domingo, 22 de julho de 2018

Nº 3 5 4 3 - SÉRIE DE 2018 - 203 - SANTOS DE CADA DIA - 22 DE JULHO DE 2018 - 11º ANO

Caros Amigos




Foto do autor
Abril-2018


Nº  3 5 4 3



Série - 2018 - (nº 203)


22 de JULHO de 2018


SANTOS DE CADA DIA

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

___________________________________________________________________________

*********************************
***************************
*********************

»»»»»»»»»»»»««««««««««««



MARIA MADALENA, Santa






     
Memória de Santa MADALENA que, liberta de sete demónios pelo Senhor, se tornou sua discípula, seguindo-O até ao monte Calvário e, na manhã da Páscoa, mereceu ser a primeira a ver o Salvador ressuscitado de entre os mortos e levar aos outros discípulos o anúncio da ressurreição.

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA  da Editorial A. O. de Braga:

MARIA MADALENA é a mulher mais vezes mencionada nos Evangelhos, isto é, doze.
Sabemos que Jesus a libertou de sete demónios (Lc 8, 2; Mc 16, 9). Por gratidão de tantos benefícios recebidos, quer corporalmente, quer sobretudo espiritualmente, tornou-se santamente apaixonada pelo seu benfeitor.
Sabemos que era uma do grupo das mulheres que acompanhavam o Senhor e o serviam com os seus bens (Lc 8, 2).
Nunca O deixou, mesmo nas horas mais amargas e aflitivas. Quando os Apóstolos fogem, espavoridos perante a prisão e tormentos do Mestre, ela permanece corajosamente firme. Apenas São JOÃO O acompanha nos últimos momentos, enquanto MARIA MADALENA nunca O deixou (Mt 26, 56). «Estavam ali algumas mulheres, que O serviam e seguiam, enquanto esteve na Galileia» (Mt 15, 40-41). Acompanhou Jesus no seu enterro: «MARIA MADALENA e MARIA, mãe de JOSÉ, estavam a ver onde O depositavam» (Lc 23, 54-56; Mc 13, 42).
Depois do descanso sabático, ela vai ao sepulcro, querendo prestar-Lhe as últimas homenagens. Quando os Apóstolos PEDRO e JOÃO, ao verem o sepulcro vazio, «voltaram novamente para casa» (Jo 20, 11), ela não se afasta. «Entretanto, MARIA estava cá fora a chorar, junto do túmulo» (Jo, 20, 11). Vê dois anjos vestidos de branco, mas não teme nem se assusta, nem parece prestar-lhe grande atenção. A única coisa que quer é prestar homenagens ao cadáver de Jesus. Eles perguntaram-lhe: «Mulher, porque choras?». Ela, com imenso respeito, responde-lhes: «Levaram, o meu Senhor e não sei onde O puseram». Ela não sabia que estava a falar com anjos. Ao voltar-se viu Jesus de pé, mas não sabia que era Ele. Esse desconhecido diz-lhe: «Mulher, porque choras? Quem  procuras?». Pensando que era o jardineiro, diz-lhe: «Senhor, se tu O levaste, diz-me onde O puseste para eu O ir buscar». Na sua santa loucura, parecia-lhe fácil carregar um corpo como o de Jesus.
O «jardineiro» pronunciou então uma só palavra: «Maria!». Enquanto lhe chamou «mulher», não O identificou, mas quando ouviu o seu nome, pronunciado com tanta delicadeza, escapou-lhe uma exclamação em hebraico: «Rabbuni!», que quer dizer Mestre. E prostrou-se a seus pés, cheia de alegria sem limites (Jo 20 11-18).
Jesus teve de dizer-.lhe: «Não Me prendas que ainda não subi para o Pai: mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para meu Pai e vosso pai, meu Deus e vosso Deus».
Foi a primeira pessoa a quem Jesus manifestou a ressurreição. Ela cumpriu imediatamente esta ordem, exclamando aos apóstolos e a toda a gente: «Vi o Senhor!».
Depois deste facto, não mais temos notícias do seu futuro. Mas a ela aplica-se esta informação referente aos apóstolos e àqueles que os acompanhavam no Cenáculo: «Todos unidos eram assíduos à oração com algumas mulheres».(Act. 1, 14).
MARIA MADALENA é um modelo de conversão do mal para o bem, de dedicação e amor apaixonado, de disponibilidade e de colaboradora do apostolado do Mestre.

AGOSTINHO DE BIELLA FÁNGI, Beato




Em Veneza, Itália, o beato AGOSTINHO DE BIELLA FÁNGI presbitero da Ordem dos Pregadores que realizou muitos bons serviços em Soncino, Vigévano e Veneza. (1493)

Textio do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O,. de Braga:

Este dominicano viu a luz pouco antes de 1430, em Bugella, no Piemonte. Entrou na vida religiosa no convento de Biella. Em 1460 foi prior de Soncinio. Em 1482, dirigiu-se para Veneza, onde morreu, a 22 de Julho de 1493. Foi durante anos doente, e doente cheio de paciência. Os biógrafos atribuem-lhe milagres em vida e depois da morte. Em 1496 foi aberto o seu túmulo e o corpo estava intacto, embora se encontrasse mergulhado em água. Foram depois distribuídas algumas relíquias e, em seguida, o que restava do Venerável religioso foi colocado em São Tomé de Veneza.
PIO IX a 5 de Setembro de 1872, concedeu aos Pregadores e às dioceses de Biella e de Vercelli celebrarem cada ano a festa do beato, com ofício próprio e Missa, a 27 de Julho.
Que poderíamos imitar deste religioso modelo? A paciência na enfermidade. A humildade. O seu talento sde pregador e certos factos tidos por milagrosos tinham feito dele uma propaganda que o afligia profundamente. Por último, o zelo pela glória de Deus. Morreu dizendo: «Glória a Deus! Glória ao Altíssimo!».



PLATÃO de Ancira, Santo
   
  

Em Ancira, na Galácia hoje Ancara, Turquia, São PLATÃO mártir. (séc. III)


MÁRTIRES MASSILITANOSSantos



Na África Pro consular, na actual Tunísia, os santos MÁRTIRES MASSILITANOS sobre os quais Santo AGOSTINHO fez um sermão no aniversário da sua morte. (séc. III)





CIRILO de Antioquia, Santo



Em Antioquia na Síria, hoje Antakya na Turquia, São CIRILO bispo que, no tempo do imperador Diocleciano, padeceu o cárcere e o exílio. (306)



ANASTÁSIOSanto


Na fortaleza de Schemaris, nos montes do Cáucaso, Santo ANASTÁSIO monge que foi discipulo de São MÁXIMO CONFESSOR com o qual suportou o cárcere e a tortura por causa da verdadeira fé e, tendo chegado a esta fortalezas, ou talvez durante o caminho, partiu desta vida. (662)


VANDREGISILOSanto
  
No mosteiro de Fontenelle, na Nêustria, hoje França, São VANDREGISILO abade que, deixando a corte do rei Dagoberto, seguiu a vida monástica em diversos lugares e, promovido ao sacerdócio por Santo ANDUÍNO bispo de Ruão, fundou e dirigiu um mosteiro na floresta de Jumièges. (668)

MENELEU de Menat, Santo



Em Menat na Gália Arvenense, hoje França, São MENELEU abade. (700)


JERÓNIMO de Pavia, Santo
 


  
Em Pavia, na Lombardia, Itália, São JERÓNIMO bispo. (séc. VIII)

GUALTERSanto



Em Lódi, Lombardia, Itália, São GUALTER fundador da Casa Hospital da Misericórdia. (1224)



LOURENÇO DE BRINDES, Santo

Em Lisboa, Portugal, o dia natal de São LOURENÇO DE BRINDES cuja memória foi celebrada ontem, dia 21 de Julho.


FILIPE EVANS e JOÃO LLOYD, Santos

   

Em Cardiff, no País de Gales, os santos FILIPE EVANS da Companhia de Jesus e JOÃO LLOYD presbiteros e mártires, que no reinado de Carlos II foram enforcados ao mesmo tempo por se descobrir que exerciam o sacerdócio na sua pátria. (1679)

TIAGO LOMBARDIE, Beato

Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, França, o beato TIAGO LOMBARDIE presbitero de Limoges e mártir que, durante a grande perseguição contra a Igreja, foi encarcerado em condições desumanas por causa do seu sacerdócio e morreu contagiado por uma enfermidade incurável. (1794)


ANA WANG, LÚCIA WANG WANGZHI e 
ANDRÉ WANG TIANKING, Santos

Em Majiazhuang, Daining , Hebei, China, os santos mártires ANA WANG, virgem, LÚCIA WANG WANGZHI e seu filho ANDRÉ WANG TIANKING que, durante a perseguição desencadeada pelos Yihetuan foram mortos pelo nome de Cristo. (1900)


MARIA WANG LIZHI, Santa


Em Daining, arredores de Yongnyan, Hebei, China, Santa MARIA WANG LIZHI mártir que, na mesma  perseguição, apesar de alguns pagãos a aconselharem a negar ser cristã para salvar a vida, se declarou abertamente ser serva de Cristo e por isso foi imediatamente assassinada. (1900)


EUSÉBIO DO MENINO JESUS (Ovídio Fernandez Arenillas) e Companheiros ELISEU DE JESUS CRUCIFICADO (Estêvão Cuevas Casquero), HERMILO DE SANTO ELISEU (Pedro Raimundo Rodriguez Calle), JOSÉ AGOSTINHO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO (Tomás Mateos Sánchez), PERFEITO DE NOSSA SENHORA DO CARMO (Perfeito Dominguez Monge), CLEMENTE DOS SAGRADOS CORAÇÕES (Clemente López Vague), Beato

Em Toledo, Espanha, os beatos EUSÉBIO DO MENINO JESUS (Ovídio Fernandes Arenillas), presbitero da Ordem dos Carmelitas Descalços e companheiros ELISEU DE JESUS CRUCIFICADO (Estêvão Cuevas Casquero), HERMILO DE SANTO ELISEU (Pedro Raimundo Rodriguez Calle), JOSÉ AGOSTINHO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO (Tomás Mateos Sánchez), PERFEITO DE NOSSA SENHORA DO CARMO (Perfeito Dominguez Monge), CLEMENTE DOS SAGRADOS CORAÇÕES (Clemente López Vague), religiosos dos Carmelitas Descalços. (1936)


LUÍS DE JESUS (José Luís Marcou Pecavel), Beato

Em Barcelona, Espanha, o beato LUÍS DE JESUS (José Luís Marcou Pecavel) religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártir. (1936),


MARIA INÊS TERESA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO 
(Manuela de Jesus Árias Espinosa), Beata

 

Em Roma, a Beata MARIA INÊS TERESA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO (Manuela de Jesus Árias Espinosa), virgem, fundadora das Missionárias Clarissas do Santíssimo Sacramento. (1981)




 ... E AINDA  ...


PAULO de LaraSanto

 

Religios di nobile famiglia, il Beato Paolo de Lara, ricevette l’ordinazione sacerdotale nell’anno 1344, e si distinse nell’Ordine Mercedario per la sua santità. Nella città di Granada (Spagna), liberò 209 schiavi dalle oppressioni dei mori che li tenevano in dura schiavitù. Ritirato in convento concluse i suoi giorni nella pace del Signore.
L’Ordine lo festeggia il 22 luglio

________________________________ _____

miscelania 003

»»»»»»»»»»»»»»»»


»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto





Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

"""""""""""""""

Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

"""""""""""""""

Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las




Universidade de Coimbra 


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...