sábado, 10 de junho de 2023

Nº 5 318 - SÉRIE DE 2023 - Nº (160) - SANTOS DE CADA DIA - ANJO DE PORTUGAL - DIA DE PORTUGAL, CAMÕES E DAS COMUNIDADES - 10 DE JUNHO DE 2023 - NÚMERO ( 2 1 5 ) DO 16º ANO

       Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual



Este é portanto o 

160º  Número

da Série de 2023

e o Nº  2  1  5


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  3  1  8


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  1  6  0)


 
10  DE JUNHO DE 2023


SANTOS DE CADA DIA

ANJO DE PORTUGAL

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES




(Nº  2  1  5)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida


___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****






ANJO DA GUARDA DE PORTUGAL
Dia Santo


Memória do Santo ANJO DA GUARDA DE PORTUGAL cujo culto era tradicional desde tempos remotos; foi oficializada pelo papa LEÃO X em 1504, passando a ser celebrada com a maior solenidade em todas as cidades e vilas portuguesas; mas ganhou novo incremento quando se divulgou a tríplice aparição do Anjo de Portugal aos três pastorinhos de Fátima e PIO XII aprovou a inclusão desta memória no calendário litúrgico português. 

OLIVIA, Santa
Mártir



OLÍVIA era natural de Palermo, Sicília, Itália. Quando Genserico rei dos Vândalos invadiu esta ilha contava ela os seus treze anos e em tão tenra idade sofreu muitíssimo ao presenciar as atrocidades que nas casas, pessoas e templos fizeram aqueles bárbaros. Levaram-na cativa paras Tunes, onde foi posta à disposição do pérfido Amira governador da cidade. Porém como ela não cedeu aos seus desejos, ele mandou-a açoitar com rigor e enviou-a depois para uma solidão espantosa para que fosse pasto das feras. O Senhor assistiu-a nesta conjuntura e a passagem pelo deserto foi para a virgem um paraíso.
Passados 7 anos foi encontrada por uns caçadores que convencidos por ela, converteram-se à fé, foram baptizados e tiveram bastante valor para selar com o sangue a sua crença. Esta conversão fez grande ruído e Amira ,mandou prendê-la, mas deu-se um milagre. Os soldados que a iam prender converteram-se igualmente.
Cheia de alegria OLIVIA entrou em Tunes como um triunfo à frente dos novos convertidos e dirigiu-se ao palácio do governador para lhe dizer com coragem cristã «Porque envias tropas a buscar-me? Julgais que venho por ter medo? Olhai e vede como os vossos soldados já pertencem a Jesus Cristo, e sofrerão antes mil mortes do que atraiçoar o santo Baptismo que receberam». Em vista disso o governador mandou metê-la no cárcere para a deixar morrer à fome.
O mesmo efeito da assistência divina no deserto se mostrou nessa ocasião. Os anjos deram-lhe alimento, o carcere encheu-se de luz celestial e por último, muitos dos presos testemunhas destas maravilhas, converteram-se à fé e precederam, a sua mestra no martírio.
Com isto aumento a cólera de Amira que não podia sofrer ver-se escarnecido por uma tenra donzela e condenou-a ao castigo dos escravos experimentando toda a classe de torm3entos na ilustre virgem. acabando por ser degolada, O papa ALEXANDRE VII canonizou-a em 1664
: «

JOÃO DOMINICI, Beato
Religioso - 1356-1419

Em Budapeste, Hungria o passamento do Beato JOÃO DOMINICI bispo de Dubrovnik que depois da peste negra restaurou a observância regular nos conventos da Ordem dos Pregadores na Itália e, enviado para a Boémia e Hungria a fim de impugnar a pregação de João Hus, morreu nesta cidade. (1419)



CENSÚRIO de Auxerre, Santo
Bispo - séc. V


Em Auxerre na Gália Lionense hoje França, São CENSÚRIO bispo. (séc. V)


LANDERICO de Paris, Santo
Bispo - 656

Em Paris na Nêustria, hoje França, São LANDERICO Bispo que segundo consta, vendeu as alfaias sagradas para socorrer os pobres em tempo de fome e edificou um hospital junto da igreja catedral. (656)

ITAMAR de Rochester, Santo
Bispo - 606


Em Rochester, Inglaterra Santo ITAMAR bispo que foi o primeiro natural de Cantuária a ser chamado para a ordem episcopal e resplandeceu pela sua erudição e santidade de vida. (666)


BOGUMILO de Dobrow, Santo
Bispo -1182


Em Dobrow na Polónia São BOGUMILO bispo de Gniezno que renunciando a sede episcopal ali seguiu a vida eremítica em suprema austeridade. (1182)


DIANA DE ANDALÓ, Beata
Virgem - 12336


Em Bolonha., na Emília-Romanha, Itália a beata DIANA DE ANDALÓ virgem, que superando todas as oposições da família na presença do próprio São DOMINGOS fez o voto de vida claustral e ingressou no mosteiro de Santa INÊS por ela fund
ado. (1236)



HENRIQUE DE BOLZANO, Beato
Pewdinte - 1315


Em Treviso, Véneto, Itália, o beato HENRIQUE DE BOLZANO que sendo carpinteiro e inculto, dava tudo aos pobres e, apesar da sua deficiência física, partilhava com os outros mendigos a precária esmola que ele mendigava. (1315)



TOMÁS GREEN, Beato
GUALTER PIERRSON, Beato
mártires - 1537


Em Londres, Inglaterra, os beatos mártires TOMÁS GREEN presbítero e GUALTER PIERSON monge da Cartuxa desta cidade que por se oporem ao rei Henrique VIII na sua pretensão de assumir as suprema jurisdição sobre os direitos eclesiásticos, foram metidos num carcere onde consumidos pela fome e pela doença, encontraram morte gloriosa. ((1537)

EDUARDO POPPE, Beato
Presbitero - 1924


Em Moerzeke-lez-Termonde, perto der Gand, na Bélgica o beato EDUARDO POPPE presbítero que apesar das adversidades do seu tempo, com os seus escritos e a sua pregação promoveu na Flandres a formação cristã e o culto da Eucaristia. (1924)



EUSTÁQUIO KUGLER, Beato
Religioso - 1946


Em Ratisbona, Alemanha o beato EUSTÁQUIO KUGLER, religioso da Ordem Hospitaleira de São João de Deus. (1946)

*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...