domingo, 18 de abril de 2021

III DOMINGO DE PÁSCOA - 18 DE ABRIL DE 2021

 III DOMINGO DE PÁSCOA



18 DE ABRIL DE 2021



LEITURAS DOS ACTOS DOS APÓSTOLOS


Actos 3, 13-15, 17-19


Naqueles dias, Pedro disse ao povo:

«O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, o Deus de nossos pais, glorificou o seu Servo Jesus, que vós entregastes e negastes na presença de Pilatos, estando ele resolvido a soltá-L'O. 

Negastes o Santo e o Justo e pedistes a libertação dum assassino; matastes o autor da vida, mas Deus ressuscitou-O dos mortos, e nós somos testemunhas disso.

Agora, irmãos, eu sei que agistes por ignorância, como também os vossos chefes. 

Foi assim que Deus cumpriu o que de antemão tinha anunciado pela boca de todos os Profetas: que o seu Messias havia de padecer. 

Portanto, arrependei-vos e convertei-vos, para que os voissos pecados sejam perdoados».


Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 4


REFRÃO


Fazei brilhar sobre nós, Senhor,

a luz do vosso rosto.

Fazei brilhar sobre nós, Senhor,

a luz do vosso rosto.



Quando Vos invocar, ouvi-me, ó Deus de justiça.

Vós que na tribulação me temndes protegido,

compadecei-Vos de mim

e ouvi a minha súplica.



Sabei que o Senhor faz 

maravilhas pelos seus amigos

o Senhor me atende quando O invoco.



Muitos dizem: 

«Quem nos fará felizes?»

Fazei brilhar sobre nós,

Senhor a vossa luz».



Em paz me deito e adormeço tranquilo, 

porque só Vós, Senhor

me fazeis repousar em segurança.



LEITURA DA PRIMEIRA EPISTOLA DE SÃO JOÃO

Jo 2, 1-5a


Meus filhos, escrevo-vos isto, para que não pequeis.

Mas se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, o Justo, como advogado junto do Pai.

Ele é a vítima da propiciação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.

E nós sabemos que O conhecemos, se guardamos os seus mandamentos.

Aquele que diz conhecê-l'O e não guarda os sdeus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele.

Mas se alguém guardar a sua palavra, nesse o amor de Deus é perfeito.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEGUNDO SÃO LUCAS


Lc 24, 35-48



Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão. 

Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: 

«A paz esteja convosco».

Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito. 

Diss-lhes Jesus:

«Porque estais perturbsados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede; um espírito não tem carne nem ossos, como vedes eu que Eu tenho».

Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. 

E como eles, na sua alegria a admiração, não queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: 

«Tendes aí alguma coisa para comer?».

Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e começou a comer diante deles.

Depois disse-lhes:

«Foram estas as palavras que vos dirigi qando ainda estava convosco: Tem de se cumprir tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos».

Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes:

«Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia e que havia de ser pregado em seu nome o arrepoendimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

Vós sois as testemunhas de todas estas coisas».


Palavra da Salvação.


********************


ANTÓNIO FONSECA



Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...