terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Nº 1517-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Levítico “14” - 1 de Janeiro de 2013

Primeiro
dia do ano de
2013

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Novo Ano, nova vida.
Entremos todos com o pé direito à frente e pensamento positivo, para que a Vida que nos resta não seja tão “madrasta” como foi até ontem.
Espero e desejo que este Ano que agora começa seja de recuperação integral para todos os Portugueses e que a “crise” desapareça rapidamente e não se volte a instalar.

BOM ANO NOVO DE 2013

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Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, (Estes já estão…) – Faltam apenas 1120 páginas… sejamos optimistas.
LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
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Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.


É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

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Nº 1517 - 2ª Página

 

1 de Janeiro de 2013

 

ANTIGO TESTAMENTO


L E V Í T I C O

 
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14 – PURIFICAÇÃO DOS LEPROSOS

14 – PURIFICAÇÃO DOS LEPROSOS O Senhor disse a Moisés: «Esta é a lei relativa ao leproso, para o dia da sua purificação. Será apresentado ao sacerdote, que sairá do acampamento para o examinar. Se a chaga da lepra estiver curada, o sacerdote ordenará que se tome, por aquele que deve ser purificado, duas aves vivas e puras, madeira de cedro, escarlate e hissopo. O sacerdote mandará degolar uma das aves sobre um vaso de barro, cheio de água viva. depois, tomará a ave viva, a madeira de cedro, a escarlate e o hissopo, molhando-os, com  a ave viva, no sangue da ave degolada, que se misturam com a água viva. Aspergirá sete vezes aquele que deve ser purificado da lepra e declará-lo-á puro, soltando a ave viva, no campo. Aquele que for purificado lavará os seus vestidos, rapará todo o pêlo, banhar-se-á e ficará puro. Poderá, então, regressar ao acampamento, mas ficará sete dias fora da sua tenda. No sétimo dia, rapará todo o pêlo, os cabelos, a barba, as sobrancelhas de todo o seu pêlo: lavará os seus vestidos, banhará o corpo em água e ficará puro. No oitavo dia, tomará dois cordeiros sem mancha, uma ovelha de um  ano sem mancha, três décimos, de farinha amassada com azeite, como oblação, e um golo de azeite. O sacerdote, que faz a purificação, apresentará o homem que se purifica, e todas estas coisas, diante do Senhor, à entrada da tenda da reunião. Tomará um dos cordeiros e oferecê-lo-á como sacrifício de reparação, assim como o golo de azeite, e agitá-los-á diante do Senhor. Degolará o cordeiro no lugar onde se degolam, as vítimas pelo pecado e o holocausto, no lugar santo; porque a vítima do sacrifício de reparação, como a do sacrifício pelo pecado, pertencem ao sacerdote, é uma coisa santíssima. O sacerdote tomará sangue do sacrifício de reparação, pô-lo-á sobre o lóbulo da orelha direita daquele que se purifica, sobre o polegar da sua mão direita e sobre o polegar da sua mão direita e sobre o polegar do seu pé direito. Depois, o sacerdote tomará o golo de azeite e derramá-lo-á na palma da mão esquerda. O sacerdote molhará o indicador da mão direita no azeite que está na mão esquerda e, com esse azeite, fará com o indicador sete aspersões diante do Senhor. Do azeite que lhe ficar na palma da mão, o sacerdote porá uma parte sobre o lóbulo da orelha direita daquele que se purifica, sobre o polegar da mão direita e sobre o polegar do pé direito, por cima do sangue da vítima de reparação. O sacerdote porá o resto do azeite, que ainda lhe ficar na mão, sobre a cabeça daquele que se purifica, e fará por ele expiação diante do Senhor. Então o sacerdote oferecerá o sacrifício pelo pecado e fará a expiação por aquele que se purifica da impureza, depois oferecerá o holocausto. O sacerdote oferecerá este holocausto sobre o altar juntamente com a oblação, fará assim a expiação por ele e ficará puro. Se o homem for pobre e os seus recursos insuficientes, tomará apenas um, cordeiro, que será oferecido em sacrifício de reparação, como oferta agitada, para obter a sua expiação, assim como um  décimo, de flor de farinha amassada  com  azeite, para a oblação, e um golo de azeite. Tomará também, conforme as suas posses, duas rolas ou dois pombinhos, um para o sacrifício pelo pecado e outro para o holocausto. No oitavo dia da sua purificação apresentá-lo-á ao sacerdote, à entrada da tenda da reunião. O sacerdote tomará o cordeiro para o sacrifício da reparação e o golo de azeite fará com eles as oblações diante do Senhor. Depois de imolar o cordeiro do sacrifício de reparação, o sacerdote tomará o sangue da vítima pô-lo-á sobre o lóbulo da orelha direita daquele que se purifica, sobre o polegar da mão direita e sobre o polegar do pé direito. O sacerdote derramará então, uma parte do azeite na palma da mão esquerda; com  o indicador da mão direita fará sete aspersões com o azeite que está na mão esquerda diante do Senhor; porá um, pouco do azeite, que está na sua mão, sobre o lóbulo da orelha direita daquele que se purifica, sobre o polegar da mão direita e sobre o polegar do pé direito no mesmo lugar em que opôs o sangue da reparação. Porá o resto do azeite que ficar na palma da sua mão, sobre a cabeça daquele que se purifica, a fim de obter para ele a expiação diante do Senhor. Oferecerá depois, uma das rolas ou um  dos pombinhos oferecidos, conforme os recursos; um como sacrifício pelo pecado outro como holocausto, além da oblação. E assim fará o sacerdote a expiação diante do Senhor, por aquele que se purifica, esta é a lei para a purificação daquele que teve uma chaga de lepra e cujas posses são limitadas».
A lepra das casasO Senhor disse a Moisés e a Arão: «Quando entrardes na terra de Canaã, da qual vos vou dar posse, se Eu puser a lepra numa casa da terra que possuireis, o proprietário da casa irá declará-lo ao sacerdote, dizendo-lhe: Parece e que na minha casa há uma mancha de lepra. O sacerdote, antes de entrar na casa para examinar a mancha, ordenará que a esvaziem , para que não fique contaminado tudo quanto nela se encontre; depois, o sacerdote visitará a casa. Examinará a mancha , e se verificar que está na paredes da casa e apresenta cavidades esverdeadas ou avermelhadas, mais funda do que o nível da parede, o sacerdote dirigir-se-á para a porta da entrada da casa e fechá-la-á por sete dias. Voltará ali no sétimo dia e se verificar que a mancha se alastrou pelas paredes, mandará arrancar as pedras atingidas e ordenará que as lancem fora da cidade, num lugar impuro. Depois, mandará raspar a casa, por dentro, ao redor da mancha e lançar o pó que for raspado fora da cidade, num lugar impuro. Colocar-se-ão outras pedras no lugar das primeiras, tomar-se-á outra argamassa e rebocar-se-á a casa. Se a mancha tornar a aparecer na casa, depois de se ter arrancado as pedras, raspado e rebocado a casa, o sacerdote voltará ali para a examinar. se a mancha alastrar na casa, é uma lepra corrosiva, e a casa é impura. Demolir-se-á a casa , as pedras, a madeira e toda a argamassa,e, levar-se-á tudo para fora da cidade, para um lugar impuro. Quem entrar na casa durante o tempo que estiver fechada, ficará impuro até à tarde. Aquele que dormir na casa, lavará os seus vestidos, e aquele que nela comer também se lavará. Mas, se o sacerdote, ao voltar à casa, verificar que a mancha não alastrou depois de a casa ter sido rebocada, declarará a casa pura, porque o mal está curado. Para purificar a casa, porque o mal está curado. para purificar a casa, tomará duas aves, madeira de cedro, escarlate e hissopo. Degolará uma das aves sobre um vaso de barro, sobre água viva; tomará a madeira de cedro, o hissopo, o escarlate e ave viva, e molhá-la-á no sangue da ave degolada e na água viva, aspergindo a casa sete vezes. Purifica assim a casa com o sangue da ave, com a água viva, com a água viva, com  a madeira de cedro, com o hissopo e com o escarlate. Então, libertará a ave viva fora da cidade, no campo, e fará assim a expiação pela casa, que ficará pura. Esta é a lei relativa a toda a lesão da lepra e de tinha; à lepra dos vestuários e das casas, aos tumores, às herpes e às manchas. a fim de ensinar quando uma coisa é impura e quando uma coisa é pura. Esta é a lei da lepra.
 



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A Arca da Aliança


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1 de JANEIRO de 2013 - 10,15 h

ANTÓNIO FONSECA

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http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

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Esta é a PRIMEIRA edição desta página,

no ano de 2013. 

Nº 1517- (3) - A VIDA DOS PAPAS DA IGREJA CATÓLICA - (23) - 1 de JANEIRO de 2013

 
Novo Ano, nova vida.
Entremos todos com o pé direito à frente e pensamento positivo, para que a Vida que nos resta  não seja tão “madrasta” como foi até ontem.
Espero e desejo que este Ano que agora começa seja de recuperação integral para todos os Portugueses e que a “crise” desapareça rapidamente e não se volte a instalar.
BOAS FESTAS e BOM ANO DE 2013
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Caros Amigos:
Desde o passado dia 11-12-12 que venho a transcrever as Vidas do Papas (e Antipapas)
segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.
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BONIFÁCIO II
Bonifácio II
Bonifácio II
(De 530 a 532)
Foi o primeiro papa de sangue germânico, eleito em 22 de Setembro de 530 e, logo a seguir, convocou uma assembleia na Basílica de São Pedro para impor a legitimidade da eleição por designação do papa, como fizera Félix IV. Não conseguiu concordância e desistiu, reconhecendo ter errado. Os papas teriam, sempre de ser eleitos por maioria de votos e nunca designados ou impostos por ninguém, até porque a designação pelos pontífices ultrapassava os seus poderes,.
O Liber Pontificalis começou a ser escrito no seu tempo por um  clérigo anónimo.
Confirmou os cânones do Concílio de Orange como norma de fé.
O seu epitáfio nas grutas vaticanas exalta-lhe a simplicidade e misericórdia.
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JOÃO II
Joãio II
João II
(De 533 a 535)
Foi eleito em 2 de Dezembro de 533 e como tinha o nome de Mercúrio entendeu que não ficava bem a um papa ter o nome de uma divindade pagã e mudou-o para João, sendo o primeiro papa a adotar um nome diferente do seu, prerrogativa que mais tarde, todos os papas seguiriam.
Com a morte do jovem Atalarico, consumido por vícios, o novo imperador do Oriente, Justiniano, com o seu reino godo muito enfraquecido, tenta alarga o seu poder a Roma. Procura insinuar-se junto de João II e envia-lhe legados com presentes e uma profissão de fé totalmente ortodoxa. Ao mesmo tempo pede a condenação dos acemetas suspeitos de nestorianismo, que costumavam rejeitar a divindade de Cristo. João II, depois de um sínodo em 534, não hesita em condená-los e escreve ao imperador louvando os seus protestos de fé católica, escrevendo também a outros bispos orientais.
Roma, sem confiança nos Godos, preparava-se para entrar na órbita bizantina.
 
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SANTO AGAPITO I
Agapito I
Santo Agapito I
(De 535 a 536)
Descendente de senadores romanos, foi eleito em 13 de Maio de 535 com, o apoio dos partidários de Dióscoro, que em 530 tinha sido eleito papa com o apoio da facção filobizantina, tendo obtido mais votos do que Bonifácio II, o que levou este a destituí-lo e a excomungá-lo.
Um dos primeiros atos de Agapito I foi reabrir o processo de condenação daquele papa, fazendo-o reexaminar para ser levantada a excomunhão determinada por Bonifácio II.
Um concílio romano, reunido para o efeito, levantou a excomunhão e rejeitou a eleição pontifícia por designação papal, como Bonifácio II pretendia, deixando o poder eleitoral ao claro e ao povo.
Mas o breve pontificado de Agapito I teria de resolver outros problemas. O imperador do Oriente, Justiniano, conquistou o Norte de África aos Vândalos e ocupou também a Sicília.
Teodato, rei dos Godos, sente a Itália ameaçada, mas não tem força para se opor ao poder dos Bizantinos. Então, força Agapito I a presidir a uma embaixada junto da corte de Constantinopla, com o fim de obter a paz e convencer Justiniano a desistir dos seus intentos de unificação imperial.
Agapito aceita a incumbência, mas vê-se obrigado a empenhar parte do tesouro sagrado de São Pedro, movido pelo desejo de consolidar a unidade da fé.
Bem acolhido pelo imperador não o conseguiu demover dos seus intentos. Entretanto, reúne em Constantinopla um  sínodo que afasta e substitui o patriarca Antimo, de tendências monofisitas.
No seu breve pontificado fundou escolas para adultos e crianças pobres, uma biblioteca no próprio palácio familiar, para centro de investigação de carácter teológico. A sua ideia viria a ter seguimento pela ação do colaborador Cassiodoro, que, no seu mosteiro da Calábria, instalou uma oficina de tradutores e editores, a quem, muito ficou a dever a cultura medieval.
Adoece inesperadamente e a 22 de Abril de 536 falece, sem completar um ano de pontificado, diz-se que envenenado por conspiração de Teodora, esposa do imperador.
Todos choram a sua morte e, nesse mesmo ano o seu cadáver seria transportado para Roma e aí sepultado no átrio da Basílica de São Pedro, em 20 de Setembro do mesmo ano.
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Continua:…
Post colocado em 1-1-2013 – 11H00
ANTÓNIO FONSECA
Esta é a primeira edição desta página, no ano de 2013.
 

Nº 1517-4 - A RELIGIÃO DE JESUS - SANTA MARIA, MÃE DE DEUS - 1 de Janeiro de 2012

1517-4
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
1 de Janeiro de 2013
1º DIA DO ANO
SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
Lc 2, 16-21
Os pastores foram apressadamente e encontraram Maria, José e o Menino, deitado na manjedoura. E, quando os viram, começaram a espalhar o que lhes tinham dito a respeito daquele Menino. Todos os que ouviram se admiraram do que lhes disseram os pastores. Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. E os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado. Quando se completaram os oito dias, após os quais devia ser circuncidado, deram-lhe o nome de Jesus, indicado pelo anjo antes de ter sido concebido no seio materno.
 
1 – Dizer que uma mulher, Maria, é a Mãe de Deus significa, entre outras coisas, afirmar que entendemos a relação de qualquer ser humano com Deus desde a relação desse ser humano com sua mãe. Quer dizer, a nossa relação com “o divino” compreende-se a partir da nossa relação com “o humano”. Ou seja, o divino e o humano completam-se em Jesus, de tal maneira, que já não se podem separar.
 
2 – Ao dizer tudo isto, não se trata de dissolver a diferença entre o “Ser divino” e o “ser humano”, porque isso equivaleria a cair numa forma (mal dissimulada) de ateísmo ou (desde outro ponto de vista) de panteísmo. Com semelhantes aproximações não chegaríamos a nenhum lado. Essa lucubrações não servem para nada. Não falamos do “ser” do homem e do “Ser” de Deus. Estamos falando de, como tem que se atuar (comportar-se) o ser humano para se encontrar com o Ser divino. Que significa isto em última análise?
 
3 – A relação humana mais elementar, a primeira de todas as relações inter-humanas, é a relação de cada ser humano com  sua mãe. É a relação que nos constitui, já antes de nascer. E, uma vez nascidos, é a relação que nos constitui, que configura a nossa identidade, que nos educa na necessidade de dar e receber carinho, que até nos ensina a pensar, falar e desejar. Pois bem, a primeira eucaristia do ano diz a todos os cristãos que, se temos que entender Deus como um ser que tem mãe, com Deus somente nos podemos entender desde a nossa humanidade. E nos entenderemos bem, com Ele unicamente quando nos comportemos desde o mais nobre e o melhor da nossa condição humana, ou seja, desde que o tenhamos em comum com todos os seres humanos ; o calor e a bondade do carinho (amor)  materno filial
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http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 1-1-2013 - 10,45 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
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