*********************************************SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
Festividade que se celebra no Domingo a seguir ao Natal
Em 2020 foi no dia 28
Da alocução de PAULO VI, papa, em Nazaré, 5.1.1964:
O exemplo de NAZARÉ
Nazaré é a escola em que se começa a compreender a vida de jesus, é a escola em que se inicia o conhecimento do Evangelho.
Aqui se aprende a observar, a escutar, a meditar e a penetrar o significado tão profundo e misterioso desta manifestação do Filho de Deus, tão simples, tão humilde e tão bela. Talvez se aprenda também, quase sem dar por isso, a imitá-la.
Aqui se aprende o método e o caminho que nos permitirá compreender facilmente quem é Cristo. Aqui se descobre a importância do ambiente que rodeou a sua vida, durante a sua permanência no meio de nós: os lugares, os tempos, os costumes, a linguagem, as práticas religiosas, tudo o que serviu a jesus para Se revelar ao mundo.
Aqui tudo fala, tudo tem sentido.
Aqui nesta escola, se compreende a necessidade de ter uma disciplina espiritual, se queremos seguir os ensinamentos do Evangelho e ser discipulo dc Cristo.
Quanto desejaríamos voltar a ser crianças e acudir a este humilde e sublime escola de Nazaré !
Quanto desejaríamos começar de novo, junto de Maria, a adquirir a verdadeira ciência da vida e a superior sabedoria das verdades divinas !
Mas estamos aqui apenas de passagem e temos de renunciar ao desejo de continuar nesta casa o estudo , nunca terminado, do conhecimento do Evangelho. No entanto, não partiremos deste lugar sem termos recolhido, quase furtivamente, algumas breves lições de Nazaré.
Em primeiro lugar, uma lição de silêncio. Oh se renascesse em nós o amor do silêncio, esse admirável e indispensável hábito do espírito, tão necessário para nós, que nos vemos assaltados por tanto ruído, tanto estrépito, tantos clamores, na agitada e tumultuosa vida do nosso tempo. Silêncio de Nazaré, ensina-nos o recolhimento e interioridade, a disposição para escutar as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres. Ensina-nos a necessidade e o valor de uma conveniente formação, do estudo, da meditação, da vida pessoal e interior, da oração que só Deus vê.
Uma lição da vida familiar. Que Nazaré nos ensine o que é a família, a sua comunhão de amor, a sua austera e simples beleza, o seu carácter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré como é preciosa e insubstituível a educação familiar e como é fundamental e incomparável a sua função no plano social.
(...)
Ver mais sobre a SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ no Livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga.
Comemoração de Santo ANÍSIO bispo de Tessalónica hoje na Grécia que no tempo do imperador Teodósio foi coinstituido pelos Pontífices Romanos vigário apostólico do antigo Ilírico territorio dos actuais Balcãs e muito louvado por Santo AMBRÓSIO. (406)
MARGARIDA COLONNA, Beata
Em Palestrina, no Lácio - Itália a Beata MARGARIDA COLONNA virgem que fundou o Instituto das irmãs Filhas dos Sagrados Coirsações de Jesus e Maria ao qual confiou a educação da juventude feminina e dedicação às necessidades dos enfermos e das crianças. (1900)
SABINO e companheiros, Santos
Quando Diocleciano e os seus colegas da tetrarquia resolveram, em 304, perseguir os cristãos, foram enviados rescritos aos governadores das provincias, a notificar-lhes o edito de perseguição. O que foi dirgido a Venustiano, governador da Etrúria e da Úmbria, dizia o seguinte: «Ordenamos que os que professam a superstição cristã sejam obrigados a sacrificar aos deuses; se se recusarem, serão mortos e os seus bens confiscados».
Foi em consequência dessa ordem que o Bispo SABINO, os diáconos EXUPERÂNCIO e MARCELO e muitos clérigos foram oresos e encarcerados. Depois de os intimar a comparecerem perante o seu tribunal, no foro de Assis, Venustiano perguntou ao bispo:
«Com que direito aconselhas o povo a trocar os nossos deuses por um homem morto?»
«Não sabes que Cristo depois de morto e sepultado, ressuscitou ao terceiro dia?»
«Ofereço-te a alternativa de sacrificares aos deuses ou de morreres no meio dos tormentos; depois disso poderá ressuscitar também ao terceiro dia, como Cristo, teu mestre».
(...)
Ver o resto da paixão de SABINO, EXUPERÂNCIO e MARCELO no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga.
FÉLIX I, Santo