terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Nº 2232 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DO ECLESIÁSTICO - (45) - 16 DE DEZEMBRO DE 2014 - 7º ANO

Caros Amigos:

Desejo a todos os meus eventuais leitores, um FELIZ NATAL e um
ANO NOVO DE 2015
muito melhor do que o que está a decorrer




O ANTIGO TESTAMENTO 


16 DE DEZEMBRO DE 2014

Nº 2232 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
ANO 7

Caros Amigos:

Passado o Dia de Festa para mim, em virtude deste Blogue ter entrado no seu sétimo ano de publicação diária (com muitos altos e baixos, mas mesmo assim, continuamente) e, sinto-me Feliz por ainda estar aqui presente e vou continuar a seguir o lema:


«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:



miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada em 30-10 a transcrição do livro da SABEDORIA.  no passado dia 31 foi a do livro ECLESIÁSTICO (ou Livros Sapienciais), qual deverá demorar mais ou menos uns 50 dias pelo que devo terminar perto do Natal, mais propriamente na terceira semana de Dezembro próximo, ASSIM DEUS ME AJUDE. 
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a quatro meses será de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA

Faltando, pois publicar, os seguintes:

ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

ECLESIÁSTICO
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE terra da naturalidade de JOB


J O B


ECLESIÁSTICO
Livros Sapienciais


*********************************************************


SEGUNDA PARTE

45


MOISÉS

Moisés foi amado por Deus e pelos homens, a sua memória é abençoada (Ex 32, 11; 1 Mac  3, 7).
O Senhor deu-lhe uma glória semelhante à dos santos, tornou-se poderoso e terrível aos seus inimigos, com as suas palavras fez cessar os prodígios. 
Glorificou-se na presença dos reis, prescreveu-lhe preceitos diante do Seu povo e mostrou-lhe a Sua glória.
Santificou-o pela sua fé e mansidão, escolheu-o entre todos os homens. 
(Deus) ouviu-o, escutou a sua voz, e introduziu-o na nuvem. 
Deu-lhe os Seus preceitos face a face e a lei da vida e da ciência, para ensinar a Sua aliança a Jacob e os Seus decretos a Israel (Ex 33, 11; Lv 18, 5; Dt 4, 1; 5, 4; 34, 10).

Aarão

Exaltou o seu irmão Aarão, semelhante a ele, da tribo de Levi (Ex 4, 14-10).
Estabeleceu com ele uma aliança eterna, e deu-lhe o sacerdócio do seu povo, encheu-o de felicidade e de glória, cingiu-o de um cinto precioso, revestiu-o de um manto de glória, coroou-o com insignias majestosas.
Deu-lhe a longa túnica, a túnica interior e o efode, com uma cercadura de numerosas campainhas de ouro, que deviam retinir, quando ele andasse, para se ouvir o seu som no templo, e para advertir os filhos do seu povo (Ex 28, 35).
Deu-lhe uma túnica santa, tecida de ouro, de pedras preciosas e de púrpura, obra de um homem sábio, dotado de juizo e de verdade.
Era uma obra de artista, de fio de escarlate, com doze pedras preciosas engastadas em ouro, trabalhadas pela indústria do lapidário, para memória das doze tribos de Israel.
Sobre a sua tiara colocou uma coroa de ouro, onde estava gravado o selo da santidade, da glória e da honra, era uma obra majestosa, adorno que arrebatava os olhos (Sab 18, 24; Zac 14, 20).
Antes dele, nunca houve coisa tão preciosa, desde o princípio do mundo.
Nenhum estranho se revestiu dele, mas somente os seus filhos e os seus netos, no decorrer dos tempos.
Os seus sacrificios eram diáriamente consumidos pelo fogo.
Moisés investiu-o e ungiu-o com óleo santo.
Deus fez com ele e a sua descendência uma aliança eterna, tão duradoira como os céus, para exercer o sacerdócio, cantar os louvores do Senhor e abençoar o Seu povoem Seu nome.
Escolheu-o entre todos os viventes para oferecer a Deus o sacrificio, o incenso e o perfume da lembrança  e para fazer a expiação pelo povo.
Deu-lhe também poder sobre os Seus preceitos, sobre as disposições dos Seus julgamentos, para ensinar os Seus mandamentos a Jacob e explicar a Sua lei a Israel.
Uns estranhos sublevaram-se contra ele no deserto e cercaram-no por inveja e despeitos, os quais eram do partido de Datan e Abiron e a facção de Coré, toda acesa em fúria.
Viu isto o Senhor, e não Lhe agradou, e foram consumidos pela impetuosidade da Sua cólera.
Operou prodigios contra eles e consumiu-os na chama do fogo.
Aumentou ainda mais a glória de Aarão, deu-lhe uma herança, concedeu-lhe as primicias dos frutos da terra
Com elas proveu-os de alimento em abundância, porque devem comer dos sacrificios do Senhor, os quais lhe deu a ele e à sua posteridade (Lv 7, 31; Nm 6, 20; 1 Cor 9, 13).
Mas ele não tem herança na terra das nações, nem porção entre o seu povo, porque o Senhor é a sua porção e a sua herança (Nm 18, 20; Dt 10, 9).

Finéias

Finéias, filho de Eleazar, é o terceiro em glória. Ele imitou (Moisés) no temor do Senhor.
Permaneceu firme no meio da idolatria do povo; pela bondade e zelo da sua alma, aplacou a ira de Deus contra Israel.
Por isso é que Deus fez com ele uma aliança de paz, e lhe deu o principado das coisas santas e do Seu povo, a fim de que a dignidade sacerdotal pertencesse sempre a ele e à sua descendência.

Fez também Deus aliança com o rei David, filho de Jessé, da tribo de Judá; constituiu-o herdeiro do reino a ele e à sua linhagem, a fim de dar sabedoria ao nosso coração, e julgar o seu povo com justiça, para que não se perdesse a sua felicidade.
E tornou eterna a sua glória entre os da sua raça.





Respeitando o Texto do 
Livro do ECLESIÁSTICO(1

Livros Sapienciais


===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000


Local onde se processa este Blogue

miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
16 de Dezembro de 2014


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...