimento de muitos, encontro-me inscrito na rede social, Google + Facebook, e outros, individualmente e, também ali poderão encontrar este blogue. O meu correio electrónico foi modificado e será inscrito no início de cada página (pelo menos na primeira, de cada dia).
    Para terminar, gostaria de que os meus leitores se manifestassem, bastando para tal marcar o quadrado que entendam, que segue sempre abaixo de cada publicação, como aliás eu faço, relativamente aos blogues que vou vendo sempre que me é possível, com o que ficaria muito grato
    Desculpem e Obrigado mais uma vez – António Fonseca
    0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000
    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
    Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
    http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
    ===================================
    0000000000000000000000000000000000000000000000
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
  • Meus endereços:
  • Nome do blogue: SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
  • Endereço de Youtube: antonio0491@youtube.com
  • António Fonseca
  • domingo, 13 de janeiro de 2013

    Mais contributos para a Campanha contra o Aborto (e sucedâneos…)–13 de Janeiro de 2013

    NOTA:

    Mais achegas sobre a Campanha para um NOVO REFERENDO sobre o Aborto, homossexualidade, etc., em Portugal

    Do site:

    Lavras Resiste!

    A Contra-Revolução não é uma revolução ao contrário. É o contrário de uma revolução.

    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

    Capa da Time Magazine

    A primeira capa da famosa Time de 2013 é dedicada à infame decisão da Suprema Corte dos EUA, caso Roe vs. Wade, que liberou o aborto naquele país. O subtítulo diz que desde então eles, os ativistas pró-abortos, só têm perdido terreno. Não li, e nem vou ler, essa reportagem. Mas é evidente que é bom demais para ser verdade. No mundo, o aborto vem progressivamente ganhando espaço inclusive em sociedades supostamente conservadoras como as ibero-católicas. Mesmo nos EUA, embora a opinião pública flutue muito quando perguntada sobre o aborto, a maioria dos eleitores vota em candidatos sabidamente pró-aborto, como o anticristo Obama. Mesmo entre os candidatos e eleitores republicanos, a oposição ao aborto não é lá muito firme e é bastante matizada. Por essas e outras, não vejo motivo para grandes otimismos.

    Derrota do Aborto

    _____________________________________________

    Our Sunday Visitor

     



    Pró-vida pode esperar próximos anos desafiadores

    Último atualizado quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 15:26:22

    Pró-vida pode esperar próximos anos desafiadores

    Ações vitais estão lutando iniciativas favor do aborto, comunicar mais eficazmente a mensagem pró-vida

    Por Russell Shaw - OSV noticiosa, 20/01/2013

    pro-life walk

    CNS photo'>Defensores pró-vida rezam fora de uma clínica que realiza abortos em Green Bay, WIS. foto do CNS


    Com o 40º aniversário da decisão STF legalizar o aborto na América agora em mãos, é um truísmo dizer que os americanos estão divididos sobre o aborto.

    Igualmente verdadeiro, mas talvez menos óbvio à primeira, é que as divisões existem não só entre pessoas em lados opostos da questão mas muitas vezes, ao que parece, dentro do povo de mentes e corações.

    Este tipo de segundo, profundamente enraizado de divisão pode ser virado a maior para o movimento pró-vida em seus esforços para restaurar a proteção do nascituro.

    Um conto de duas pesquisas

    Duas pesquisas no ano passado servem para ilustrar o problema.

    Em maio, uma pesquisa Gallup encontrado 50 por cento dos respondentes descrevendo-se como "pró-vida" e apenas 41 por cento dizendo que eles eram "pró-escolha" sobre o aborto. A figura pró-vida foi um ponto percentual aquém do recorde de 51 por cento, três anos antes, enquanto o valor de 41 por cento dos que estavam pró-escolha foi um recorde de baixo.

    Por trás de números

    Em 23 de maio, a Gallup lançou os resultados de uma pesquisa sobre pontos de vista dos americanos do aborto, mostrando que um registo baixo número se consideram "pró-escolha," abaixo de 56 por cento em 1996.

    Pro-life: 50 percent" _mstChunk="true">Pró-vida: 50 %

    Pro-choice: 41 percent" _mstChunk="true">Pró-escolha: 41 %

    A mesma enquete perguntou entrevistados se o aborto deve ser legal em todas as circunstâncias, legais apenas em certas circunstâncias ou ilegais em todas as circunstâncias. Aqui é como eles responderam:

    Legal under certain circumstances: 52%" _mstChunk="true">Legal sob determinadas circunstâncias: 52 %

    Legal under all circumstances: 25%" _mstChunk="true">Legal em todas as circunstâncias: 25 %

    Illegal in all circumstances: 20%" _mstChunk="true">Ilegal em todas as circunstâncias: 20 %

    Fonte: Gallup Poll

    Mas em 6 de novembro, sondagens 59% dos americanos dizendo que aborto deveria ser legal todas ou a maioria dos casos, contra 36% que disse que deveria ser ilegal.

    Como podemos explicar a diferença? Técnicas de sondagem falho? Uma mudança abrupta e enorme nas atitudes das pessoas longe de oposição ao aborto para apoiar dele?

    Quase certamente não. Em vez disso, a razão para a diferença provavelmente encontra-se em algo social cientistas notaram sobre americanos por anos. Por um lado, uma pluralidade de sólidos — e às vezes uma maioria — se são contra o aborto, na maioria dos casos. Nesse sentido, eles são pró-vida. Mas uma maioria sólida, evidentemente, incluindo muitas das mesmas pessoas, favor manter legalmente disponível na maioria dos casos de aborto para quem pode querê-lo. Nesse sentido, eles são pró-escolha.

    O suporte para o aborto legalizado também reflete outro fato básico. Americanos coletivamente têm uma atitude hands-off, quando se trata de julgar negativo sobre escolhas morais de outras pessoas sobre a maioria das questões, mesmo quando essas escolhas acontecem aqueles que com que eles mesmos discordam.

    Esta abordagem altamente sem julgamento, por vezes, é expressa por dizer que "tu serás não julgar" é o "décimo primeiro mandamento" de muitos americanos. Quando aplicado a um tema como o aborto, é expressa dizendo: "sou pessoalmente contra, mas eu não iria impor minha opinião sobre qualquer outra pessoa."

    Favor do aborto pode

    Roe v. Wade, Doe v. Bolton). Abortion supporters were quick to spread the word that the issue was settled once and for all: The Supreme Court had spoken, and legal abortion was the law of the land — period. ">Roe v. Wade, Doe v. Bolton). " _mstChunk="true">Volta em 22 de janeiro de 1973, sete dos nove juízes da suprema corte não tinha nenhum tal escrúpulo em votação para derrubar todas as leis existentes contra o aborto e a imposição do aborto legalizado em todo o país (Roe v. Wade, Doe v. Bolton). Defensores de aborto foram rápidos a espalhar a palavra que a questão foi resolvida de uma vez por todas: A suprema corte havia falado, e o aborto legal foi a lei da terra — período. Gonzales v. Carhart) and, as currently constituted, appears split on abortion. ">Considerada apenas do ponto de vista, a ascensão e a persistência do movimento pró-vida tem sido nada menos do que notável. Numerosas leis restringindo ou limitando o desempenho do aborto foram promulgadas nos Estados. Gonzales v. Carhart) and, as currently constituted, appears split on abortion. " _mstChunk="true">O próprio Tribunal Supremo em 2007 confirmou uma lei federal de 2003, proibindo o aborto de "parcial-nascimento" do termo final (Gonzales v. Cardoso) e, como atualmente constituída, aparece dividida sobre o aborto.

    Mas o Presidente Barack Obama e sua administração estão solidamente favor do aborto, a favor do aborto mais abertamente Presidente e administração nunca. Democratas fez aborto uma questão importante nas eleições de 2012, gastando US $31 milhões em anúncios relacionados ao aborto campanha contra US $8 milhões os republicanos.

    Candidatos democratas pressionado o tema pró-escolha como parte de um esforço para retratar o GOP como lutar "contra mulheres" — um esforço involuntariamente auxiliado por desajeitado observações sobre aborto e estupro por vencida candidatos do Senado republicano em Missouri e Indiana.

    Também durante a campanha, a Planned Parenthood, maior fornecedor de aborto a nação, gastou cerca de US $15 milhões — mais de três vezes o que ele gastou em 2008 — propaganda política e outras atividades relacionadas à campanha.

    A organização identificou 1 milhão mulheres consideradas susceptíveis de apoiar o aborto legalizado e o mandato de anticoncepcional na nova lei federal de saúde e voltado-los com repetidos apelos para sair e votar. Alguns 98 por cento dos concursos de eleição em que estava envolvido o Planned Parenthood — incluindo a campanha de reeleição de Obama — acabou por que o grupo queria. Como resultado, tenta cortar o financiamento federal para Planned Parenthood não têm chance de sucesso para o futuro previsível.

    Alcançando corações

    Neste contexto, a tarefa do movimento pró-vida a nível federal nos próximos quatro anos é menor a ganhar novas restrições sobre o aborto — um gol praticamente impossível com os democratas responsável na casa branca e Senado — do que está a lutar contra novas iniciativas favor do aborto, a administração de Obama. Que inclui opondo-se confirmação do Senado de candidatos pró-escolha, que o presidente pode nomear para o Supremo Tribunal Federal.

    Leitura relacionada

    Respect Life special section for more coverage of the pro-life movement 40 years after legalization of abortion in Roe v. Wade' _mstChunk="true">Consulte nossa seção especial de respeito vida mais cobertura do movimento pró-vida de 40 anos depois da legalização do aborto em Roe v. Wade.

    Para a tração longa, o desafio para o movimento pró-vida encontra-se em enfrentar o fato de que um grande número de americanos que são pessoalmente contrário o aborto favor mantê-lo legal. Aqui a Igreja Católica pode jogar um papel importante por meio de métodos mais eficazes de comunicar a mensagem pró-vida do que às vezes tem no passado.

    Em novembro passado, os Bispos dos Estados Unidos aprovou uma nova "estratégia pastoral" na vida, casamento e liberdade religiosa que, se bem sucedido, poderia ser um passo para que. Elementos do plano, que começou após o Natal, incluem horas mensais de santas eucarísticas em paróquias, diária da família Rosário, orações dos fiéis em todas as massas, jejum e abstinência de carne nas sextas-feiras e uma segunda "quinzena para liberdade" próximo verão.

    O poder da oração versus anúncios de ataque? Vamos ver como que se desenrola.

    Russell Shaw é um editor colaborador de OSV.

    _____________________________________________________________________________________________________

    post colocado em 13-1-13  -  22H35

    ANTÓNIO FONSECA

    SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS - 18 a 25 de Janeiro de 2013

     

    http://voz-portucalense.pt - 9.1.13

    (Nº 1)

     

    A SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

    Aproxima-se a celebração da Semana da Unidade dos Cristãos, que decorre como é tradicional entre 18 e 25 de Janeiro, festa da Conversão de São Paulo. Procura-se que se torne um tempo em que as confissões cristãs são chamadas ao essencial do Evangelho e buscam caminhos de encontro e de oração comum.

    O programa da CEP - Comissão Ecuménica do Porto, é como segue:

    • A CEP - Comissão Ecuménica do Porto, integra as Igrejas Anglicana, Evangélica Alemã (Luterana), Lusitana Católica, Metodista, Ortodoxa do Patriarcado de Constantinopla, Ortodoxa do Patriarcado de Moscovo, Greco-Católica Ucraniana e Católica Romana.
    • Estas Igrejas representadas pelos seus Bispos ou pelos seus primeiros responsáveis, realizam uma celebração conjunta, na noite de sexta-feira, 18 de Janeiro, às 21H30 na Igreja Lusitana do Redentor, sita na Rua Visconde de Bóbeda (ao Jardim de São Lázaro).
    • Nos outros dias da semana estão previstas celebrações ecuménicas, sobretudo em locais em que estão implantadas mais que uma Igreja cristã.
    • O encerramento da semana está previsto para o Mosteiro das Carmelitas de Bande, Carvalhosa, Paços de Ferreira, na sexta-feira, 25 de Janeiro, às 16 horas.
    • Ao longo dos meses do ano, desenvolver-se-á o Roteiro Ecuménico. Prevê encontros dinamizados por uma das Igrejas, com o convite às outras para participarem.

     

    (Nº 2)

    Transcreve-se em seguida, o texto integral que se encontra publicado na pág. 13 da VOZ PORTUCALENSE desta semana:

     

    Imagem6323

    (Junta-se Foto do Encontro religioso de Assis com o Papa João Paulo II, frente à capela da Porciúncula)

    (também publicada na Voz Portucalense)

     

    A Comissão Ecuménica do Porto divulga um texto para enquadramento da celebração deste ano, preparado pelos cristãos da Índia.

    Aproxima-se a celebração da Semana da Unidade dos Cristãos, que decorre como é tradicional entre 18 e 25 de Janeiro, festa da Conversão de São Paulo. A Comissão Ecuménica do Porto divulga o texto seguinte, para enquadramento da celebração deste ano:

    Vêm-nos da Índia as propostas para a Semana da Unidade dos Cristãos. este ano são feitas pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia. Associaram ao trabalho de preparação das reflexões para cada dia a Federação da Universidade Católica de toda a Índia e o Conselho Nacional das Igrejas da Índia. Preocupa-os principalmente a grande injustiça em que na Índia e na Igreja se vive em relação aos “dalits” – párias. A busca da unidade visível não pode estar “dissociada do desmantelamento do sistema de castas”.

    A Unidade dos mais pobres entre os pobres

    Transcrevemos o que nos dizem no Guião com sugestões para a celebração da Unidade: «os “dalits” – párias, no contexto indiano, são as comunidades que são consideradas “sem casta”. São as pessoas mais afectadas pelo sistema de castas, que é uma forma rígida de estratificação social baseada em noções de pureza e impureza rituais. Por esse sistema, as castas são classificadas como “mais altas” ou “mais baixas”. As comunidades de “dalits” – párias são consideradas as mais impuras, sendo por isso colocadas fora do sistema de castas e chegaram mesmo a ser chamadas de “intocáveis”. por causa desse sistema, os “dalits” são socialmente marginalizados, politicamente mal representados, economicamente explorados e culturalmente subjugados. Quase 80% dos cristãos indianos têm origem nessas comunidades»…

    “O que Deus exige de nós”?

    Esta é uma interrogação da Biblia a que os cristãos da Índia convidam a dar resposta as Igrejas cristãs empenhadas no movimento ecuménico. Extraída do profeta Miqueias 6, 6-8, encaminha-nos para a prática da justiça, da fidelidade e da abertura à ação de Deus. Tendo vivido nos finais do século VIII e princípios do século VII a.C., como o profeta Isaías, procura extrair da fé no verdadeiro Deus a exigência de uma vida social construída nas bases “da dignidade, da igualdade e da justiça”.

    NOTA: Conforme podem constatar o resto deste texto está já no (Nº 1) – primeiros parágrafos desta página do blogue.

    Imagem2779

    Foto respeitante à Celebração Ecuménica realizada na Igreja da Senhora da Conceição – Porto, no ano de 2010

    Recolha e transcrição do

    texto publicado na Voz Portucalense,

    de 9 de Janeiro de 2013, 16H48  por

    ANTÓNIO FONSECA

    Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

    Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

       Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...