Caros Amigos
Caros amigos
Este é o
Ducentésimo Nonagésimo Sétimo Número
correspondente
ao 14º ano de publicação,
desde 7/11/2006
A partir desta data (1/9/2021) novas alterações vão ser implementadas.
Sempre que me for possível, algumas das biografias terão um pequeno excerto compilado através dos Livros abaixo descritos, das vidas dos Santos e Beatos que vou mencionando.
Todas as biografias podem ser consultadas através dos Livros indicados ou através das etiquetas do Blogue refentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
Desejo e espero que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 6 7 4
1 DE SETEMBRO DE 2021
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 2 9 7)
1 4º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
BEATRIZ DA SILVA, Santa
Fundadora (1426-1490)
No dia 3 de Outubro de 1976, Portugal ficou tendo mais uma Santa - Santa BEATRIZ DA SILVA E MENESES. Fora beatificada em 1936 por PIO XI.
PAULO VI ao canonizá-la, disse:
«BEATRIZ DA SILVA nasceu em Ceuta, cidade do Norte de África, nessa época sob o domínio de Portugal. O feliz evento verificou-se em 1426, muito provavelmente, embora alguns biógrafos falem em 1424. Nasceu portuguesa, portanto». Mas não falta quem lhe aponte outras naturalidades: Campo Maior, Lisboa ou Évora.
O pai, Rui Gomes da Silva, foi governador de Ceuta e alcaide-mor (quer dizer, Presidente da Câmara) de Campo Maior. Sua mãe, D. Isabel de Meneses, era parente próxima do Arcebispo de Évora, Dom Garcia de Meneses. O Senhor concedeu-lhes 13 filhos.
BEATRIZ segunda filha do piedoso casal passou os primeiros 21 anos em Campo Maior, toda entregue à devoção e a obras de caridade. Ela mesmo dizia:
"A caridade apoderou-se de tal maneira do meu coração, que me faz esquecer sempre de mim mesma. E é como me sinto feliz"
(...) (...) (...)
Depois de 30 longos anos passados na oração e penitência no Convento de São Domingos (... e após muitas peripécias que podem ser consultadas através do Livro Santos de cada Dia...) saiu de lá em 1484, com mais 12 religiosas, para dar começo à nova Ordem de Nossa Senhora da Conceição, que foi aprovada pelo papa Inocêncio VIII, um ano antes da morte da sua Fundadora. As freiras vestem de branco com manto azul celeste, professam especial devoção a Nossa Senhora da Conceição e seguem a regra de São Francisco. Vivem vida contemplativa na oração, penitência e trabalho (costura, bordados , paramentos, malhas).
O corpo de Santa BEATRIZ jaz em Toledo, monde a Fundadora faleceu a 9 de Agosto de 1490 com 66 anos de idade, no reinado de Dom João II.
(...) (...) (...)
MIGUEL GHEBRÉ, Beato
Mártir abexim, membro da Congregação da Missão (Lazaristas). Nasceu em Dibo (Gessian) em 1791, também de sangue português. Depois de frequentar as escolas inferiores, aos 22 anos alcançou a vida monástica para se dar mais livremente ao estudo e à oração.
Numa viagem a Alexandria, conheceu São JUSTINO DI JACOBIS, com quem peregrinou até Roma (1841) e à Palestina. Voltando à pátria, abjurou a heresia monofisista (1843), em seguida, incorporou-se no séquito de DE JACOBIS, por quem foi ordenado sacerdote em 1851- Desde então e até à morte, este «génio abexim, inteligente, hábil, activo e exemplar» (DE JACOBIS) ocupou-se na conversão dos hereges e ganhou para a fé romana até mesmo o filho do Rei João. Ocupou-se em instruir os jovens abexins do Seminário de Alai, para quem redigiu gramática, dicionário em língua ge'ez, um catecismo e, com o mesmo JUSTINO DE JACOBIS, começou a tradução da teologia moral de Gury.
Deflagrando a perseguição religiosa, foi preso em Gondar, em 1854, por ordem de Abuna Salamã. Condenado à morte pelo imperador Teodoro, foi indultado mas conservado sempre em cadeias, não resistiu a tantas privações e faleceu em Cerécia Ghebaba, a 28 de Agosto de 1885. Foi beatificado por PIO XI a 31 de Outubro de 1926.
MARGARIDA DE RIÉTI, Santa
Religiosa (1747-1770)
Sobrinha do médico-poeta Francisco Rédi, nasceu em Arezze, Itália, a 15 de Julho de 1747. Educada pelas Beneditinas de Santa Apolónia, em Florença, entrou no Carmo de Santa Teresa da mesma cidade, em 1764, e aí mesmo veio a morrer, a 7 de Março de 1770. O seu corpo conserva-se incorrupto.
(...) (...) (...)
.
JOSUÉ, Santo
Profeta
SISTO de Reims, Santo
PRISCO de Cápua, Santo
TERENCIANO de Tódi, Santo
VICENTE de Dax, Santo
VERENA de Zurzach, Santa
VITÓRIO de Le Mans, Santo
CONSTÂNCIO de Aquino, Santo
GIL ou EGÍDIO de Nimes, Santo
LOPO de Sens, Santo
JULIANA DE COLLATO, Beata
JOANA de Florença, Beata
CRISTINO (Miguel Roca Huguet) e companheiros~PROCESO (Joaquim Ruiz Cascales), EUTÍMIO (Nicolau Aramêndia Garcia), CANUTO (José Franco Gómez), DOSITEU (Guilherme Rúbio Alonso), CESÁRIO (Mariano Niño Pérez), BENJAMIM (Alexandre Cobos Celada), CARMELO (Isidro Gil Arano), COSME (Simeão Isidoro Joaquim Brun Arará), CECÍLIO (Henrique López López), RUFINO (Crescêncio Lasheras Aizcorbe) e FAUSTINO (António Villanueva Igual), Beatos
AFONSO SEBASTIÃO VIÑALS, Beato
PEDRO DE ALCÂNTARA (Cândido Rivera Rivera), Beato
MARIA DO CARMO MORENO BENITEZ, Beata e
MARIA DO AMPARO CARBOBNELL MUÑOZ, Beata
BENTO CLEMENTE (Félix España Ortiz), Beato
EUGÉNIO ANDRÉS AMO, Beato
JOSÉ SAMSÓ I ELIAS, Beato
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.