CAROS AMIGOS:
Este é o
Vigésimo Quinto Número
correspondente
ao 14º ano de publicação,
desde 7/11/2006
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 4 0 0
SÉRIE DE 2020 - (Nº 3 3 6)
1 DE DEZEMBRO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 2 5)
1 4º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
EDMUNDO CAMPION, ROBERTO SOUTHWELL, ALEXANDRE BRIAN, HENRIQUE WALPOLE, NICOLAU OWEN, TOMÁS GARNET, EDMUNDO ARROWSMITH, HENRIQUE MORSE, FILIPE EVANS e DAVID LEWIS, Santos
Dos dez Santos Mártires jesuítas cuja memória celebra a Companhia de Jesus no dia 1 de Dezembro, oito são ingleses e dois do País de Gales. Foram todos enforcados, arrastados e esquartejados, a não ser o irmão NICOLAU OWEN que morreu durante a tortura. Todos, com excepção dos Padres CAMPION e BRIANT, foram condenados ao abrigo do decreto de isabel I (Statutory Act), de 1585, que julgava crime de alta traição para um Padre (nomeadamente para um jesuíta) a permanência nos domínios da rainha. CAMPION e BRIANT morreram de acordo com os «decretos de persuasão» (Acts of Persuasion) de 1581; neles se declarava crime de alta traição converter, ou ser convertido, à Fé Católica.
A missão dos jesuítas em Inglaterra começou com a chegada de EDMUNDO CAMPION e ROBERTO PERSONS em 1580; e é CAMPION, no seu manifesto ao Conselho Privado da Rainha, posto a circular cerca de um mês após a sua chegada, que descreve brevemente «o fim da vocação do jesuíta» em termos próprios da missão de Inglaterra.
(...)
Quase cem anos separam os martírios de Santo EDMUNDO CAMPION (1581) e de São DAVID LEWIS (1679), o primeiro e o último dos jesuítas supliciados durante a longa perseguição conhecida pelo nome de reforma inglesa. Outros seis jesuítas, presos por serem sacerdotes, morreram vítimas dos maus tratos recebidos, entre 1679 e 1692. O que os une a todos na vocação é a causa e a constância do seu testemunho até ao sangue.
(...)
(...) ... Foi assim que ALEXANDRE BRIANT que sofreu e morreu, sendo noviço, talvez mais cruelmente do que qualquer outro mártir, aprendeu na cadeia o sentido das palavras «militar sob a bandeira da cruz»...
(...)
EDMUNDO ARROWSMITH também entrou para a Companhia de Jesus na cadeia; ..., Foi ainda ARROWSMITH (o nome de «EDMUNDO» tomou-o aquando da sua Cponfirmação, por causa da grande amizade que tinha a EDMUNDO CAMPION).(...)
(...) JOÃO GERARD preso na Torre de Londres em 1597 fala de igual ânsia de amor no coração de Santo HENRIQUE WALPOLE, que ocupara a mesma cela havia dois anos e que, com muito trabalho, gravara, na parede, os nomes de Jesus e Maria e dos nove coros de Anjos.(...)
(...)
Da cadeia, escrevia São TOMÁS GARNET ao Superior, pedindo-lhe que dissuadisse um grupo de amigos que andavam a planear a sua fuga. TOMÁS tinha, durante algum tempo, alimentado esta ideia - havia tanto que fazer por Deus e pela salvação dos homens!
(...)
... Nenhum deles concretiza melhor a alegria e o humor dos mártires da Reforma Inglesa, como o jesuíta do País de Gales são FILIPE EVANS...
Estes dez Santos Jesuítas fazem parte dum grupo de 40 mártires ingleses e do País de Gales, canonizados por PAULO VI, em 25 de Outubro de 1970.
(...)
Os 10 Santos mártires cuja memória se celebra hoje são os seguintes: EDMUNDO CAMPION, ALEXANDRE BRIANT, ROBERTO SOUTHWELL, HENRIQUE WALPOLE, NICOLAU OWEN, TOMÁS GARNET, EDMUNDO ARROWSMITH, HENRIQUE MORSE, FILIPE EVANS e DAVID LEWIS. Celebram-se ainda 16 mártires quer sofreram o martírio nos anos entre 1573 e 1679 e ainda mais 17 padres diocesanos, religiosos de várias Ordens e alguns leigos de ambos os sexos.
(...)
Ver mais sobre estes 10 Santo MÁRTIRES no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial ao de Braga.
MARIA CLEMENTINA NENGAPETA ANUARITE, Beata
Em frente do Palácio do Povo de Kinshasa, capital do então Zaire (hoje República Democrática do Congo), na festa da Assunção de Nossa Senhora, em 1985, JOÃO PAULO II procedeu à beatificação da religiosa africana MARIA CLEMENTINA NEGAPETA ANUARITE, mártir da pureza. Assistiram seus pais e três irmãs.
(...)
Ver mais sobre a Beata MARIA CLEMENTINA NEGAPETA ANUARITE no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial ao de Braga.
ELÓI ou ELÍGIO, Santo
ELÓI aprendeu em Limoges, donde era natural, o ofício de ourives que depois exerceu em Paris. tendo sido encarregado por Bobo, tesoureiro de Clotário II, de executar um trono real, conseguiu fazer dois com o ouro que lhe deram, e foi esse o começo da sua riqueza. Clotário nomeou-o seu ourives e director da moeda. Ainda existem muitas moedas assinadas por ELÓI e sabe-se que, em determinada altura, também cunhou moedas em Marselha.
No tempo de Dagoberto II, filho e sucessor de Clotário II, ELÓI foi um dos conselheiros mais influentes do rei. Diz-se que os enviados dos príncipes estrangeiros se avistavam previamente com ele, antes de serem recebidos oficialmente pelo soberano. Era diploma hábil e por mais de uma vez conseguiu evitar a guerra. Gozava de tanta confiança junto do rei, que não só se permitia fazer-lhe reparos sobre a indumentária descuidada, mas também sobre a sua vida privada que, como se sabe, deixava ainda mais a desejar.
Ver mais sobre Santo ELÓI no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga.
NAHUM, Santo
Comemoração de São NAHUM profeta que pregou Deus como Aquele que governa o curso dos tempos e julga os povos com justiça.
CASTRICIANO, Santo
Em Milão, na Transpadânia agora na Lombardia - Itália, São CASTRICIANO bispo. (séc. III)
FLORÊNCIA, Santa
Em Poitiers na Aquitânia - França, Santa FLORÊNCIA virgem que, convertida ao Deus verdadeiro pelo bispo Santo HILÁRIO durante o seu desterro na provincia da Ásia o seguiu no regresso à sua terra. (séc. IV)
LEÔNCIO, Santo
Em Fréjus, Provença - França São LEÔNCIO bispo que apoiou a fundação monástica de Santo HONORATO na ilha de Lérins e a quem São JOÃO CASSIANO seu amigo dedicou as dez primeiras «Colações».(433)
DONOLO, Santo
Em Le Mans na Nêustria hoje França, São DONOLO bispo que antes tinha sido abade do mosteiro de São Lourenço de Paris e resplandeceu pelo dom dos milagres. (581)
AGÉRICO, Santo
Em Verdun, na Austrásia hoje França, Santo AGÉRICO bispo que edificou igrejas e baptistérios e, por ter convertido a sua igreja em asilo de prófugos, suportou duras perseguições do rei Teodorico. (588)
ANTÓNIO BONFADÍNI, Beato
Em Cotignola, na Emília-Romanha - Itália o Beato ANTÓNIO BONFADÍNI presbítero da Ordem dos Frades menores que pregou durante longo tempo a palavra de Deus em muitas regiões de Itália e em lugares da Terra Santa. (1482)
JOÃO BECHE, Beato
Em Colchester . Inglaterra o beato JOÃO BECHE presbítero da Ordem de São Bento e mártir que sendo abade do mosteiro de São João foi condenado á morte e conduzido ao patíbulo no reinado de Henrique VIII sob o pretexto de crime de traição, mas de facto por manter a fidelidade ao Romano Pontífice. (1539)
RICARDO LANGLEY, Beato
Em York . Inglaterra o beato RICARDO LANGLEY mártir que no reinado de Isabel I foi condenado à pena capital e enforcado por ter dado hospedagem a sacerdotes. (1586)
MARIA CLARA DO MENINO JESUS (Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Teles e Albuquerque), Beata
Em Lisboa - Portugal, a Beata MARIA CLARA DO MENINO JESUS (Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Teles e Albuquerque) virgem, que atraída pelo ardente desejo de anunciar o Evangelho pelo exercício das obras de misericórdia, fundou a Congregação das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, para acolhimento dos pobres e desvalidos; num tempo de grande perturbação política, de leis adversas à Igreja e a qualquer acção evangelizadora, dirigiu a Congregação com admirável fortaleza de ânimo durante 28 anos, fazendo-a florescer com uma vasta obra de fundações - colégios, hospitais, assistência a inválidos e crianças e outras obras de assistência em Portugal e missões Ad Gentes. (1899)
CARLOS DE FOUCAULD (Carlos de Jesus), Beato
Em Tamanrasset na Argélia o beato CARLOS DE FOUCAULD (Carlos de Jesus) apóstolo entre os tuaregues fundador dos Pequenos irmãos de Jesus. (1916)
CASIMIRO SYKULSKI, Beato
No campo de concentração de Auschwitz perto de Cracóvia - Polónia o beato CASIMIRO SYKULSKI presbítero e mártir que durante a guerra por perseverar firmmenete na fé perante os perseguidores da Igreja de deus, foi fuzilado. (1941)
LIDUÍNA MENEGUZZI (Elisa Ângela Meneguzzi), Beata
Em Dire Dawa - Etiópia a beata LIDUÍNA MENEGUZZI (Elisa Ângela Meneguzzi) virgem do Instituto de São Francisco de Sales que se tornou verdadeiro espelho de humildade e caridade cristã manifestando a misericórdia de Deus, entre os pobres, enfermos e cativos. (1941)
MARIA ROSA PELLÉSI (Bruna Pellési), Beata
Em Sassuolo na Emília-Romanha - Itália a beata MARIA ROSA PELLÉSI (Bruna Pellési) virgem da Congregação das irmãs Franciscanas Missionárias em Cristo. (1972)
*******************
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
e do Livro
SANTOS DE CADA DIA
da Editorial AO de Braga
(4ª Ed.)
"""""""""""""""
(4ª Ed.)
"""""""""""""""
No que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, - por esse facto - são livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.