sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CARTA AOS CORÍNTIOS - CAP IX - S. PAULO

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Renunciar por amor
1Acaso não sou livre? Não sou Apóstolo? Não vi Jesus nosso Senhor? E vós não sois obra minha no Senhor? 2Ainda que para outros eu não seja Apóstolo, ao menos para vós eu sou-o; porque o selo do meu apostolado no Senhor sois vós. 3Esta é a minha resposta para aqueles que me acusam. 4Será que não temos o direito de comer e beber? 5Ou não temos o direito de levar connosco nas viagens uma mulher cristã, como fazem os outros Apóstolos e os irmãos do Senhor, e Pedro? 6Ou somente eu e Barnabé não temos o direito de ser dispensados de trabalhar? 7Alguém vai à guerra alguma vez, com os seus próprios recursos? Quem é que planta uma vinha, e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho, e não se alimenta do leite do rebanho?
8Será que estou dizendo isto apenas como considerações humanas? E a Lei, não diz a mesma coisa? 9De facto, na Lei de Moisés está escrito: «Não açaimarás o boi que debulha o grão». Por acaso, é com os bois que Deus Se preocupa? 10Não será por causa de nós que Ele fala assim? Claro que é por causa de nós que isto foi escrito. De facto, aquele que trabalha deve trabalhar com esperança de receber a sua parte. 11Se semeamos bens espirituais em vós, será muito colher bens materiais de vós? 12Se outros exercem sobre vós tal direito, porque não o poderíamos nós, e com maior razão? Todavia, não usamos esse direito. Pelo contrário, tudo suportamos para não criar obstáculo ao Evangelho de Cristo. 13Não sabeis que aqueles que desempenham funções sagradas vivem dos rendimentos do templo? E que aqueles que servem ao altar têm parte no que é oferecido sobre o altar? 14Da mesma forma, o Senhor ordenou que aqueles que anunciam o Evangelho vivam do Evangelho.
Tornar-se disponível e solidário
15Contudo, não tirei vantagem dos meus direitos. E agora não estou a escrever para reclamar coisa alguma. Antes morrer que... Não! Ninguém me tirará este título de glória. 16Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim; pelo contrário, é uma necessidade que me foi imposta. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho! 17Se eu o anunciasse de própria iniciativa, teria direito a um salário; no entanto, já que o faço por obrigação, desempenho um cargo que me foi confiado. 18Qual é então o meu salário? É que, pregando o Evangelho, prego-o gratuitamente, sem usar dos direitos que a pregação do Evangelho me confere. 19Embora eu seja livre em relação a todos, tornei-me o servo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 20Com os judeus, comportei-me como judeu, a fim de ganhar os judeus; com os que estão sujeitos à Lei, comportei-me como se estivesse sujeito à Leiembora eu não esteja sujeito à Lei —, a fim de ganhar aqueles que estão sujeitos à Lei. 21Com aqueles que vivem sem a Lei, comportei-me como se vivesse sem a Lei, — embora eu não viva sem a lei de Deus, pois estou sob a lei de Cristo —, para ganhar aqueles que vivem sem a Lei. 22Com os fracos, tornei-me fraco, a fim de ganhar os fracos. Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a qualquer custo. 23Faço tudo isto por causa do Evangelho, para me tornar participante dele. 24Não sabeis que no estádio todos os atletas correm, mas só um ganha o prémio? Portanto, correi, para conseguir o prémio. 25Os atletas abstêm-se de tudo; eles, para ganhar uma coroa perecível; nós, para ganharmos uma coroa imperecível. 26Quanto a mim, também eu corro, mas não como quem vai sem rumo. Pratico o pugilato, mas não como quem luta contra o ar. 27Trato com dureza o meu corpo e submeto-o, para não acontecer que proclame a mensagem aos outros, e eu mesmo venha a ser reprovado.
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9,1-15: Volta o tema da colecta, como se nada tivesse sido dito no capítulo anterior. Na opinião de alguns estudiosos, Paulo escreveu também um bilhete dirigido às Igrejas da região de Corinto. É possível que 2Cor 9 seja esse bilhete, colocado aqui por tratar o mesmo assunto do cap. 8 (cf. Introdução). Toda esta preocupação pela colecta em favor dos necessitados da comunidade de Jerusalém demonstra que, desde o início, a questão económica também fazia parte do testemunho cristão. A partilha e a solidariedade em favor dos mais pobres não se manifestava só na própria comunidade, mas era sinal de unidade entre as diversas comunidades. Este intercâmbio material não era questão periférica da fé, mas autêntico veículo de comunicação do «dom extraordinário» de Deus (v. 15) e obediência ao Evangelho de Cristo (v. 13). ver http://diocese-porto.pt ver http://ecclesia.pt/anopaulino António Fonseca

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CARTA AOS CORÍNTIOS - CAP VIII - S. PAULO

2. As carnes sacrificadas aos ídolos
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Só o amor sabe discernir
1Quanto às carnes sacrificadas a ídolos, «sabemos que todos nós temos conhecimento». Mas o conhecimento envaidece; o amor é que constrói. 2Quando alguém julga ter alcançado o saber, é porque ainda não sabe onde está o verdadeiro conhecimento. 3Ao contrário, se alguém ama a Deus, é conhecido por Deus. 4Portanto, quanto ao consumo de carnes imoladas a ídolos, «sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e não existe outro deus a não ser o Deus único». 5É verdade que existem aqueles que são chamados deuses, tanto no Céu como na Terra, e neste sentido há muitos deuses e muitos senhores. 6Contudo para nós existe um só Deus: o Pai. D’Ele tudo procede, e é para Ele que existimos. E há um só Senhor, Jesus Cristo, por quem tudo existe e por meio do qual também nós existimos. 7Mas nem todos têm esse conhecimento. Alguns, até há pouco acostumados ao culto dos ídolos, comem a carne dos sacrifícios como se fosse realmente oferecida aos ídolos. E a consciência deles, que é fraca, fica manchada. 8Não são os alimentos que nos aproximam de Deus: se deixamos de comer, nada perdemos; e se comemos, nada lucramos. 9Cuidai, porém, que a vossa liberdade não se torne ocasião de queda para os fracos. 10Tu tens a consciência esclarecida: mas alguém te vê sentado à mesa num templo de ídolo, será que esse alguém, tendo consciência fraca, não se verá arrastado a comer carne sacrificada aos ídolos? 11Deste modo, por causa do conhecimento que tendes, perecerá o fraco, esse irmão pelo qual Cristo morreu. 12Se pecais assim contra os próprios irmãos e feris a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que pecais. 13Ora, se um alimento for motivo de queda para o meu irmão, deixarei de comer carne para sempre, a fim de não causar a queda do meu irmão.
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8,1-24: No ano 48, houve grande fome na Judeia e em Jerusalém (Act 11,28), por causa da colheita fraca do ano precedente, que tinha sido sabático, no qual os judeus não semeiam, para que a terra possa descansar. Para atender à situação, organizou-se uma ajuda económica a Jerusalém, Paulo prometeu que, nas suas missões entre os pagãos, daria atenção aos irmãos de Jerusalém (cf. Gl 2,10). Aqui ele aconselha as Igrejas de Corinto e da sua província a realizarem a colecta que já haviam decidido fazer (cf. 1Cor 16,1). Salienta que essa ajuda material é uma graça de Deus, muito maior para quem oferece do que para quem recebe. Além disso, como se tratava de somas elevadas, Paulo preocupa-se que a colecta seja administrada por pessoas de confiança.
António Fonseca
segue-se Capítulo 9 - mas só amanhã dia 23, pois já é quase meia noite.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

CARTA AOS CORÍNTIOS - CAP VII - S. PAULO

III. RESPOSTA A DIVERSOS PROBLEMAS
1. Estados de vida
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Matrimónio ou celibato?
1Passemos agora ao que me escrevestes: «É bom que o homem se abstenha de mulher». 2Todavia, para evitar a imoralidade, cada homem tenha a sua esposa, e cada mulher o seu marido. 3O marido cumpra o dever conjugal para com a esposa, e a esposa faça o mesmo com o marido. 4A esposa não é dona do seu próprio corpo, mas sim o marido. Do mesmo modo, o marido não é dono do seu próprio corpo, mas sim a esposa. 5Não se recusem um ao outro, a não ser que estejam de comum acordo e por algum tempo, para se entregarem à oração; depois disso, voltem a unir-se, a fim de que Satanás não os tente por não poderem dominar-se. 6Digo isto como concessão, e não como ordem. 7Eu gostaria que todos os homens fossem como eu. Mas cada um recebe de Deus o seu dom particular; um tem este dom, e outro tem aquele.
8Aos solteiros e às viúvas, digo que seria melhor que ficassem como eu. 9Mas, se não são capazes de dominar os seus desejos, então casem-se, pois é melhor casar-se do que ficar abrasado. 10Aos que estão casados, ordeno. Aliás, não eu, mas o Senhor: a esposa não se separe do marido; 11e caso venham a separar-se, não se case de novo, ou então reconcilie-se com o marido. E o marido não se divorcie da sua esposa. Viver unido ou separar-se? — 12Aos outros, sou eu que digo, não o Senhor: Se algum irmão tem esposa que não é cristã, e ela concorda em viverem juntos, não se divorcie dela. 13E se alguma mulher tem marido que não é cristão, e ele concorda em viverem juntos, não se divorcie dele. 14Pois o marido não cristão é santificado pela esposa cristã; e a esposa não cristã é santificada pelo marido cristão. Se assim não fosse, os seus filhos seriam impuros, quando na realidade são consagrados a Deus. 15Se o não cristão quiser separar-se, que se separe. Nesse caso, o irmão ou irmã não estão vinculados, pois foi para viver em paz que Deus nos chamou. 16Na verdade, ó mulher, como podes ter a certeza de que salvarás o teu marido? E tu, marido, como podes saber que salvarás a tua mulher?
Qual a novidade de ser cristão?
17De resto, cada um continue a viver na condição em que o Senhor o colocou, tal como vivia quando foi chamado. É o que ordeno em todas as Igrejas. 18Alguém foi chamado à fé quando já era circuncidado? Não procure disfarçar a sua circuncisão. Alguém não era circuncidado quando foi chamado à fé? Não se faça circuncidar. 19Não tem nenhuma importância estar ou não estar circuncidado. O que importa é observar os mandamentos de Deus. 20Cada um permaneça na condição em que se encontrava quando foi chamado. 21Eras escravo quando foste chamado? Não te preocupes com isso. Mas, se podes tornar-te livre, não deixes passar a oportunidade. 22Porque o escravo, que foi chamado no Senhor, é liberto no Senhor. Da mesma forma, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo. 23Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate: não vos torneis escravos de homens. 24Irmãos, cada um permaneça diante de Deus na condição em que se encontrava quando foi chamado.
E a virgindade?
25Quanto às pessoas virgens, não tenho nenhum preceito do Senhor. Porém, como homem que pela misericórdia do Senhor é digno de confiança, dou apenas um conselho: 26considero boa a condição das pessoas virgens, por causa das angústias presentes. Claro, é bom que o homem continue assim. 27Estás ligado a uma mulher? Não te separes. Não estás ligado a uma mulher? Não procures mulher. 28Contudo, se casares, não estarás a cometer pecado; e se uma virgem se casar, não comete pecado. No entanto essas pessoas terão que suportar fardos pesados, e eu desejaria poupar-vos. 29Uma coisa vos digo, irmãos: o tempo tornou-se breve. De agora em diante, aqueles que têm esposa comportem-se como se não a tivessem; 30aqueles que choram, como se não chorassem; aqueles que se alegram, como se não se alegrassem; aqueles que compram, como se não possuíssem; 31os que tiram partido deste mundo, como se não desfrutassem. Porque a aparência deste mundo é passageira. 32Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. Quem não tem esposa, cuida das coisas do Senhor e do modo de agradar ao Senhor. 33Quem tem esposa, cuida das coisas do mundo e de como agradar à esposa, 34e fica dividido. Assim também, a mulher solteira e a virgem cuidam das coisas do Senhor, a fim de serem santas de corpo e espírito. Mas a mulher casada cuida das coisas do mundo e de como possa agradar ao marido. 35Digo isto para o vosso bem, não para armar uma cilada; simplesmente para que façais o que é mais nobre e possais permanecer sem distracção junto do Senhor.
Como decidir?
36Se alguém, transbordando de paixão, acha que não conseguirá respeitar a noiva, e que as coisas devem seguir o seu curso, faça o que quiser. Não peca; que se casem. 37Ao contrário, se alguém, por firme convicção, sem constrangimento e no pleno uso da sua vontade, resolve respeitar a sua noiva, está agindo bem. 38Portanto, quem se casa com a sua noiva faz bem; e quem não se casa, procede melhor ainda.
As viúvas podem casar-se de novo?
39A esposa está ligada ao marido durante todo o tempo em que ele viver. Se o marido morrer, ela ficará livre para casar-se com quem quiser; mas apenas no Senhor. 40A meu ver, porém, ela será mais feliz se ficar como está. Penso que eu também possuo o Espírito de Deus.
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Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...