domingo, 4 de fevereiro de 2024

V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B - LEITURAS - 4 DE FEVEREIRO DE 2024

               V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B   


LEITURAS  


4 DE FEVEREIRO DE 2024



LEITURA DO LIVRO DE JOB

Job 7, 1-4, 6-7


Job tomou a palavra, dizendo: 

«Não vive o homem sobre a terra como um soldado?

 Não são os seus dias como os de um mercenário?

 Como o escravo que suspira pela sombra e o trabalhador que espera pelo seu salário, assim eu recebi em herança meses de desilusão e couberam-me em sorte noites de amargura

Se me deito, digo

"Quando é que me levanto?" 

Se me levanto

"Quando chegará a noite?"; 

e agito-me angustiado até ao crepúsculo. 

Os meus dias passam mais velozes que uma lançadeira de tear e desvanecem-se sem esperança.

 Recordai-Vos que a minha vida não passa de um sopro e que os meus olhos não mais verão a felicidade».



Palavra da Salvação.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 146 (147)


REFRÃO


Louvai o Senhor

que salva os corações atribulados.


(Repete-se)


Louvai o Senhor

que salva os corações atribulados.



1


Louvai o Senhor porque é bom cantar, 

é agradável e justo celebrar o seu louvor.

O Senhor edificou Jerusalém,

congregou os dispersos de Israel.


2


Sarou os corações dilacerados

e ligou as suas feridas.

Fixou o número das estrelas

e deu a cada uma o seu nome.



3


Grande é o nosso Deus e Todo Poderoso

é sem limites a sua sabedoria.

O Senhor conforta os humildes

e abate os ímpios até ao chão.



LEITURA DA PRIMEIRA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS


1 Cor 9, 16-19, 22-23


Irmãos:

 Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. 

Ai de mim se não anunciar o Evangelho! 

Se o fizesse por minha iniciativa, teria direito a recompensa.

 Mas, como não o faço por minha iniciativa, desempenho apenas um cargo que me está confiado. 

Em que consiste, então, a minha recompensa? 

Em anunciar gratuitamente o Evangelho, sem fazer valer os direitos que o Evangelho me confere. 

Livre como sou em relação a todos, de todos me fiz escravo, para ganhar o maior número possível. 

Com os fracos tornei-me fraco, a fim de ganhar os fracos. 

Fiz-me tudo para todos, afim de ganhar alguns a todo o custo.

 E tudo faço por causa do Evangelho, para me tornar participante dos seus bens.



Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS


Mc 1, 29-39


Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi com  Tiago e João, a casa de Simão e André.

A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. 

Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. 

A febre deixou-a e ela começou a servi-los. 

Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos  e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. 

Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. 

Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era. 

De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. 

Retirou-Se para um sitio ermo e aí começou a orar. 

Simão e os companheiros foram à procura d'Ele e, quando o encontraram, disseram-Lhe: 

«Todos Te procuram». 

Ele respondeu-lhes: 

«Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, afim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». 

E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.

. . .



PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B




4 DE FEVEREIRO DE 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...