domingo, 6 de fevereiro de 2022

V DOMINGO DO TEMPO COMUM - LEITURAS - 6 DE FEVEREIRO DE 2022

 



               V DOMINGO do TEMPO COMUM


6 DE FEVEREIRO DE 2022



LEITURA DO LIVRO DE ISAÍAS

Is 6, 1-2a.3-8


No ano em que morreu Ozias, rei de Judá, vi o Senhor, sentado num trono alto e sublime; a fímbria do seu manto enchia o templo. 

À sua volta estavam serafins de pé, que tinham seis asas cada um e clamavam alternadamente, dizendo: 

«Santo, santo, santo é o Senhor do Universo. A sua glória enche toda a terra!». 

Com estes brados as portas oscilavam nos seus gonzos e o templo enchia-se de fumo. 

Então exclamei: 

«Ai de mim, que estou perdido, porque sou um homem de lábios impuros, moro no meio de um povo de lábios impuros e os meus olhos viram o Rei, o Senhor do Universo». 

Um dos serafins voou ao meu encontro, tendo na mão um carvão ardente que tirara do altar com uma tenaz. 

Tocou-me com ele na boca e disse-me: 

«Isto tocou os teus lábios: desapareceu o teu pecado, foi perdoada a tua culpa». 

Ouvi então a voz do Senhor, que dizia: 

«Quem enviarei? Quem irá por nós?» 

Eu respondi: 

«Eis-me aqui, podeis enviar-me».



Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 137 (138)


REFRÃO


Na presença dos Anjos, eu Vos louvarei, Senhor.


(Repete-se) 


Na presença dos Anjos, eu Vos louvarei, Senhor.

 

1


De todo o coração, Senhor, eu Vos dou graças,

porque ouvistes as palavras da minha boca.

Na presença dos Anjos Vos hei-de cantar

e Vos adorarei, voltado para o vosso templo santo

 2



Hei-de louvar o vosso nome

pela vossa bondade e fidelidade, 

porque exaltastes acima de tudo o vosso nome

e a vossa promessa.

Quando Vos invoquei, me respondestes,

aumentastes a fortaleza da minha alma


 3


Todos os reis da terra Vos hão-de louvar, Senhor,

quando ouvirem as palavras da vossa boca.

Celebrarão os caminhos do Senhor, 

porque é grande a glória do Senhor.


 

 4


A vossa mão direita me salvará,

o Senhor completará o que em meu auxílio começou.

Senhor, a vossa bondade é eterna,

não abandoneis a obra das vossas mãos.


___


LEITURA DA PRIMEIRA EPÍSTOLA DO 

APÓSTOLO SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS


I Cor 15, 1-11

 

Irmãos:

Transmiti-vos em primeiro lugar o que eu mesmo recebi: 

Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; 

foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a PEDRO e depois aos Doze. 

Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, das quais a maior parte ainda vive, enquanto alguns já faleceram. 

Posteriormente apareceu a TIAGO e depois a todos os Apóstolos. 

Em último lugar, apareceu-me também a mim, como o abortivo. 

Tanto eu como eles, é assim que pregamos e foi assim que vós acreditastes.


Palavra do Senhor.




EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEGUNDO SÃO LUCAS


Lc  5, 1-11


Naquele tempo. estava a multidão aglomerada em volta de Jesus, para ouvir a palavra de Deus. 

Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré e viu dois barcos estacionados no lago. 

Os pescadores tinham deixado os barcos e estavam a lavar as redes. 

Jesus subiu para um barco, que era de SIMÃO, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. 

Depois sentou-Se e do barco pôs-se a ensinar a multidão. 

Quando acabou de falar, disse a SIMÃO

«Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca». 

Respondeu-lhe SIMÃO

«Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. 

Mas, já que o dizes, lançarei as redes». 

Eles assim fizeram e apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes começavam a romper-se. 

Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para os virem ajudar; eles vieram e encheram ambos os barcos, de tal modo que quase se afundavam. 

Ao ver o sucedido, SIMÃO PEDRO lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe:

 «Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador». 

Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada. 

Isto mesmo sucedeu a TIAGO e a JOÃO, filhos de ZEBEDEU, que eram companheiros de SIMÃO

Jesus disse a SIMÃO

«Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens». 

Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus.



Palavra da Salvação.


********************


ANTÓNIO FONSECA



DOMINGO - 30 DE JANEIRO DE 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...