quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

I DOMINGO DA QUARESMA - LEITURAS - 18 DE FEVEREIRO DE 2024

                I DOMINGO DA QUARESMA - ANO B   


LEITURAS  


18 DE FEVEREIRO DE 2024



LEITURA DO LIVRO DO GENESÍS

Gen 9, 8-15


Deus disse a Noé e a seus filhos: 

«Estabelecerei a minha aliança convosco, com a vossa descendência e com todo os seres vivos que vos acompanham: as aves, os animais domésticos, os animais selvagens que estão convosco, todos quantos saíram da arca e agora vivem na terra. 

Estabelecerei convosco a minha aliança: de hoje em diante nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio e nunca mais um dilúvio devastará a terra».

 Deus disse ainda: 

«Este é o sinal da aliança que estabeleço convosco e com todos os animais que vivem entre vós, por todas as gerações futuras: farei aparecer o meu arco sobre as nuvens , que será um sinal de aliança entre Mim e a terra. 

Sempre que Eu cobrir a terra de nuvens e aparecer nas nuvens o arco, recordarei a minha aliança convosco e com todos os seres vivos e nunca mais as águas formarão um dilúvio para destruir todas as criaturas».



Palavra da Salvação.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 24 - 25


REFRÃO


Todos os vossos caminhos, Senhor

são amor e verdade, 

para os que são fiéis à vossa aliança.


(Repete-se)


Todos os vossos caminhos, Senhor

são amor e verdade, 

para os que são fiéis à vossa aliança.



1


Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, 

ensinai-me as vossas veredas.

Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,

porque Vós sois Deus, meu Salvador


2

Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias

e das vossas graças que são eternas.

Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência,

por causa da vossa bondade, Senhor.


3


O Senhor é bom e recto,

ensina o caminho aos pecadores.

Orienta os humildes na justiça

e dá-lhes a conhecer a sua aliança.



LEITURA DA PRIMEIRA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO SÃO PEDRO


1 Pedro 3, 18-22


Caríssimos: 

Cristo morreu uma só vez pelos pecados - o Justo pelos injustos - para vos conduzir  a Deus. 

Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito. 

Foi por este Espírito que Ele foi pregar aos espíritos que estavam na prisão da morte e tinha, outrora sido rebeldes, quando, nos dias de Noé, Deus esperava com paciência, enquanto se construía a arca, na qual poucas pessoas, oito apenas, se salvaram através da água. 

Esta água é figura do baptismo que agora vos salva, que não é uma purificação da imundície corporal, mas o compromisso para com Deus de uma boa consciência; ele vos salva pela ressurreição de Jesus Cristo, que subiu ao Céu e está à direita de Deus, tendo sob no seu domínio os Anjos, as Dominações e as Potestades.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS


Mc 1, 12-15


Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto.

 Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. 

Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n'O.

 Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: 

«Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus.

 Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».

. . .


PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



I DOMINGO DA QUARESMA - ANO B




18 DE FEVEREIRO DE 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...