domingo, 17 de dezembro de 2017

Nº 3 3 2 5 Série - 2017 - (nº 3 5 2) 17 de DEZEMBRO de 2017 SANTOS DE CADA DIA 11º A N O

CAROS AMIGOS:

Hoje é dia 17 de Dezembro; faltam 8 dias para o Dia de Natal.
É pois altura de começar a desejar Boas Festas.
Portanto a partir deste momento irá aqui figurar uma imagem relativa a esta data.


A minha concepção do Natal, seja ele à moda antiga ou mais moderno, é algo bastante simples: 

amar uns aos outros, como Jesus nos amou. 

Mas, pense comigo, por que nós temos que esperar pelo Natal para agir assim?






 Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso







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Nº  3 3 2 5



Série - 2017 - (nº 3 5 2)


17 de DEZEMBRO de 2017


SANTOS DE CADA DIA

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



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Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

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OLÍMPIA, Santa




Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

Nasceu em Constantinopla, pelo ano de 366. Pertencia à mais alta nobreza bizantina e casou-se aos dezoito anos com Nebrídeo, prefeito da mesma capital. Perdeu-o após vinte meses de casamento, não acedeu aos desejos do imperador Teodósio que lhe propunha outro marido, e, em 391, tomou o véu das diaconisas. Com as suas imensas riquezas fundou um hospital e um orfanato que era servido por uma comunidade de virgens consagradas. Quando, em 397, JOÃO CRISÓSTOMO foi eleito patriarca de Constantinopla, ela tornou-se filha espiritual dele. E sempre lhe ficaria sendo a pessoa mais dedicada.
Tratando do grande pregador-patriarca (13 de Setembro), vimos como a imperatriz Eudóxia e o bispo TEOFILO DE ALEXANDRIA se desonraram à uma, expulsando da sé do Bósforo aquele que era a glória da Igreja do oriente (404-407). OLÍMPIA saiu a defendê-lo, negando-se a reconhecer o intruso que o tinha substituído, mas ela ficou sendo alvo de perseguição. Eudóxia dispersou-lhe a comunidade, acusou-a de ter querido pegar o fogo à catedral de Constantinopla , tornou-lhe impossivel a permanência nesta cidade e inquietou-a em toda a parte onde ela se refugiou.
Possuímos dezassete cartas que ela recebeu do ilustre exilado. Mostram heroísmo e transpiram, afecto paterno. Dá-lhe notícias suas, preocupa-se com a sua má saúde e agradece-lhe serviços que ela presta e pede-lhe outros. Não se queixa de si nem a lamenta a ela; felicita-a por ser tao prudente, tão paciente e por amar os que a perseguem; repete-lhe que o melhor modo de mostrar o próprio amor a Nosso Senhor Jesus Cristo está em sofrer imitando-O, e que os males da terra são pouca coisa em comparação com as alegrias eternas que eles ganham.
OLÍMPIA apenas sobreviveu alguns meses ao seu padre espiritual; morreu jovem ainda, pelo ano de 408, exilada na Bitínia longínqua - Turquia vítima da sua fidelidade e dedicação.


   

MÁRTIRES DE GAZA, Santos

50 soldados, entre os quaiJOÃO, PAULO, outros cinco com o nome de JOÃO, outro PAULO, FOTINO, ZITAS, EUGÉNIO, MUSÉLIO, ESTÊVÃO, TEODORO, outro TEODORO, filho do precedente, JORGE, TEOPENTO, outros quatro com o nome de JORGE, SÉRGIO, outro TEODORO, CIRÍACO, ZITAS, FILÓXENO, todos da coorte dos Citas; TEODÓSIO, EPIFÂNIO, JOÃO, TEODORO, SÉRGIO, JORGE, TOMÁS, ESTÊVÃO, CÓNON, outro TEODORO, PAULO, outros três  com o nome de JOÃO, outro JORGE, PAULINO, CAIMUAS, ABRÂMIO, MARMISES e MARINO, Santos 


Comemoração em Eleuterópolis, na Palestina, a paixão dos santos 50 soldados, entre os quais, JOÃOPAULO, outros cinco com o nome de JOÃO, outro PAULO, FOTINO, ZITASEUGÉNIOMUSÉLIOESTÊVÃO, TEODOROoutro TEODORO, filho do precedente, JORGE, TEOPENTO, outros quatro com o nome de JORGE, SÉRGIO, outro TEODORO, CIRÍACO, ZITAS, FILÓXENO, todos da coorte dos Citas; TEODÓSIO, EPIFÂNIO, JOÃO, TEODORO, SÉRGIO, JORGE, TOMÁS, ESTÊVÃO, CÓNON, outro TEODORO, PAULOoutros três com o nome de JOÃO, outro JORGE, PAULINO, CAIMUAS, ABRÂMIO, MARMISES e MARINO, todos da coorte dos Voluntários. Santos que, no tempo do imperador Heráclio, por causa da sua fé em Cristo foram mortos pelos Sarracenos que sitiavam Gaza. (638)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA , da Editorial A. O. de Braga:

Em Junho ou Julho de 637, Gaza, na Palestina, foi tomada pelo general árabe AMR que não incomodou em seguida a população, mas esforçou-se por levar à apostasia os 60 soldados cristãos que tinham  defendido a cidade. Primeiro, foram decapitados em Jerusalém o comandante cristão CALLINICOS com 9 companheiros, a 6 ou a 11 de Novembro de 638. Um mês mais tarde, AMR mandou ao seu subordinado AMMIRAS que lhe enviasse presos os 50 sobreviventes para Eleuteropolis. E ordenou também que fossem as mulheres e os filhos deles, para que os deportados tivessem pacifica vida familiar e honesta situação, se aceitassem apostatar.
Mas, recusaram-se dizendo: 
«Ninguém poderá separar-nos do amor de Cristo, nem as nossas mulheres, nem os nossos filhos, nem todas as vantagens do mundo, porque somos servos de Cristo, filhos de Deus vivo, e estamos prontos a morerr por quem morreu e ressuscitou por nós». 
Furioso, AMR deitou contra eles uma multidão de Sarracenos qie os esquartejou. Os cristãos de Eleuteropolis resgataram os corpos deles, dando três mil moedas, sepultaram-nos e construiram-lhes uma igreja.
Em 1141, encontraram-se numerosas relíquias debaixo da igreja de Santo ESTEVÃO, em Bolonha, Itália. Pretendeu-se que elas tinham sido trazidas para lá pelo bispo São PETRÓNIO. Mais tarde, no fim  da Idade Média, houve quem tivesse a ideia de adaptar aos mártires anónimos de Gaza a Paixão dos soldados de Gaza. Reduziu-se o número de 60 (os de Dezembro e de Novembro) para 40, dando-lhes por chefe o lendário São FLORIANO. Sem dificuldade foi admitida esta Paixão em Bolonha, que levava a que morressem, em 638, mártires cujas reliquias se pretendia terem sido trazidas por São PETRÓNIO em 450!
Não foram mais de 50 os mártires de 17 de Dezembro.




JOSÉ MANYANET Y VIVES, Beato





Em Barcelona, Espanha, São JOSÉ MANAYAET Y VIVES presbítero que fundou as Congregações dos Filhos e das Filhas da Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José. (1901)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

No dia da beatificação, 25 de Novembro de 1984, fez o santo padre JOÃO PAULO II o seu elogio com estas palavras:

«JOSÉ MANYANET, nasceu em Tremp - Espanha, a 7 de Janeiro de 1833.  Para seguir a vocação sacerdotal, teve de deixar a sua cidade, completando os estudos  clássicos em Barbastro e cursando Filosofia e Teologia, respectivamente nos Seminários de Lleida e de La Seu d'Urgel. Foi ordenado sacerdote a 9 de Abril de 1859. Depois de 12 anos de intenso trabalho na diocese de Urgel, onde se mostrou fiel colaborador do seu bispo, o padre MANYANET preferiu dedicar-se às famílias para as defender da influência de ideologias laicas da época. Foi este apostolado que o inspirou a fundar dois Institutos religiosos, com  o objectivo de imitar e honrar a Sagrada Família de Nazaré, modelo de vida familiar e de proporcionar a formação cristã às famílias. Em 1864 surgiu a primeitra Congregação - os Filhos da Sagrada Família, Jesus, Maria e José - e com os primeiros companheiros , a 2 de Fevereiro de 1870, ele emitiu a primeira profissão religiosa. Mais tarde, em 1874, foi criado o instituto feminino chamado hoje «Missionárias Filhas da Sagrada Família».
Com o empenho assíduo e no trabalho, com o espirito exemplar de todas as virtudes, com a terna dedicação e incansável solicitude pelas almas, o padre MANYANET, por quase 40 anos, foi guia e propulsor da expansão dos dois Institutos. escreveu várias obras para propagar a devoção á Sagrada Família, para a formação dos religiosos e das famílias e para a direcção dos colégios e das escolas profissionais. Fundou a revista «'La Sagrada Família», publicada ainda hoje, e promoveu a erecção do templo expiatório da Sagrada Família, surgido em Barcelona,  destinado a perpetuar as virtudes de Nazaré e a ser o centro e a casa das famílias cristãs.
As obras do Padre Manyanet cresceram entre muitas dificuldades, e não lhe faltaram várias enfermidades e ordem física que o torturaram durante a vida toda. Mas a sua indómita constância e fortaleza , alimentadas por uma profunda adesão e obediência à vontade de Deus, fizeram,  que ele superasse todos os obstáculos.
A 17 de Dezembro de 1901, rico de virtudes e de méritos, era chamado para a casa do Pai, pronunciando estas palavras como jaculatória: 
«Jesus, José e Maria, expira em paz convosco a minha alma


Modesto, Santo



Em Jerusalém, São MODESTO bispo que, depois de ter sido conquistada e devastada a Cidade Santa pelos Persas, reconstruíu os mosteiros e os encheu de monges e com muito trabalho restaurou os santuários destruídos pelo incêndio. (634)
   
   

Judicael, Santo




Na Bretanha menor, hoje França, São JUDICAEL que restabeleceu a concórdia entre os Bretões e os Francos e, abdicando da sua realeza, consta que passou o resto da sua vida no mosteiro de Méen.  (650)



Bega, Santa




Em Andenne, no Brabante, hoje Bélgica, Santa BEGA viúva que, depois do assassinato do esposo, fundou o mosteiro da Bem-aventurada Virgem Maria sob a regra de São COLUMBANO e de São BENTO. (693)


   
Estúrmio de Fulda, Santo



No mosteiro de Fulda, na Austrásia, hoje Alemanha, Santo ESTÚRMIO abade, discipulo de São BONIFÁCIO que evangelizou a Saxónia e, por ordem do mestre, edificou este célebre mosteiro, do qual foi o primeiro abade. (779)




Cristóvão de Collesano, Santo



No monte Mercúrio, na Lucânia, hoje Basilicata, Itália, São CRISTÓVÃO DE COLLESANO monge que se dedicou com toda a sua família à propagação da vida monástica. (séc. X)



Vivina, Santa




Perto de Bruxelas, no Brabante, hoje Bélgica, Santa VIVINA primeira abadessa do mosteiro de Santa Maria de Grand-Bigard. (1170)


João da Mata, Santo   




Em Roma, no monte Célio, São JOÃO DA MATA presbítero, de origem francesa que fundou a Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos. (1213)




Matilde do Sagrado Coração de Jesus 
(Matilde Téllez Robles), Beata



   
Em Dom Benito, Badajoz, Espanha, a Beata MATILDE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (Matilde Téllez Robles) virgem que, vendo no próximo a imagem de Cristo, se entregou com grande solicitude à assistência material e espiritual dos indigentes e fundou a Congregação das Filhas de Maria, Mãe da Igreja. (1902)

Jacinto Cormier (Henrique Cormier), Beato



Em Roma, junto de Santa Sabina, no Aventino, JACINTO CORMIER (Henrique Cormier), presbítero que, sendo mestre geral, governou prudentemente a Ordem dosd Pregadores, fomentando os estudos de teologia e de espiritualidade. ((1916), 


...  e, A i n d a ...



Ananias, Misaele e Azaria 
(Abdenago, Misach e Sidrach), Santos





Abdenago, Misach e Sidrach, chiamati anche Anania, Misaele e Azaria, sono personaggi biblici. Il libro del profeta Daniele, nei primi tre capitoli, espone la vicenda di questi tre personaggi con dovizia di particolari. Sono i tre giovinetti, divenuti governatori di Babilonia, che, per non aver voluto adorare un idolo pagano, furono gettati in una fornace ardente dalla quale rimasero, però, illesi. Le reliquie dei tre santi vetero-testamentari furono traslati da Babilonia a Costantinopoli, nella chiesa di S. Daniele stilita. Da là queste reliquie furono portate, nel 1156, nell’abazzia di Montevergine dove tuttora si venerano. Le reliquie dei tre fanciulli babilonesi sono esposte in tre reliquiari diversi. In uno di questi, su una targhetta, c’è scritto “Ossa S. Misach ex tribus puer Babylon”. Nel secondo la targhetta avverte trattasi di “Ossa S. Sidrach ex tribus puer Babylon”. Nel terso reliquiario vi sono le “Ossa S. Abdenago ex tribus puer Babylon”. La festa dei tre fanciulli babilonesi viene celebrata, a Montevergine, il 16 dicembre.


Floriano, Santo



Nei primi decenni del sec. XIV il culto di questo martire, attestato peraltro dal sec. precedente, ebbe un notevole incremento tanto che fu proclamato protettore di Bologna. Eppure si tratta di un personaggio fittizio.
Sull'origine del culto a Bologna, le leggendarie Passio sancli Floriani et sociorum e la Vita in volgare di s. Petronio (entrambe del sec. XIV ca.) ci danno alcuni ragguagli: il vescovo Petronio, si sarebbe recato in pellegrinaggio in Palestina, e vi avrebbe acquistato numerose reliquie fra cui quelle di Floriano di Gaza e dei suoi compagni. In questa narrazione sono evidenti alcune sfasature: i martiri di Gaza, infatti, realmente esistiti furono suppliziati nel 638, mentre Petronio visse al principio del sec. V; inoltre, essi furono sessanta e non quaranta, come vuole la leggenda bolognese. Del resto la più antica biografia di s. Petronio del sec. XII, pur menzionando il viaggio in Palestina, non accenna al particolare dell'acquisto delle reliquie.
Per spiegare la genesi del culto di Floriano bisogna rifarsi ad un documento storico del sec. XII, ossia al Sermo de in vention e san ctarum reliq uiarum dove si narra come, nel 1141, i monaci di S. Stefano di Bologna trovarono sotto il pavimento di una delle basiliche del complesso stefaniano (S. Croce) "speciosas arcas" in cui "sanctorum quadraginta martyrum pretiosa continentur corpora". Su uno di tali corpi era deposta "ulcherrima crux aurea". In questo documento autentico, peraltro, pur essendo elencati numerosissimi nomi di santi di cui furono trovate le reliquie, non esiste alcuna menzione esplicita né di Floriano né dei martiri di Gaza. In realtà i monaci che trovarono le quaranta salme parlarono di "martiri", ma probabilmente diedero questa qualifica a persone che non erano morte per la causa di Cristo.
Successivamente si volle precisare la provenienza di quei corpi sconosciuti; infatti, si cominciò a parlare dei quaranta, trovati nelle preziose arche, come dei martiri di Gaza alla fine del XII o al principio del XIII sec.; la salma decorata con croce aurea, poi, fu ritenuta quella del capo a cui fu dato il nome di Floriano. Il Lanzoni, che ha esaminato la leggenda, ritiene che un anonimo chierico bolognese nel sec. XIII abbia collegato l'invenzione delle salme con la Vita del vescovo Petronio che del complesso stefaniano era considerato il fondatore. Queste costruzioni erano considerate imitazioni di quelle palestinesi, per cui si può fare l'ipotesi che il leggendista ritenesse le reliquie dei quaranta di provenienza palestinese.
Per compilare poi la Passio s. Floriani et sociorum l'anonimo autore si servì della Passio sexaginta martyrum di Gaza compilata prima del sec. XI dove, però, non c'è alcuna menzione di Floriano, per cui resta sconosciuto il motivo della scelta del suo nome per la salma con la crux aurea. Può darsi che lo scrittore bolognese abbia imitato un passo del Liber Pontificalis di Agnello ravennate nel quale si riferisce che il vescovo Massimiano portò a Ravenna molte reliquie di martiri fra cui quelle di Floriano (probabilmente un martire nel Norico; cf. Delehaye, Origines, p. 326). Come Massimiano anche Petronio avrebbe portato a Bologna le reliquie di Floriano.
Nella passio che porta il suo nome, Floriano entra nella narrazione in modo saltuario e marginale. Da Gerusalemme, dove si trovava, un angelo miracolosamente lo trasportò a Gaza facendolo apparire ai sessanta soldati suoi dipendenti, fatti prigionieri dai Saraceni, che egli consolò. Dieci di questi, con a capo Callinico, furono poi trasferiti a Gerusalemme ed ivi decapitati; gli altri cinquanta subirorono analogo martirio dopo un mese. Floriano li seppellì ad Eleuteropoli; per questo fatto il governatore Ambro lo condannò a morte.
Gli storici bolognesi dei secc. XVI e sgg., accortisi della incongruenza cronologica, hanno fatto di Floriano un martire della persecuzione di Diocleziano; ma già nel sec. XVIII il Lambertini, pur non negandone l'esistenza, mostrava molte perplessità sulle vicende di questo Floriano. La bolla di Celestino III riguardante il culto di Floriano è un falso. 
Nel calendario bolognese la festa era il 17 dicembre.


Pietro de Spagna, Beato



Famoso per la propagazione della fede cattolica, il Beato Pietro di Spagna, cavaliere laico dell'Ordine Mercedario, fu uomo di grande dottrina e santità della vita.Trovandosi ad Algeri in Africa, andò in testa all'esercitò cristiano e avanzando con una croce in mano contro le schiere dei saraceni, fu trafitto da una freccia dei mussulmani e poi venne tagliato a pezzi ricevendo la corona dei martiri di Cristo nell'anno 1418.
L'Ordine lo festeggia il 17 d






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Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

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Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las







Ponte da Arrábida


Blogue: 
 SÃO PAULO (e Vidas de Santos) http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com




ANTÓNIO FONSECA

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