terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Nº 2239 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - PROFECIA DE ISAÍAS - Introdução e Resumo - 23 de Dezembro de 2014 - 7º ano

Caros Amigos:

Desejo a todos os meus eventuais leitores, um FELIZ NATAL e um
ANO NOVO DE 2015
muito melhor do que o que está a decorrer




O ANTIGO TESTAMENTO 


23 DE DEZEMBRO DE 2014

Nº 2239 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
ANO 7

Caros Amigos:

Passado o Dia de Festa para mim, em virtude deste Blogue ter entrado no seu sétimo ano de publicação diária (com muitos altos e baixos, mas mesmo assim, continuamente) e, sinto-me Feliz por ainda estar aqui presente e vou continuar a seguir o lema:


«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:



miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada ontem (dia 23-12)
a transcrição do livro do ECLESIÁSTICO  (ou Livros Sapienciais), 
exactamente dois dias antes do Natal, início hoje Véspera do dia da NATIVIDADE DO SENHOR - (DIA 24/12) novo livro o da PROFECIA DE ISAÍAS, com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que se Deus quiser, daqui a 2 escassos meses (20/Fevereiro)  será já de 75 anos - mas, graças a Deus, tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais )

Faltando, pois publicar, os seguintes:

 ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

ECLESIÁSTICO
Reino Asmoneu - Simão
UZ  -  actual IRAQUE terra da naturalidade de JOB


J O B

PROFECIA DE ISAÍAS


*********************************************************


INTRODUÇÃO

RESUMO


Considerado o maior de todos os profetas, ISAÍAS nasceu provavelmente em Jerusalém, à volta do ano 770 antes de Cristo. Era de família nobre, talvez aparentado com a família real, e homem de elevada cultura.

A vocação de Isaías teve lugar no ano da morte do rei Ozias (6, 1). O seu ministério exerceu-se no tempo dos reis de Judá. Joatam (2 Rs 15, 32-38). Acaz (2 Rs 16) e Ezequias (2 Rs 18-20; cf Is 36-39).

Acaz, ameaçado pela coligação de Damasco e da Samaria, chama em seu socorro o poderoso rei de Assur (cap 7); Ezequias deixa-se tentar pelas lisonjas do rei da Babilónia 
(cap 39) e os seus conselheiros procuram a aliança do Egipto contra Senaquerib (cap 28-32). Isaías exige inabalávelmente que em todas as circunstâncias se tenha fé em Javé, pois só se deve contar com  Ele como salvador. Contudo, Isaías vê além do presente; pela sua infidelidade Acaz é indigno das promessas feitas a David, mas, da sua raça, nascerá o filho duma virgem; então a vinha do Senhor transformar-se-á em silvas e em espinhos, mas o Emanuel fará a divisão entre os eleitos e os reprovados (cap 8) e o reino que Ele estabelecerá não terá fim (cap 9, 1-6); será um reino espiritual de volta à justiça original e à paz paradisíaca  (cap 11). Isaías, (especialmente no cap 6-12), é o breviário do messianismo. 

O «Consolador de Israel» (cf Ecli 48, 24) dirige-se aos exilados em Babilónia. Israel geme na servidão, mas é de Javé que ele é o servidor; o Todo-Poderoso, o Criador do mundo, o Dominador da história, também é Redentor de Israel. Coragem pois: os ídolos de nada valem; Javé suscita Ciro para libertar os cativos (cap 40-45). Babel desmorona-se com os seus deuses e os seus reis (cap 46, 47). O vidente tem agora uma nova obrigação a cumprir: reconduzir à terra Santa um povo que se deixou prender pelos falsos bens da terra estrangeira; só um pequeno remanescente é que ouve a chamada do profeta, apesar do seu apelo estar repleto de promessas (cap 48-50). Quão insignificante é a  caravana que entrará em Jerusalém (cf Esd 3, 4)! Contudo, o braço de Javé é sempre forte para salvar e o profeta vê as maravilhas que ele deve operar. Será um novo Êxodo, um novo Sinai, um novo Éden e uma nova criação (cap 51, 52); o Todo-Poderoso realizará estas maravilhas por intermédio do último remanescente, o seu Servidor desprezado, que, carregando o pecado do mundo, o espiará pelo seu sacrificio; o sangue do Cordeiro resgata a nova Jerusalém, eternamente reconciliada  (cap 53, 54). Tais são as últimas perspectivas das promessas feitas a David (cap 55).
Os infelizes que reentraram em Jerusalém tinham uma grande necessidade de ser consolados; é a eles que se dirigem os capítulos 56-66. O profeta anuncia a estes pobres oprimidos um julgamento que vai mudar a face da terra. As questões de raça são ultrapassadas: Javé reside no Céu e na alma dos seus fiéis (cap 57, 15), o Templo a construir é uma casa de oração para todos os povos (cap 56, 7.8), a Jerusalém que se ergue é o ponto de reunião das nações. A descrição desta Jerusalém e do seu esposo vitorioso (cap 60, 1-63, 6) inspirará a São João o capítulo 21 do Apocalipse. E por fim, Isaías encerra o livro com uma cena do julgamento final (cap 66, 15-24).


Os livros de Isaías e dos Salmos são os mais citados no Novo Testamento.






Respeitando o Texto do 
Livro da PROFECIA DE ISAÍAS



===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000


Local onde se processa este Blogue

miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
23 de Dezembro de 2014

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...