sábado, 2 de dezembro de 2017

Nº 3310 - Série de 2017 - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE DEZEMBRO DE 2017 - DÉCIMO PRIMEIRO ANO

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Nº  3 3 1 0



Série - 2017 - (nº 3 3 7)


2 de DEZEMBRO de 2017


SANTOS DE CADA DIA

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



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Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

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BIBIANA, Santa
Bibiana (Viviana) de Roma, Santa
   


Em Roma, Santa BIBIANA (Viviana) mártir, a quem o papa São SIMPLÍCIO dedicou uma igreja no Esquilino. data incerta)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

Subindo a César em 355 e a Augusto em 360, sendo senhor único do Império a partir de 361, Juliano Apóstata morreu no dia 26 de Junho de 663, em combate com os Persas. Tinha renegado o baptismo e, durante o seu reinado efémero, procurou aniquilar o cristianismo, substituindo-o por uma espécie de paganismo rejuvenescido, no qual parece que nem ele próprio acreditava. Deu liberdade de acção a todas as seitas cristãs, na esperança de que elas se destruíssem umas às outras; publicou leis escolares tendentes a provocar a apostasia das crianças cristãs, reservou os empregos civis e militares aos pagãos e votou ao ostracismo todos os que professavam a religião de Cristo. Sem ir até ao ponto de publicar éditos sangrentos contra eles, tornou-os por tal forma odiosos que alguns foram, aqui e além, torturados e mortos impunemente.
É neste sentido que se pode dizer que Santa BIBIANA foi vítima de Juliano Apóstata. Em 362, seu pai Flaviano, antigo prefeito de Roma, foi marcado na testa com o ferrete de escravo e mandado para as Águas Taurinas, na Toscana, onde morreu das privações que sofreu. Dafrosa, sua mãe, foi decapitada. Quanto a ela, consta que foi entregue a uma alcoviteira, a quem incumbiram de a corromper. Como esta nada conseguisse, o pretor Aproniano mandou amarrar BIBIANA a uma coluna e encarregou os carrascos de a azorragarem até morrer. Isto no ano de 363.

JOÃO RUYSBROECK, Beato
 
João Ruysbroeck, Beato



No mosteiro de Groenendal, Bruxelas, Bélgica, o beato JOÃO RUYSBROECK presbitero e cónego regrante, que expôs ensinamentos admiráveis dos vários graus de vida espiritual. (1381)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O. de Braga:

Da vida bem simples de JOÃO RUYSBROECK pouco há para dizer; da sua obra, pelo contrário, poder-se-ia discutir longamente. JOÃO VAN RUYSBROECK conservou o nome da aldeia que o viu nascer em 1293. Está a uns nove quilómetros ao sul de Bruxelas. O pai de JOÃO deve ter morrido cedo. Aos onze anos o rapaz foi colocado sob a direcção do Mestre João Hinckaert cónego de Santa Gúdula em Bruxelas. Sua piedosa mãe veio habitar na beguinaria vizinha, para estar muitas vezes com o filho querido, que lhe responde sempre com a mais terna afeição. Na escola do cabido, JOÃO foi aluno medíocre, não se interessando pelas belas letras. Mas depois tomou gosto pela teologia e desde que pôde entregou-se a ela exclusivamente.
Fez parte do clero de Santa GÚDULA, antes mesmo da ordenação sacerdotal, que recebeu em 1318. A mãe, falecida pouco antes, apareceu-lhe depois da primeira Missa «agradecendo-lhe com rosto tranquilíssimo, deu-lhe toda a certeza de que, por virtude da hóstia oferecida a Deus, ele a tinha totalmente libertado da pena a que estivera sujeita até então no purgatório».
Nos seus desejos de vida virtuosa e contemplativa, JOÃO RUYSBROECK foi ajudado por outros dois capelães de Santa Gúdula; mas em sentido oposto, encontrou também partidários do Iluminismo, e em particular da seita dos Irmãos do livre espírito, contra quem escreveu os seus primeiros livros: O reino dos amantes de Deus e as Núpcias espirituais.
Havia nessa altura, na floresta de Soignes, a duas léguas de Bruxelas, uma casa habitada por um piedoso ermitão, LAMBERTO que, a pedido dum dos companheiros de JOÃO, concordou em se afastar para deixar o posto aos três novos hóspedes. Trata-se de Groenendael, «o vale verde», que é hoje um dos belos passeios nos arredores de Bruxelas. Os restos do priorado são agora ocupados por um restaurante.
A comunidadezinha ficou constituída em 1343. Em 1350, com a autorização do bispo de que dependia toda a região, os eremitas de Groenendael tomaram o hábito dos cónegos regulares de Santo Agostinho. JOÃO RUYSBROECK, eleito prior, ficou a sê-lo até à morte.
A vida em Groenendael parece-nos duma simplicidade encantadora. O número de religiosos de coro não passou nunca de vinte. JOÃO entregava-se um pouco ao trabalho manual. O seu biógrafo conta que «ele costumava aplicar-se às tarefas mais vis, transportando estrume ou outras cargas grosseiras com toda a humildade...» Assim acontecia às vezes que, pelo seu empenho em ajudar os servos, era para eles, sobretudo para os jardineiros - na sua simplicidade geba - mais estorvo que ajuda. Na verdade, não sabendo distinguir entre ervas más e boas, arrancava as boas ao mesmo tempo que  desenraizava as más. E, coisa admirável, embora se aplicasse ao trabalho manual, «só raramente era ele perturbado nos seus exercícios piedosos». Com uma mão trabalhava enquanto com a outra desfiava o terço.
Se era desajeitado, amava a natureza e «tinha como hábito, quando sentia a inundação dos raios da luz divina, ir sozinho para o segredo dum bosque. E lá, enquanto o Espírito Santo ditava, ele escrevia tudo o que lhe vinha à mente». Mas, quando se viu estorvado pela velhice, «juntou a si, como ajudante, um dos irmãos do mosteiro, que em, tabuazinhas enceradas copiava os segredos que lhe eram revelados..».
As obras de JOÃO RUYSBROECK todas se destinam a expor a verdadeira doutrina espiritual, e gosta de empregar comparações e descreve de maneira saborosa o comportamento dos seus contemporâneos. O reino dos amantes de Deus e as Núpcias espirituais, anteriores à passagem para Groenendael...

RAFAEL CHYLINSKI, Beato
  
Rafael (Melchior Chylinski), Beato



Em Logiewniki, Polónia, o Beato RAFAEL (Melchior Chylinski) presbitero da Ordem dos Frades Menores Conventuais, que durante a peste visitava os enfermos de Cracóvia, para os assistir piedosamente e proporcionar-lhes uma digna e cristã morte. (1741)

Texto do lçibvro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

O seu nome de baptismo é MELCHIOR. Nasceu em Wysoczko (Polónia) a 8 de Janeiro de 1694. Depois do estudo de  humanidades, ingressou no exército. Em 1715 entrou no convento de Cracóvia dos Irmãos Menores Conventuais. Terminado o noviciado, fez os votos de pobreza, castidade e obediência, no fim dos quais recebeu a ordenação sacerdotal em 1717.
Desde que entrou no noviciado foi modelo na prática de todas as virtudes, observando as Regras da Ordem com a máxima perfeição possível. Como sacerdote, entregou-se de alma e coração à pregação da Palavra de Deus, ensino da catequese, instruções morais, administração dos Sacramentos, sobretudo o da Penitência. Juntou a isto as obras de caridade para com os pobres e doentes. É o que ressaltou JOÃO PAULO II no dia da beatificação, 9 de Junho de 1991, durante a sua visita à Polónia.
«Durante esta Santa Missa foi proclamado Beato um franciscano conventual, o Padre RAFAEL CHYLINSKI. Era um homem de profunda oração e, ao mesmo tempo, de grande coração para com os pobres. Quando em Cracóvia, em 1736, iniciou a epidemia, dedicou-se inteiramente aos doentes, prestando todo o género de serviço, sem se preocupar com a própria segurança. Servia com dedicação os pobres, os doentes, os contagiados pela epidemia, todos aqueles que vinham ao seu convento em Laglewiki (actualmente um bairro da cidade de Lotz); com frequência - quando já não dispunha de nenhuma outra coisa - dava-lhes a própria porção de pão e o seu próprio manto.
Pouco depois da sua morte - (a 2 de Dezembro de 1741) - teve início o processo de beatificação, mas foi interrompido devido às divisões da Polónia. O facto de que, durante um espaço de tempo tão longo. não pereceu a recordação da sua santidade, é um testemunho que Deus, quase de propósito, esperava que o seu servo. fosse proclamado beato na Polónia livre. O Beato RAFAEL recorda-nos que cada um de nós - mesmo se somos pecadores - foi chamado ao amor e à santidade».
AAS 84 (1992) 564-66; L'OSS. ROM. 30.6.1991


Habacuc , Santo




Comemoração de Santo HABACUC profeta, que, perante a iniquidade e violência dos homens, anunciou o juízo de Deus, mas também a sua misericórdia, dizendo: «O justo viverá pela sua fé».





Piménio de Roma, Santo    



Em Roma, no cemitério de Ponciano, junto à Via Portuense, São PIMÉNIO presbitero e mártir. (séc. III)

Cromácio de Aquileia, Santo


   
Em Aquileia, no Friúli, Itália, São CROMÁCIO bispo verdadeiro artífice da paz que deu remédio às condições dos claustros da Itália destruídos por Alarico e aos sofrimentos dos povos e, explicando sabiamente os mistérios da palavra divina, elevou as almas às realidades celestes. (407)




Maria Ângela Astorch, Beata




Em Múrcia, Espanha, a Beata MARIA ÂNGELA ASTORCH abadessa da Ordem das Clarissas, a qual, muito humilde e dedicada à prática de penitências, dava conforto e bons conselhos, tanto às monjas como aos leigos. (1665)



Jaime Bertino (António Jaime Secases) e Leão Justino (Francisco del Valle Villar), Beato



Em Manresa, Barcelona, Espanha, os beatos JAIME BERTINO (António Jaime Secases) e LEÃO JUSTINO (Francisco del Valle Villar) religiosos da Congregação dos Irmãos das Escolas Pias e mártires. (1936)





João Slezyuk, Beato



Em Stanislaviv, hoje Ivano-Frankivsk, na Ucrânia, o Beato JOÃO SLEZYUK bispo e mártir, que, sob um regime hostil a Deus, exercendo infatigavelmente o seu ministério clandestino entre os fiéis do Rito Bizantino e permanecendo impavidamente fiel a Cristo perante os seus perseguidores, recebeu do Senhor a coroa eterna. (1973)



Edmundo Campion, Rodolfo Sherwin e Alexandre Briant, Santo

    


  


A biografia destes Santos foi publicada já ontem (1 de Dezembro), neste mesmo Blogue

Em Londres, Inglaterra, os santos EDMUNDO CAMPION, RODOLFO SHERWIN e ALEXANDRE BRIANT presbiteros e mártires durante o reinado de Isabel I, exímios pela sua sabedoria e fortaleza de ânimo. Santo EDMUNDO que ainda jovem tinha professado a fé católica, foi admitido na Companhia de Jesus em Roma e ordenado presbitero em  Praga, regressando depois à sua pátria, onde consolidou solidamente as almas dos fiéis com a sua palavra e os seus escritos; por isso, depois de suportar muitos tormentos, foi morto em Tyburn. Com ele sofreram os mesmo suplícios São RODOLFO e Santo ALEXANDRE merecendo este último, já no cárcere, ser admitido na Companhia de Jesus. (1581)



Ricardo Langley, Beato

      

Em York, Inglaterra, o Beato RICARDO LANGLEY mártir que no mesmo reinado de Isabel I foi condenado à pena capital por ter dado hospedagem a sacerdotes. (1586)


Maria Clara do Menino Jesus (Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque), Beata





Em Lisboa, Portugal, a Beata MARIA CLARA DO MENINO JESUS (Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque), virgem que, atraída pelo ardente desejo de anunciar o Evangelho pelo exercício das obras de misericórdia, fundou a congregação das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, para acolhimento dos pobres e desvalidos; num tempo de grande perturbação política, de leis adversas à Igreja e a qualquer acção evangelizadora, dirigiu a Congregação com admirável fortaleza e ânimo durante vinte e oito anos, fazendo-a florescer com uma vasta obra de fundações - colégios, hospitais, assistência a inválidos e crianças e outras obras de assistência social, em Portugal e missões Ad Gentes. (1899)


Carlos de Foucauld, Beato




Em Tamanrasset, na Argélia, o Beato CARLOS DE FOUCAULD (Carlos de Jesus) presbitero , apóstolo entre os tuaregues, fundador dos Pequenos Irmãos de Jesus. (1916)




Casimiro Sykulski, Beato



No campo de concentração de Auschwitz, perto de Cracóvia, Polónia, o beato CASIMIRO SYKULSKIpresbitero e mártir, que, durante a guerra, por perseverar firmemente na fé perante os perseguidores da Igreja de Deus, foi fuzilado. (1941)



Liduína Meneguzzi 
(Elisa Ângela Meneguzzi), Beata



Em Dire Dawa, Etiópia, a beata LIDUÍNA MENEGUZZI (Elisa Ângela Meneguzzi) virgem do Instituto de São Francisco de Sales, que se tornou verdadeiro espelho de humildade e caridade cristã, manifestando a misericórdia de Deus entre os pobres, enfermos e cativos. (1941)



Maria Rosa Pellési (Bruna Pellési), Beato



Em Sassuolo, na Emília-Romanha, Itália, a Beata MARIA ROSA PELLÉSI (Bruna Pellési) virgem da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Cristo. (1972)



...  e, A i n d a ...




Albano da Hungria, Santo

È ricordato il 1° dic, ma è un santo inventato dagli agiografi. Sono pervenute a noi diverse redazioni della sua biografia. I Bollandisti negli Analecta Bollandiana hanno segnalato una serie di manoscritti conservati in alcune biblioteche d'Europa, che contengono la narrazione della vita di questo favoloso re. Il manoscritto 126 della Bi­blioteca di Bruges in Belgio reca il titolo : Vita et obitus sanati Albani, qui ortus est de patre et jilia. postea accepit matreni in uxorem; subsequenter occidit patrem et matrem et ad finem inventus est sanctus (Catalogus codicum Hagiographicorum bibliothecae civitalis Brugensis, in Anal Boll., X [1891], p. 454). Il Kraus attribuisce la paternità del racconto a Trasmondo, monaco di Chiaraval-le, ma le sue argomentazioni non persuadono. I Bollandisti ritengono, invece, che Trasmondo sia stato soltanto il redattore di questo strano racconto, ma non l'inventore. Nella vicenda di A. si ha la ripetizione della leggenda mitologica di Edipo, re di Tebe, in una forma ancora più tragica.

Ansano de Siena, Santo


Le migliaia di visitatori che, ogni anno, sostano in commossa ammirazione davanti alla celebre " Maestà " di Duccio di Buoninsegna, oggi mirabilmente esposta nel Museo dell'Opera dei Duomo, a Siena, rendono omaggio, anche senza conoscerlo o riconoscerlo, a Sant'Ansano, primo Patrono di Siena, raffigurato al posto d'onore ai piedi del trono della Madonna, accanto agli altri tre protettori della "città della Vergine".
La figura di Sant'Ansano, e la sua storia sono infatti così strettamente legati alla storia e alla vita di Siena, che è difficile, se non impossibile, parlare di questa città, dei suoi monumenti e della sua arte, senza imbattersi, prima o poi, nel nome di Sant'Ansano; come è impossibile fare il nome di Sant'Ansano senza pensare immediatamente a Siena, che lo onora come proprio " battezzatore ".
Si sa per esempio come la grande tavola dipinta da Duccio con la sua bellissima " Maestà " fosse destinata all'altar maggiore della cattedrale senese, dove, secondo la tradizione, venne portata quasi a furor di popolo, con una festante processione.
Ma la cattedrale di Siena, dedicata alla Vergine Assunta era stata eretta sulla sepoltura di Sant'Ansano, ed era quindi, e ancora lo è, monumento di gloria in onore del Santo, come lo è la tavola sulla quale è effigiato presso il trono della Madonna.
Nella città che si vanta figlia diretta di Roma, con la quale condivide l'emblema della lupa che allatta i gemelli, non sorprende che anche il Santo patrono sia romano, prode figlio di un nobile patrizio, chiamato Tranquillino. Ansano era cristiano, e venne condotto al battesimo da una virtuosa madrina, di nome Massima, Scoppiata la persecuzione di Diocleziano, tanto Massima quanto Ansano vennero imprigionati. La madrina morì sotto i colpi di verga dei littori, mentre Ansano riuscì a fuggire, dirigendosi a settentrione lungo la via Cassia e giungendo a Siena.
Qui prese a predicare il Vangelo e a battezzare i primi cristiani, con tanto successo da meritarsi, come abbiamo detto, il titolo di " battezzatore dei Senesi ".
Ma neanche a Siena Ansano riuscì a sfuggire alla caccia scatenata contro di lui dal proconsole Lisia, e la sua carriera di apostolo ebbe termine quando finalmente il persecutore riuscì a raggiungerlo e a catturar-lo.
Ebbe allora inizio la vicenda di Ansano Martire, torturato a lungo affinché rinnegasse la propria fede, condannato ad essere arso sul rogo, salvato miracolosamente dalle fiamme, che si spensero non appena il Santo venne gettato sul fuoco, e finalmente decapitato con la spada fuori di città, sulle rive dell'Arbia, le cui acque furono così, per la prima volta, colorate, ma leggerissimamente, in rosso.
Sul luogo del martirio si levò il primo antichissimo sacello dedicato a Sant'Ansano, ma quando la città di Siena raggiunse il massimo della sua potenza politica e della sua floridezza economica, si volle trasportare entro le mura le spoglie dell'antico martire e battezzatore, per onorarle con la costruzione di una delle più belle cattedrali del Medioevo italiano.
E quando anche questa cattedrale non parve sufficiente, se ne volle costruire una ancora più grande, che incorporasse la precedente costruzione. Venne così ideato e iniziato, ma non mai terminato, il grande " Duomo nuovo " che ha aggiunto, anche così com'è, nella sua drammatica incompletezza, un altro elemento di onore per Sant'Ansano, Patrono di Siena. 

Evasio de Monferrato, Santo



Secondo alcuni studiosi, Evasio sarebbe il primo vescovo di Asti, consacrato verso l’anno 330. Dedicò all’unico vero Dio il principale tempio cittadino, già intitolato alla dea Minerva, ed introdusse in città alcuni monaci affidando loro la chiesa dei Santi Apostoli. In tal modo riuscì ad estirpare quasi completametne il paganesimo ancora dilagante, ma gli fu fatale il non riuscire a convertire i capi della locale setta ariana, assai potente. Questi costrinsero Evasio a rifugiarsi con i compagni Proietto e Maliano nei pressi di Casale, nella Selva Cornea. Ma verso il 362 il prefetto della città, Attubalo, sobillato dagli ariani, li fece arrestare e decapitare insieme con altri centoquarantacinque fedeli. I martiri ricevettero sepoltura nell’antica chiesa di San Lorenzo dal sacerdote San Natale di Casale.
Una passio favolosa composta nel IX secolo, considera Evasio vescovo di Casale ucciso al tempo di Liutprando, cioè nell’VIII secolo. La città, in epoca medioevale si chiamò in onore del patrono Casale Sant’Evasio, come si legge in un diploma dell’imperatore Federico I Barbarossa, il quale prese sotto la sua protezione gli abitanti di “Casalem Sancti Evasii”. Tuttavia la prima notizia sicura di una chiesa dedicata a Sant’Evasio nell’antica capitale del mOnferrato si riscontra in un documento del 12 maggio 974 del vescovo Ingone di Vercelli.
Oggi il centro più vivo del culto verso il santo è proprio la città piemontese Casale Monferrato, che lo festeggia solennemente al 12 novembre quale patrono della città e della diocesi. L’iscrizione del nome di Sant’Evasio nei martirologi è tardiva: si incontra nel Belino, nel Greven, nel Galesino. Il Baronio lo ha inserito nel Martirologio Romano alla data del 1 dicembre, data in cui ancora oggi è commemorato ad Asti.


ORAZIONE

Dio, Padre onnipotente,
che nei tuoi santi manifesti la vittoria della fede sul mondo,
concedi che il santo vescovo Evasio,
pastore, maestro e testimone della fede con la vita,
ci ottenga sapienza, fortezza e costanza.
Per il nostro Signore Gesù Cristo, tuo Figlio, che è Dio,
e vive e regna con te, nell’unità dello Spirito Santo,
per tutti i secoli dei secoli. Amen.


Giovanni Guerulli de Verucchio,Beato



Giovanni Gueruli nacque a Verucchio, intorno all’anno 1270. Fu canonico della cattedrale di Rimini e nel 1292 vicario del vescovo Guido. Condusse una vita "esemplare per carità" e dai documenti del tempo, conservati nell’Archivio Capitolare, sappiamo che il 18 febbraio 1311 testimoniò alla stesura del testamento di Malatesta da Verucchio. Il suo nome compare subito dopo quello dell’alto prelato ed è presente in altri due documenti coevi. È probabile che seguisse la regola di sant´Agostino.
Il beato Giovanni morì il 1° dicembre 1320.
Nell’agosto del 1388 il vescovo Malatesta scoprì il suo corpo incorrotto, vestito da diacono, nella cattedrale di santa Colomba. Antonio Gualdi, dopo aver ottenuto una grazia, costruì una cappella in cui fece riporre una ricca arca per contenere le sacre spoglie.
L’anno dopo Pandolfo Malatesta e Isabella Ordelaffi si recarono a visitare la cappella e l’arca fu aperta per venerare la salma intatta. La cappella divenne meta di devoti, numerosi ex voto vennero raccolti a testimonianza dei miracoli. Nelle cronache antiche del convento francescano di Rimini si dice che presso la sua tomba vi era la sua effige dipinta da scolari di Giotto. Tra i fatti prodigiosi che ci sono stati tramandati leggiamo che suo padre avrebbe visto, prima che nascesse, un aquilotto levarsi in volo dal grembo della madre. Il beato aveva come prebenda un terreno seminato a fave. Un giorno il mezzadro si lamentò che i viandanti gliele rubavano, ma Giovanni lo rincuorò, facendo uscire fave in abbondanza dagli steli ormai secchi. L’antichità del culto è attestata in un manoscritto del 1389 conservato all’archivio capitolare, in cui sono registrate alcune grazie e le spese relative al suo culto.
Nel 1514 il corpo fu riposto nella parete laterale della cappella. Nel 1676, in occasione di lavori di abbellimento che interessarono tutta la cattedrale, i devoti del beato commissionarono una pala d’altare ad Angelo Sarzetti, su disegno di Carlo Cignani, in seguito andata distrutta. Nel 1709 Giovan Battista Del Moro realizzò una lastra di rame dorato raffigurante la salma del Gueruli per ornamento dell’urna. Quando il titolo della cattedrale fu trasferito alla chiesa di san Francesco, le reliquie furono trasferite nel nuovo duomo, l'odierno Tempio Malatestiano. Nel 1944, durante la Seconda Guerra Mondiale, si decise di portarle nella Chiesa Collegiata di Verucchio, mettendole al riparo dei bombardamenti. L'altare del duomo andò distrutto mentre della lastra si persero le tracce. Recentemente è stata ritrovata sul mercato antiquario e rimessa al suo posto.
Cristoforo Zanotti, o Gianotti, discendente del beato, scrisse nel 1498 la prima biografia. Lo storico cappuccino Cristoforo Facciardi volgarizzò il primo testo latino, servendosi anche di un manoscritto di Claudio Paci, e collegò il Gueruli ai francescani, asserendo che i suoi antenati, per quei religiosi, fabbricarono un edificio, ancora vivente San Francesco. I manoscritti dello Zanotti sono andati perduti, ma la copia appartenuta ai Canonici, nel 1666, fu copiata per i Bollandisti. La causa fu aperta nel 1641, il titolo di beato fu confermato da papa Pio VII nel 1808.
L’iconografia lo rappresenta ai piedi della croce, nel cui centro vi è il Volto Santo. È possibile dunque supporre che il beato Giovanni abbia avuto una visione di Cristo. Anche gli ex voto antichi, di legno, avevano l’effige del beato e del Santo Volto sulla Croce.

Girolamo de Pratis, Santo



Originario d'Aragona (Spagna), San Girolamo de Pratis, appartenente al convento mercedario di Sant'Eulalia in Barcellona, fu un religioso umile, paziente, donato all'orazione ed estremamente caritatevole. Inviato in redenzione a Tunisi in Africa, iniziò la sua missione passando paese per paese alla ricerca di schiavi, alcuni perfidi mori vedendolo così risoluto nella sua fede in Cristo tentarono invano di farlo abiurare. Adirati e pieni di odio verso i cristiani lo presero e legatolo ad un albero lo trafissero di frecce; gloriosamente ricevette il martirio nell'anno 1431.
L'Ordine lo festeggia l'1 dicembre


Hussik da Arménia, Santo

Hussik era figlio del ‘Katholikós (vescovo) Verthanes e nipote di s. Gregorio Illuminatore, conosciuto anche come s. Gregorio Armeno e al cui nome è intitolata a Napoli, la celebre strada dei ‘pastori’ e l’antica chiesa di S. Gregorio Armeno; nacque verso il 305 in Armenia, venne educato alla corte del re Tiran, che gli fece sposare una sua figlia, dall’unione nacquero due figli Atanagines e Pap i quali una volta cresciuti, condussero una vita molto dissimile dalla sua, ciò gli procurò molti dispiaceri.
Una visione divina lo consolò, perché prediceva che da loro sarebbero nati altri santi illuminatori della Chiesa armena.
Dal primo nacque s. Nerses e da questi s. Isacco; dal secondo nacque Vardan il cui figlio fu s. Mesrop; quindi ben tre veri santi illuminatori.
Comunque dopo la nascita dei due gemelli, Husik lasciò la vita coniugale per dedicarsi a quella ascetica. Alla morte del padre Verthanes, Hussik venne eletto a succedergli come ‘Katholikós’ dell’Armenia, nel 342 ca.
Venne consacrato a Cesarea di Cappadocia, il suo governo durò sei anni, durante i quali si dimostrò un vero pastore di anime, conducendo una vita esemplare; non si esentava dal riprendere anche il re suo suocero ed i principi, per la vita dissoluta che conducevano e questo coraggio gli costò la vita.
Durante una solennità religiosa, il re ed il suo seguito si accingevano ad entrare in chiesa, ma Hussik glielo impedì, rimproverandolo pubblicamente: “Sei indegno di entrare in chiesa”. Il re infuriato, lo fece bastonare con violenza; i sacerdoti della chiesa lo soccorsero morente e lo trasferirono a Thordan, villaggio della regione di Daranalis, in un suo podere.
Dopo pochi giorni a seguito delle lesioni e percosse subite, morì, venendo sepolto presso suo nonno s. Gregorio l’Illuminatore, era l’anno 348.
La sua ricorrenza liturgica nella Chiesa armena è al 1° dicembre, insieme ad altri santi, figli e nipoti di s. Gregorio.

Olímpiade de Amélia, Santo



Una breve sintesi della sua figura si ricava dalla passio di Santa Firmina, scritta forse nel VI secolo, ma rielaborata nei secoli successivi nell’ambiente del monastero di Farfa, che ne aveva curato il culto fin quando i monaci rimasero in possesso del luogo di sepoltura della santa.
Secondo questo racconto, Olimpiade era il magistrato (consularis) residente in Amelia, che condusse il primo processo contro Firmina. Olimpiade non riuscì a farla tornare alla religione dei padri; si invaghì addirittura di lei ma, al momento di tentare un approccio fisico, rimase paralizzato. Solo le preghiere di Firmina riuscirono a risanarlo. A quel punto anche Olimpiade si professò cristiano e subì addirittura il martirio ad opera del nuovo magistrato inviato in città: Megezio.
Il corpo del martire fu sepolto dalla stessa Firmina nella sua tenuta di Agoliano il 1° dicembre di un anno imprecisato (303-304?). La stessa Firmina, condannata pure da Megezio, subì il martirio il 24 novembre dell’anno successivo ed il suo corpo venne sepolto vicino a quello di Olimpiade.
È ipotizzabile che sulla tomba dei due martiri sorgesse ben presto, dopo l’editto costantiniano del 313, una memoria (martyrium) di cui rimase testimone la chiesa rurale di S. Fermina delle Valli, documentata ancora nel secolo XV. Da qui un vescovo Pasquale, nel secolo IX, come si racconta nell’inventio corporum, ma forse meglio nel secolo XI, traslò i due corpi santi e li ripose sotto l’altare maggiore della nuova cattedrale, dedicata appunto a Santa Firmina, che da allora divenne anche patrona della città.

Proietto de Cavour, Santo



Due sono i santi di nome Proietto che sono ricordati nella tradizione agiografica piemontese e la cui esistenza è diversamente suffragata da prove archeologiche e documentarie.
Il primo è ricordato in un’epigrafe, scoperta agli inizi dell’ottocento tra Cavour e Campiglione, databile tra il V ed il VI secolo: HIC REQUIESCIT SCS PROIECTUS PRS QUI RECES SIT XIII K NOVBRES. Anche una piccola capsella plumbea, rivenuta nel 1905 durante degli scavi nell’area dell’antica abbazia di Santa Maria a Cavour, conteneva delle reliquie attribuite da una traghetta ad un santo di nome Proietto.
Sulla base di queste due testimonianze si può dunque dar credito alla tradizione che indicava Proietto come uno dei primi vescovi dell’antica Caburrum, vissuto tra il IV ed il V secolo. Una incerta credenza popolare lo considerava anche martire e lo inseriva anche nella numerosa lista dei martiri della famosa Legione Tebea: un processo assai frequente nell’ambito della produzione agiografica locale, che mirava a fornire maggiori coordinate spazio temporali, anche se in certi casi puramente fantastiche, a santi dei quali si era persa memoria dell’autentica identità storica. Il culto per questo santo era nel medioevo molto sentito ed aveva quale centro una cappella nei pressi di Cavour, ove numerosi fedeli ne veneravano la memoria al 25 gennaio. Il motivo dello spostamento rispetto alla data del 19 ottobre, riportata sulla ricordata lapide, sembrerebbe essere derivato da una confusione con un santo omonimo, vescovo e martire di Clermont – Ferrand, venerato in diverse diocesi francesi in tale data. Inoltre un altro martire con questo nome, localizzato nella cittadina istriana di Parenzo, è ricordato nello stesso giorno Oggi non rimane traccia di devozione verso San Proietto di Cavour.
Un secondo santo con questo nome è invece tuttora celebrato nel calendario liturgico regionale: un diacono e martire venerato a Casale Monferrato. La locale tradizione ne fece uno dei compagni di martirio del vescovo di Asti Evasio, ucciso il 1 dicembre del 741 nei pressi di Sedula (nome attribuito al territorio di Casale) per ordine del principe ariano Attubolo.
E’ noto come questa tradizione venne più volte fatta oggetto di attente analisi critiche che non hanno fino ad ora consentito di accettarne o negarne la storicità. Sembrerebbe improbabile un caso di martirio in pieno VIII secolo, pertanto alcuni trasportarono i fatti agli inizi della cristianizzazione del Piemonte, tra IV e V secolo. Un vescovo di Asti di nome Evasio è però solo testimoniato, in un documento di donazione fatta da Carlo Magno alla celebre abbazia di Novalesa, al tempo del re longobardo Liutprando (morto nel 744): la questione dell’identificazione dell’attuale patrono di Casale, e quindi dei suoi eventuali compagni, è tutt’altro che approdata ad una conclusione definitiva. Nella stupenda cattedrale romanica della cittadina piemontese, dedicata a San Lorenzo, sono comunque conservate le reliquie di Proietto, sotto la mensa dell’altare di fondo della navata destra. La festa annuale del santo è fissata al 1 dicembre.
Soltanto una più accurata e critica analisi delle fonti storiche (documentarie, archeologiche ed iconografiche) oggi reperibili, potrebbe contribuire a far luce sulla vicenda storica di questi santi e determinare se essi debbano essere identificati, come si potrebbe sospettare, in un solo personaggio che per ragioni sconosciute, venne doppiamente interpretato.





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e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

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sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Nº 3309 - Série de 2017 - SANTOS DE C ADA DIA - 1 DE DEZEMBRO DE 2017 - DÉCIMO PRIMEIRO ANO

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Nº  3 3 0 9



Série - 2017 - (nº 3 3 6)


1 de DEZEMBRO de 2017


SANTOS DE CADA DIA

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



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Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

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EDMUNDO CAMPION, ROBERTO SOUTHWELL, DAVID CAMPBELL, ALEXANDRE BRIAN, EDMUNDO ARROWSMITH, JOÃO GERARD, HENRIQUE WALPOLE, TOMÁS GARNET, FILIPE EVANS, NICOLAU OWEN, HENRIQUE MORSE e muitos mais, Santos

Em Londres, Inglaterra, os santos EDMUNDO CAMPION, RODOLFO SHERWIN e ALEXANDRE BRIANT presbiteros e mártires durante o reinado de Isabel I, exímios pela sua sabedoria e fortaleza de ânimo. Santo EDMUNDO que ainda jovem tinha professado a fé católica, foi admitido na Companhia de Jesus em Roma e ordenado presbitero em Praga, regressando depois à sua pátria, onde consolidou solidamente as almas dos fiéis com a sua palavra e os seus escritos; por isso, depois de suportar muitos tormentos, foi morto em Tyburn. Com ele sofreram os mesmo suplícios São RODOLFO e Santo ALEXANDRE merecendo este último, já no cárcere, ser admitido na Companhia de jesus. (1581)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

Dos dez Santos Mártires jesuítas cuja memória celebra a Companhia de Jesus no dia 1 de Dezembro, oito são ingleses e dois do País de Gales. Foram todos enforcados, arrastados e esquartejados, a não ser o Irmão NICOLAU OWEN que morreu durante a tortura. Todos, com excepção dos Padres CAMPION e BRIANT, foram condenados ao abrigo do decreto de Isabel I (Statutory Act), de 1585, que julgava crime de alta traição para um Padre (nomeadamente pata um jesuíta) a permanência nos domínios da rainha. CAMPION e BRIANT morreram de acordo com os «decretos de persuasão» (Acts of Persuasuion) de 1581; neles se declarava crime de alta traição converter, ou ser convertido, à Fé Católica.
A missão dos jesuítas em Inglaterra começou com a chegada de EDMUNDO CAMPION e ROBERTO PERSONS em 1580; e é CAMPION no seu famoso manifesto ao Conselho Privado da Rainha, posto a circular cerca de um mês após a sua chegada, que descreve brevemente «o fim da vocação do jesuíta» em termos próprios da missão em Inglaterra:
«E pelo que diz respeito à Companhia de Jesus, é preciso que saibais que fizemos um pacto - todos os jesuítas do mundo, cuja sucessão e número deve ultrapassar todos os cálculos da Inglaterra - de levar com alegria a cruz que puserdes sobre nós e de nunca desesperar da vossa conversão, enquanto tivermos um homem para gozar do vosso Tyburn * (fica mesmo no centro de Londres, junto a Hyde Park. Aí se levantava a forca).  ou para ser submetido aos vosso tormentos ou consumido nas vossas prisões. O custo está calculado, a empresa começou; é de Deus, impossível resistir. Assim foi implantada a fé; assim tem de ser restaurada».
Quase cem anos separam os martírios de Santo EDMUNDO CAMPION (1581) e de São DAVID LEWIS (1679), o primeiro e o último dos jesuítas supliciados durante a longa perseguição conhecida pelo nome de reforma inglesa. Outros seis jesuítas, presos por serem sacerdotes, morreram vítimas dos maus tratos recebidos, entre 1679 e 1692. O que os une a todos na vocação é a causa e a constância do seu testemunho até ao sangue.

Do cadafalso, que fale por todos São DAVID LEWIS:
«Sou Católico Romano; Padre Católico Romano daquela Ordem chamada Companhia de Jesus; bendigo a hora em que fui chamado à fé e ao trabalho. Queiram notar que fui chamado à fé e ao trabalho. Queiram notar que fui condenado por dizer Missa, confessar e administrar os Sacramentos».
As infectas prisões inglesas dos séculos XVI e XVII mostraram ser noviciados ideais, tanto para entrar na Companhia como para entrar no Céu. Foi aí que estes dez, um após outro, se formaram nessa Schola affectus (escola do fervor); nela receberam intensas consolações e chegaram àquela íntima união pessoal com Cristo Nosso Senhor, da qual o martírio é o sinal supremo. Foi assim que ALEXANDRE BRIANT que sofreu e morreu, sendo noviço, talvez mais cruelmente que qualquer outro mártir, aprendeu na cadeia o sentido das palavras: militar sob a bandeira da cruz». Depois de submetido à tortura e durante longos dias preso, só, fez uma pequenina cruz de madeira e esboçou nela, a carvão, a imagem do Senhor crucificado. Quando, durante o julgamento, quiseram que a deixasse, disse: 
«Nunca tal farei; sou soldado da cruz, não abandonarei esta bandeira até à morte».
EDMUNDO ARROWSMITH também entrou para a Companhia na cadeia; e o seu primeiro biógrafo, escrevendo dois anos depois da sua morte, diz: 
«Estava decidido a fazer o sacrifício total de si próprio, determinara não reservar nada, nem sequer a sua vontade, oferecendo-se a Deus pelos votos da religião, com aquela renúncia que o estado religioso requer, preparação para o seu futuro martírio». 
Foi ainda ARROWSMITH (o nome de «EDMUNDO» tomou-o aquando da sua Confirmação, por causa da grande amizade que tinha a EDMUNDO CAMPION) que no cadafalso parafraseou o "Tomai, Senhor e recebei": 
«Ó Jesus, minha vida e minha glória, gostosamente vos restituo a vida que de Vós recebi; e, se não fosse dádiva vossa, também não seria minha para Vo-la restituir. Desejei sempre, ó Deus da minha alma, dar-Vos a minha vida, dá-la por Vós, perder a vida por Vós, o proveito é todo meu... morro por vosso amor».
JOÃO GERARD preso na Torre de Londres, em 1597, fala de igual ânsia de amor no coração de Santo HENRIQUE WALPOLE, que ocupara a mesma cela havia dois anos e que, com muito trabalho, gravara, na parede, os nomes de Jesus e Maria e dos nove coros dos Anjos.
Este amor de Deus, este anseio de se dar totalmente  por Ele é a nota característica de todos estes mártires jesuítas. temos dele a mais delicada expressão nestas linhas do poema de São ROBERTO SOUTHWELL sobre o Nascimento:

«Dom melhor que Ele mesmo, Deus não conhece,
Dom melhor que o seu Deus, ninguém encontra,
............................................................
Deus é o meu dom, Ele mesmo, livremente mo deu,
Eu sou o dom de Deus, e ninguém senão Ele me possuirá».

Da cadeia, escrevia São TOMÁS GARNET ao superior, pedindo-lhe que dissuadisse um grupo de amigos que andavam a planear a sua fuga. TOMÁS tinha, durante algum tempo, alimentado esta ideia - havia tanto que fazer por Deus e pela salvação dos homens! Mas parece que uma voz mais íntima lhe persuadia o contrário: 
«Não; aguenta; persevera, não cedas a troca tão desvantajosa. Morrendo, farás mais, numa hora, pelo bem comum, do que em muitos anos de trabalho». 
Desta ânsia de amar brota a alegria tão querida ao coração de INÁCIO.

É notável a alegria e o humor dos mártires da Reforma inglesa. Nenhum eles concretiza melhor este espírito do que o jesuíta do País de Gales, São FILIPE EVANS. Ao receber a notícia da execução, sentou-se a tocar harpa; pediu-a emprestada ao carcereiro para exprimir a sua alegria numa canção. Juntou-se muita gente para o ver - julgavam que tinha perdido o juizo, mas ele observou, com alegria, que, para pregar, não havia púlpito como o cadafalso.
Estes dez Santos jesuítas fazem parte dum grupo de 40 mártires ingleses e do País de Gales, canonizados por PAULO VI, em 25 de Outubro de 1970. Na sua homilia, o Santo Padre disse:

«A Igreja e o mundo de hoje têm muita necessidade de homens e mulheres assim, em todos os estados e caminhos da vida; sacerdotes, religiosos, leigos. Só pessoas desta tempera, desta santidade, poderão transformar o nosso mundo atormentado, dar-lhe aquela paz, aquele sentido espiritual e cristão, pelo qual todo o homem anseia em seu coração, mesmo quando não dá conta disso; a paz, aquela orientação verdadeira que todos desejamos tanto».

Neste dia celebra a Companhia de Jesus a memória litúrgica de 10 santos mártires (nove sacerdotes e um irmão coadjutor) que entre 1581 e 1679 deram a vida na Inglaterra e no País de Gales; EDMUNDO CAMPION, ALEXANDRE BRIANT, ROBERTO SOUTHWELL, HENRIQUE WALPOLE, o Irmão Coadjutor NICOLAU OWEN, TOMÁS GARNET, EDMUNDO ARROWSMITH, HENRIQUE MORSE, FILIPE EVANS e DAVID LEWIS. E celebra também 16 beatos mártires que sofreram o martírio na mesma perseguição, entre 1473 a 1679.
Com estes jesuítas, foram canonizados 17 padres diocesanos, religiosos de várias Ordens e alguns leigos de ambos os sexos.




MARIA CLEMENTINA NENGAPETA ANUARITE, Beata
 


Em Isiro, localidade da região interior da República Popular do Congo, a Beata CLEMENTINA NENGAPETA ANUARITE virgem da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e mártir, que durante a perseguição religiosa na guerra civil, detida com outras religiosas, as exortou a vigiar e a orar e, resistindo com grande fortaleza à sensualidade do comandante dos soldados, foi morta por ele, num excesso de cólera e deu a vida por Cristo, seu Esposo. (1964)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O., de Braga

Em frente do Palácio do Povo de Kinshasa, capital do então, Zaire (actualmente República Democrática do Congo), na festa da Assunção de Nossa Senhora em 1985, JOÃO PAULO II procedeu à beatificação da religiosa africana MARIA CLEMENTINA ANUARITE, mártir da pureza. Assistiram seus pais e três das suas irmãs.
Nascida na cidade de Wamba a 29 de Dezembro de 1939, contava dois ou três anos quando recebeu o baptismo, juntamente com a própria mãe. Seus pais tiveram seis filhos, sendo a quarta a nossa heroína. Depois de terminados os estudos secundários, aos 20 anos de idade, entra em 1959 na Congregação Religiosa autóctone da Sagrada Família. Devota dedicadíssima de Nossa Senhora trazia sempre consigo, além do terço, uma sua imagem. Foi até por ela que identificaram o seu cadáver, quando a desenterraram oito meses após a morte.
Como sempre acontece, a devoção a Maria Santíssima levou-a a amar profundamente Nosso Senhor. Nos seus apontamentos espirituais, escreveu: «Só Jesus! Se eu procurar a minha alegria fora de Jesus, não encontrarei consolação».
Em 1964 eclodiu em quase todo o país a revolta dos Simbas (leões) contra o governo central. Mais de 150 missionários pagaram com a suá vida a fidelidade a Cristo.
No dia 24 de Novembro de 1964, os revoltosos atacam o convento de Bafwagaka e obrigam as 36 religiosas a subir para um camião. No trajecto para a cidade de Isiro, rezam as religiosas o terço, enquanto os Simbas as insultam e lhes dirigem as mais soezes propostas. Chegadas ao termo, apartam das outras religiosas a Irmã CLEMENTINA, que pela sua beleza excita a paixão do Coronel Olombe. A Superiora da Comunidade Madre LEONTINA, intervém.
Como resposta insultam-nas a ambas, açoitam-nas barbaramente, enquanto a Irmã CLEMENTINA defende com toda a energia a sua pureza.
«É impossivel. Não posso cometer tal pecado. Prefiro que me matem
Durante uma pausa para a refeição, não consegue a pobre vítima comer nada. Pede apenas orações.
«Rezem por mim! Antes quero morrer! Ajudem-me
Num momento de tranquilidade, nesse mesmo dia 30 de Novembro a corajosa Irmã escreve na sua Agenda estas palavras que serão as últimas da sua vida: «O meu testemunho de pureza  de coração».
O desavergonhado Coronel não desarma. Escolhe duas jovens religiosas, CLEMENTINA e JOANA, que quer levar consigo para uma casa vizinha. Perseguida, entra a primeira destas irmãs por uma porta do carro e foge pela outra. Aos vergonhosos convites para o mal, responde:
«Nunca! Prefiro morrer a fazer aquilo que me pedes. Antes morrer do que cometer um pecado
Enfurece-se Olombe e com bofetadas, coronhadas e pontapés, descarrega a sua cólera contra as inocentes vitimas.
A Irmã JOANA cai desmaiada. Com o rosto inchado e a escorrer sangue, prostra-se de joelhos a irmã CLEMENTINA, enquanto açoites violentos despedaçam o seu corpo.
«Mate-me!  não tenho medo, foi isso que sempre quis» - exclama por duas vezes.
Pouco depois, com voz sumida, mas clara, murmura com  Cristo na cruz:
«Deus te perdoe porque não sabes o que fazes».
Estendida por terra, crivada de golpes, vai-se a pobre desfazendo em sangue.
Chama Olombe os companheiros para completar o holocausto. Aproximam-se dois soldados armados com catanas.
«Cortem-na em bocados. Arranquem-lhe o coração» - Ordena.
Alguma catanadas despedaçam o corpo da Irmã CLEMENTINA. Finalmente, Olombe agarra na pistola e dispara um tiro.
Alguns minutos mais tarde, à uma hora da madrugada do dia 1 de Dezembro , a Irmã CLEMENTINA ANUARITE expira, rodeada pelas suas companheiras.
Como santa INÊS e Santa MARIA GORETTI, foi esta jovem de 25 anos engrossar no Céu o Coro das virgens mártires.

«

ELÓI ou ELÍGIO, Santo
  
Em Noyon, na Nêustria, hoje França, Santo ELÓI bispo que sendo ourives e conselheiro do rei Dagoberto, edificou mosteiros e fabricou relicários dos Santos com exímia arte e beleza; mais tarde, foi nomeado para a sede Noyon e de Tournai, dedicando-se com grande zelo ao trabalho apostólico. (660)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

ELÓI aprendeu em Limoges, donde era natural, o ofício de ourives que depois exerceu em Paris. tendo sido encarregado por Bobo, tesoureiro de Clotário II, de executar um trono real, conseguiu fazer dois com o ouro que lhe deram, e foi esse o começo da sua riqueza. Clotário nomeou-o seu ourives e director da moeda. Ainda existem muitas moedas assinadas por ELÓI e sabe-se que, em determinada altura, também cunhou moedas em Marselha.
No tempo de Dagoberto II, filho e sucessor de Clotário II, ELÓI foi um dos conselheiros mais influentes do rei. Diz-se que os enviados dos príncipes estrangeiros se avistavam previamente com ele, antes de serem recebidos oficialmente pelo soberano. Era diplomata hábil e por mais de uma vez conseguiu evitar a guerra. Gozava de tanta confiança junto do rei, que  não só se permitia fazer-lhe reparos sobre a indumentária descuidada, mas também sobre a sua vida privada que, como se sabe, deixava ainda mais a desejar.
O tempo que sobrava a este homem da corte, dos seus negócios e orações, de acudir aos pobres, remir cativos ou libertar escravos, empregava-o a honrar com a sua arte as relíquias dos santos. Atribuem-se-lhe os relicários feitos para São GERMANO DE PARIS, São PIAT, São SEVERINO, São MARTINHO, Santa COMBA e Santa GENOVEVA. Diz-se que decorou também com trabalhos de ourivesaria o túmulo de São DINIS. Além disso, fundou mosteiros, entre os quais, um perto de Solignac em Limousin, outro dedicado a São Martinho de Noyon e ainda outro a seis milhas de Arrás, numa colina que depois se chamou Monte de Santo ELÓI.
Tendo sido ordenado sacerdote por DEODATO bispo de Mans, foi sagrado bispo em Ruão, no dia 14 de Maio de 641 e ocupou desde então a sé episcopal de Noyon. Como muitos outros prelados da época merovíngia, foi grande organizador, apóstolo cheio de zelo, sabedoria e bondade. A sua actividade irradiou para Flandres, Holanda e até, segundo se conta, para a Suécia e Dinamarca.
Tendo sido informada de que ele estava prestes a morrer, a rainha Santa BATILDE partiu da abadia de Chelles, a fim de o ver pela última vez, mas só chegou a Noyon no dia seguinte ao da sua morte (659).



NAHUM, Santo

Comemoração de São NAHUM profeta que pregou Deus como Aquele que governa o curso dos tempos e julga os povos com justiça. 
CASTRICIANO, Santo
Em Milão, na Transpadânia, hoje Lombardia, Itália, São CASTRICIANO, bispo. (séc. III)

FLORÊNCIA, Santa

Na Poitiers, Aquitânia, França, Santa FLORÊNCIA virgem que, convertida ao Deus verdadeiro pelo bispo Santo HILÁRIO durante o seu desterro na província da Ásia, o seguiu no regresso à sua terra. (séc. IV)


LEÔNCIO, Santo
Em Fréjus, na Provença, França, São LEÔNCIO bispo, que apoiou a fundação monástica de Santo HONORATO na ilha de Lérins e a quem São JOÃO CASSIANO seu amigo, dedicou as dez primeiras "Colações". 
DONOLO, Santo

Em Le Mans, Nêustria, hoje França, São DONOLO bispo que antes tinha sido abade do mosteiro de São LOURENÇO DE PARIS e resplandeceu pelo dom dos milagres. (581)


AGÉRICO, Santo

Em Verdun, na Austrásia, hoje França, Santo AGÉRICO bispo, que edificou Igrejas e baptistérios e, por ter convertido a sua igreja em asilo de prófugos, suportou duras perseguições do trei Teodorico. (588)




ANTÓNIO BONFADINI, Beato


Em Cotignola, na Emília-Romanha, Itália, o Beato ANTÓNIO BONFADINI presbitero da Ordem dos Frades menores, que pregou durante longo tempo a palavra de Deus em muitas regiões da Itália e lugares da terra santa. (1482)(1586)

JOÃO BECHE, Beato

Em Colchester, Inglaterra, o Beato JOÃO BECHE presbitero da Ordem de São Bento e mártir, que sendo abade do mosteiro de São João, foi condenado à morte e conduzido ao patíbulo no treinado de Henrique VIII sob pretexto de crime de traição, mas de facto por manter a fidelidade ao Romano Pontifico. (1539)


MARIA CLARA DO MENINO JESUS (Libânia do Carmo Calvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque), Beata

Em Lisboa, Portugal, a Beata MARIA CLARA DO MENINO JESUS (Libânia do Carmo Calvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque) virgem que atraída pelo ardente desejo de anunciar o Evangelho pelo exercício das obras de misericórdia, fundou a Congregação das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, para acolhimento dos pobres e desvalidos; num tempo de grande perturbação política, de leis adversas à Igreja e a qualquer acção evangelizadora, dirigiu a Congregação com admirável fortaleza de ânimo durante vinte e oito anos, fazendo-a florescer com uma vasta obra de fundações - colégios, hospitais, assistência a inválidos e crianças e outras obras de assistência social, em Portugal e missões Ad Gentes. (1899)


CARLOS DE FOUCAULD 
(Carlos de Jesus), Beato

Em Tamanrasset, na Argélia, o Beato CARLOS DE FOUCAULD (Carlos de Jesus), presbitero, apóstolo entre os tuaregues, fundador dos Pequenos Irmãos de Jesus. (1916)


CASIMIRO SYKULSKI, Beato

No campo de concentração de Auschwitz, perto de Cracóvia, na Polónia, o Beato CASIMIRO SYKULSKI presbitero e mártir que durante a guerra por perseverar firmemente na fé perante os perseguidores da Igreja de Deus, foi fuzilado. (1941)

LIDUÍNA MENEGUZZI (Elisa Ângela Meneguzzi), Beata

Em Dire Dawa, Etiópia, a Beata LIDUÍNA MENEGUZZI (Elisa Ângela Meneguzzi) virgem do Instituto de São Francisco de Sales, que se tornou verdadeiro espelho de humildade e caridade cristã, manifestando a misericórdia de Deus entre os pobres, enfermos e cativos. (1941)




MARIA ROSA PELLÉSI (Bruna Pellési), Beata

Em Sassuolo, na Emília-Romanha, Itália, a beata MARIA ROSA PELLÉSI (Bruna Pellási) virgem da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Cristo. (1972)

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Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...