domingo, 21 de março de 2021

V DOMINGO DA QUARESMA - LEITURAS - 21 DE MARÇO DE 2021

  



V DOMINGO DA QUARESMA
  
21 DE MARÇO DE 2021




LEITURA DO LIVRO DE JEREMIAS


Jer 31, 31-34




Dias virão, diz  o Senhor, em que estabelecerei com a Casa de Israel e com a Casa de Judá uma aliança nova. 
Não será como a aliança que formei com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egipto, aliança que eles violaram, embora Eu exercesse o meu domínio sobre eles, diz o Senhor.
Esta é a aliança que estabelecerei  com a casa de Israel, naqueles dias, diz o Senhor.
Hei-de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-lo-ei no seu coração. 
Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 
Não terão já de se instruir uns aos outros, nem de dizer cada um a seu irmão: 
"Aprendei a  conhecer o Senhor".
Todos eles Me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, diz o Senhor.
Porque vou perdoar os seus pecados e não mais recordarei as suas faltas.



Palavra do Senhor





Salmo Responsorial


50 (51)



Refrão



Dai-me, Senhor, um coração puro.
Dai-me, Senhor, um coração puro.



Compadecei-Vos de mim, ó Deus,
pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia,
apagai os meus pecados.


Lavai-me de toda a iniquidade
e purificai-me de todas as faltas.
Criai em mim, ó Deus, um coração puro 
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.

.

Não queirais repelir-me da Vossa presença 
e não retireis de mim o Vosso espírito de santidade.


Dai-me de novo a alegria da vossa salvação 
e sustentai-me com espírito generoso.
Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos 
e os transviados hão-de voltar para Vós.





Leitura da Primeira Epístola aos Hebreus


Heb.  5, 7-9



Irmãos:


Nos dias da sua vida mortal, Cristo dirigiu preces e súplicas, com grandes clamores e lágrimas, Àquele que O podia livrar da morte e foi atendido por causa da sua piedade.
Apesar de ser Filho, aprendeu a obediência no sofrimento e, tendo atingido a sua plenitude, tornou-Se para todos os que Lhe obedecerem causa de salvação eterna.


 Palavra do Senhor.




Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João


Jo 12, 20-33



Naquele tempo, alguns gregos que tinham vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com FILIPE de Betsaida, e fizeram-lhe este pedido:

«Senhor, nós queríamos ver Jesus».

FILIPE foi dizê-lo a ANDRÉ; e então ANDRÉ e FILIPE foram dizê-lo a Jesus. 

Jesus respondeu-lhes:

"Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo. Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só: mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-à, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-à para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também mo meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai glorifica o Teu nome».

Veio então uma voz do céu que dizia: 

"Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-l'O".

A multidão que estava presente e ouvira dizia ter sido um trovão. 
Outros afirmavam: 

«Foi um Anjo que Lhe falou».
 
Disse Jesus: 

"Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir: foi por vossa causa. Chegou a hora em que este mundo vai ser julgado. Chegou a hora em que vai ser expulso o princípe deste mundo. E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim». 

Falava deste modo, para indicar de que morte ia morrer.





Palavra da Salvação




*********************






ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...