segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Nº 1460-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis (44) - 5 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
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Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
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Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
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Nº 1460 - 2ª Página
5 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
G É N E S I S

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SEGUNDA VIAGEM AO EGIPTO
44 – ÚLTIMA PROVAJosé deu a seguinte ordem ao intendente de sua casa: «Enche de víveres os sacos destes homens, tanto quanto eles puderem conter, e põe o dinheiro de cada um na boca do saco. Colocarás a minha taça de prata na entrada do saco do mais novo, juntamente com o preço». E tudo foi executado como José ordenara.

Quando chegou a manhã, deixaram partir os homens com os seus jumentos. Acabaram de sair da cidade e ainda estavam a pouca distância, quando José disse ao intendente da sua casa: «Vai, corre atrás desses homens e assim que os encontrares diz-lhes: «Porque pagastes o bem com o mal? Não é por essa taça que bebe o meu senhor e não se serve dela para adivinhar? Praticastes uma má ação!» Tendo-os alcançado, o intendente disse-lhes essas mesmas palavras. Eles responderam-lhe: «Porque fala assim o meu senhor? Longe de teus servos terem cometido uma tal acção! Pois que te trouxemos do país de Canaã o dinheiro que encontramos na boca dos nossos sacos; como poderíamos, então, furtar da casa de teu amo ouro e prata? Aquele dos teus servos que o tiver em seu poder, morrerá, e nós mesmos seremos escravos do meu senhor!» O intendente replicou: «Sim, é certo o que dizeis e justo. Somente aquele com quem for encontrada será meu escravo, e vós ficareis livres». Todos eles se apressaram a deitar os sacos por terra e cada um abriu o seu. E o intendente revistou-os começando pelo mais velho e acabando no mais novo. A taça foi encontrada no saco de Benjamim.

Rasgaram então as suas vestes; tornaram a carregar os seus jumentos e voltaram para a cidade. Judá entrou com os irmãos na casa de José, que ainda ali se encontrava; deitaram-se por terra, aos seus pés. José disse-lhes: «Que procedimento foi o vosso? Não sabeis que um homem como eu tem poder de adivinharJudá respondeu: «Que havemos de dizer, meu senhor? Como falar e como justificar-nos? O Todo-Poderoso descobriu a iniquidade dos teus servos. seremos agora os escravos do meu senhor, tanto nós como aquele em cujo poder se encontrou a taça». E José replicou: «Longe de  mim proceder assim! O homem em cujo poder se encontrou é que será meu escravo; quanto a vós, voltai em paz para junto de vosso pai».

Intervenção de Judá – Então Judá aproximou-se de José e disse-lhe: «Por favor, senhor, que o teu servo possa dizer uma palavra aos ouvidos do meu senhor, e que a tua cólera não se inflame contra o teu servo! Porque tu és igual ao Faraó. Quando o meu  senhor interrogou os seus servos, dizendo: – Tendes ainda pai ou outro irmão? Nós respondemos ao meu senhor: Temos um pai idoso e um irmão jovem, filho da sua velhice. Seu irmão morreu, ficando ele só, dos filhos de sua mãe, e o pai ama-o. Tu disseste então aos teus servos: –Trazei-mo para que eu o veja. E nós respondemos ao meu senhor: – O menino não poderá deixar o pai; se ele o deixasse, seu pai morreria. Mas tu disseste aos teus servos: – Se o vosso irmão mais novo não vos acompanhar, não torneis a aparecer diante de mim. Ao voltarmos para junto do teu servo, nosso pai, repetimos-lhe as mesmas palavras do meu senhor. E o nosso pai disse-nos:Voltai, comprai-nos alguns víveres. Respondemos-lhe: – Não podemos partir. Se o nosso irmão mais novo não for connosco, não voltaremos; porque não podemos aparecer diante daquele homem se o nosso irmão mais novo não estiver connosco. O teu servo e meu pai, disse-nos: – Sabeis que a minha mulher deu-me dois filhos. Um desapareceu de junto de mim e eu disse: Com certeza foi devorado! E não tornei a vê-lo até agora. Se me tirardes também este e se lhe acontecer algum mal, fareis descer os meus cabelos brancos ao túmulo, sob o peso da dor. Agora ao voltarmos para junto do teu servo e meu pai, não iriamos acompanhados pelo menino, a cuja vida a sua está ligada?! Com certeza, não vendo o menino, ele morrerá; e os teus servos terão feito descer ao túmulo, dolorosamente, os cabelos brancos do teu servo, e meu pai. Foi este teu servo que se responsabilizou pelo menino perante meu pai, dizendo: – Se não o trouxer para junto de ti, serei eternamente culpado para com o meu pai. Então, por favor, que o teu servo fique como escravo do meu senhor, em lugar do menino; que fique escravo do meu senhor e que o menino volte com  os irmãos. Como poderei voltar para junto de meu pai, sem levar comigo o seu filho? Oh, eu não poderia suportar a dor que sobreviria a meu pai».

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José decifrando os sonhos do Faraó

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5 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
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Nº 1460-1 - (310-12) - SANTOS DE CADA DIA - 5 de Novembro de 2012 - 4º ano

antoniofonseca1940@hotmail.com

Está quase …

                       quase…

                            quase…

                                            quase…

                                                    a chegar…


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Nº 1460-1 - (310-12)
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Nº 1460-1 – (310-12)

FRANCISCA D’AMBOISE, Beata
Viúva e Religiosa (1427-1485)

Francisca de Amboise, Beata

Foi duquesa da Bretanha e depois carmelita. A figura mais interessante do reinado de Pedro III, segundo La Borderie, Francisca é infelizmente conhecida só por documentos tardios. Filha mais velha de Luís d’Amboise, visconde de Thouars e de Maria de Rieux, Francisca nasceu a 9 de Maio de 1427. Rica herdeira, viu-se quase desde o princípio desejada pelo favorito de Carlos VII, Jorge de La Trémoille, para seu filho Luís; a infeliz criança teve de fugir com a mãe e colocar-se sob a guarda do condestável de Richemont, em Parthenay. E este influente protetor negociou o casamento de Francisca com o seu sobrinho Pedro, segundo filho de João V. Por isso foi ela transportada para Nantes e colocada na corte de Bretanha. Contratado em 1431, o casamento só veio a celebrar-se dez anos mais tarde. Os jovens esposos estabeleceram-se então em Guingamp, apanágio de Pedro. Mas este último não tardou em tornar-se ciumento: «alguns aduladores, de língua serpentina, lançaram na alma do príncipe suspeitas contra a sua casta e pudica esposa». Terá mesmo chegado a bater-lhe, mas não tardou em reconhecer que se enganara e em pedir desculpa. Em 1450, o duque Francisco I morreu; não deixou senão duas filhas e a as sucessão passou para Pedro II. A influência da sua virtuosa esposa e a beneficência delas cresceram para este meio. Não se deve contudo atribuir-lhe, como fazem certos hagiografos, tudo o que de bom se fez na época. Muito caridosa e esmoler, soube todavia manter o nível social Por isso é preciso acolher com justa reserva isto que afirma o bom Alberto Magno, que depois de ouvir pregar contra o «luxo e a superfluidade no vestir… se redobrou a tanta modéstia, que dentro de pouco tempo toda a nobreza das Bretanha, amoldando-se ao que fazia a princesa, se contentou com simples e modestos atavios». Desejando prolongar a boa influência de S. Vicente Ferrer, que foi canonizado durante o reinado de Pedro II, Francisca interessou-se especialmente pelas casas religiosas e fundou um mosteiro de clarissas em Nantes, e um Carmelo em Vannnes. Para esta última casa quis ela retirar-se, depois da morte do marido (1457). Recusando todas as propostas para um segundo casamento, tomou o véu carmelita em 1468. Em 1475 foi eleita prioresa. Mas a afeição de Francisco I e da esposa Margarida de Froix, que desejava aproximá-la deles, obteve de Roma a transferência do mosteiro para junto a Nantes. Foi neste que morreu, a 4 de Novembro de 1485. O culto imemorial que lhe era prestado, confirmou-o em 1864 a Sagrada Congregação dos Ritos. Do Livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesduitas.pt

CAIO COREANO, Beato

Mártir (1642)

 

Desde a juventude na Coreia, tinha Caio sentido a mais viva queda para a contemplação e levou vários anos, numa gruta, a vida eremítica mais austera. Durante a expedição do japonês Hideyoshi (1592-1598), Caio foi aprisionado. Naufragou na ilha de Tsousima, chegando moribundo a Meaco, onde foi curado graças aos cuidados dum bom cristão. Entrou numa bonzaria, fez-se nela estimar, mas não encontrou aí a verdade que procurava. Um neófito levou-o à igreja dos jesuítas e ele ficou conquistado. Feito cristão, Caio pediu para ser admitido como servo dos Padres. Foi empregado como catequista e gostava de se ocupar dos leprosos. Em 1614, teve de partir para as Filipinas, donde regressou ao fim de dois anos. Retomou as suas atividades missionárias que lhe valeram o cognome de «apostolozinho». Foi detido quando ia visitar os presos. Propuseram-lhe soltá-lo se prometesse não tornar a explicar os livros cristãos nem ensinar o catecismo. Respondeu que se manteria até à morte naquilo em, que se ocupava. Foi metido num cárcere com um japonês, Tiago Caichi, que fora preso por ter escondido o Padre Vasquez, mas que não foi incluído no decreto de beatificação. Foram condenados e executados juntos, Caio e Tiago, no dia 5 de Novembro de 1624, em Nagasáqui. Segundo o refinamento da tortura habitual, apenas ligeiramente tinham sido presos pelo braço esquerdo e colocados a alguma distância da fogueira. Do Livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesduitas.pt

• Bernard Lichtenberg, Beato
Novembro 5 Sacerdote Mártir,

Bernard Lichtenberg, Beato

Bernard Lichtenberg, Beato

Sacerdote e Mártir

Martirologio Romano: Na aldeia de Hof, na Alemanha, beato Bernardo Lichtenberg, presbítero e mártir, que ao ver pisada a dignidade de Deus e dos homens, não cessava de orar em público pelos judeus inumanamente torturados e detidos, e por isso foi também preso e destinado ao campo de concentração de Dachau, onde, destroçado pelos maus tratos mas impávido, deu sua vida por Cristo (1943). Etimologia: Bernard = Aquele que é valente e batalhador, é de origem germânica Nasceu em Ohlau, Alemanha, em 3 de Dezembro de 1875. Sacerdote da diocese de Berlim, exercia seus labores na Catedral berlinense, e era muito conhecido nos círculos cívicos da capital alemã. Forte crítico dos Nazis e seu antissemitismo, o Padre Bernard organizou protestos fora dos campos de concentração, elevou orações públicas pelos hebreus logo depois da "Kristallnacht" (noite de cristal) e apresentou denúncias formais contra as políticas racistas do partido. Por causa disto foi encarcerado durante dois anos, e após ser posto em liberdade retomou de imediato seus labores pastorais e sociais, pelo que foi detido novamente mas desta vez foi condenado ao campo de concentração de Dachau. Tinha 67 anos, o embarcaram num trem para o levar a cumprir sua condenação, o Padre Bernard morreu no caminho para o campo de concentração, por causa da fome e enfermidades adquiridas na prisão, em 5 de Novembro de 1943. Foi beatificado por João Paulo II no Estádio Olímpico de Berlim, em 25 de Junho de 1996.

Santa Bertila, abadessa

SANTA BERTILLA

No cenóbio de Chelles, junto a Meaux, na Gália Lugdunense, santa Bertila, sua primeira abadessa (s. VI).

Santo Domingo Mau, religioso presbítero e mártir

SANTO DOMINGO MAU

Perto do rio Hung Yen, em Tonquín, santo Domingo Mau, presbítero da Ordem de Pregadores e mártir, que na perseguição sob o imperador Tu Duc, por exortar aos cristãos à profissão da fé levando o Rosário, por sua fidelidade a Cristo foi conduzido ao patíbulo para ser degolado, com as mãos juntas, como para subir ao altar (1858).

Santo Domnino, mártir

Em Cesareia de Palestina, santo Domnino, mártir, jovem médico, que nos começos da perseguição sob o imperador Diocleciano, o condenaram a ser enviado às minas de Fanesia, onde, após padecer cruéis vexações, foi entregue ao fogo por ordem do prefeito Urbano, no ano quinto da perseguição, por haver-se mantido firme na confissão da fé (307).

São Fibicio, bispo

Em Tréveris, na Renânia, de Austrásia, são Fibicio, bispo (500).

São Geraldo, bispo

Em Beziers, da Gália Narbonense, santo Geraldo, bispo, varão de admirável honradez e simplicidade, a que, sendo canónico regular, se o obrigou a aceitar o episcopado, em cuja dignidade foi ainda mais humilde (1123).

• Gomidas Keumurjian (Cosme de Carboniano), Beato
Novembro 5 Mártir,

Gomidas Keumurjian (Cosme de Carboniano), Beato

Gomidas Keumurjian (Cosme de Carboniano), Beato

Martirologio Romano: Em Constantinopla, beato Gómidas Keumurgian (Cosme de Carboniano), presbítero e mártir, que, sendo pai de família, nascido e ordenado na Igreja de Arménia, por manter firmemente e propagar a fé católica professada no Concílio de Calcedónia, padeceu enormemente e finalmente morreu degolado enquanto recitava o símbolo niceno (1707). O Beato Gomidas Keumurjian se casou aos vinte anos. Era sacerdote na igreja arménia. Em 1696, ele e sua família se submeteram à autoridade de Roma. Os funcionários arménios se encolerizaram, tomando-o como um insulto. Alguns deles caluniaram a Gomidas, acusando-o de ser espia de Roma. Em razão disso, foi detido e executado pelas autoridades turcas. Se o considera mártir, pois sua morte foi o resultado de sua conversão. Em 1929 foi beatificado pelo Papa Pío XI.

• Gregório (Hryhorij) Lakota, Beato
bispo e mártir,

Gregorio (Hryhorij) Lakota, Beato

Gregório (Hryhorij) Lakota, Beato

Martirologio Romano: No campo de concentração da cidade de Abez, na Sibéria Russa, beato Gregório Lakota, bispo de Przemysl y mártir, que ao ver desprezada a fé de sua pátria pelos perseguidores, superou os tormentos corporais morrendo intrepidamente por Cristo (1950). Etimologia: Gregório = Aquele que está sempre preparado, é de origem grega Nasceu em 31 de Janeiro de 1883 em Holodivka, Distrito de Lviv, Ucrânia. Estudou teologia em Lviv e foi ordenado sacerdote no rito greco-católico em Przemysl em 1908. Doutorado em teologia na Universidade de Viena em 1911, logo foi professor e reitor do seminário de Przemysl. Foi nomeado bispo auxiliar de Przemysl em 16 de maio de 1926. Esse mesmo mês as autoridades o deportaram para Ucrânia. Se lhe infligiu uma pena de dez anos de cárcere no campo de concentração de Abez, nas cercanias de Vorkuta (Sibéria). Faleceu ali em 5 de novembro de 1950.

São Guetnocio, abade

Na Bretanha Menor, santo Guetnocio, venerado como irmão dos santos Winwaleo e Jacuto (s. VI).

• Guido Maria Conforti, Santo *
Novembro 5 Bispo e Fundador,

Guido Maria Conforti, Beato

Guido Maria Conforti, Beato

* Ver referência à sua canonização neste mesmo blogue, no passado dia 28 de Outubro, numa página que publiquei com o título MAIS UMA NOTA INFORMATIVA. AF.

Martirologio Romano: Em Parma, de Itália, beato Guido María Conforti, bispo e bom pastor, sempre em vela pela defesa da Igreja e da fé de seu povo, o qual, movido pelo anseio da evangelização dos povos, fundou a Pia Sociedade de São Francisco Xavier (1931). Etimologia: Guido = Aquele que pertence ao bosque, é de origem germânica. O Beato Guido María Conforti nasceu em 30 de Março de 1865 em Ravadasc, pequena aldeia da província de Parma (Itália). Sendo ainda muito jovem, contemplando a imagem de um Crucifixo, descobriu o Amor de Deus e a necessidade de o comunicar a todos. Mais tarde, lendo a vida de S. Francisco Javier, sentiu que no missionário navarro estava resumido o ideal de vida que havia descoberto no rosto de Cristo na Cruz. Decidiu assim dedicar toda sua vida "à mais nobre das causas": anunciar, como Xavier, o Evangelho até aos confins da terra. Em 3 de Dezembro de 1895, Guido fundou uma família missionária: os Missionários Javerianos, dedicados exclusivamente a levar a noticia do amor de Deus a quem ainda não o conhecem. Chamado a ser bispo, Conforti trabalhou para que toda a Igreja vivesse a urgência da Missão. Quis que sua diocese fosse missionária, foi bispo de Parma e missionário do mundo. Em 5 de Novembro de 1931, Guido María Conforti entregou sua vida de pastor e missionário nas mãos do Pai. Em 17 de março de 1996 o Santo Padre, João Paulo II, declarou beato a Guido María Conforti, "modelo de pastor e missionário". Em 23 de Outubro de 2011 (cfr.Nota acima…) foi canonizado pelo Papa Bento XVI.

Beato João António Burró Más, religioso mártir

Em Madrid, capital de Espanha, beato Juan Antonio Burró Más, religioso da Ordem de São João de Deus, mártir por sua profissão evangélica durante a perseguição contra a Igreja, (1936).

São Marcos, bispo

Em Apúlia, são Marcos, bispo de Ecano (hoje Troia) (s. V).

• Maria Carmela Viel Ferrando, Beata
Novembro 5 Mártir,

Maria Carmela Viel Ferrando, Beata

Maria Carmela Viel Ferrando, Beata

Martirologio Romano: Em El Soler, perto de Valência, em Espanha, beata María del Carmen Viel Ferrando, virgem e mártir, que na mesma perseguição levou a cabo uma luta gloriosa (1936). Nascida na Suécia em 27 de Novembro de 1893. Trabalhou muito com as jovens operárias e colaborou na atividade social da paróquia, participando ativamente nas iniciativas religiosas. Em 2 de novembro de 1936, padeceu horríveis torturas por seu trabalho pastoral, para finalmente ser fuzilada na estrada de Saler na noite de 4 para 5 de novembro, quando tinha 42 anos. Ela foi uma das mártires beatificadas por João Paulo II em Janeiro de 2001. Para ver mais sobre os 233 mártires em Espanha faz "click" AQUI

Santos Teótimo, Filoteo, Timoteo e Ausêncio, mártires

Na mesma cidade, memória dos santos Teótimo, Filoteo e Timoteo, mártires, que, sendo ainda jovens, foram destinados aos jogos de circo para diversão da plebe e se os entregou às bestas assim como santo Ausêncio, que era já ancião (307).

• Zacarias e Isabel, Santos
Novembro 5 Pais de João o Baptista,

Zacaras e Isabel, Santos

Zacarias e Isabel, Santos

Martirologio Romano: Comemoração dos santos Zacarias e Isabel, pais de são João Baptista, Precursor do Senhor. Isabel, ao receber a sua parente María em sua casa, cheia de Espírito Santo saudou a Mãe do Senhor como bendita entre todas as mulheres, e Zacarias, sacerdote cheio de espírito profético, ante o filho nascido louvou a Deus redentor e pregou l próxima aparição de Cristo, Sol de Oriente, que procede do Alto. O louvor mais sintético, autorizado e profundo que se há dito deste matrimónio é que "ambos eram justos ante Deus". Foi nada menos que o evangelista são Lucas quem o fez. Se sabe que ele era sacerdote do templo de Jerusalém e que sua esposa Isabel era parente —talvez prima— da Virgem María. Se sabe, também pelo testemunho evangélico e por suas próprias palavras, que eram já bastantes idosos e que não haviam conseguido ter descendência por mais desejada que fosse. Um dia, cumpre Zacarias o oficio sacerdotal e, enquanto oferece o incenso, vê um anjo —se chama Gabriel— que lhe disse: "Tua oração foi escutada; Isabel, tua mulher, te dará a luz um filho a que porás por nome João". Ainda que Zacarias seja um homem piedoso e de fé, não dá crédito ao que está passando. Certo que os milagres são possíveis e que Deus é o Todo-poderoso, certo que se conta na história um repertorio extenso de intervenções divinas, certo que conhece obras portentosas do Deus de Israel, mas que "isto" de ter o filho tão desejado se possa passar com ele e que sua boa esposa "agora" que é anciã possa conceber um filho... nestas circunstâncias... vamos que não o crê de todo por mais que a um anjo não se o veja todos os dias. O castigo pela debilidade de sua fé será a mudez até que l prometido de parte de Deus se cumpra. Quando nasce João —o futuro BaptistaZacarias recupera a fala, bendiz a Deus e entoa um canto de júbilo, profetizando. Também Isabel pronunciou numa exclamação sublime —que repetimos ao rezar cada Ave-maria— quando estava grávida e foi visitada pela Virgem: "Bendita és Tu entre todas as mulheres, e bendito o fruto de teu ventre". Acrescentando "¡Feliz a que acreditou que se cumpririam as coisas que lhe foram ditas de parte de Deus!". Com Zacarias e Isabel a fé é aclamada com exultação e reconhecida em sua inseparável escuridão. Em alguns santorais sua celebração está marcada para 23 de setembro, em outros em 5 de novembro.

92413 > Beata Beatrice de Suabia Regina 5 novembre


92207 >
Beato Bernardo Lichtenberg Sacerdote e martire 5 novembre MR


76230 >
Santa Bertilla Badessa di Chelles 5 novembre MR


91022 >
Santa Canonica Anacoreta 5 novembre


90978 >
Santa Comasia Vergine e martire 5 novembre


90869 >
San Domenico Mau Martire 5 novembre MR


91239 >
San Donnino Martire a Cesarea di Palestina 5 novembre MR

Ascolta da RadioVaticana:
Ascolta da RadioRai:

95365 >

Festa delle Sante Reliquie 5 novembre


76220 >
San Fibizio (Fibicio) di Treviri Vescovo 5 novembre MR


92817 >
Santi Galazione ed Episteme Sposi e martiri 5 novembre


76235 >
San Geraldo di Beziers Vescovo 5 novembre MR


76240 >
Beato Giovanni Antonio Burro Mas Martire 5 novembre MR


92680 >
Beato Gomidas Kaumurdjian (Keumurgian) Sacerdote e martire 5 novembre MR


92931 >
Beato Gregorio (Hryhorij) Lakota Vescovo e martire 5 novembre MR


76225 >
San Guetnoco Abate 5 novembre MR


76260 >
San Guido Maria Conforti Fondatore dei Miss. Saveriani 5 novembre MR


91043 >
San Leto (Lieto) Prete 5 novembre


92847 >
San Mamete (Mamet) Confessore 5 novembre


 

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  • domingo, 4 de novembro de 2012

    Nº 1459-3 - A RELIGIÃO DE JESUS - XXXI Domingo do Tempo Comum–Ano B - 4 de Novembro de 2012

    1459-3
    Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

    Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.

    4 de Novembro de 2012

    XXXI Domingo do Tempo Comum–Ano B

    Mc 12, 28b-34

    Aproximou-se d’Ele um escriba que os tinha ouvido discutir, e, vendo que Jesus lhes tinha respondido bem, perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentosJesus respondeu: «O primeiro é: Ouve, Israel: O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor; “amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças”. O segundo é este: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. «Não há outro mandamento maior que estes». O escriba disse-lhe: «Muito bem, Mestre, com razão disseste que Ele é o único e que não existe outro além d’Ele: e que amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças, e amar a o próximo como a si mesmo vale mais do que todos os holocaustos e todos os sacrifícios» Vendo Jesus que ele respondera sabiamente, disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus». E ninguém mais ousava interrogá-lo.

    1 – A importância, que os primeiros cristãos viram, que tinha este primeiro relato, adverte-se no facto de que os três Evangelhos sinópticos repetem, com ligações variadas, este diálogo de Jesus com um letrado (Mc 12, 28-31; Mt 22, 35-40; Lc 10, 25-28). É assim que aqui aparece Jesus dando especial realce ao mandato fundamental da Tora: “Amarás a teu próximo com o amor de Deus”. O que quer dizer que se trata de um mesmo e só amor. Ou seja, o amor a Deus e o amor ao próximo fundem-se e se confundem num só mesmo amor. Não é possível um sem o outro.

    2 – É notável o realismo deste mandamento: não nos é pedido que amemos todo o mundo, mas sim ao “próximo”, quer dizer, “o próximo” (J. D. G. Dunn). Porque o amor, se é verdadeiro, tem sempre rosto e nome concreto. O que diz que ama todo o mundo, é o que não ama a ninguém. Na parábola do bom samaritano (Lc 10, 29), a pergunta: “Quem é o meu próximo?” se transforma nesta outra pergunta: “De quem sou eu próximo?”: do ser humano concreto que encontras no caminho da tua vida (G. Bornkamm).

    3 – Isto significa o seguinte: Não falemos frivolamente do mais sério que há na vida, que é o carinho humano, o amor ao outro. Mas, para que haja amor, antes tem que haver respeito, tolerância e estima. Só quando e onde há essas três atitudes fundamentais, podemos começar a falar de amor

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    Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
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    NOTA FINAL:
    Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
    NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
    Mais uma nota ainda:
    Estes são os meus endereços atuais:
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    Post para publicação em 4-11-2012 - 10,30 h
    Até lá, se Deus quiser.
    António Fonseca

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