quinta-feira, 29 de maio de 2014

Nº 2022 - 2 ª PÁGINA - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DOS SALMOS - (69 "68") - 22 de Maio de 2014

O ANTIGO TESTAMENTO
21 DE MAIO DE 2014
Nº 2022 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 002
Mapa Antigo de ISRAEL
miscelania 124
Distribuição de Israel após a sua saída do EGIPTO
Nº 2022
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a Comunicação feita em título e verificando-se que retomei a publicação diária desta página sobre o Texto incluso na BÍBLIA SAGRADA – n’O ANTIGO TESTAMENTO, que venho publicando desde 12 de Novembro de 2012, há quase ano e meio, à razão de 1 ou 2 Capítulos por dia de todos os livros que o compõem (que são 42, como se sabe) e dos quais já consegui editar 22 (praticamente metade…).
Reconheço que é um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, de hoje a três dias de 74 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
A partir de agora, vou centralizar-me apenas na transcrição dos textos, deixando de mencionar as palavras que durante esse longo tempo, têm antecedido a mesma. Mencionarei apenas os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB
Faltando, pois publicar, os seguintes:
SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 74 anos (*). e, SE CALHAR, É… Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
Livro dos SALMOS
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE
terra da naturalidade de
JOB
LIVRO DOS SALMOS
SALMO 69-68
O justo sofredor entre os homens
Ao Director do Coro. Segundo (a melodia) «os lírios». De David.


Salvai-me, ó Deus,
porque as águas quase me submergem
Estou-me afundando no abismo profundo,
onde não há ponto de apoio;
entrei no abismo de águas profundas
e já as vagas me cobrem.
Estou cansado de tanto gritar, enrouqueceu a minha garganta,
cansaram-se os meus olhos, à espera do meu Deus.
São mais numerosos que os meus cabelos
os que injustamente me têm ódio;
são mais duros que os meus ossos os meus inimigos mentirosos.
Aquilo que nnunca rouberi devo agora restituir
Vós conheceis, ó Deusm a minha insensatez,
e as minhas faltas não Vos são ocultas
o sejam confundidos por minha causa os que em Vós esperam.
Deus, Senhor dos Exércitos.
Não se envergonhem por minha causa os que Vos procuram
ó Deus de Israel.
Por Vós é que eu sofro insultos
as afrontas cobriram-me o rosto
Tornei-me um estranho para meus irmãos,
um desconhecido para os filhos de minha mãe 
Porque o zelo da Vossa casa me consumiu
e os insulktos daqueles que Vos ultrajam caíram sobre mim.
Mortifico-me com jejuns
e por isso me insultam.
Vesti-me de cilício
e fui para eles objecto de escárnio.
Murmuram contra mim os que se assentam à porta da cidade,
e sirvo de cantilena para os amantes de bebidas fortes.
Quanto a mim, Senhor, a minha oração sobe até Vós
no tempo mais próprio
Responei-me Senhor, pela grandeza do Vosso amor,
com  a fidelidade do Vosso auxílio.
Tirai-me do, lodopaa que me não afunde
possa slavar-me do que me odeia,
das águas profunbdas!
Não me deixeis submergir nas ondas
nem me engula o abismo,
nem a boca do poço se feche sobre mim.
Respondei-me Senhor, porque o Vosso amor é boindade
segundo a Vossa grande compaixão, voltai-Vos para mim
Não escondais ao Vosso servo a Vossa face
respondei-me prontamente porque vivo na angústia.
Aproximai-Vos de mim e salvai-me,
respondei aos meus inimigos, resgatando-me.
Vós conheceis o meu oproóbrio, confusão e ignominia,
perante os Vossos olhos estão quantos me perseguem.
O insulto despedaçou-me o coração e
tornou-se incurável;
esperei compaixão, mas em vão, 
alguém que me consolasse, mas não encontrei.
Por alimento servem-me veneno, 
por bebida contra a minha sede, dão-me vinagre
Que a sua mesa abundante se torne um laço
e os seus banquetes uma cilada.
Obscureçsam-se os seus olhos, para que não vejam
e os seus rins lhes tremam a cada instante.
Derramai sob re eles a sua indignação,
aytimnja-os o ardor da Vossa ira.
Tornem-se desertas as suas moradas,
e que asd suas tendass não tenham quem as habite.
Porque persdeguiramaquele que Vós castigastes,
e aumentaram sas dores da Vossa vítimA
Deixai-os acumular falta sobre falta,
não tenham acesso à Vossa salvação
Sejam riscados dolivro dos vivos
não sejam inscritos em companhia dos justos,
A mim, humuilhado e aflito,
que a Vossa salvação, ó Deus, me restabeleça,
Louvarei o Vosso nome com cantares,
glorificar-Vois-ei em acção de graçasd
Isto será mais agradável a Deus que os touros,
mais do que um  novilho com chifres e unhas.
Vede, gente humilde, e alkegrai-vos,
os que buscais a Deus, erguei os corações.
Porque o Senhor ouve os necessitados, 
e não despreza o Seu povo cativo.
Louvem-n'O os céus e a terra,
os mare e tudo o que neles se move.
Deus salvará com certeza Sião,
reconstruirá as cidades de Judá,
haverá moradores e herdeiros para ela.
A descendência de Vossos servos a receberá em herança,
e os que amamo Vosso nome serão os seus moradores.



Texto de OS SALMOS


===============================================
+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deveria  ser  publicado em

21 de Maio de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...