Caros Amigos
Iniciou-se um Novo Ano que é o
2022
da Era de Cristo
Este blogue nascido em 7 de Novembro de 2006 vai continuar a ser publicado, diariamente, enquanto Deus permitir que eu mantenha a minha Saúde e as minhas faculdades mentais.
Procurarei na medida do possível, melhorar cada vez mais os textos das biografias dos Santos e Beatos e Festividades que forem acontecendo ao longo do ano.
Este é portanto o
Quinquagésimo Oitavoo Número
da Nova Série de 2022
e o Nº 1 1 3
do 15º ano
Todas as biografias que não estejam completas, podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga; MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 8 5 1
27 DE FEVEREIRO DE 2022
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 1 1 3)
15º A N O
BENDITO E LOUVADO
SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
GABRIEL DAS DORES
(Gabriel de Nossa Senhora das Dores ou Francisco Possenti), Santo
Confessor (1830-1862)
Em Ísola del Gran Sasso, nos Abruzos, Itália, São GABRIEL DE NOSSA SENHORA DAS DORES (Francisco Possénti), acólito que, abandonando a vanglória do mundo, entrou ainda adolescente na Congregação da Paixão, onde terminou o breve curso da sua vida. (1862)
LEANDRO de Cartagena, Santo
Nascido em Cartagena, na Andaluzia - Espanha cerca do ano 540, LEANDRO abraçou muito cedo o monacato e foi eleito Bispo de Sevilha em 579. Enquanto era bispo jogou-se a sorte religiosa da Península, embate em que ele teve primeiríssimo papel.
O rei Leovigildo, que era ariano, desejava acabar com todos os católicos nos seus domínios. Contra os defensores do símbolo de Niceia, que definira em 325 a plena divindade de Jesus, desencadeou o soberano uma perseguição que em breve se converteu em guerra civil.
Hermenegildo, herdeiro presumível do trono, fez-se católico em 570, mas foi mandado executar pelo pai (585). Ao mesmo tempo, foi LEANDRO desterrado. RECAREDO que abraçara o arianismo contrário a Niceia, sucedeu ao pai como rei (586); mas procurou instrução católica e converteu-se no ano seguinte; já LEANDRO tinha voltado à diocese. E num concilio nacional, convocado pelo novo rei, os representantes do clero e do povo, fizeram solenemente profissão de ortodoxia. Os historiadores afirmam à uma que, depois de Deus, foi ao Bispo de Sevilha que ficou a ver-se tão feliz resultado.
Quase nada resta dos escritos de São LEANDRO, mas conservam-se algumas cartas que lhe foram dirigidas por São GREGÓRIO MAGNO. Essas traduzem grande afeição pelo seu amigo:
"Envio-vos o meu último livro", escrevia-lhe o papa; "lede-o com atenção e lamentareis que eu pratique tão mal o que pareço saber tão bem".
Ambos sofriam de gota; e de Roma vem uma exortação para que LEANDRO "considere essa doença cruel como favor do céu e como a melhor maneira de uma pessoa expiar os seus pecados".
LEANDRO morreu em Sevilha pelo ano de 600. Era irmão de santo ISIDORO.
MARIA DE JESUS DELUIL-MARTINY, Beata
Fundadora (1841-1884)
Em Marselha, França, a beata MARIA DE JESUS DELUIL MARTINY virgem que fundou a Congregação das Filhas do Coração de jesus e, ferida mortalmente por um homem violento, concluiu com o derramamento do seu sangue uma vida intimamente unida à Paixão de Cristo.
FRANCISCA ANA DAS DORES DE MARIA
(Francisca Maria Cirer Carbonell), Beata
Religiosa (1781-1855)
Em Sencelles, ilha de Maiorca - Espanha a beata FRANCISCA ANA DE NOSSA SENHORA DAS DORES (Francisca Maria Cirer Carbonell) virgem que, não sabendo ler nem escrever, mas animada pelo zelo divino, fundou a Comunidade das Irmãs da Caridade. (1855)
JULIÃO de Alexandria, Santo
EUDO de Alexandria, Santo
Na Alexandria, Egipto a comemoração dos santos JULIÃO e EUNO mártires na perseguição do imperador Décio. JULIÃO, por ser tão enfermo de gota que não podia andar nem estar de pé, foi apresentado ao juiz, juntamente com dois servos que o levaram numa cadeira. Um deles, com medo, renegou a fé: o outro, chamado EUNO, perseverou com o seu senhor na confissão de Cristo. Conduzidos ambos por toda a cidade montados em camelos, à vista de todo o povo foram flagelados até à morte. (séc. III)
BESAS de Alexandria, Santo
Em Alexandria, no Egipto, São BESAS mártir que sendo soldado por ter intentado conter os que insultavam os santos mártires anteriormente mencionados, foi denunciado ao juiz e, perseverando firme na fé, foi decapitado. (séc. III)
HONORINA de Rouen, Santa
Em Rouen, na Gália hoje França, santa HONORINA virgem e mártir. (Data incerta)
BALDOMIRO de Lião, Santo
Em Lião, na Gália hoje França São BALDOMIRO subdiácono homem consagrado a deus. (660)
BASÍLIO de Constantinopla, Santo
PROCÓPIO DECAPOLITA, Santo
Em Constantinopla, hoje Istambul, Turquia, os santos BASILIO e PROCÓPIO DECAPOLITA monges, que no tempo de Leão o Isáurico, defenderam vigorosamente o culto das sagradas imagens. (741)
GREGÓRIO de Narek, Santo
No mosteiro de Narek, na Arménia, São GREGÓRIO monge evangelizador dos Armenos ilustre pela doutrina, escritos e ciência mística. (1005)
LUCAS de Messina, Santo
Em Messina, na Sicilia - Itália São LUCAS abade do mosteiro do Santíssimo salvador sob a regra dos monges orientais. (1149)
ANA LINE, santa
MARCOS BARKWORTH, Beato
ROGÉRIO FILCOCK, Beato
Em Londres, Inglaterra, Santa ANA LINE viúva e mártir que, depois de ter morrido o esposo no exílio por causa da fé católica, conseguiu arranjar uma casa para os sacerdotes, e por isso, no reinado de Isabel I, foi enforcada no patíbulo de Tyburn. Com ela padeceram o suplício também os beatos presbíteros e mártires MARCOS BARKWORTH da Ordem de São Bento e ROGÉRIO FILCOCK da Companhia de Jesus, dilacerados à espada enquanto ainda estavam vivos. (1601)
GUILHERME RICHARDSON, Beato
Em Alcantarilla, Múrcia, Espanha, a beata PIEDADE DA CRUZ (Tomasina Ortiz Real) virgem que por amor de deus se consagrou diligentemente à formação e catequese dos pobres e fundou a Congregação das Irmãs Salesianas do sagrado Coração de Jesus. (1916)
GREGÓRIO de Narek, Santo
Em Londres, Inglaterra o beato GUILHERME RICHARDSON presbítero e mártir que ordenado em Sevilha, - Espanha, por causa do seu sacerdócio foi enforcado no patíbulo de Tyburn sendo o último mártir do reinado de Isabel I. (1603)
JOSÉ TOUS Y SOLER, Beato
Em Barcelona, Espanha, o beato JOSÉ TOUS Y SOLER presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, fundador da Congregação das Irmãs Capuchinhas do Divino Pastor. (1871)
MARIA DA CARIDADE DO ESPÍRITO SANTO (Maria Josefa Carolina Brader), Beata
Em Pasto na Colômbia, a beata MARIA DA CARIDADE DO ESPÍRITO SANTO (Maria Josefa Carolina Brader) virgem que soube conciliar excelentemente a vida contemplativa com a actividade missionária e fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada, para promover a formação cristã do povo. (1943)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.