segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Nº 3 3 2 6 Série - 2017 - (nº 3 5 3) 18 de DEZEMBRO de 2017 SANTOS DE CADA DIA 11º A N O

CAROS AMIGOS:

Hoje é dia 18 de Dezembro; faltam 7 dias para o Dia de Natal.
É pois altura de começar a desejar Boas Festas.
Portanto a partir deste momento irá aqui figurar uma imagem relativa a esta data.


A minha concepção do Natal, seja ele à moda antiga ou mais moderno, é algo bastante simples: 

amar uns aos outros, como Jesus nos amou. 

Mas, pense comigo, por que nós temos que esperar pelo Natal para agir assim?






 Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso







Foto actual do autor




Nº  3 3 2 6



Série - 2017 - (nº 3 5 3)


18 de DEZEMBRO de 2017


SANTOS DE CADA DIA

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

___________________________________________________________________________

*********************************
***************************
*********************

»»»»»»»»»»»»««««««««««««





EXPECTAÇÃO DE NOSSA SENHORA
NOSSA SENHORA DO Ó




Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

Festa católica de origem claramente espanhola, é a festa de hoje, conhecida na Liturgia com o nome de «EXPECTAÇÃO DO PARTO DE NOSSA SENHORA», e entre o povo co,m o título de «NOSSA SENHORA DO Ó». Os dois nomes encerram o mesmo significado e objecto: os anelos santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido. Anelos de milhares e milhares de gerações que suspiraram pela vinda do Salvador do Mundo, desde ADÃO e EVA, e que se recolhem e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos.
A «EXPECTAÇÃO DO PARTO» não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem que espera o seu primogénito: é o desejo inspirado e sobrenatural da «bendita entre as mulheres», que foi escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos homens, para co-redentora da humanidade. Ao esperar o seu Filho, NOSSA SENHORA ultrapassa os ímpetos afectivos duma mãe vulgar e eleva-se ao plano universal da economia divina da salvação do mundo. O Filho que vai nascer traz uma missão de catolicidade salvadora. Não vem simplesmente  para sorrir e beijar a Mãe, mas para resgatar com seu sangue o povo. Os sentimentos da Virgem Maria, nestes dias que precedem o nascimento de Jesus, não são egoístas, tendem somente para Deus, que será agora dignamente glorificado, e olham para todos os homens, que vão sair da escravidão para entrar na categoria de filhos, de nobres e livres, no reino de Deus.
As antifonas maiores que põe a Igreja nos lábios dos seus sacerdotes desde hoje até à véspera de Natal e começam sempre pela interjeição exclamativa Ó, como expoente altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que suspira pela vinda pronta de Jesus, inspiraram ao povo espanhol a formosa invocação de «NOSSA SENHORA DO Ó». Nossa Senhora como centro dos desejos dos antigos justos de Israel e dos fiéis cristãos de hoje,  que à uma e em afectuosa comoção, anelam pela aparição do MESSIAS. É ideia grande e inspirada: a Mãe de Deus, a Virgem Imaculada posta à frente da imensa caravana da humanidade, peregrina pelo deserto da vida, que levanta os braços suplicantes e abre o coração enternecido para pedir ao céu que lhe envie o Justo, o Redentor.

«Ó Sabedoria... vinde ensinar-nos o caminho da salvação».
«Ó Chefe da Casa de Israel... vinte resgatar-nos com o poder do vosso braço».
«Ó rebento da Raiz de Jessé... vinte libertar-nos, não tardeis mais».
Ó Chave da Casa de David... vinde libertar os que vivem nas trevas e na sombra da morte».
«Ó Sol Nascente, esplendor de luz eterna  e sol de justiça, vinde iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte».
«Ó Rei das nações e Pedra angular da Igreja, vinde salvar o homem que formastes do pó da terra».
«Ó Emanuel..., vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus».

A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no século VI pelo Décimo Concílio de Toledo, ilustre nos fastos da história pela dolorosa, humilde, edificante e pública confissão de POTÂMIO, bispo bracarense, pela leitura do testamento do ínclito São MARTINHO DE DUME, e pela presença simultânea de tês santos naturais de Espanha: Santo EUGÉNIO III de Toledo, São FRUTUOSO  de Braga  e o então abade galiense Santo ILDEFONSO.

Primeiro comemorava-se hoje a ANUNCIAÇÃO DE NOSSA SENHORA e ENCARNAÇÃO DO VERBO. Santo ILDEFONSO estabeleceu-a definitivamente e deu-lhe o título de EXPECTAÇÃO DO PARTO. Assim ficou sendo na Hispânia e passou a muitas Igrejas de França, Portugal, etc.. Ainda hoje é celebrada na arquidiocese de Braga.

NOTA de AF: 

A partir de hoje e até à véspera de Natal, no início de cada Post colocarei em evidência o texto das invocações:

«Ó Sabedoria... vinde ensinar-nos o caminho da salvação».
«Ó Chefe da Casa de Israel... vinte resgatar-nos com o poder do vosso braço».
«Ó rebento da Raiz de Jessé... vinte libertar-nos, não tardeis mais».
Ó Chave da Casa de David... vinde libertar os que vivem nas trevas e na sombra da morte».
«Ó Sol Nascente, esplendor de luz eterna  e sol de justiça, vinde iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte».
«Ó Rei das nações e Pedra angular da Igreja, vinde salvar o homem que formastes do pó da terra».
«Ó Emanuel..., vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus»

   

GACIANO ou GRAZIANO DE TOURS, Santo



Em Tours, na Gália Lionense, hoje França, São GACIANO ou GRAZIANO seu primeiro bispo que, segundo a tradição foi enviado de Roma a esta cidade e foi sepultado no cemitério dos cristãos do lugar. (séc. III)

»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Texto do livro SANTOS DE CADA DIA , da Editorial A. O. de Braga:

Em Junho ou Julho de 637, Gaza, na Palestina, foi tomada pelo general árabe AMR que não incomodou em seguida a população, mas esforçou-se por levar à apostasia os 60 soldados cristãos que tinham  defendido a cidade. Primeiro, foram decapitados em Jerusalém o comandante cristão CALLINICOS com 9 companheiros, a 6 ou a 11 de Novembro de 638. Um mês mais tarde, AMR mandou ao seu subordinado AMMIRAS que lhe enviasse presos os 50 sobreviventes para Eleuteropolis. E ordenou também que fossem as mulheres e os filhos deles, para que os deportados tivessem pacifica vida familiar e honesta situação, se aceitassem apostatar.
Mas, recusaram-se dizendo: 
«Ninguém poderá separar-nos do amor de Cristo, nem as nossas mulheres, nem os nossos filhos, nem todas as vantagens do mundo, porque somos servos de Cristo, filhos de Deus vivo, e estamos prontos a morerr por quem morreu e ressuscitou por nós». 
Furioso, AMR deitou contra eles uma multidão de Sarracenos qie os esquartejou. Os cristãos de Eleuteropolis resgataram os corpos deles, dando três mil moedas, sepultaram-nos e construiram-lhes uma igreja.
Em 1141, encontraram-se numerosas relíquias debaixo da igreja de Santo ESTEVÃO, em Bolonha, Itália. Pretendeu-se que elas tinham sido trazidas para lá pelo bispo São PETRÓNIO. Mais tarde, no fim  da Idade Média, houve quem tivesse a ideia de adaptar aos mártires anónimos de Gaza a Paixão dos soldados de Gaza. Reduziu-se o número de 60 (os de Dezembro e de Novembro) para 40, dando-lhes por chefe o lendário São FLORIANO. Sem dificuldade foi admitida esta Paixão em Bolonha, que levava a que morressem, em 638, mártires cujas reliquias se pretendia terem sido trazidas por São PETRÓNIO em 450!
Não foram mais de 50 os mártires de 17 de Dezembro.




FLÁVIO ou FLAVITO, Santo




Twexto do livro de SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:


Feito prisioneiro por ocasião da invasão lombarda de 568, FLÁVIO foi levado da Itália para as Gálias e vendido como escravo em Champagne. O patrão, chamado MONTANO, pagou trinta soldos por ele, ou seja, o preço dum cavalo nesse tempo. Colocou-o na sua propriedade de Marcilly-le-Hayer, perto de Troyes, casou-o com uma escrava chamada APÓNIA e nomeou-o seu administrador.
FLÁVIO caiu duas vezes no desagrado do patrão, mas de ambas recuperou as suas boas graças. Da primeira vez foi acusado pela mulher de MONTANO de ter pretendido seduzi-la. Tratava-se de mera vingança e calúnia; o virtuoso administrador, tal como outrora JOSÉ em casa de Putifar, limitara-se a resistir às arremetidas dessa esposa pouco virtuosa. Doutra vez, MONTANO foi prevenido de que FLÁVIO lhe delapidava os bens e planeava a sua ruína; afinal veio a verificar-se que, apesar das esmolas que dava, o administrador tinha duplicado os bens do patrão.
Este acabou por dar a liberdade a FLÁVIO e a sua mulher APÓNIA que daí em diante se puderam consagrar inteiramente a Deus. Das mãos de São LOPO bispo de Sens, recebeu ela o véu de religiosa e ele, até poder ser ordenado sacerdote, o hábito dos eremitas.


O texto que se segue vem do site www.santiebeati.it 
In francese è conosciuto come s. Flavy ed è venerato particolarmente a Marcilly-le-Hayer. È ricordato tramite una leggenda riportata da un manoscritto del IX secolo e il suo culto è abbastanza diffuso.
La leggenda racconta che Flavito, vissuto nella seconda parte del VI secolo e l’inizio del VII, fu fatto prigioniero in Italia e poi venduto a Troyes per trenta monete d’argento ad un certo Montanio, che lo impiegò nel suo fondo di “Marcelliacum” (Marcilly-le-Hayer) situato a circa 20 km a sud di Nogent-sur-Seine.
Si sa che fu insidiato dalla moglie del padrone, respingendo la sua passione sopportò le calunnie, non volle sposarsi e fece prosperare gli affari di Montanio.
Svincolato dalla schiavitù, ricevé la tonsura ecclesiastica e poi fu ordinato prete; costruì un oratorio nella zona, dove condusse vita da eremita; morì il 18 dicembre di un anno imprecisato.
Due avvenimenti che lo riguardano sono datati: lo ordinò sacerdote san Lupo vescovo di Sens (m. verso il 623) e avrebbe resuscitato il figlio di re Clotario II (584-629), quindi s. Flavito potrebbe essere morto intorno al 618; Marcilly-le-Hayer ha il centro del suo culto, vi si trovano due fontane del santo, di cui una la “fontaine d’Abondance” sarebbe sgorgata per un suo miracolo.
Nei dintorni vi sono due villaggi, uno Saint-Flavy porta il suo nome, l’altro Villamaur-sur-Vanne aveva una abbazia benedettina a lui dedicata e le sue reliquie sono qui venerate.
E' ricordato il 18 dicembre sin dall’XI secolo.
Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

No dia da beatificação, 25 de Novembro de 1984, fez o santo padre JOÃO PAULO II o seu elogio com estas palavras:




Malaquias, Santo



Comemoração de São MALAQUIAS profeta, que, depois do desterro da Babilónia, anunciou o grande dia do Senhor e a sua vinda ao templo e também a oblação para que sempre e em toda a parte se havia de oferecer ao seu nome.
   
   

Nanfamão, Miggine, Sanámis e Lucítas, Santos


Na África Setentrional, a comemoração dos santos mártires NANFAMÃO, MIGÍNIO, SANÁMIS e LUCÍTA, aos quais, segundo o testemunho do pagão Máximo de Madaura numa carta a Santo Agostinho, o povo cristão tinha grande veneração. (data incerta)



Flanânio de Killaloe, Santo




Em Killaloe, na Irlanda, São FLANÂNIO bispo. (séc. VIII)


   
Vinebaldo de Heidenheim, Santo



No mosteiro de Heidenheim, Baviera, hoje Alemanha, São VINEBALDO abade que, sendo de origem inglesa, com seu irmão São VILIBALDO seguiu São BONIFÁCIO e o ajudou na evangelização dos povos germânicos. (761)




Paulo Nguyen Van My, 
Pedro Truong Van Duong e 
Pedro Vu Van Truat, Santos



Na colina Gó-Voi, no Tonquim, hoje Vietname, os santos PAULO NGUYEN VAN MY, PEDRO TRUONG VAN DUONG e PEDRO VU VAN TRUAT, exímios catequistas e firmes na fé, que foram estrangulados no tempo do imperador Minh Mang (1838)



Nemésia (Júlia Valle), Beata




Em Borgaro - Turim - Itália, a beata NEMÉSIA (Júlia Valle) virgem do Instituto das Irmãs da Caridade, que se dedicou generosamente à formação e direcção da juventude segundo o Evangelho percorrendo os caminhos dos mandamentos do Senhor no amor ao próximo. (1916)


Eugénio Cernuda Ferrero e 
Miguel Sanroman Fernández, Beatos 




Em Sariego, Santander, Espanha, os beatos EUGÉNIO CERNUDA FERRERO e MIGUEL SANROMAN FERNÁNDEZ presbíteros da Ordem de Santo Agostinho e mártires. (1936)




...  e, A i n d a ...



Giacomo de Lara, Ludovico Gascó, Bernardo de Pratis, Pietro de Barcelona, Pietro de Quesada e Guglielmo de Quadres, Beatos





Mercedari redentori i Beati: Giacomo de Lara, Ludovico Gascò, Bernardo de Pratis, Pietro da Barcellona, Pietro de Quesada e Guglielmo de Quadres, sotto il generalato di San Pietro de Amer liberarono molti schiavi. Rianimarono di fede i prigionieri con le loro virtù e meriti lasciando molti allievi nella santità. Con la pace nel cuore, ognuno nel proprio convento, morirono e raggiunsero per sempre la patria eterna. L’Ordine li festeggia il 18 dicembre. 


Flavito, Santo



In francese è conosciuto come s. Flavy ed è venerato particolarmente a Marcilly-le-Hayer. È ricordato tramite una leggenda riportata da un manoscritto del IX secolo e il suo culto è abbastanza diffuso.
La leggenda racconta che Flavito, vissuto nella seconda parte del VI secolo e l’inizio del VII, fu fatto prigioniero in Italia e poi venduto a Troyes per trenta monete d’argento ad un certo Montanio, che lo impiegò nel suo fondo di “Marcelliacum” (Marcilly-le-Hayer) situato a circa 20 km a sud di Nogent-sur-Seine.
Si sa che fu insidiato dalla moglie del padrone, respingendo la sua passione sopportò le calunnie, non volle sposarsi e fece prosperare gli affari di Montanio.
Svincolato dalla schiavitù, ricevé la tonsura ecclesiastica e poi fu ordinato prete; costruì un oratorio nella zona, dove condusse vita da eremita; morì il 18 dicembre di un anno imprecisato.
Due avvenimenti che lo riguardano sono datati: lo ordinò sacerdote san Lupo vescovo di Sens (m. verso il 623) e avrebbe resuscitato il figlio di re Clotario II (584-629), quindi s. Flavito potrebbe essere morto intorno al 618; Marcilly-le-Hayer ha il centro del suo culto, vi si trovano due fontane del santo, di cui una la “fontaine d’Abondance” sarebbe sgorgata per un suo miracolo.
Nei dintorni vi sono due villaggi, uno Saint-Flavy porta il suo nome, l’altro Villamaur-sur-Vanne aveva una abbazia benedettina a lui dedicata e le sue reliquie sono qui venerate.
E' ricordato il 18 dicembre sin dall’XI secolo.

Quinto, Simplício, e mais 34 companheiros Pompinio, Paolo, Aritife, Cresto, Degno, Datulo, Feliciano, Mosé, Rogaziano, Martirio, Orato, Evasio, Vittoria, Privato, Tinno, Salvatore, Sito, Teturo, Vittorico, Celiano, Settimino, Rustico, Bassa, Lucania, Onorato, Saturnino, Ceciliana, Namfamone, Felice, Vincenzo, Aresto, Museo, Siddino, Adiutore.  Santos


 tratta di un gruppo di 36 martiri che il ‘Martirologio Geronimiano’ elenca al 18 dicembre, classificandoli genericamente “in Africa”. 
Oltre i nomi non vi sono indicazioni sufficienti a capire se sono morti tutti insieme, in un determinato luogo, e se sono tutti africani. 
Il solo Quinto può identificarsi con il martire citato nella Lettera 71 di s. Cipriano, ucciso sotto Decio o Valeriano (251 o 253 ca.). In definitiva si può trattare di un gruppo di martiri di diverse epoche e di diverse regioni, accomunati nella celebrazione nello stesso giorno. 
I loro nomi sono: Quinto, Simplicio, Pompinio, Paolo, Aritife, Cresto, Degno, Datulo, Feliciano, Mosé, Rogaziano, Martirio, Orato, Evasio, Vittoria, Privato, Tinno, Salvatore, Sito, Teturo, Vittorico, Celiano, Settimino, Rustico, Bassa, Lucania, Onorato, Saturnino, Ceciliana, Namfamone, Felice, Vincenzo, Aresto, Museo, Siddino, Adiutore. 
È da ammirare il fatto che in tanta bufera persecutoria dei primi secoli del cristianesimo, si siano potuti raccogliere e tramandare almeno i nomi di questi sconosciuti cristiani, martirizzati in odio alla nuova religione. 


Il nome Quinto deriva dal latino ‘Quintus’ e significa “quinto nato”; potrebbe però anche significare “nato nel quinto mese” che per gli antichi romani era il mese di luglio, giacché l’anno iniziava con marzo.





$$$
$$$
$$$
$$$$$$$$$$$$
$$$
$$$
$$$
$$$
$$$



»»»»»»»»»»»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto




»»»»»»»»»»»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto





Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

"""""""""""""""



Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las







NATAL


Blogue: 
 SÃO PAULO (e Vidas de Santos) http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com




ANTÓNIO FONSECA

domingo, 17 de dezembro de 2017

Nº 3 3 2 5 Série - 2017 - (nº 3 5 2) 17 de DEZEMBRO de 2017 SANTOS DE CADA DIA 11º A N O

CAROS AMIGOS:

Hoje é dia 17 de Dezembro; faltam 8 dias para o Dia de Natal.
É pois altura de começar a desejar Boas Festas.
Portanto a partir deste momento irá aqui figurar uma imagem relativa a esta data.


A minha concepção do Natal, seja ele à moda antiga ou mais moderno, é algo bastante simples: 

amar uns aos outros, como Jesus nos amou. 

Mas, pense comigo, por que nós temos que esperar pelo Natal para agir assim?






 Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso







Foto actual do autor




Nº  3 3 2 5



Série - 2017 - (nº 3 5 2)


17 de DEZEMBRO de 2017


SANTOS DE CADA DIA

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

___________________________________________________________________________

*********************************
***************************
*********************

»»»»»»»»»»»»««««««««««««





OLÍMPIA, Santa




Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

Nasceu em Constantinopla, pelo ano de 366. Pertencia à mais alta nobreza bizantina e casou-se aos dezoito anos com Nebrídeo, prefeito da mesma capital. Perdeu-o após vinte meses de casamento, não acedeu aos desejos do imperador Teodósio que lhe propunha outro marido, e, em 391, tomou o véu das diaconisas. Com as suas imensas riquezas fundou um hospital e um orfanato que era servido por uma comunidade de virgens consagradas. Quando, em 397, JOÃO CRISÓSTOMO foi eleito patriarca de Constantinopla, ela tornou-se filha espiritual dele. E sempre lhe ficaria sendo a pessoa mais dedicada.
Tratando do grande pregador-patriarca (13 de Setembro), vimos como a imperatriz Eudóxia e o bispo TEOFILO DE ALEXANDRIA se desonraram à uma, expulsando da sé do Bósforo aquele que era a glória da Igreja do oriente (404-407). OLÍMPIA saiu a defendê-lo, negando-se a reconhecer o intruso que o tinha substituído, mas ela ficou sendo alvo de perseguição. Eudóxia dispersou-lhe a comunidade, acusou-a de ter querido pegar o fogo à catedral de Constantinopla , tornou-lhe impossivel a permanência nesta cidade e inquietou-a em toda a parte onde ela se refugiou.
Possuímos dezassete cartas que ela recebeu do ilustre exilado. Mostram heroísmo e transpiram, afecto paterno. Dá-lhe notícias suas, preocupa-se com a sua má saúde e agradece-lhe serviços que ela presta e pede-lhe outros. Não se queixa de si nem a lamenta a ela; felicita-a por ser tao prudente, tão paciente e por amar os que a perseguem; repete-lhe que o melhor modo de mostrar o próprio amor a Nosso Senhor Jesus Cristo está em sofrer imitando-O, e que os males da terra são pouca coisa em comparação com as alegrias eternas que eles ganham.
OLÍMPIA apenas sobreviveu alguns meses ao seu padre espiritual; morreu jovem ainda, pelo ano de 408, exilada na Bitínia longínqua - Turquia vítima da sua fidelidade e dedicação.


   

MÁRTIRES DE GAZA, Santos

50 soldados, entre os quaiJOÃO, PAULO, outros cinco com o nome de JOÃO, outro PAULO, FOTINO, ZITAS, EUGÉNIO, MUSÉLIO, ESTÊVÃO, TEODORO, outro TEODORO, filho do precedente, JORGE, TEOPENTO, outros quatro com o nome de JORGE, SÉRGIO, outro TEODORO, CIRÍACO, ZITAS, FILÓXENO, todos da coorte dos Citas; TEODÓSIO, EPIFÂNIO, JOÃO, TEODORO, SÉRGIO, JORGE, TOMÁS, ESTÊVÃO, CÓNON, outro TEODORO, PAULO, outros três  com o nome de JOÃO, outro JORGE, PAULINO, CAIMUAS, ABRÂMIO, MARMISES e MARINO, Santos 


Comemoração em Eleuterópolis, na Palestina, a paixão dos santos 50 soldados, entre os quais, JOÃOPAULO, outros cinco com o nome de JOÃO, outro PAULO, FOTINO, ZITASEUGÉNIOMUSÉLIOESTÊVÃO, TEODOROoutro TEODORO, filho do precedente, JORGE, TEOPENTO, outros quatro com o nome de JORGE, SÉRGIO, outro TEODORO, CIRÍACO, ZITAS, FILÓXENO, todos da coorte dos Citas; TEODÓSIO, EPIFÂNIO, JOÃO, TEODORO, SÉRGIO, JORGE, TOMÁS, ESTÊVÃO, CÓNON, outro TEODORO, PAULOoutros três com o nome de JOÃO, outro JORGE, PAULINO, CAIMUAS, ABRÂMIO, MARMISES e MARINO, todos da coorte dos Voluntários. Santos que, no tempo do imperador Heráclio, por causa da sua fé em Cristo foram mortos pelos Sarracenos que sitiavam Gaza. (638)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA , da Editorial A. O. de Braga:

Em Junho ou Julho de 637, Gaza, na Palestina, foi tomada pelo general árabe AMR que não incomodou em seguida a população, mas esforçou-se por levar à apostasia os 60 soldados cristãos que tinham  defendido a cidade. Primeiro, foram decapitados em Jerusalém o comandante cristão CALLINICOS com 9 companheiros, a 6 ou a 11 de Novembro de 638. Um mês mais tarde, AMR mandou ao seu subordinado AMMIRAS que lhe enviasse presos os 50 sobreviventes para Eleuteropolis. E ordenou também que fossem as mulheres e os filhos deles, para que os deportados tivessem pacifica vida familiar e honesta situação, se aceitassem apostatar.
Mas, recusaram-se dizendo: 
«Ninguém poderá separar-nos do amor de Cristo, nem as nossas mulheres, nem os nossos filhos, nem todas as vantagens do mundo, porque somos servos de Cristo, filhos de Deus vivo, e estamos prontos a morerr por quem morreu e ressuscitou por nós». 
Furioso, AMR deitou contra eles uma multidão de Sarracenos qie os esquartejou. Os cristãos de Eleuteropolis resgataram os corpos deles, dando três mil moedas, sepultaram-nos e construiram-lhes uma igreja.
Em 1141, encontraram-se numerosas relíquias debaixo da igreja de Santo ESTEVÃO, em Bolonha, Itália. Pretendeu-se que elas tinham sido trazidas para lá pelo bispo São PETRÓNIO. Mais tarde, no fim  da Idade Média, houve quem tivesse a ideia de adaptar aos mártires anónimos de Gaza a Paixão dos soldados de Gaza. Reduziu-se o número de 60 (os de Dezembro e de Novembro) para 40, dando-lhes por chefe o lendário São FLORIANO. Sem dificuldade foi admitida esta Paixão em Bolonha, que levava a que morressem, em 638, mártires cujas reliquias se pretendia terem sido trazidas por São PETRÓNIO em 450!
Não foram mais de 50 os mártires de 17 de Dezembro.




JOSÉ MANYANET Y VIVES, Beato





Em Barcelona, Espanha, São JOSÉ MANAYAET Y VIVES presbítero que fundou as Congregações dos Filhos e das Filhas da Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José. (1901)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

No dia da beatificação, 25 de Novembro de 1984, fez o santo padre JOÃO PAULO II o seu elogio com estas palavras:

«JOSÉ MANYANET, nasceu em Tremp - Espanha, a 7 de Janeiro de 1833.  Para seguir a vocação sacerdotal, teve de deixar a sua cidade, completando os estudos  clássicos em Barbastro e cursando Filosofia e Teologia, respectivamente nos Seminários de Lleida e de La Seu d'Urgel. Foi ordenado sacerdote a 9 de Abril de 1859. Depois de 12 anos de intenso trabalho na diocese de Urgel, onde se mostrou fiel colaborador do seu bispo, o padre MANYANET preferiu dedicar-se às famílias para as defender da influência de ideologias laicas da época. Foi este apostolado que o inspirou a fundar dois Institutos religiosos, com  o objectivo de imitar e honrar a Sagrada Família de Nazaré, modelo de vida familiar e de proporcionar a formação cristã às famílias. Em 1864 surgiu a primeitra Congregação - os Filhos da Sagrada Família, Jesus, Maria e José - e com os primeiros companheiros , a 2 de Fevereiro de 1870, ele emitiu a primeira profissão religiosa. Mais tarde, em 1874, foi criado o instituto feminino chamado hoje «Missionárias Filhas da Sagrada Família».
Com o empenho assíduo e no trabalho, com o espirito exemplar de todas as virtudes, com a terna dedicação e incansável solicitude pelas almas, o padre MANYANET, por quase 40 anos, foi guia e propulsor da expansão dos dois Institutos. escreveu várias obras para propagar a devoção á Sagrada Família, para a formação dos religiosos e das famílias e para a direcção dos colégios e das escolas profissionais. Fundou a revista «'La Sagrada Família», publicada ainda hoje, e promoveu a erecção do templo expiatório da Sagrada Família, surgido em Barcelona,  destinado a perpetuar as virtudes de Nazaré e a ser o centro e a casa das famílias cristãs.
As obras do Padre Manyanet cresceram entre muitas dificuldades, e não lhe faltaram várias enfermidades e ordem física que o torturaram durante a vida toda. Mas a sua indómita constância e fortaleza , alimentadas por uma profunda adesão e obediência à vontade de Deus, fizeram,  que ele superasse todos os obstáculos.
A 17 de Dezembro de 1901, rico de virtudes e de méritos, era chamado para a casa do Pai, pronunciando estas palavras como jaculatória: 
«Jesus, José e Maria, expira em paz convosco a minha alma


Modesto, Santo



Em Jerusalém, São MODESTO bispo que, depois de ter sido conquistada e devastada a Cidade Santa pelos Persas, reconstruíu os mosteiros e os encheu de monges e com muito trabalho restaurou os santuários destruídos pelo incêndio. (634)
   
   

Judicael, Santo




Na Bretanha menor, hoje França, São JUDICAEL que restabeleceu a concórdia entre os Bretões e os Francos e, abdicando da sua realeza, consta que passou o resto da sua vida no mosteiro de Méen.  (650)



Bega, Santa




Em Andenne, no Brabante, hoje Bélgica, Santa BEGA viúva que, depois do assassinato do esposo, fundou o mosteiro da Bem-aventurada Virgem Maria sob a regra de São COLUMBANO e de São BENTO. (693)


   
Estúrmio de Fulda, Santo



No mosteiro de Fulda, na Austrásia, hoje Alemanha, Santo ESTÚRMIO abade, discipulo de São BONIFÁCIO que evangelizou a Saxónia e, por ordem do mestre, edificou este célebre mosteiro, do qual foi o primeiro abade. (779)




Cristóvão de Collesano, Santo



No monte Mercúrio, na Lucânia, hoje Basilicata, Itália, São CRISTÓVÃO DE COLLESANO monge que se dedicou com toda a sua família à propagação da vida monástica. (séc. X)



Vivina, Santa




Perto de Bruxelas, no Brabante, hoje Bélgica, Santa VIVINA primeira abadessa do mosteiro de Santa Maria de Grand-Bigard. (1170)


João da Mata, Santo   




Em Roma, no monte Célio, São JOÃO DA MATA presbítero, de origem francesa que fundou a Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos. (1213)




Matilde do Sagrado Coração de Jesus 
(Matilde Téllez Robles), Beata



   
Em Dom Benito, Badajoz, Espanha, a Beata MATILDE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (Matilde Téllez Robles) virgem que, vendo no próximo a imagem de Cristo, se entregou com grande solicitude à assistência material e espiritual dos indigentes e fundou a Congregação das Filhas de Maria, Mãe da Igreja. (1902)

Jacinto Cormier (Henrique Cormier), Beato



Em Roma, junto de Santa Sabina, no Aventino, JACINTO CORMIER (Henrique Cormier), presbítero que, sendo mestre geral, governou prudentemente a Ordem dosd Pregadores, fomentando os estudos de teologia e de espiritualidade. ((1916), 


...  e, A i n d a ...



Ananias, Misaele e Azaria 
(Abdenago, Misach e Sidrach), Santos





Abdenago, Misach e Sidrach, chiamati anche Anania, Misaele e Azaria, sono personaggi biblici. Il libro del profeta Daniele, nei primi tre capitoli, espone la vicenda di questi tre personaggi con dovizia di particolari. Sono i tre giovinetti, divenuti governatori di Babilonia, che, per non aver voluto adorare un idolo pagano, furono gettati in una fornace ardente dalla quale rimasero, però, illesi. Le reliquie dei tre santi vetero-testamentari furono traslati da Babilonia a Costantinopoli, nella chiesa di S. Daniele stilita. Da là queste reliquie furono portate, nel 1156, nell’abazzia di Montevergine dove tuttora si venerano. Le reliquie dei tre fanciulli babilonesi sono esposte in tre reliquiari diversi. In uno di questi, su una targhetta, c’è scritto “Ossa S. Misach ex tribus puer Babylon”. Nel secondo la targhetta avverte trattasi di “Ossa S. Sidrach ex tribus puer Babylon”. Nel terso reliquiario vi sono le “Ossa S. Abdenago ex tribus puer Babylon”. La festa dei tre fanciulli babilonesi viene celebrata, a Montevergine, il 16 dicembre.


Floriano, Santo



Nei primi decenni del sec. XIV il culto di questo martire, attestato peraltro dal sec. precedente, ebbe un notevole incremento tanto che fu proclamato protettore di Bologna. Eppure si tratta di un personaggio fittizio.
Sull'origine del culto a Bologna, le leggendarie Passio sancli Floriani et sociorum e la Vita in volgare di s. Petronio (entrambe del sec. XIV ca.) ci danno alcuni ragguagli: il vescovo Petronio, si sarebbe recato in pellegrinaggio in Palestina, e vi avrebbe acquistato numerose reliquie fra cui quelle di Floriano di Gaza e dei suoi compagni. In questa narrazione sono evidenti alcune sfasature: i martiri di Gaza, infatti, realmente esistiti furono suppliziati nel 638, mentre Petronio visse al principio del sec. V; inoltre, essi furono sessanta e non quaranta, come vuole la leggenda bolognese. Del resto la più antica biografia di s. Petronio del sec. XII, pur menzionando il viaggio in Palestina, non accenna al particolare dell'acquisto delle reliquie.
Per spiegare la genesi del culto di Floriano bisogna rifarsi ad un documento storico del sec. XII, ossia al Sermo de in vention e san ctarum reliq uiarum dove si narra come, nel 1141, i monaci di S. Stefano di Bologna trovarono sotto il pavimento di una delle basiliche del complesso stefaniano (S. Croce) "speciosas arcas" in cui "sanctorum quadraginta martyrum pretiosa continentur corpora". Su uno di tali corpi era deposta "ulcherrima crux aurea". In questo documento autentico, peraltro, pur essendo elencati numerosissimi nomi di santi di cui furono trovate le reliquie, non esiste alcuna menzione esplicita né di Floriano né dei martiri di Gaza. In realtà i monaci che trovarono le quaranta salme parlarono di "martiri", ma probabilmente diedero questa qualifica a persone che non erano morte per la causa di Cristo.
Successivamente si volle precisare la provenienza di quei corpi sconosciuti; infatti, si cominciò a parlare dei quaranta, trovati nelle preziose arche, come dei martiri di Gaza alla fine del XII o al principio del XIII sec.; la salma decorata con croce aurea, poi, fu ritenuta quella del capo a cui fu dato il nome di Floriano. Il Lanzoni, che ha esaminato la leggenda, ritiene che un anonimo chierico bolognese nel sec. XIII abbia collegato l'invenzione delle salme con la Vita del vescovo Petronio che del complesso stefaniano era considerato il fondatore. Queste costruzioni erano considerate imitazioni di quelle palestinesi, per cui si può fare l'ipotesi che il leggendista ritenesse le reliquie dei quaranta di provenienza palestinese.
Per compilare poi la Passio s. Floriani et sociorum l'anonimo autore si servì della Passio sexaginta martyrum di Gaza compilata prima del sec. XI dove, però, non c'è alcuna menzione di Floriano, per cui resta sconosciuto il motivo della scelta del suo nome per la salma con la crux aurea. Può darsi che lo scrittore bolognese abbia imitato un passo del Liber Pontificalis di Agnello ravennate nel quale si riferisce che il vescovo Massimiano portò a Ravenna molte reliquie di martiri fra cui quelle di Floriano (probabilmente un martire nel Norico; cf. Delehaye, Origines, p. 326). Come Massimiano anche Petronio avrebbe portato a Bologna le reliquie di Floriano.
Nella passio che porta il suo nome, Floriano entra nella narrazione in modo saltuario e marginale. Da Gerusalemme, dove si trovava, un angelo miracolosamente lo trasportò a Gaza facendolo apparire ai sessanta soldati suoi dipendenti, fatti prigionieri dai Saraceni, che egli consolò. Dieci di questi, con a capo Callinico, furono poi trasferiti a Gerusalemme ed ivi decapitati; gli altri cinquanta subirorono analogo martirio dopo un mese. Floriano li seppellì ad Eleuteropoli; per questo fatto il governatore Ambro lo condannò a morte.
Gli storici bolognesi dei secc. XVI e sgg., accortisi della incongruenza cronologica, hanno fatto di Floriano un martire della persecuzione di Diocleziano; ma già nel sec. XVIII il Lambertini, pur non negandone l'esistenza, mostrava molte perplessità sulle vicende di questo Floriano. La bolla di Celestino III riguardante il culto di Floriano è un falso. 
Nel calendario bolognese la festa era il 17 dicembre.


Pietro de Spagna, Beato



Famoso per la propagazione della fede cattolica, il Beato Pietro di Spagna, cavaliere laico dell'Ordine Mercedario, fu uomo di grande dottrina e santità della vita.Trovandosi ad Algeri in Africa, andò in testa all'esercitò cristiano e avanzando con una croce in mano contro le schiere dei saraceni, fu trafitto da una freccia dei mussulmani e poi venne tagliato a pezzi ricevendo la corona dei martiri di Cristo nell'anno 1418.
L'Ordine lo festeggia il 17 d






$$$
$$$
$$$
$$$$$$$$$$$$
$$$
$$$
$$$
$$$
$$$



»»»»»»»»»»»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto




»»»»»»»»»»»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto





Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

"""""""""""""""



Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las







Ponte da Arrábida


Blogue: 
 SÃO PAULO (e Vidas de Santos) http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com




ANTÓNIO FONSECA

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...