sábado, 28 de janeiro de 2023

Nº 5 185 - SÉRIE DE 2023 - (Nº 028) - SANTOS DE CADA DIA - 28 DE JANEIRO DE 2023 - (NÚMERO 0 8 3 ) DO 16º ANO

 Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual

Este é portanto o 

Vigésimo Oitavo Número

da Série de 2023

e o Nº  0  8  3


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

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Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  1  8  5


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  0  2  8)



 
28  DE JANEIRO DE 2023




SANTOS DE CADA DIA




(Nº  0  8  3)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

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TOMÁS DE AQUINO, Santo
Doutor da Igreja (1225-1274)



Não foi TOMÁS dos santos mais desfigurados por lendas ingénuas ou tradições biográficas. Mas as suas dimensões de gigante do pensamento costumam levar a que seja muito fragmentariamente conhecido. Não desejariamos passar em silêncio aspectos muito humanos da sua vida.
Apresenta-se como natureza vigorosa, de dimensões atléticas no corpo e de energias esforçadas na alma. Síntese perfeita duma herança lombarda por linha paterna, de Aquino, e normanda pela materna, dos condes de Teate. Último filho varão de familia numerosa; doze irmãos, guerreiros e cavaleiros, poetas e teólogos, abadessas ou madres.
Recebeu dos monges negros de Monte Cassino a primeira instrução. Vicissitudes de guerra entre o Pontificado e o Império levaram-no a continuar os estudos na Universidade de Nápoles, onde teve ocasião de conhecer a Ordem de São Domingos, para a qual veio orientar-se a orientar-se aos 19 anos. Renunciou ao próprio eu e entregou-se generosamente ao chamamento. Mas encontrou obstinada oposição familiar. Supera com suave diplomacia os afagos insistentes da mãe - a condessa TEODORA - e das amadas irmãs; esforçado e valente se manterá diante da violência brutal dos irmãos guerreiros, quando, brandindo um tição incandescente, afugentará a insinuante provocação duma má mulher, que lhe fora trazida. 
"Esta vitória valeu, à Igreja toda, a santidade e ciência de TOMÁS", viria a dizer um pontifice romano. Anos mais tarde, tornará inúteis as ofertas, decididas e aprovadas pelo papa, da abadia mitrada e Monte Cassino e da Sé arquiepiscopal de Nápoles.
Nos designios de Deus sobre jovem tão excepcional, não só têm decisiva importância os dotes extraordinários de inteligência vivissima e de laboriosidade infatigavel; mas também a trajectoria da sua formação pausada e lenta enriquecerá essas possibilidades, fazendo-as atingir proporções absolutamente inesperadas. Com 19 anos de idade e 14 de estudos, chega ao ambiente de formação profunda da Ordem Dominicana, cujo lema ninguém melhoir que TOMÁS soube formular depois de o viver: 
"Contemplar e transmitir o fruto da contemplação"
. Roma e Bolonha, Nápoles e Roccasecca foram o cenário dum noviciado muio espeicial. A Ordem, com visão certeira, levá-lo-á a continuar os estudos de teologia em aulas de melhor estilo:São Tiago de Paris, e principalmente Colónia durante quatro anos de transcendental importância junto dum mestre, também excepcional ALBERTO MAGNO. A Biblia e os Padres da Igreja, as sentenças e os teólogos, a ciência natural e a renovação aristótélica da filosofia, foram penetrando, fecundantes, naquele TOMÁS  singular. Depressa chegaria à cátedra universitária.
Desde os dias infantis começara a atormentá-lo aquela profunda interrogação. 
"Quem é Deus?". 
Não era inquietação de dúvida mas ansiedade crescente de saber e amor esforçado da verdade. A síntese do que foi a sua vida de estudante descreve-a TOMÁS nestes certeiros conselhos a um estudante: 
"Pureza requintada de consciência; aplicação incansável nas horas de estudo, esforço para compreender a fundo tudo o que se lê e ouve; trabalho para vencer toda a dúvida e chegar à certeza: refugiar-se quanto possivel na sala de armas do espírito".
Se o estudante TOMÁS sobressaiu pelo talento, também conquistava pela simplicidade e humildade. Primeiramente, o serviço do próximo e a ajuda particular aos companbheiros. Depressa atinge o mais alto magistério. Começa em Colónia e passa em seguida para o Estudo Geral de São Tiago, em Paris. Religioso como era, teve ali de aguentar os ataques de GUILHERME DO SANTO AMOR e dos outros mestres seculares. Regulares e seculares debatiam-se duma maneira que, à distância de séculos, nos parece bem ridicula. Nessa altura, o papa ALEXANDRE IV, informado, deu a TOMÁS, com 31 anos de idade, a "licentia docendi", a licença mais alta de ensina,r consagração dos seus méritos. Mas a situação esteve longe de acalmar com isso:e o papa interveio de novo, mandando à Faculdade receber TOMÁS DE AQUINO no seu seio, com plenitude de honras e direitos. Três anos durou este seu primeiro magistério em Paris, que andou junto a outras ocupações, bem diversas do ensino. redigiu também nessa altura os Comentários à Sagrada Escritura e ao Mestre das Sentenças, Os tratados De Trinitate e De Veritate, e começou a Summa contra gentiles.
Depois de tomar parte no capítulo geral da Ordem, em que ajudou a onganizar os estudos filosóficos e teológicos, voltou à Itália, onde foi teólogo e consultor pontificio, professor com enorme êxito e corrector dos estudos filosóficos aristotélicos entre os dominicanos. Depois terminou a Suma contra gentiles, e começou a glossa escriturística Catena aurea e a Summa Theológica.
Na França de novo, envolve-se em batalhas de ideias mais aguerridas que a primeira: defende Aristóteles de inquinamentos do 
árabe Averrois. E termina a Summa Theologica, obra transcendental em 1272. Compõe ainda outros tratados. Alcança o máximo do prestigio na corte do rei São LUÍS. Mas o clima de desordens e greves entre os alunos tornam a interromper as suas tarefas docentes. E volta à pátria, pedindo para reger uma cátedra na Universidade de Nápoles.
Estando São TOMÁS a orar com todo o fervor aos pés dum Crucifixo, ouviu estas palavras do Senhor: 
"Escreveste bem de mim, TOMÁS; Que recompensa desejas?" 
E ele respondeu logo àquela voz: 
"Senhor, não quero outra recompensa, senão Vós mesmo".
Atingida a maturidade, entra agora mais nos problemas da vida quotidiana. Tem de ocupar-se em ajudar uma irmã que enviuvara, em solucionar problemas da sua família dominicana, e dedica-se muito à pregação apostólica. Canta liturgicamente as glórias do Santissimo Sacramento no ofício da festa do Corpo de Deus. Sobre o mesmo assunto prega em Roma diante do Papa. E prega nas basilicas romanas ao povo; a respeito dos sermões da Paixão e Ressureição em Santa Maria Maior, foi escrito este comentário: 
"Comoveu o povo até às lágrimas quando falava da Paixão de Cristo; e no dia de Páscoa, levou-o até aos maiores transportes de alegria, associando-se ao incontivel gozo da Santíssima Virgem pela ressureição de seu Filho". 
A respeito de pregações em Nápoles conserva-se este testemunho: 
"A multidão debatia-se para o escutar, ouvindo-o com tanta atenção e reverência como se falasse o próprio Deus". 
Um dia. a seguir a uma iluminação sobrenatural durante a Missa, deixou de escrever porque tudo lhe parecia "palha" ao lado do que tinha contemplado. Também deixará de pregar e falar com os homens, para se abismar no diálogo directo com Deus. Assim passou os últimos dias. Fora semore, como foi escrito, 
"homem contemplativo de modo admirável". sabedoria, caridade e paz foram as três qualidades características da sua vida espiritual, como escreve um dos seus modernos apologistas.
Chamado pelo papa, ia a caminho do II Concilio de Lião quando faleceu  no mosteiro cisterciense de Fossa Nuova. isto a 7 de março de 1274.
Foi canonizado em 1323. Em 1567 São PIO V elevou-o a Doutor da Igreja. E em 1879 foi constituido, por LEÃO XIII, patrono especial de todas as universidades católicas; e por PIO XI, em 1923, de todas as escolas católicas.




VALÉRIO de Saragoça, Santo
Bispo e máryir (315)

Vimos (22 de Janeiro) como VALÉRIO se salvou momentaneamente, devido ao seu tartamudear e à eloquência do diácono VICENTE. Mas houve unicamente um espera. O processo foi retomado na semana seguinte, e o Bispo de Saragoça foi condenado à deportação. Julga-se que foi exilado para Anet (Aragão) e que aí morreu uns 10 anos mais tarde (por 315).


JOÃO de Langres, Santo
Pres biutero (554)


No mosteiro de Réomé, Langres, Nêustria, hoje França, São JOÃO presbitero homem de Deus, que reuniu numerosos monges sob a regra de São MACÁRIO. (554)


TIAGO da Palestina, Santo
Eremita (séc. VI)


Comemoração de São TIAGO eremita na Palestina, que passou muito tempo num sepulcro por penitência. (séc. VI)



JULIÃO de Cuenca, Santo 
Bispo (1207)


Em Cuenca, Castela-la-Mancha, Espanha, São JULIÃO bispo que ilustrou a Igreja como segundo prelado desta cidade depois de recuperada aos Mouros, pondo ao dispor dos pobres os bens da Igreja e adquirindo o seu sustento quotidiano com o trabalho das próprias mãos. (1207)



BARTOLOMEU AIUTAMICRISTO, Beato
Religiuoso (1224)


No mosteiro de São Frediano, Pisa, Etrúria hoje Tocana, Itália, o beato BARTOLOMEU AIUTAMICRISTO religioso da Ordem Camaldulense


JULIÃO MAUNOIR, Santo
Bispo - século III


Em Plevin, na Bretanha, França, o beato JULIÃO MAUNOIR presbitero da Companhia de Jesus, que durante 42 anos, se dedicou totalmente nàs missões populares, tanto nas aldeias como nas cidades. (1683)


ÁGUEDA LIN ZHAO, JERÓNIMO LU TINGMEI e LOURENÇO WANG BING, Santos
Mártiures (1858)

Em Maokou, Guizhou, China, os santos ÁGUEDA LIN ZHAO, virgem, JERÓNIMO LU TINGMEI e LOURENÇO WANG BING, mártires que, sendo catequistas, no tempoo do imperador Wenzongxian foram denunciados como cristãos e por isso degolados. (1858)


JOSÉ FREINADEMETZ, Santo
Presbitero - 1908

Em Daijiahuang, Shandong, China, São JOSÉ FREINADEMETZ, presbitero da Sociiedade do Verbo Divino, que trabalhou incansavelmente na acção evangelizadora desta região. (1908)

MARIA LUÍSA MONTESINOS ORDUÑA, Beata
Virgem e mártir (1937)

Em Picassent, Valência, Espanha, a beata MARIA LUÍSA MONTESINOS ORDUÑA virgem e mártir que, durante a perseguição contra a fé, pelo martirio se tornou participante na vitória de Cristo.(1937)



OLÍMPIA (Olga Bidá), Beata
Virgem e mártir (1952)

No campo de concentração de Kharsk, Tomsk, na Sibéria, Rússia, a Beata OLÍMPIA (Olga Bidá) virgem da Congregação das Irmãs de São José e mártir que, no regime de persegiuição cogtra a fé, suportou todas as adversidades por amor de Cristo. (1952)





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ANTÓNIO FONSECA

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Nº 5 184 - SÉRIE DE 2023 - (Nº 027) - SANTOS DE CADA DIA - 27 DE JANEIRO DE 2023 - (NÚMERO 0 8 2 ) DO 16º ANO

 Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual

Este é portanto o 

Vigésimo Sétimo Número

da Série de 2023

e o Nº  0  8  2


do 16º ano



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MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
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Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  1  8  4


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  0  2  7)



 
27  DE JANEIRO DE 2023




SANTOS DE CADA DIA




(Nº  0  8  2)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



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Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

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ROBERTO DE MOLESME, Santo
ALBÉRICO DE MOLESME, Santo
ESTÊVÃO HARDING DE MOLESME, Santo
Abades Cistercienses (1110, 1119 e 1134)



ROBERTO DE MOLESME, nascido perto de Troyes, França, por 1025, entrou muito jovem no mosteiro beneditino de Moutier-la-Celle. Logo que terminou o noiviciado«, nomearam_no prior. os beneditinos de Tonnerre quiseram tê-lo por Abade, e ele aceitou; mas estavam tão relkaxados e eram tão pouco reformáveis que os eixou e voltou a Moutier.
Houve eremitas que lhe pediram os chegfiasse, por isso dirigiu-se com eles para a floresta de Molesme, onde, em choupanas de ramagens, à volta duma capelinha, refloresceu por algum tempo a vida dos monges da Tebaida. Em seguida multiplicaram-se as vocaçºões e as dádivas; as choças desaparecera e foram substituidas por um belo mosteiro, cujos habitantes deixaram o trabalho manual e tudomo que mpoudesse perturbafr-lhes o conforto. Não conseguindo fazê-los sair da poreuiça, RIBERTO deixou-os e foi viuver na solidão . Mas, tendo a ausência dele estanvcado a generosidade dos benfeitires, os monges pediram-lhe que retomasseo cargo, pois eles se emendariam. Na verrdade, ele retomou-o, mas eles é que não se emendaram. Por isso deixou-os de novo, levandco consigo uns 20 religiosos que deederjavm o fervor. Do grupo faiam poarte Santo ALBÉRICO e Santo ESTÊVÃO HARDING. ROBETRO foi co m eles para a Borgonha e fixou-xse em VCister. Aqui organiou a vida cpom que sonhava e fundou a abadia que deu origem 
à ordem cisterciense.
RIBERTO foi o primeiro abade de Cister (1098). Mas veipo uma ordem do papa mandando-lhe regressar a Molesme. Viveu ainbda alguns anos neste  mosteiro e nele moirreu nonagemário, em 1110, com a consolação, ao que parece, de ter convertido todos os monges.
ALBÉRICO fpoi prior dessa colónia mnástica.Mas em seguida esta decaiu, o que levou ALBÉRICO a retirar-se com ESTÊVÃO e outros dois religiosos. A comunidaded de Molesme veio, por´+em, a arrepender-se, e volktaram ALBÉRICO e ESTÊVÃO para os mais altos cargos. Insatisfeitos, contudo, vendo tantas exccepções à regra, retiraram-se para Cister. ALBÉRICO foi abade e ESTÊVÃOI prior. A inovação mais imporessioinante foi terem adoptado hábito branco com escapikário preto, resulktado duma visão mem que Nossa senhora mostrou querer tomar Ciuster sob a sua especial protecção. A Santa Sé protregeu o novo Institutpo, que ALBÉRICO muiyo bem organizou. resolveu, para a cultuyra das terras, receber conversos leigs; tinham os mesmos votos e as mesma s vantagens que os relkigiosos do coro. ALBÉRICO veio a faledewr com o maior fervor, a 26 e janeiro de 1109.
ESTÊVÃO HARDING nasceu na Inglaterra peloa ano de 1065 e faleceu em Cister - França, em 28 de março de 1134. Tinhga viajado,pela França e pela Itália e, passando oela Borgonha ao nregressar á pátria, encontroiu no caminho a abadia de Molesme. Entrou e fez-se monge. Em 1098 saiu de Molesme, com os futuso São ROBERTO e Santo ALB+ÉRICO e iuns outros viunte para fundar a 100 kms de lá mum mosteiro mis austero. Assim mnasceu Cister, de que veio a serr abade ESTÊVÃO, por ,morte de ALBÉRICO. Acabava ESTÊVÃO de tomar pose e Cister ameaçava cair em ru+inas, quando lá chegaram S~so BERNARDO e os seus trinta companheiros (1112); a abadia reto,mou viuda imediatamente e a refor,ma cisterciense não tardou em espalhar-se pela Europa inteira. ESTÊVÃO, escreve um fdod seus monges, "era um lindo homem, sempore acesisvel e de bom houmnor; todos o amavam".






FELICIANO de Foligno, Santo
Bispo e máryir (251)

Entre os valorosos campeões da religião cristã, que durante a perseguição de FD
ecio sofreram heroicamente o martirio, conta-se FELICIANO, Bispo de Foligno, Itália.
Foi consagradompelo papa Vítor que, vendo nele um digno sucessor dos Apóstoilos, o enviou a pregar o Evangelho a toidas as rehgiões da JHungria. Cumpriu FELICIANO zelosamentea sua missão, trabvalhando sem cessar e com frutuosos resultdos na vinha do senhor.
Exasperados os verdugos, emissários de Décio, maryirizaram-no, já em idade avançada , em meados do século III.



ÂNGELA MERÍCI, Santa
Fundadora (1470-1540)


 Natural de Desenzano, na Alta Itália, nasceu em 1470, filha de pais honestíssimos, mas pobres. A educaç~ºao qu4e recebeu, foi - como não podia deixar de ser numa família exemplkar - esmeradíssima, baseada sobre o fundamento da lei ristã. Órfã muito cedo, ÂNGELA e a irmã foram confiadas aos cuidados dum tio em Salo.
Apesar d epoiderem fazer, sem constrangimento algum, os exercícios religiosos, o amor à soilidão, levou as duas meninas a um acto de grande imprudência. Sem nada dizerem, um dia anbandonrama a casa do tio e es cinderam-se numa gruta, distante duas horas de salo. Ap+ós longas pesquiusas, o tio escoibriu o ,paradeiro das sobrinhas, que, arrependídissimas, volktaramn para casa. Lá viveram como num recolhi,mento, completamente separadas do mundo, conhecidas por todos pelos sobrenome de "as duas rolinhas de salo". Pouco durou a ´+imntima união das irmãs, que ndedicavam uma à outra a mais terna amizade. Deus exigiu de ÂnGELA o sacrificio da separação, pela morte da irmã. A dor foi tamanhaqiu4e poassava dia e noite no cemit+erio, junto ao túmulo que encerrava os restos mmorais. Na idade d etreze anos, recebeu ÂNGELA a primeira comunhão e, para poder uni-se mais vezes do Divino salvador, entrou para a rdem terceitra de São Francisco de Assis, Jesus era o seu amor, o seu suoremo Bem, o eu Tudo.
Pela morte do tio, ÂNGELA resolveu voltar à sua terra, Desenzano, com o intuioto de condsagrar-se à minstruç~sao reloigioxssa da mocidade femnoinina. Numa visão, om que bdeus a distinguoiu, foi-lhe apersentada uma multidão de donzerlas, rodeadas de luz celeste, ntrazendo coroas na cabeça e lírios nas mãos, e acompoanhadas por mluninosos Anjos, subindo uma escada, cuja extremidade, como a de JACOB, terminava no céu. Ao mesmo temnpo ouviu uma voz dizxendo: «ÂNGELA, não deixarás a terra, enquanto não tiveres fundado uama Uniºão de donzelas igual `<aquela que admiraste». Deus abençoou-.lhe o apostolado. As fam+ilias confiaram-lhe a educaçºão das filhas, e a fama divulgou-se-lhe tão rapidamente que de Bréscia vieram pedidos para fundar ali escolas.
No esp´+irito de ÂNGELA a ideia duma fundação para educar a mocidade feminina tomou forma cada vez mais concreta. oara alcançatr a assistência divina numa obra de tanto alcance, ÂNGELA fez ujma romaria a jerusalém. Na viagem poerdeu a vista. levada por moiyrois, passou por todos os Santos Liugares, sem poder vê-los, a não serr peolos olkhos da fé. Na volta, o navio peerrdeu o rumo e aportou na ilkha de Cândia ou Creta. Ali havia, perto do porto, um crucifixo milagrosos. ÂNGELA opara lá se dirigiu e pediu a Nosso senhor que lkhe desse a vista. Esta oraçºão foi noiuviuda e levantou-.se curada. Para emonstrar o seu reconhecimento, fez outra peregrinação a Roma, por motivo deo Jubileu (1525). o papa CLEMEHBTE VIII recebeu-a em audiência, examinou-lhe os ppojectos e abenpoou a obra, ue oarecia ter sido imnposta poela Diuvcina Provid~encia. Após curta demora em Cremona, voltou oara Bréscia, monde lançlou os fundamentos da nova obra. De tida a parte vieram oetições de admissãona Congregaçºao, que em 1535 contava já 27 Irmãs. No memso ano, a 25 de Novembro, tornou ela cientes as compoanheiras do seu plano e constituir um corpo estável. E poensou-se em nomear uma Superiora. Entretranto, ela pasou a noite seguyinte em oiraçºãoi, apoarecenbdo-lhe Santa ÚRSULA. dsa+iu atribuir-se à insytituição o nome de Ursulinas.
PO im primitivo da memsa não era a vida comum e retirada mas o trabalho no seio das fam+ºilias: a instrução religiosa a assistência aos pobres e enfermos e a vigilância pela consartrvação dos bomns costumes. Mais tarde, a Pia Instituição bdas Ursulinas tomou a feição de Ordem Religiosa, com clçausura e votos. O nfim consevrou-se o mesmo: a educaç~so da ,kocidade. assim se formou po primeiro instituto religioso de ensino na Eurpa.
Santa ÂNGELA morreu a 27 de jsanriro de 1540.nFoi beatifivcada em 1768 e o papa PIO VIII inseriu-a no catálogo dos santos em 1807.


HENRIQUE DE OSSÓ Y CERVELLÓ, Santo
Fundador (1840-1896)


Em Gilet, Valência - Espanha, Santo HENRIQUE DE OSSÓ Y CERVELLÓ presbitero que, para promover a educação das jovens, fundou a Companhia de Santa Teresa, mas obrigado a deixar esta instituição, passou os restantes anos da sua vida num convento dos Frade Menores. (1896)



JORGE MAULAITIS-MATULEWICZ, Beato 
Bispo (1871-1927)


Em Kaunas, na Lituânia, o beato JORGE MATULAITIS, bispo de Vilna e depois Visitador Apostólico na Lituânia, que fundou a Congregação dos Clérigos Marianos e a Congregação das Irmãs Pobres da Imaculada Virgem Maria. (1927)


JULIÃO de Sora, Santo
Mártir - século II


Em Jerusalém, os santos XENOFONTE e MARIA e seus filhos JOÃO e ARCÁDIO, que, abdicando da sua dignidade senatorial e de amplíssima fortuna, professaram com unânime fervor, segundo a tradição, a vida monástica na Cidade Santa. (séc. VI)


JULIÃO de Le Mans, Santo
Bispo - século III


Em Cister, na Borgonha, França, Santo ALBERICO, abade, foi um dos primeiros monges vindos de Molesmes para o novo mosteiro, que depois, eleito seu abade, o dirigiu com sumo ardor e prudência, ensinando e dando exemplo de perfeita vida monástica, com verdadeiro amor à Regra e aos imãos. (1109)


DEVOTA de Mariana, Santa
Virgem e mártir (300)

Em Trondheim, Noruega, Santo AGOSTINHO ERLANDSON (Eynstein Erlandsson) bispo, que defendeu contra os soberanos a Igreja que lhe foi confiada e a fortaleceu com admirável diligência. (1188)


MÁRIO de Bodon, Santo
Abade - 550

Em Angers, França a Beata MARIA DE LA DIVE mártir, que, sendo viúva durante a Revolução Francesa foi decapitada na guilhotina por causa da sua fideidade à Igreja. (1794)


VITALIANO, Santo
Papa - 672

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



TEODORICO de Tonerre, Santo
Bispo - 1022

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



GILDUÍNO de Chartres, Santo
Bispo - 1077

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)


JOÃO de Therouanne, Santo
Bispo (1130)

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



MANFREDO SÉTTALA, Beato
Presbitero e mártir (1217)

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)


ROSÁLIA DU VERDIER DE LA SORINIÈRE, Beata
Virgem e mártir - 1794

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



PAULO JOSÉ NARDINI, Beato
Presbitero - 1862

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



JOÃO MARIA (Muzzi ou Ancião), Santo
Mártir - 1887

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



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ANTÓNIO FONSECA

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

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