quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Nº 4 430 - SÉRIE DE 2020 - (Nº 366) - SANTOS DE CADA DIA - 31 DE DEZEMBRO DE 2020 -. (55º E ÚLTIMO NÚMERO DO 14º ANO)

  




CAROS AMIGOS:




 Este  é o 
Quinquagésimo Quinto Número 
correspondente 
ao 14º ano de publicação,
desde 7/11/2006

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores


As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão 
que os meus leitores  e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem


~

Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº   4   4   3   0

SÉRIE DE 2020 - (Nº  3 6 6)

31  DE  DEZEMBRO  DE  2020

Último Nº de 2020




SANTOS DE CADA DIA 


(Nº   0 5 5)


1 4º   A N O 



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E 
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA




**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ben%25C3%25A7%25C3%25A3o%255B2%255D.gif]


*************
****
***************
*************

COMBA DE SENS, Santa




Santa COMBA é venerada por ter sido martirizada em SENS, no tempo do imperador Aureliano  (270-275). As suas Actas, escritas no século VIII, dizem que teve sempre grande horror aos ídolos. Foi por esse motivo que fugiu de Espanha ainda menina e entrou em França onde, segundo lhe diziam, florescia uma religião muito mais pobre. a família virtuosa que a recebeu, baptizou-a e educou-a na perfeição. Entretanto, aconteceu passar por Sens o imperador Aureliano, que mandou matar todos os cristãos. Foi COMBA  a única pessoa que encontrou graça a seus olhos, tal a nobreza das suas feições, reveladoras de ascendência ilustre. Foi em vão, porém, que ele tentou seduzi-la. Às suas intenções, a donzela respondia com palavras tão dignas, que Aureliano acabou por se encolerizar e deu ordem para que a entregassem a alguns libertinos. Surgiu, porém, dos bosques um urso, que se deitou a seus pés e conservou a distância os que se queriam aproximar 


SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
Festividade que se celebra no Domingo a seguir ao Natal
Em 2020 foi no dia 28 




Da alocução de PAULO VI, papa, em Nazaré, 5.1.1964:

O exemplo de NAZARÉ

Nazaré é a escola em que se começa a compreender a vida de jesus, é a escola em que se inicia o conhecimento do Evangelho.
Aqui se aprende a observar, a escutar, a meditar e a penetrar o significado tão profundo e misterioso desta manifestação do Filho de Deus, tão simples, tão humilde e tão bela. Talvez se aprenda também, quase sem dar por isso, a imitá-la.
Aqui se aprende o método e o caminho que nos permitirá compreender facilmente quem é Cristo. Aqui se descobre a importância do ambiente que rodeou a sua vida, durante a sua permanência no meio de nós: os lugares, os tempos, os costumes, a linguagem, as práticas religiosas, tudo o que serviu a jesus para Se revelar ao mundo. 
Aqui tudo fala, tudo tem sentido.
Aqui nesta escola, se compreende a necessidade de ter uma disciplina espiritual, se queremos seguir os ensinamentos do Evangelho e ser discipulo dc Cristo.
Quanto desejaríamos voltar a ser crianças e acudir a este humilde e sublime escola de Nazaré !  
Quanto desejaríamos começar de novo, junto de Maria, a adquirir a verdadeira ciência da vida e a superior sabedoria das verdades divinas ! 
Mas estamos aqui apenas de passagem e temos de renunciar ao desejo de continuar nesta casa o estudo , nunca terminado, do conhecimento do Evangelho. No entanto, não partiremos deste lugar sem termos recolhido, quase furtivamente, algumas breves lições de Nazaré.
Em primeiro lugar, uma lição de silêncio. Oh se renascesse em nós o amor do silêncio, esse admirável e indispensável hábito do espírito, tão necessário para nós, que nos vemos assaltados por tanto ruído, tanto estrépito, tantos clamores, na agitada e tumultuosa vida do nosso tempo. Silêncio de Nazaré, ensina-nos o recolhimento e interioridade, a disposição para escutar as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres. Ensina-nos a necessidade e o valor de uma conveniente formação, do estudo, da meditação, da vida pessoal e interior, da oração que só Deus vê.
Uma lição da vida familiar. Que Nazaré nos ensine o que é a família, a sua comunhão de amor, a sua austera e simples beleza, o seu carácter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré como é preciosa e insubstituível a educação familiar e como é fundamental e incomparável a sua função no plano social.






MELÂNIA a Nova e PINIANO, Santos



Nascida em Roma, MELÂNIA tinha apenas 13 anos quando casou com PINIANO. Tiveram vários filhos que morreram todos em tenra idade. Fizeram então voto de continência, deram liberdade aos seus escravos e, a fim de darem o produto aos pobres, venderam os bens que possuíam na Hispãnia e na Gália, reservando os que tinham em Itália, na Sicília e em África. A seguir, foram fazer uma visita a Santo AGOSTINHO, construíram dois mosteiros na sua diocese e foram depois fixar-se em Jerusalém. MELÂNIA perdeu o marido em 435. Assumiu durante algum tempo a direcção dum  mosteiro, empreendeu uma viagem a Constantinopla, a fim de converter seu tio Volusiano e regressou a Jerusalém, onde morreu em 439.




SILVESTRE I, Santo
Papa


 Piedoso e santo mas de personalidade pouco marcada, apagou-se ao lado dum imperador culto e ousado como CONSTANTINO, o qual, mais que servi-lo se terá antes servido dele, da sua simplicidade e humanidade, agindo por vezes como verdadeiro bispo da Igreja, sobretudo no Oriente, onde recebe o nome de Isapóstolo, isto é, igual aos apóstolos.

(...)


Ver mais sobre São SILVESTRE I, Papa, no livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial AO de Braga.





ALÃO DE SOLIMINIHAC, Beato



 Nasceu emn Belet - França, a 25 de Novembro de 1593. Aos 20 anos ingressou na Abadia de Chancelade, pertencente aos Cónegos Regulares de Santo Agostinho. Na Epifania de 1623 recebe a benção abacial e entrega-se à reestruturação material e espiritual da sua Abadia.

(...)

Ver mais sobre ALÃO DE SOLIMINIHAC no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga.




DONATA, PAULINA, ROGATA, DOMINANDA, SERÓTINA, SATURNINA e HILÁRIA, Santas



Em Roma, no cemitério dos Jordanos junto à Via Salária Nova, as santas DONATA, PAULINA, ROGATA, DOMINANDA, SERÓTINA, SATURNINA e HILÁRIA mártires. (data incer


ZÓTICO, Santo

Em Constantinopla hoje Istambul, São ZÓTICO presbitero que se  dedicou a  providenciar o sustento dos orfãos. (séc. IV) ir. (1944)


BARBACIANO, Santo


Em Ravena na Flamínia hoje Emília-Romanha São BARBACIANO presbitero. (séc. V)




MÁRIO DE LAUSANA, Santo



JOÃO FRANCISCO DE RÉGIS, Santo


RAINÉRIO, Santo


CATARINA LABOURÉ, Santa


JOSEFINA NICOLI,  Beata


Em Cágliári, na Sardenha - Itália a Beata JOSEFINA NICOLI vifrge,m das Filkhgas da caridade de São Vicnete de Paulo.


***********

Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»


miscelania 008

»»»»»»

Os textos são recolhidos prioritariamente do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e do Livro
SANTOS DE CADA DIA
da Editorial AO de Braga
(4ª Ed.)
 


"""""""""""""""


No que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, - por esse facto - são livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...