segunda-feira, 4 de junho de 2018

Nº 3 4 9 6 - SÉRIE DE 2018 - 156 - SANTOS DE CADA DIA - 5 DE JUNHO DE 2018 - 11º ANO

Caros Amigos




Foto do autor
Abril-2018


Nº 3 4 9 6



Série - 2018 - (nº 1 5 6)


5 de JUNHO de 2018


SANTOS DE CADA DIA

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

___________________________________________________________________________

*********************************
***************************
*********************

»»»»»»»»»»»»««««««««««««




Memória de São BONIFÁCIO, bispo e mártir. Era m,onde de nome VINFREDO e, vindo de Inglaterra para Roma, foi recebido pelo papa GREGÓRIO II que o ordenou bispo,tomando o nome de BONIFÁCIO. Foi enviado à Alemanha para anunciar o nome de Cristo àqueles povos; ali ganhou para a religião cristã multidões inumeráveis e governou a sede episcopal de Mogúncia; finalmente, em Dokkum, na Frísia, actualmente na Holanda, massacrado à espada por gentios furiosos, consumou o martírio. (754)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:



 São BONIFÁCIO chamava-se WINFRIDO (ou VINFREDO) e nasceu de família saxónica, no ano de 675, no reino de Wesse, Inglaterra. desde os sete anos, cresceu no mosteiro de Nutscell. Aos 20 anos era já mestre famoso, que os abades entre si disputavam para dar aos seus monges o ensino religioso e profano. 
Fundou e organizou a Igreja alemã; reformou a Igreja franca; colocou Pepino, o Breve, no trono. Por isso e pelos laços que estabeleceu entre os Anglo-Saxões, o papado e os Francos, elaborou a unidade da Igreja que iriam realizar os Carolíngios. «Sem BONIFÁCIO, CARLOS MAGNO não teria sido possível», escreve um historiador recente.
Aos 40 anos querem-no fazer abade, mas ele sonha com o apostolado missionário. Sabe que no centro e norte da Europa há muitos povos bárbaros  que não conhecem a Cristo e quer levar-lhes a luz da fé. Havia então duas Alemanhas: a Germânia «bárbara», formada pela Frísia e pela Saxónia, e a Germânia «romana», englobando a Renânia, a Turíngia, a Baviera, a Vestefália, o Vurtemberg e o Hesse. A primeira tinha ficado pagã; a segunda, excepto nalguns locais, tinha-o voltado a ser. de 719 a 742, com o apoio de Carlos Martelo (741), BONIFÁCIO conseguiu recristianizar a Germânia romana.
A sua actividade como missionário no Continente europeu divide-se em três períodos. De (716 a 722) - Frísia, Roma, Turíngia, província do Reno e Hesse. (722 a 738) - Em Roma, GREGÓRIO II sagra-o bispo e muda o nome de WINFRIDO para BONIFÁCIO. Volta a pregar em Hesse - «aqui havia uma árvore gigantesca a que os pagãos chamavam "azinheira de Tor" que estava no meio do campo de Geismar e era objecto de culto supersticioso havia séculosBONIFÁCIO resolveu derrubá-la, Uma multidão de pagãos estava disposta a matar o missionário. O Santo apareceu entre eles sem a menor demonstração de temor; dirigiu-se para a árvore sagrada e aos primeiros golpes desencadeou-se um vendaval que atirou com a azinheira por terra». A multidão convenceu-se da vacuidade dos seus erros e da verdade da religião de BONIFÁCIO e em massa pediu o Baptismo.
Em seguida (e neste mesmo período) deslocou-se para Turíngia, tendo fundado mosteiros em Fritzlar e Fulda, igrejas e bispados. GREGÓRIO II nomeou-o então arcebispo. De Inglaterra chegaram reforços constantes de sacerdotes e pregadores, paramentos, sinos e sobretudo livros. A abadessa EADBURGA foi encarregada de copiar as epístolas de São Paulo com letras de ouro «para honrar as Santas Escrituras diante dos olhos carnais dos pagãos».
Finalmente o terceiro período decorreu entre 738 a 754 que é o da organização. Em 738 está de novo em Roma onde foi nomeado Vigário Apostólico da Alemanha, consagrou-se à sua organização, dividindo as dioceses, formando as províncias eclesiásticas, celebrando sínodos, dando leis e ditando ordens. Esforçou-se por estabelecer união estreitíssima das Igrejas alemãs com Roma. Em 748, considerando a sua tarefa terminada, fixa-se em Mogúncia, mas inclinando-se para as Missões voltou à Frísia. Em 754 achacoso e doente embarcou para Utrecht onde converteu muitos milhares de pessoas. A 5 de Junho deviam estas receber a imposição das mãos. Tudo estava preparado para a Missa Pontifical. Mas, em vez dos neófitos, chegaram guerreiros, dispostos a acabar com o Apóstolo. Lançaram-se sobre ele e mataram-no. O corpo foi recolhido pelos cristãos e levado para Mogúncia. A seu lado e tingido com  o seu sangue,  encontrou.-se uma cópia do livro de Santo AMBRÓSIO sobre as vantagens da morte.
(...)
São BONIFÁCIO é apóstolo completo: não lhe faltou nem o heroísmo do mártir, nem a intrepidez do missionário, nem a grandeza do bispo, nem a força dos milagres e da palavra, nem a bela  auréola de graça e da bondade, que soube adaptar-se à sua época para dominá-la e torná-la cristã. PIO IX estendeu o seu oficio litúrgico a toda a Igreja.




DOROTEU o Moço, Santo



Em Tiro, na Fenícia, hoje no Líbano, Santo DOROTEU bispo que, ainda presbitero sofreu muitas tribulações no tempo do imperador Diocleciano e viveu até ao tempo do imperador Juliano, sob cuja jurisdição com a idade de 107 anos segundo consta, honrou a sua venerável velhice com o martírio na Trácia. (séc. IV)



Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O,. de Braga:


São DOROTEU o Moço, viveu no começo do século XI; seu pai, de família nobre, exercia uma magistratura; passou DOROTEU a juventude em Trebizonda, Turquia, no Mar Negro, onde nascera.
Aos doze anos tendo compreendido que os pais já andavam a pensar em casá-lo e que não poderia opor-se a tal projecto, fugiu da casa paterna e conseguiu ser recebido no mosteiro da Natividade, em Amisa, cidade à beira-mar; lá  brilhou pela inteligência e por todas as virtudes. tendo sido ordenado sacerdote, não deixou um só dia de dizer Missa durante a qual uma chama sobrenatural aparecia no seu rosto.
Uma visão convidou-o a fundar ou restaurar, numa colina vizinha, um mosteiro em honra da Santíssima Trindade. Não teve no principio senão um companheiro, fornecido pelo abade, mas depois viera, outros juntar-se-lhes: deu-lhes a regra de Santo Arsénio, por ele reformada; os monges não deviam ocupar-se materialmente senão o que é absolutamente necessário para manter a vida, Viveu lá, em Chiliocomo, sem nunca sair, sendo favorecido pelas graças mais altas da contemplação.
Antes da morte, que previra, passou pelas celas de todos os irmãos a pedir-lhes perdão. Morreu sossegadamente, rodeado pelos monges; havia 62 anos que recebera o sacerdócio. 
Os Gregos celebram-no a 5 de Janeiro



MARCIANO, NICANDRO, APOLÓNIO e companheiros, Santos




No Egipto, os santos MARCIANO, NICANDRO, APOLÓNIO e companheiros, mártires, que, segundo a tradição, por casua da profissão da fé cristã sofreram grandes tormentos e, por fim, encerrados num recinto cercado por um muro e expostos ao calor do sol ardente, morreram extenuados pela fome e pela sede. (séc. III)




ILÍDIO, Santo



Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, França, Santo ILÍDIO bispo que, chamado pelo imperador a Tréveris para libertar sua filha do espírito imundo , no regresso à sede, partiu ao encontro do Senhor. (384)



EUTÍQUIO,
 Santo



Em Como, na Ligúria, hoje Lombardia, Itália, Santo EUTÍQUIO bispo, insigne pela sua oração intensa e seu amor na solidão com Deus. (539)



EUBANO, ADELÁRIO e 9 companheiros VINTRUNGO e GUALTER, AMUNDO, SEVIBALDO e BOSA, VACARO, GUNDECARO, ELURO e ATEVULFO, Santos



Em Dokkum, na Frísia, hoje Holanda, Santo EUBANO, bispo, ADELÁRIO e 9 companheiros VINTRUNGO e GUALTERpresbíterosAMUNDO, SEVIBALDO e BOSA, DIÁCONOS, VACARO, GUNDECARO, ELURO e ATEVULFO monges, mártires, que, juntamente com São BONIFÁCIO, foram coroados no mesmo combate glorioso. (754)


SANCHO, Beato



Em Córdova, na Andaluzia, Espanha, o Beato SANCHO mártir que ainda adolescente, levado prisioneiro da cidade de Albi e instruído em Córdova na corte do rei, durante a perseguição dos Mouros não hesitou em sofrer o martírio pela fé em Cristo. (851)

FRANCO, Santo


Em Assérgi, nos Abruzos, Itália, São FRANCO eremita, que construiu uma estreita cela numa caverna entre os rochedos e aí viveu em suma aspereza e frugalidade. (séc. XII)


PEDRO SPANÓ, Santo




Em Ciano, perto de Mileto, na Calábria, Itália, São PEDRO SPANÓ eremita, insigne pela sua pobreza e espírito der compunção. (séc. XII)

ADÃO ARAKAWA, Beato




Em Shiki, no Japão, o Beato ADÃO ARAKAWA pai de família e mártir. (1614)


LUCAS VU BA LOANSanto



Em Hanoi, no Tonquim, hoje Vietname, São LUCAS VU BA LOAN presbitero e mártir, degolado no tempo do imperador Minh Mang pela sua fé em Cristo. (1840)


DOMINGOS TOAI e DOMINGOS HUYEN, Santos 


Em Tang Gia, Tonquim, hoje Vietname, os santos DOMINGOS TOAI e DOMINGOS HUYEN mártires, pais de família e pescadores que, no tempo do imperador Tu Duc, apesar de serem atormentados com vários géneros de tortura durante o seu longo cativeiro, com grande coragem exortavam os companheiros de prisão a conserva a fé, consumando depois na fogueira o seu martírio. (1862)




 ... E AINDA  ...


BARTOLOMEU PLÁCIDO DE RECANÁTI, Santo


Il Beato Bartolomeo da Fermo o Placido da Recanati, come viene comunemente chiamato, nacque a Fermo nei primi anni del secolo XV, divenne Apostolino nella chiesa di S. Maria Piccola di Fermo. Dal 1432 risulta presente a Recanati, dove si stava costituendo, nella chiesa di San Giovanni in Pertica, una comunità Apostolina. Il Beato, dopo il 1452, diventa Vicario o Padre spirituale della comunità religiosa, che nel 1496 verrà riunita alla Congregazione di S. Barnaba di Milano. Il Beato Bartolomeo fu religioso di grande santità. Morì nei primi mesi del 1473. Al suo sepolcro avvennero numerosi miracoli, registrati in regolari rogiti notarili, i quali nel complesso costituiscono un regolare processo di canonizzazione

DOROTEU DE GAZA, Santo

Monaco di Palestina e fecondo scrittore ascetico del VI secolo, nacque ad Antiochia nei primi anni del secolo, da famiglia facoltosa e molto cristiana, crebbe con la passione per gli studi, ricevendo un’eccellente educazione.
Decise per una vita di perfezione, quindi verso il 525 entrò nel monastero fondato e diretto dall’abate Seridos, nell’oasi di Thawata a poca distanza da Gaza, nel Meridione della Palestina.
Venne affidato dall’abate a due grandi asceti del monastero: s. Giovanni detto il Profeta e s. Barsanufio, che da maestri di vita spirituale, spinsero il giovane al distaccamento progressivo da ogni cosa, all’ubbidienza, all’umiltà, alla mortificazione interiore, aiutandolo a superare gravi tentazioni e crisi di scoraggiamento

JUSTO e CLEMENTE, Santos


Le vicende dei santi Giusto e Clemente furono narrate dal monaco Blinderanno nel secolo XI, mentre fu scritta nel secolo successivo una cronaca dei loro miracoli. Secondo queste antiche fonti Giusto e Clemente, insieme ad Ottaviano, facevano parte di un gruppo di cristiani, tra i quali alcuni ecclesiastici, che nel VI secolo, guidati dal vescovo Regolo, abbandonarono l’Africa perché perseguitati. Approdarono sulle coste della Toscana: Cerbone e Regolo restarono in Maremma, presso Populonia dove il primo divenne vescovo mentre il compagnò per ordine di Totila trovò la corona del martirio
GREGÓRIO DE LILIBEU, Santo 



Nella Vita di s. Gregorio di Agrigento scritta da Leonzio abate di S. Saba in Roma, verso la fine del sec. VII, si legge che questo vescovo « fu carcerato in quello stesso luogo in cui era stato rinchiuso un s. Gregorio vescovo di Lilibeo, il quale ivi subì il martirio condannato al taglio della testa da Tircano tiranno » (Lanzoni, p. 643).
Questo martire vescovo di Lilibeo, antica diocesi della Sicilia, oggi Marsala, non è conosciuto da altre fonti, né può essere indicato il tempo in cui visse. La sua festa si celebra il 5 giugno
IGOR DA RÚSSIA, Santo
 
Pronipote di s. Vladimiro, che introdusse il Cristianesimo in Russia, ascese al trono di Kiev nel 1146. Il popolo che non amava la dinastia degli Oljgovici, tradí Igor e lo consegnò al principe di Perejaslavlj, Izjaslav Mstislavic, che diventò dopo di lui granduca di Kiev. Igor fu prima incarcerato nella città di Perejaslavlj, poi, con il permesso di Izjaslav, poté farsi monaco. Fu trasferito dai superiori nel monastero di S. Teodoro di Kiev, dove fu ammesso al grande schima (professione solenne dei voti per la seconda volta)
MARGARIDA LÚCIA SZEWCZYK, Beata
 
 Margherita Lucia Szewczyk, fu la fondatrice della Congregazione delle Figlie della Beata Maria Vergine Addolorata, dette Serafitki, nel XIX secolo. Nata a Szepetówka (Ucraina) nel 1828, era conosciuta comela "madre dei poveri e degli orfani". Durante la sua intera esistenza, infatti, si dedicò coraggiosamente e con profondo amore alle necessità degli altri, in particolare dei bambini negli orfanotrofi, degli anziani nei ricoveri e dei malati negli ospedali. Per due anni lavorò in Terra Santa dove si occupò della cura disinteressata dei pellegrini malati. Gli ultimi mesi della sua vita li trascorse nel convento di Nieszawa, in Polonia. Lì morì il 5 giugno 1905, all'età di 77 anni. Papa Benedetto XVI in data 20 dicembre 2012 ha riconosciuto un miracolo a lei attribuito ai fini della sua beatificazione, che è stata celebrata il 9 giugno 2013
RODOLFO SANZ, Beato

Gentiluomo originario di Morella (Spagna), il Beato Rodolfo Sanz, fu uno dei religiosi mercedari più eminenti del suo secolo.
Prese l’abito dell’Ordine nel convento di San Lazzaro in Saragozza dove condusse una vita crocifissa al seguito del Figlio di Dio. Scrisse molti libri sulla fede e dopo una lunga esistenza consumata nell'ardore della carità, famoso per i miracoli si addormentò nel Signore nell'anno 1310 sotto il generalato del Beato Arnaldo di Rossinol, lasciando alla sua morte un soave profumo di santità


VALÉRIA, ZENAIDE, CÍRIA e MÁRCIA, Santas

 Nel ‘Martirologio Romano’ al 5 giugno sono commemorate le sante Zenaide, Ciria, Valeria e Marcia martiri a Cesarea di Palestina, esse subirono molte torture culminate poi nella loro gloriosa morte.
Gli antichi Sinassari raccontano che Ciria, Valeria e Marcia conosciuta la religione cristiana, lasciarono il paganesimo e dopo una opportuna iniziazione, ricevettero il Battesimo. L’adesione alla Fede cristiana le trasformò e la loro vita trascorreva in digiuni, preghiera e penitenze.
Furono denunziate durante una delle persecuzioni, processate e condannate a morte dopo vari supplizi; l’epoca del martirio comunque non è riportata dai Sinassari. Invece i Sinassari bizantini contrariamente a quanto riportato dal Martirologio Romano non accomunano a queste tre martiri Zenaide ma la indicano a parte con altre cinque martiri che non sono le precedenti tre.
Bisogna inoltre dire che Zenaide è ricordata da sola al 5 giugno nel celebre Calendario marmoreo di Napoli

miscelania 003

»»»»»»»»»»»»»»»»


»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto





Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

"""""""""""""""

Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las










ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...