sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Nº 5 184 - SÉRIE DE 2023 - (Nº 027) - SANTOS DE CADA DIA - 27 DE JANEIRO DE 2023 - (NÚMERO 0 8 2 ) DO 16º ANO

 Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual

Este é portanto o 

Vigésimo Sétimo Número

da Série de 2023

e o Nº  0  8  2


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  1  8  4


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  0  2  7)



 
27  DE JANEIRO DE 2023




SANTOS DE CADA DIA




(Nº  0  8  2)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****





ROBERTO DE MOLESME, Santo
ALBÉRICO DE MOLESME, Santo
ESTÊVÃO HARDING DE MOLESME, Santo
Abades Cistercienses (1110, 1119 e 1134)



ROBERTO DE MOLESME, nascido perto de Troyes, França, por 1025, entrou muito jovem no mosteiro beneditino de Moutier-la-Celle. Logo que terminou o noiviciado«, nomearam_no prior. os beneditinos de Tonnerre quiseram tê-lo por Abade, e ele aceitou; mas estavam tão relkaxados e eram tão pouco reformáveis que os eixou e voltou a Moutier.
Houve eremitas que lhe pediram os chegfiasse, por isso dirigiu-se com eles para a floresta de Molesme, onde, em choupanas de ramagens, à volta duma capelinha, refloresceu por algum tempo a vida dos monges da Tebaida. Em seguida multiplicaram-se as vocaçºões e as dádivas; as choças desaparecera e foram substituidas por um belo mosteiro, cujos habitantes deixaram o trabalho manual e tudomo que mpoudesse perturbafr-lhes o conforto. Não conseguindo fazê-los sair da poreuiça, RIBERTO deixou-os e foi viuver na solidão . Mas, tendo a ausência dele estanvcado a generosidade dos benfeitires, os monges pediram-lhe que retomasseo cargo, pois eles se emendariam. Na verrdade, ele retomou-o, mas eles é que não se emendaram. Por isso deixou-os de novo, levandco consigo uns 20 religiosos que deederjavm o fervor. Do grupo faiam poarte Santo ALBÉRICO e Santo ESTÊVÃO HARDING. ROBETRO foi co m eles para a Borgonha e fixou-xse em VCister. Aqui organiou a vida cpom que sonhava e fundou a abadia que deu origem 
à ordem cisterciense.
RIBERTO foi o primeiro abade de Cister (1098). Mas veipo uma ordem do papa mandando-lhe regressar a Molesme. Viveu ainbda alguns anos neste  mosteiro e nele moirreu nonagemário, em 1110, com a consolação, ao que parece, de ter convertido todos os monges.
ALBÉRICO fpoi prior dessa colónia mnástica.Mas em seguida esta decaiu, o que levou ALBÉRICO a retirar-se com ESTÊVÃO e outros dois religiosos. A comunidaded de Molesme veio, por´+em, a arrepender-se, e volktaram ALBÉRICO e ESTÊVÃO para os mais altos cargos. Insatisfeitos, contudo, vendo tantas exccepções à regra, retiraram-se para Cister. ALBÉRICO foi abade e ESTÊVÃOI prior. A inovação mais imporessioinante foi terem adoptado hábito branco com escapikário preto, resulktado duma visão mem que Nossa senhora mostrou querer tomar Ciuster sob a sua especial protecção. A Santa Sé protregeu o novo Institutpo, que ALBÉRICO muiyo bem organizou. resolveu, para a cultuyra das terras, receber conversos leigs; tinham os mesmos votos e as mesma s vantagens que os relkigiosos do coro. ALBÉRICO veio a faledewr com o maior fervor, a 26 e janeiro de 1109.
ESTÊVÃO HARDING nasceu na Inglaterra peloa ano de 1065 e faleceu em Cister - França, em 28 de março de 1134. Tinhga viajado,pela França e pela Itália e, passando oela Borgonha ao nregressar á pátria, encontroiu no caminho a abadia de Molesme. Entrou e fez-se monge. Em 1098 saiu de Molesme, com os futuso São ROBERTO e Santo ALB+ÉRICO e iuns outros viunte para fundar a 100 kms de lá mum mosteiro mis austero. Assim mnasceu Cister, de que veio a serr abade ESTÊVÃO, por ,morte de ALBÉRICO. Acabava ESTÊVÃO de tomar pose e Cister ameaçava cair em ru+inas, quando lá chegaram S~so BERNARDO e os seus trinta companheiros (1112); a abadia reto,mou viuda imediatamente e a refor,ma cisterciense não tardou em espalhar-se pela Europa inteira. ESTÊVÃO, escreve um fdod seus monges, "era um lindo homem, sempore acesisvel e de bom houmnor; todos o amavam".






FELICIANO de Foligno, Santo
Bispo e máryir (251)

Entre os valorosos campeões da religião cristã, que durante a perseguição de FD
ecio sofreram heroicamente o martirio, conta-se FELICIANO, Bispo de Foligno, Itália.
Foi consagradompelo papa Vítor que, vendo nele um digno sucessor dos Apóstoilos, o enviou a pregar o Evangelho a toidas as rehgiões da JHungria. Cumpriu FELICIANO zelosamentea sua missão, trabvalhando sem cessar e com frutuosos resultdos na vinha do senhor.
Exasperados os verdugos, emissários de Décio, maryirizaram-no, já em idade avançada , em meados do século III.



ÂNGELA MERÍCI, Santa
Fundadora (1470-1540)


 Natural de Desenzano, na Alta Itália, nasceu em 1470, filha de pais honestíssimos, mas pobres. A educaç~ºao qu4e recebeu, foi - como não podia deixar de ser numa família exemplkar - esmeradíssima, baseada sobre o fundamento da lei ristã. Órfã muito cedo, ÂNGELA e a irmã foram confiadas aos cuidados dum tio em Salo.
Apesar d epoiderem fazer, sem constrangimento algum, os exercícios religiosos, o amor à soilidão, levou as duas meninas a um acto de grande imprudência. Sem nada dizerem, um dia anbandonrama a casa do tio e es cinderam-se numa gruta, distante duas horas de salo. Ap+ós longas pesquiusas, o tio escoibriu o ,paradeiro das sobrinhas, que, arrependídissimas, volktaramn para casa. Lá viveram como num recolhi,mento, completamente separadas do mundo, conhecidas por todos pelos sobrenome de "as duas rolinhas de salo". Pouco durou a ´+imntima união das irmãs, que ndedicavam uma à outra a mais terna amizade. Deus exigiu de ÂnGELA o sacrificio da separação, pela morte da irmã. A dor foi tamanhaqiu4e poassava dia e noite no cemit+erio, junto ao túmulo que encerrava os restos mmorais. Na idade d etreze anos, recebeu ÂNGELA a primeira comunhão e, para poder uni-se mais vezes do Divino salvador, entrou para a rdem terceitra de São Francisco de Assis, Jesus era o seu amor, o seu suoremo Bem, o eu Tudo.
Pela morte do tio, ÂNGELA resolveu voltar à sua terra, Desenzano, com o intuioto de condsagrar-se à minstruç~sao reloigioxssa da mocidade femnoinina. Numa visão, om que bdeus a distinguoiu, foi-lhe apersentada uma multidão de donzerlas, rodeadas de luz celeste, ntrazendo coroas na cabeça e lírios nas mãos, e acompoanhadas por mluninosos Anjos, subindo uma escada, cuja extremidade, como a de JACOB, terminava no céu. Ao mesmo temnpo ouviu uma voz dizxendo: «ÂNGELA, não deixarás a terra, enquanto não tiveres fundado uama Uniºão de donzelas igual `<aquela que admiraste». Deus abençoou-.lhe o apostolado. As fam+ilias confiaram-lhe a educaçºão das filhas, e a fama divulgou-se-lhe tão rapidamente que de Bréscia vieram pedidos para fundar ali escolas.
No esp´+irito de ÂNGELA a ideia duma fundação para educar a mocidade feminina tomou forma cada vez mais concreta. oara alcançatr a assistência divina numa obra de tanto alcance, ÂNGELA fez ujma romaria a jerusalém. Na viagem poerdeu a vista. levada por moiyrois, passou por todos os Santos Liugares, sem poder vê-los, a não serr peolos olkhos da fé. Na volta, o navio peerrdeu o rumo e aportou na ilkha de Cândia ou Creta. Ali havia, perto do porto, um crucifixo milagrosos. ÂNGELA opara lá se dirigiu e pediu a Nosso senhor que lkhe desse a vista. Esta oraçºão foi noiuviuda e levantou-.se curada. Para emonstrar o seu reconhecimento, fez outra peregrinação a Roma, por motivo deo Jubileu (1525). o papa CLEMEHBTE VIII recebeu-a em audiência, examinou-lhe os ppojectos e abenpoou a obra, ue oarecia ter sido imnposta poela Diuvcina Provid~encia. Após curta demora em Cremona, voltou oara Bréscia, monde lançlou os fundamentos da nova obra. De tida a parte vieram oetições de admissãona Congregaçºao, que em 1535 contava já 27 Irmãs. No memso ano, a 25 de Novembro, tornou ela cientes as compoanheiras do seu plano e constituir um corpo estável. E poensou-se em nomear uma Superiora. Entretranto, ela pasou a noite seguyinte em oiraçºãoi, apoarecenbdo-lhe Santa ÚRSULA. dsa+iu atribuir-se à insytituição o nome de Ursulinas.
PO im primitivo da memsa não era a vida comum e retirada mas o trabalho no seio das fam+ºilias: a instrução religiosa a assistência aos pobres e enfermos e a vigilância pela consartrvação dos bomns costumes. Mais tarde, a Pia Instituição bdas Ursulinas tomou a feição de Ordem Religiosa, com clçausura e votos. O nfim consevrou-se o mesmo: a educaç~so da ,kocidade. assim se formou po primeiro instituto religioso de ensino na Eurpa.
Santa ÂNGELA morreu a 27 de jsanriro de 1540.nFoi beatifivcada em 1768 e o papa PIO VIII inseriu-a no catálogo dos santos em 1807.


HENRIQUE DE OSSÓ Y CERVELLÓ, Santo
Fundador (1840-1896)


Em Gilet, Valência - Espanha, Santo HENRIQUE DE OSSÓ Y CERVELLÓ presbitero que, para promover a educação das jovens, fundou a Companhia de Santa Teresa, mas obrigado a deixar esta instituição, passou os restantes anos da sua vida num convento dos Frade Menores. (1896)



JORGE MAULAITIS-MATULEWICZ, Beato 
Bispo (1871-1927)


Em Kaunas, na Lituânia, o beato JORGE MATULAITIS, bispo de Vilna e depois Visitador Apostólico na Lituânia, que fundou a Congregação dos Clérigos Marianos e a Congregação das Irmãs Pobres da Imaculada Virgem Maria. (1927)


JULIÃO de Sora, Santo
Mártir - século II


Em Jerusalém, os santos XENOFONTE e MARIA e seus filhos JOÃO e ARCÁDIO, que, abdicando da sua dignidade senatorial e de amplíssima fortuna, professaram com unânime fervor, segundo a tradição, a vida monástica na Cidade Santa. (séc. VI)


JULIÃO de Le Mans, Santo
Bispo - século III


Em Cister, na Borgonha, França, Santo ALBERICO, abade, foi um dos primeiros monges vindos de Molesmes para o novo mosteiro, que depois, eleito seu abade, o dirigiu com sumo ardor e prudência, ensinando e dando exemplo de perfeita vida monástica, com verdadeiro amor à Regra e aos imãos. (1109)


DEVOTA de Mariana, Santa
Virgem e mártir (300)

Em Trondheim, Noruega, Santo AGOSTINHO ERLANDSON (Eynstein Erlandsson) bispo, que defendeu contra os soberanos a Igreja que lhe foi confiada e a fortaleceu com admirável diligência. (1188)


MÁRIO de Bodon, Santo
Abade - 550

Em Angers, França a Beata MARIA DE LA DIVE mártir, que, sendo viúva durante a Revolução Francesa foi decapitada na guilhotina por causa da sua fideidade à Igreja. (1794)


VITALIANO, Santo
Papa - 672

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



TEODORICO de Tonerre, Santo
Bispo - 1022

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



GILDUÍNO de Chartres, Santo
Bispo - 1077

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)


JOÃO de Therouanne, Santo
Bispo (1130)

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



MANFREDO SÉTTALA, Beato
Presbitero e mártir (1217)

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)


ROSÁLIA DU VERDIER DE LA SORINIÈRE, Beata
Virgem e mártir - 1794

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



PAULO JOSÉ NARDINI, Beato
Presbitero - 1862

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



JOÃO MARIA (Muzzi ou Ancião), Santo
Mártir - 1887

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...