quarta-feira, 24 de abril de 2013

Nº 1630 - (113-13) – 1ª Página / SANTOS DE CADA DIA / Quarta-feira - 24 de Abril de 2013 / 5’ ANO

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Nº 1630 - (113-13) – 1ª Página

Quarta-feira - 24 de Abril de 2013

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Nº 1630-1 - (113-13)
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E U  S O U

AQUELE  QUE  SOU

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FIEL DE SIGMARINGA, Santo
Mártir (1577-1622)

Marcos Rei, era este o nome do Santo antes de ser religioso, nasceu em 1577, em Sigmaringa, na Alemanha.
Fez os primeiros estudos na universidade de Friburgo, onde brilhou tanto que mereceu o título de filósofo cristão. Fixou residência em Colmar, na Alsácia, onde exerceu com muita distinção e integridade  a advocacia. Mas, pouco depois, deixou o mundo e retirou-se para os Capuchinhos de Friburgo, monde tomou o hábito em 1612 e recebeu o nome de Fiel.
O novo religioso andou a passos de gigante pelo caminho da perfeição.
Todavia não foi inacessível ao tentador. Este procurou apoderar-se do seu espírito; inquietou-o com dúvidas sobre o bem que poderia fazer se ficasse no mundo. Foi ter com o mestre de noviços, o qual lhe mostrou que as suas dúvidas vinham do espírito das trevas, e que era preciso dirigir-se ao Senhor a fim de conhecer a Sua vontade. “Ó meu adorável Salvador! – exclamou o zeloso noviço – dai-me aquela alegria salutar e paz de espírito, .cujas doçuras eu gozava nos felizes começos da minha vocação. Fazei, ó meu Deus, que descobrindo-me a vossa vontade, eu triunfe do meu inimigo e das minhas paixões”.
Viu claramente a origem das suas incertezas, o que lhe deu novo ardor para os seus exercícios espirituais. Quis cortar para sempre com o mundo. Com permissão do superior, mandou chamar um notário, doou os seus bens ao seminário, em favor de muitos jovens eclesiásticos, a fim de lhes facilitar os meios de eles continuarem os estudos. Assim despojado de tudo, dispôs-se a entrar para sempre na feliz pobreza dos filhos de São Francisco.
Os superiores desejavam tornar úteis ao próximo as suas virtudes. Quando Fiel terminou o curso de teologia e foi elevado ao sacerdócio, encarregaram-no de pregar a palavra de Deus e ouvir confissões. Exerceu este ministério com o maior fruto sobretudo em Weltkirchen, aonde o enviaram com o superior do convento, e onde operou conversões prodigiosas de muitos calvinistas. Declarando-se nesta cidade uma doença contagiosa, Fiel consagrou-se inteiramente ao cuidado dos empestados.
A sua reputação tornou-se tal que, tendo a Congregação da Propaganda, estabelecida por Gregório XV, pedido ao provincial dos Capuchinhos missionários zelosos para deter a torrente de heresia que invadia a Suíça, foi posto à frente desta missão. Aceitou alegremente, pois esperava ter muito que sofrer. Contava mesmo com o martírio.
Nas primeiras conferências que teve com os calvinistas, converteu dois homens célebres. Os seus adversários, não encontrando outro meio de responder ao poder da sua palavra e dos seus exemplos, resolveram matá-lo, sob pretexto de quererem libertar o país do jugo da Áustria, o que era, diziam eles, dificultado pelas pregações deste monge.
Informado do que se passava, o grande missionário não tomou outra precaução que não fosse a de se confessar. E continuou os trabalhos apostólicos, querendo morrer com as armas na mão. Começou a assinar-se: “Irmão Fiel, que dentro em breve será pasto dos vermes”.
A 24 de Abril de 1622 foi a Sévis, onde exortou os católicos a permanecerem na verdadeira crença. Enquanto pregava, um calvinista dirigiu contra ele um  tiro e mosquete, que o não atingiu. Pediram-lhe que pusesse a sua vida em segurança, respondendo ele que não temia a morte e estava pronto a derramar o sangue pela causa de Deus.
No mesmo dia partiu para Grusch, onde caiu nas mãos dum grupo de calvinistas que tinham um ministro à sua frente. Trataram-no como sedutor e quiseram-no obrigar a abraçar a pretendida reforma. “Eu vim, respondeu ele, para refutar os vossos erros e não para os abraçar; não renunciarei à doutrina católica, que é a doutrina de todos os séculos. Além disso, estai certos de que não temo a morte”. Tendo-o um deles lançado por terra, ferindo-o com a espada, Fiel levantou-se sobre os joelhos e disse esta oração: “Meu Jesus, tende piedade de mim; Santa Maria, Mãe de Deus, assisti-me”. Recebeu em seguida um segundo golpe, caindo por terra banhado em sangue; crivado logo depois com punhaladas, morreu mártir na idade de 45 anos.
Bento XIII beatificou-o em 1729, e Bento XIV canonizou-o em 1745. São Fiel foi o primeiro mártir dos missionários enviados pela Propaganda.


GREGÓRIO DE ELVIRA, Santo
Bispo (século IV)

Em Elvira, antiga sé episcopal da Andaluzia, no século IV floresceu São Gregório, prelado digno de eterna memória pelo zelo apostólico, eminente ciência, grande santidade e principalmente pela inflexível constância em não comunicar nunca com os hereges arianos.
O arianismo penetrara até ao Ocidente depois de desolar toda a Igreja oriental. Foi protegido pela autoridade do imperador Constâncio, acérrimo defensor da  e perseguidor atroz dos prelados católicos, sendo os mais zelosos dentre eles desterrados de suas sés.
Para tranquilizar e extirpar uma discórdia tão perniciosa como geral, que pôs a Igreja em estado deplorável  convocou-se em Rimini um concilio no ano de 359, o qual tendo um principio santo, teve fim muito desgraçado. Haviam concorrido a ele mais de 400 bispos do Ocidente, e já tinham passado sete meses de ausência das suas Igrejas, sem que os negócios se resolvessem a contento de todos. Era a astúcia ariana, que punha obstáculos, valendo-se duma fórmula de palavras artificiosas, com que confundisse os  católicos.
Gregório a nada atendeu tanto como a conservar a FÉ verdadeira nos termos precisos em que se definira no 1º Concilio Geral de Niceia, soube desarmar as capciosas invectivas dos arianos tornar patentes os artifícios de linguagem, usados na fórmula de fé que propunham. Mantinha-se ele inflexível em não comunicar com os prelados suspeitos de heresia. Não o atemorizaram os castigos com que eram ameaçados todos os que resistiam a prestar o seu consentimento aos injustos decretos do Imperador. 
Santo Eusébio de Vercelli foi um  dos insignes prelados que defenderam em Rimini a fé católica contra todo o poder dos arianos, sendo por isso desterrados das suas sés. Na carta que escreveu ao nosso Santo, elogia-lhe a constância em se ter recusado a tratar com os bispos que, no conflito de Rimini, tinham comunicado com Ursário e Valente, defensores da heresia.
Finalmente, cheio de merecimentos, depois de governar a sua Igreja por muitos anos como zeloso pastor, morreu no Senhor pelos fins do século IV.
 
MARIA DE SANTA EUFRÁSIA PELETIER, Santa

Virgem (1796-1868)

Rosa Virginia Pelletier viu a luz em Noirmoutier, França, a 31 de Julho de 1796, filha dum médico piedoso e caritativo, que morreu quando a nossa Santa, / seu oitavo filho,/ não tinha mais de dez anos. Colocada como interna num colégio de Ursulinas, e depois em Tours numa comunidade religiosa em  formação, Rosa não ocultou o seu desejo de abraçar mais tarde o caminho dos conselhos evangélicos. Sendo jovem muito alegre, mas distintíssima e muito ponderada, orientou-se, no meio das provas dirigidas pelas suas mestras, para a congregação do Refúgio ou do Bom Pastor, fundada em 1641 por São João Eudes.
A Irmã Maria de Santa Eufrásiatinha 19 anos – aplicava-se principalmente a meditar a Sagrada Escritura, mas também a examinar os pormenores da organização do Instituto e dos seus progressos possíveis. O que tinha em vista, e realizou quando foi eleita superiora em 1825, era o ramo das Madalenas, distinto das Penitentes e das Preservadas, constituindo verdadeira Congregação de religiosas recrutadas sobretudo entre as arrependidas.
Os oito anos que decorreram entre a profissão religiosa da Irmã Maria e a sua eleição foram utilizados em penetrar a psicologia das penitentes: “Tratava essas jovens como se visse em cada uma tanta delicadeza e boa vontade, como ela pela sua parte lhes mostrava”. Foi durante os seus dois triênios que a Madre Maria de Santa Eufrásia organizou as suas Madalenas: encerradas como todas as outras internas, viviam à parte e seguindo uma vida dura; rezavam o ofício e recebiam direção espiritual apropriada. O empenho da superiora não a isentava de melhorar o vestuário, a alimentação e as instalações do seu rebanho. Em Tours havia então, em 1830, 70 Penitentes, 12 Madalenas e 80 Órfãs que requeriam ser preservadas. O pensamento que guiara a Madre Eufrásia na mais notável inovação deste apostolado foi a grande estima do valor santificante da vida religiosa; uma vida de oração, como a que ela propunha às Madalenas,valia mais que mil belas palavras das irmãs, destinadas a converter essas pobres raparigas”. Para além mesmo desta iniciativa, o espírito de fé de Madre Pelletier teve sempre de exercitar-se, pois os revezes não faltaram; os traficantes da inocência feminina provocaram repetidamente revoltas ou ataques contra as religiosas.  As desordens de 1830 causaram a partida de bastantes noviças; mesmo a natureza da obra não deixava de exigir, da parte dos protetores, certa confiança na superiora: mas não deixava de haver hesitações em a oferecer às cegas. E os superiores eclesiásticos temendo que a autoridade que tinham não fosse respeitada ao tratar-se de instituir um posto de superiora geral, não reservaram a oposição que sentiam. “Os princípios em Angers (lá se tinha ela fixado em 1831) foram muito custosos; sem móveis, sem cobertores, sem vestuários, por vezes sem alimentação, ficámos um ano sem Missa, fora do domingo e da quinta-feira. O Senhor Bispo tinha o ar de não saber da nossa existência, e outras pessoas, que desejavam fazer-nos bem, julgavam que nós éramos riquíssimas!” Mas o santo fervor não desfaleceu nunca. A Madre escrevia depois das espoliações e perseguições de 1848: “As lágrimas  correm às torrentes, mas a paz mantém-se… O Pai de família vem semear entre nós cruzes bem pesadas: é para que, desenvolvendo-se em nós mais profundamente as raízes da humildade, nos possamos desenvolver e elevar-nos mais e mais”.
A virtude cardeal da fortaleza explodiu na Santa quando, tendo-se a congregação desenvolvido, foi preciso pensar em dar-lhe organização canônica definitiva. Tendo consciência do papel mundial do seu instinto, a fundadora pretendia colocá-lo sob a proteção da Santa Sé e para isto ligá-lo diretamente a Roma, de maneira que nenhum bispo pudesse mudar fosse o que fosse nas constituições.
Apoiada no bispo de Angers e apesar da oposição duma dúzia de bispos franceses, a Madre Pelletier conseguiu obter do papa Gregório XVI que desse à congregação um cardeal protetor. O cardeal Odescalchitinha contribuído para a restauração beneditina e dominicana na França e não havia quem o não considerasse homem santíssimo  -  veio a ficar superior geral. O desenvolvimento magnifico do Instituto, a partir deste ano de 1835, exigiu que a Madre Maria de Santa Eufrásia exercesse uma vigilância e uma atividade de cada momento: a unidade da  obra – do seu espírito e dos seus esforços – tinha de manter-se. A formação de mais de uma centena de noviças exigia sobretudo muita solicitude maternal: isto para não falar das fundações na Europa, na África e na América, e dos cuidados que as tinham de acompanhar. A Santa dedicava a tudo isto valentia, gozo sobrenatural profundo e abandono nas mãos de Deus, admirável. Tendo concebido todas as nossas na Cruz, amo-as acima da minha própria vida, depois este amor está baseado em Deus e no conhecimento da minha miséria, pois  reconheço que se, tivesse tanto tempo de profissão como elas, não suportaria nem as privações nem os trabalhos que elas suportam.      
Como os Santos todos, também a Madre Pelletier foi alma de muita oração. A atividade incansável não a impediu de se elevar até ao alto grau de união mística. Quando não tiverdes senão Deus, minhas queridas Filhas, a vossa oração será mais pura, a vossa prece mais fervorosa… Eu consentiria em estar muito tempo privada da felicidade do Céu, contanto que, na terra, tivesse Nosso Senhor para amar na Eucaristia e almas para salvar… Ah  Minhas filhas, quanta fé nos dão as cruzes.
A ela se deve a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor de Angers, também viva em Portugal.     
Em 1868, uma crise de fígado e um cancro somente tarde descoberto venceram as forças da Madre. A 24 de Abril, separou-se a alma do corpo, que iria ficar sem corrupção aparente durante várias dezenas de anos> Sinto Deus em mim e a sofrer comigo.
Foi Pio XII quem a canonizou, a 2 de Maio de 1940. 

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  • Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos

  • “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”

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  • NOTA:
  • Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.
    A PARTIR DE HOJE AS PÁGINAS SERÃO NUMERADAS PELA ORDEM ABAIXO INDICADA:
    Pág. 1Vidas de Santos; Pág. 2O Antigo Testamento; e Pág. 3ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS - Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6In Memoriam.
  • Para terminar, APELO NOVAMENTE aos meus eventuais leitores se manifestem, sobre o merecimento OU NÃO deste Blogue ou dos textos que venho colocando diariamente bastando para tal marcar o quadrado que entendam, que segue sempre abaixo de cada publicação, como aliás eu faço, relativamente aos blogues que vou vendo sempre que me é possível, com o que ficaria muito grato.
    António Fonseca
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    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
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    http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
  • terça-feira, 23 de abril de 2013

    Neste momento, a França está nas ruas Posted: 21 Apr 2013 09:20 AM PDT

    Annales Historiæ

    Neste momento, a França está nas ruas

    Posted: 21 Apr 2013 09:20 AM PDT

    Na França, neste exato momento, estão ocorrendo grandes manifestações em favor da família e contra a lei Taubira. Em Paris, segundo os organizadores, há dois dias da votação em segundo turno na Assembleia Nacional, 100.000 parisienses - número ainda em crescimento - se espremem na Esplanada dos Inválidos. Pela primeira vez, sindicatos e líderes de esquerda, inclusive do governo, marcham com os defensores da família. O ministro do Interior, como sempre, usa palavras "vazias" para diabolizar os manifestantes. Ontem um membro do gabinete da ministra da justiça chegou a dizer que a maioria dos manifestantes tem a cabeça de nazistas.
    Ontem, o Le Monde divulgou que a aprovação do presidente Hollande chegou ao nível mais baixo de seu governo. Segundo o jornal, apenas 25% dos franceses aprovam seu governo. O jornal também divulgou uma pesquisa mostrando que 66% dos franceses são favoráveis ao projeto de lei Taubira. Este número está em contraste direto com o número divulgado pela BFMTV, há quase duas semanas, que mostrava que 57% dos franceses são contrários ao projeto.
    Em Poitiers, 150 veículos correm as ruas em um "buzinaço".

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    Padre Le Coq

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    Post colocado em

    23-4-13  -  10H55 

    ANTÓNIO FONSECA

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    Cloches de SFX à la MPT du 21 avril 2013por Le_Salon_Beige

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    A jornalista Jeanne Smits - que nos acompanha no Twitter

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    Esplanada dos Inválidos lotada

    Na Bastilha, local emblemático para os defensores da "Revolução" - e envolto de mitos - 2.000 gays se manifestam a favor do projeto de lei. Jornalistas da BFMTV afirmam que foram agredidos por militantes homossexuais. 

    Manifestação pró "casamento" gay

    Eles realmente têm o "apoio" da população!

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    Nº 1629 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - JUÍZES (Introdução e Cap. 1) - 23 de Abril de 2013

    23 de Abril de 2013
    Nº 1629 - 2ª Página
    antoniofonseca1940@hotmail.com
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    Distribuição das Tribos em ISRAEL

    Nº 1629

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    Caros Amigos:
    Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

    Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
    GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÔMIO, constantes do PENTATEUCO,  JOSUÉ, (Estes já estão…)
    – Faltam apenas 879 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
    JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
    SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
    Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
    Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
    SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
    Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
    Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
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    Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
    Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
    IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

    É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
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    Nº 1629 - 2ª Página

    23 de Abril de 2013

    ANTIGO TESTAMENTO

    JUÍZES
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    Mapa antigo de Israel

    JUÍZES

    Introdução

    O Livro dos «Juízes», como o de «Josué», ao qual se adapta como continuação, é de autor desconhecido e fundamenta-se em documentos antigos, alguns dos quais anteriores à conquista de Jerusalém feita por David (1, 21; 19, 10-31).

    O seu objetivo é a história da época que medeia entre a morte de Josué e a instituição da realeza, durante a qual o povo hebreu não tinha ainda chefe permanente, limitando-se a eleger ou a aceitar o caudilho militar que as necessidades de luta contra os povos vizinhos lhe impunham.

    Um outro fim do livro é mostrar como a infidelidade a Deus foi causa de grandes males para o povo, e como seu regresso à Aliança divina foi uma fonte de bens, cumprindo-se assim as bênçãos e as maldições que o Deuteronómio e o livro de Josué tão insistentemente inculcaram.

    Resumo do livro

    PRÓLOGO: - Estado politico e religioso de Israel (1, 1-3, 6); Judá (1, 1-11). Caleb (1, 12-21). José (1, 22-29). Zabulão, etc. (1, 30-36). O anjo do Senhor (2, 1-5). A vida religiosa de Israel na época dos Juízes (3, 6-23). Povos cananeus que não foram submetidos (3, 1-6).

    PARTE ÚNICA: – História dos juízes (3, 7-16, 31); Otoniel (3, 7-11). Aod, vencedor dos moabitas (3, 12-31). Débora e Barac (4-5). Gedeão (6-8). Abimelec, rei em Siquém (9). Jefré (10-12). Sansão (13-16).

    APÊNDICES: – (17-21): Origem do santuário de Dan (17-18). A destruição da tribo de Benjamim (19-21).

     

    NOVAS CONQUISTAS

     

    1 -  Depois da morte de Josué, os filhos de Israel consultaram o Senhor, dizendo: «Quem de entre nós subirá primeiro a combater o cananeu?» O Senhor respondeu: «Judá ! Pois entreguei o território nas suas mãos». E Judá disse a Simeão, seu irmão: «Sobe comigo à terra que me tocou em sorte, para fazer guerra ao cananeu. Depois, irei contigo à tua terra». E Simeão foi com ele. Subiu, pois, Judá e o Senhor pôs nas suas mãos o cananeu e o ferezeu e derrotaram dez mil homens, em Bezec. Tendo encontrado Adonizec, em Bezec, atacaram-no e derrotaram os cananeus e ferezeus. Adonizec fugiu, mas eles perseguiram-no. Agarrando-o, amputaram-lhe os polegares das mãos e dos pés. E Adonizec disse: «Setenta reis, com os polegares das mãos e dos pés amputados, apanhavam os restos de comida debaixo da minha mesa. Deus castigou-me deste modo, pelo mal que lhes fiz». Levaram-no para Jerusalém e lá morreu. Os filhos de Judá atacaram Jerusalém: depois de a tomarem, passaram os seus habitantes ao fio de espada e incendiaram a cidade (Jos 15, 63). Seguidamente, os filhos de Judá desceram para combater os cananeus, que habitavam na montanha, em Negeb e em Sefela. Judá marchou contra os cananeus que habitavam no Hebron (antigamente chamado Cariat-Arbe) e derrotou a Sesai, Aiman e Tolmai (Jos 15, 13-19). A seguir, marchou contra os habitantes do Dabir, que antigamente se chamava Quiriat-Sefer. Caleb disse: «Aquele que atacar e conquistar Queriat-Sefer darei, por esposa, minha filha Acsa». Otoniel, filho de Quenaz, irmão mais novo de Caleb, apoderou-se dela e Caleb deu-lhe, por mulher, sua filha Acsa. Quando seguia acompanhada, para casa de Otoniel, que este rogou-lhe pedisse um campo a seu pai. 

    Vendo-a descer do jumento, Caleb perguntou-lhe: «Que tens?» Ela disse-lhe: «Faz-me uma mercê. Como me deste terrenos de sequeiro, dá-me também terra de regadio». E Caleb deu-lhe as fontes superiores e as fontes inferiores. Os filhos de Jacob, o cineu, sogro de Moisés, subiram, com os filhos de Judá, da cidade das Palmeiras ao deserto que está ao sul de Judá,  na direção de Arab, e vieram viver com os amalecitas.

    Judá prosseguiu a sua marcha com Simeão, seu irmão, e derrotaram os cananeus que habitavam em Sefaat; destruíram-na totalmente, e puseram à cidade o nome de Horma (Nm 21, 1-3). Entretanto, Judá, não se apoderou de Gaza e seu território, nem de Ascalon, Acaron e suas terras. O Senhor estava com Judá, e ele apoderou-se da montanha, porém não pôde expulsar os habitantes da planicie, porque tinham carros de ferro. O Hebron foi concedido a Caleb, como Moisés tinha dito, e Caleb expulsou dele os três filhos de Enac. Os filhos de Benjamim não expulsaram os jebuseus, que habitavam em Jerusalém, os quais, até hoje, têm habitado com os filhos de Benjamim.

    A família de José marchou, também contra Betel e o Senhor esteve com eles. Perto da cidade de Betel (que antes se chamava Luz), os seus exploradores apanharam um homem que saia da cidade e disseram-lhe: «Ensina-nos como se entra na cidade e usaremos de misericórdia para contigo». Ele indicou-lhes uma entrada para a cidade e passaram-na ao fio da espada, porém deixaram em liberdade aquele homem e a sua família (Jos 6, 23). Ele retirou-se para a região dos heteus, onde edificou cidade, a qual pôs o nome de Luz, nome que ainda e conserva até hoje. Manassés não expulsou os habitantes de Betsan, com suas cidades dependentes, e os cananeus continuaram a permanecer nestas terras (Jos 17, 11-13). Quando Israel se tornou suficientemente forte, fê-los tributários, mas não os expulsou. Efraim não expulsou os cananeus que habitavam Gaza, e estes continuaram a viver no meio de Efraim (Jos 16-10). Zabulão não expulsou os habitantes de Quetron nem os de Naalol, e os cananeus continuaram a viver no meio de Zabulão, embora sujeitos ao tributo.

    Aser não expulsou os habitantes de Acó, nem os de Sídon, nem os  de Majaleb, Aczib, Jelba, Afec e Rejob; os filhos de Aser estabeleceram-se entre os cananeus porque não os conseguiram expulsar.

    Neftali não expulsou os habitantes de Bet-Sames nem os de Bet-Anat que ficaram como tributários. Os amorreus repeliram os filhos de Dan para a montanha, não os deixando descer à planicie (Jos 19, 32-47). Os amorreus conseguiram ficar em Har Jerres, Aialon e Sebelim, mas a mão da casa de José prevaleceu sobre eles, submetendo-os ao tributo. O território dos idumeus estendia-se desde a subida de Acrabim e Sela, até aos Altos (Nm 34, 3-5; Jos 15, 3)

     

    Os Dez Mandamentos

    Início hoje - (23-Abril-2013) a descrição, do texto de JUÍZES,

     

    que decorre com a Introdução e Cap. 1º – NOVAS CONQUISTAS

     

    Textos recolhidos do LivroJUÍZESdo ANTIGO TESTAMENTO
     
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    23 de ABRIL de 2013 – 10.15 h
    ANTÓNIO FONSECA
    7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],
    http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
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    Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

    Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

       Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...