CAROS AMIGOS:
Este é o
Vigésimo Oitavo Número
correspondente
ao 14º ano de publicação,
desde 7/11/2006
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 4 0 3
SÉRIE DE 2020 - (Nº 3 3 9)
4 DE DEZEMBRO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 2 8)
1 4º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
JOÃO DAMASCENO, Santo
Natural de Damasco, na Síria, era JOÃO filho de pais nobres e ricos, célebres por causa da grande caridade que praticavam para com os pobres, encarcerados e eremitas. Entre os presos resgatados achava-se também um sábio sacerdote da Calábria, de nome COSMAS, que instruiu o pequeno JOÃO nas ciências profanas e divinas.
O pai de JOÃO gozava de grande estima entre os sarracenos, que naquela época eram senhores do país. Esta estima estendia-se também ao filho. Os raros talentos e merecimentos deste levaram o Califa a distingui-lo com a sua confiança e nomeá-lo prefeito (Mansur) de Damasco. Esta circunstância aproveitou muito aos cristãos.
Que mais poderia faltar, para completar a felicidade do Mansur?
Este todavia não se sentia bem na elevada posição. A palavra do Salvador, que
«é muito difícil a um rico entrar no reino dos céus»,
não o deixava sossegado. Tomou uma resolução, que ninguém esperava: renunciou a todas as honras, distribuiu toda a fortuna entre os pobres e institutos de carácter religioso e entrou para o convento de São SABAS em Jerusalém.
(...)
Ver mais sobre estes São JOÃO DAMASCENO no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial ao de Braga.
BÁRBARA, Santa
Não faltam vidas impressas de Santa BÁRBARA: há-as antigas em latim, grego. siríaco e arménio. Eis, em resumo, o que elas dizem:
Um rico pagão, Dióscoro, tinha uma filha belíssima BÁRBARA. Para resguardar dos pretendentes esta beleza, encerrou-a numa torre. Foi ela várias vezes pedida em casamento. recusou sempre, O pai, mandou que lhe fizesse uma piscina e partiu em viagem. A bela filha, cristã de coração, recebeu o baptismo. Tinha sido previsto que a torre tivesse duas janelas, mas ela exigiu uma terceira para o conjunto de todas ficar honrado à Santíssima Trindade. O pai regressa e mostra-se furioso ao ver que ela despreza os deuses. Quer matá-la, mas ela foge, abrindo-se um pedregulho para a deixar passar. Um pastor descobre onde ela se tinha recolhido, mas Deus castiga-o mudando-lhe as ovelhas em escaravelhos. Dióscoro chega por fim a encontrar a filha, arrasta-a até diante do juiz e começam os suplícios atrozes. Nosso Senhor conforta-a, porém. Une-se a BÁRBARA uma mulher chamada JULIANA. O resultado é enviar-lhe Deus um vestido. mas Dióscoro corta a cabeça da filha. E JULIANA é executada pelos soldados. Acaba, porém, a história sendo Dióscoro reduzido a pó por um raio.
O culto de Santa BÁRBARA espalha-se no Oriente e no Ocidente. O ter-se estendido até à Rússia não favorece que o martírio se tenha dado na Toscana - Itália. Outros locais propostos: Egipto, Antioquia, Nicomédia e Roma. Diz-se que foi morta entre os anos de 235 a 313.
(...)
Ver mais sobre Santa BÁRBARA no livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial AO de Braga.
JOÃO ORESTE CALÁBRIA, Beato
Padre, findador de duas Congregações religiosas e homem do Evangelho sem glosa, veio ao mundo em Verona - Itália no seio de uma família paupérrima. Com a morte do pai, teve de interromper os estudos primários. Esta experiência infantil de extrema penúria vai influenciar a sua prodigiosa vida e apostolado.
Segundo os costumes daquele tempo, aos 9 anos recebeu o sacramento do Crisma e aos 10 fez a Primeira Comunhão. Ia diariamente à Igreja para ajudar à missa. Auxiliado por pessoas caridosas e vencendo dificuldades sem conta, conseguiu ordenar-se padre no dia 11 de Agosto de 1901.
(...)
Ver mais sobre o Beato JOÃO ORESTE CALÁBRIA no livro SANTOIS DE DCADA DIA da Editorial AO de Braga.
ADOLFO KOLPING, Beato
O precursor da Rerum Novarum Padre ADOLFO KOLPING nasceu em Kerpen - Alemanha a 8 de Dezembro de 1813 e faleceu em Koln, a 4 do mesmo mês de 1865. Foi beatificado por JOÃO PAULO II no dia 27 de Outubro de 1991.
(...)
~Ver mais sobre o Padre ADOLFO KOLPING no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga.
HÉRACLAS, Santo
Em Alexandria, Egipto Santo HERÁCLAS bispo, discípulo de Orígenes seu colaborador e sucessor na escola catequética, que adquiriu extraordinária fama e depois foi eleito para dirigir este sede episcopal. (247)
MELÉCIO, Santo
Em Sebastopol no Ponto hoje Turquia São MELÉCIO bispo que embora já mfamosos pela sua erudição, foi ainda mais eminente pela sua virutude e integridade de vida. (séc. IV)
FÉLIX, Santo
Em Bolonha na Emília-Romanha - Itália, São FÉLIX bispo que tinha sido diácono com Santo AMBRÓSIO na igreja de Milão. (431)
APRO, Santo
Em Vienne na Gália Lionense hoje França, Santo APRO presbítero que deixando a sua pátria, construiu para si uma pequena cela e seguiu a vida solitária e penitente. (séc. VII)
SIGIRANO ou SIRANO, Santo
No território de Burges, Aquitânia - França, São SIGIRANO ou SIRANO monge, peregrino e abade de Longoret. (séc. VII)
ADRAÍLDE ou ADA, Santa
Em Le Mans - Nêustria hoje França, Santa ADRAÍLDE ou ADA abadessa do mosteiro de Santa Maria. (692)
SOLA ou SUALO, Santo
No mosteiro de Ellwangen, na Baviera - Alemanha São SOLA ou SUALO presbítero e eremita. (794)
JOÃO O Taumaturgo, Santo
Em Poliboto - Frígia hoje Turquia, São JOÃO chamado O Taumaturgo bispo que se empenhou inteiramente contra o decreto do imperador Leão o Arménio a favor do culto das sagradas imagens. (séc. IX)
ANÓNIO, Santo
No mosteiro de Siegburg na Renânia - Alemanha, Santo ANÓNIO bispo de Colónia homem de exímio talento que durante o reinado do imperador Henrique IV teve uma actuação de grande prestigio, tanto na Igreja como nos assuntos civis e para aumentar a fé e a piedade, fomentou a construção de muitas igrejas e mosteiros. (1075)
OSMUNDO, Santa
Em Salisbury na Inglaterra, Santo OSMUNDO bispo que acompanhando mo rei Guilherme se trasladou da Normandia para a Inglaterra e promovido ao episcopado celebrou a dedicação da Igreja catedral e promoveu a administração ada diocese e a dignidade do culto divino. ((1099)
BERNARDO DE PARMA, Santo
Em Parma na Emília -Romanha - Itália São BERNARDO bispo que sendo monge procurou sempre a vida de perfeição como cardeal o bem da igreja e como bispo a salvação das almas. (1135)
PEDRO PECTINÁRIO, Beato
Em Sena na Etrúria hoje Itália o beato PEDRO PECTINÁRIO religioso da Ordem terceira de São Francisco, insigne pela sua peculiar caridade para com os po0bres e os enfermos, bem como pela sua vida de humildade e silêncio. (1289)
FRANCISCO GÁLVEZ, JERÓNIMO DE ANGELIS e SIMÃO YEMPO, Beatos
Em Edo - Japão, os beatos mártires FRANCISCO GÁLVEZ, JERÓNIMO DE ANGELIS e SIMÃO YEMPO, mártires. (1622-1623)
JOÃO HARA MONDO, Beato
Em Tóquio, Japão beato JOÃO HARA MONDO religioso da Ordem terceira de São Francisco e mártir. ((1623)
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
e do Livro
SANTOS DE CADA DIA
da Editorial AO de Braga
(4ª Ed.)
"""""""""""""""
(4ª Ed.)
"""""""""""""""
No que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, - por esse facto - são livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.